O melhor pedaço da Maçã.

Polêmica: mais uma vez, HP lança computador com design bem similar ao da Apple

HP ENVY

Esse assunto de quem copiou quem já está com pouco cansativo e nós, aqui no MacMagazine, pensamos duas vezes antes de abordar o tema pois trata-se de algo bastante subjetivo. O que é exatamente uma cópia? Onde fica o limite entre inspiração/homenagem e cópia descarada?

Publicidade

Alguns dizem que a Apple copiou o design de produtos criados pelo famoso designer alemão Dieter Rams [1, 2] — mesmo com Rams dizendo que não enxerga isso como cópia. Outros, que o Google copiou o iOS descaradamente, já que o projeto do Android era totalmente diferente antes de a Apple mostrar ao mundo seu sistema operacional móvel — eu nem comentarei sobre a relação Samsung e Apple pois a sul-coreana copiou mesmo, algo que já foi confirmado pelo júri do processo que ainda ocorre na Califórnia, nos Estados Unidos, e por alguns outros julgamentos espalhados pelo mundo.

Como julgar isso, então? Uma boa forma é seguir o exemplo dado por John Gruber, do Daring Fireball: “A velha piada diz que inspiração é quando você copia algo de alguém; plágio é quando alguém copia você. Mas, para mim, a diferença é sobre se inspirar para criar algo novo, contra copiar para criar algo derivado. Essa é a diferença entre grandes artistas que roubam e artistas ruins que copiam. Os produtos da Apple estão em categorias diferentes dos dispositivos correspondentes da Braun, e são separados por décadas.”

Mas por que estou falando isso tudo? Pois nesta semana uma outra empresa voltou aos holofotes por conta de um novo episódio de cópia: a HP. No final do ano passado ela lançou um computador tudo-em-um (all-in-one) muito similar ao iMac — com direito a Magic Trackpad e tudo! Na semana passada, como mostrou o The Verge, a empresa lançou novos notebooks da linha ENVY e Pavilion.

Pois olhe bem para a imagem abaixo:

HP ENVY

Não, não é um MacBook Air, e sim um HP Envy 14 TouchSmart Ultrabook. Deixando as especificações técnicas de lado, mais uma vez parece que os concorrentes só conseguem fazer uma coisa para tentar combater o sucesso da linha de notebooks da Apple: copiá-la. Será que o logo da HP também acende ao ligar o computador? 😛

HP ENVY

Repare nos furos para a saída dos alto-falantes (entre o teclado e o display), bem similiar aos do MacBook Pro.

Publicidade

Isso não é uma inspiração. Isso não é uma homenagem. Isso é copiar para criar algo derivado, numa mesma categoria de produto, numa mesma época. Muitos podem dizer que o futuro é esse (com notebooks feitos de alumínio, etc.), mas de forma alguma é preciso seguir exatamente a mesma linha da Maçã, com teclados pretos, cantos arredondados, mesmo “chassi”, entre outras coisas.

Que feio, HP!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quaddro + MacMagazine: programando em C — repetidores WHILE e DO WHILE

Próx. Post

Protótipo do iPad mini de 1ª geração mostra que Apple planejava lançar aparelho com 2 microfones

Posts Relacionados