O melhor pedaço da Maçã.

Novas informações sobre o iOS 7 corroboram rumores sobre um redesign simplificado sob o comando de Jony Ive

Tim Cook, Jony Ive e Foo Fighters

Se há uma possibilidade sobre o iOS 7 que já está há tempos na boca de todos é o seu primeiro redesign significativo desde que o sistema operacional móvel foi originalmente lançado pela Apple, em 2007, com o primeiro iPhone.

Publicidade

O principal motivo disso são as mudanças de cabeças (e mãos) por trás do visual do software: sai a dupla Steve Jobs e Scott Forstall, entra Tim Cook e Jony Ive.

Tim Cook, Jony Ive e Foo Fighters

Hoje, com base em informações supostamente trazidas por fontes que tiveram contato direto ou indireto com o iOS 7 — de codinome interno “Innsbruck” —, o 9to5Mac “confirmou” que o visual do sistema deverá se tornar bem mais simples e “achatado”, abandonando boa parte dos (ou todos os) elementos que simulam objetos da vida real — uma técnica conhecida pelo termo inglês “skeumorphism”.

Publicidade

Um forte indício disso veio com a recente atualização do aplicativo Podcasts, que abandonou sua polêmica fita de rolo e ganhou elementos e botões renovados, mais modernos.

Para o público jovem, o qual constitui boa parte da base de usuários de smartphones (não só no iOS), esse caminho parece ser muito interessante, visto que muitos deles nunca tiveram contato direto com tais objetos simulados em interfaces gráficas. A gente inclusive debateu bastante sobre isso no MacMagazine no Ar #36, que contou com a participação do Everaldo Coelho.

Além do SO em si, essa nova linha visual proposta por Ive também deverá ser adotada em todos os apps nativos que vêm embutidos no iOS. Eles deverão ganhar inclusive novos ícones, com o do Game Center passando a lembrar um pouco o design da imagem oficial da WWDC 2013.

O artigo também cita a possibilidade de a Apple adicionar mais painéis com opções de sistema e afins, à la Central de Notificações. Se ela implementar, por exemplo, alguma área de acesso rápido a comandos como Modo Avião, 3G/4G, Wi-Fi, Bluetooth, etc., estará eliminando um dos principais motivos para muitos ainda fazerem jailbreak em seus iPads e iPhones/iPods touch.

Publicidade

Apesar da aguardada mudança drástica no visual do iOS 7, desenvolvedores que seguem as guidelines da Apple não deverão ter muito trabalho para adaptar seus aplicativos aos novos elementos de interface trazidos por ele.

Hoje mais cedo, o 9to5Mac também trouxe algumas possíveis informações sobre o OS X 10.9.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Single da semana: “Cobra de Vidro”, da banda Vespas Mandarinas

Próx. Post

Pesquisador cria teclado que poderia ser utilizado pela Apple no “iWatch”, suposto relógio inteligente da empresa

Posts Relacionados