A batalha das editoras não para de se aquecer. Nesta semana, a Hearst veio a público anunciar seus planos para 2010: ela lançará revistas e jornais digitais, adaptados para visualização em leitores de eBooks, telefones celulares (incluindo iPhones/iPods touch) e, é claro, tablets.
O portal de distribuição de conteúdos da Hearst já tem até nome: Skiff, que concorrerá diretamente com a loja Kindle, da Amazon.com. A ideia da empresa é oferecer conteúdos diversos para uma variedade de dispositivos, com uma vitrine virtual e um sistema que permita a outras editoras uma entrega de conteúdo fácil, rápida e interativa.
De acordo com o Wall Street Journal, o Skiff já está em desenvolvimento há mais de dois anos e conta com apoio e parcerias de outras empresas e editoras ainda não nomeadas. Ao contrário do projeto da Amazon, no Skiff as criadoras de conteúdos ficarão com a maior parte dos lucros, e esses ainda poderão ser apoiados por propagandas, tal como as suas edições impressas.
Só nas últimas semanas, soubemos que a Condé Nast (da Wired.com) já está preparando seus conteúdos para a Apple tablet e até lançou um conceito do que acha do produto. A Time Inc., pra não ficar pra trás, também veiculou um vídeo bem bacana de uma versão touchscreen da Sports Ilustrated. Por fim, fala-se ainda sobre a união de diversas editoras na criação de uma loja central para esses conteúdos, impedindo que a Apple domine mais um segmento com a sua iTunes Store.