O melhor pedaço da Maçã.

Dica: saiba o que fazer para apagar e proteger seus dados antes de vender ou doar um Mac [atualizado]

Time Machine num MacBook Air

O mercado de Macs usados é bem agitado no Brasil. Aqui mesmo, no nosso Fórum, temos algumas boas ofertas e, pensando em ajudar vocês, há um tempo montamos uma tabelona com preços de máquinas usadas para ajudar, orientar na decisão de escolher o preço correto.

Publicidade

Mas você sabe exatamente o que precisa fazer para apagar os dados do Mac de forma segura antes de entregar a máquina para o novo dono? Aqui vão algumas dicas retiradas de um artigo de suporte da Apple que ajudam nessa tarefa.

1. Backup

Antes de tudo: faça um backup!

Time Machine num MacBook Air

Se você tem um HDD externo ou um AirPort Time Capsule, tem duas opções: a primeira delas é via Time Machine (confira a nossa vídeo-aula).

Publicidade

Vá em Preferências do Sistema » Time Machine e ative o recurso. Escolha o local para guardar o backup (seu HDD externo) e pronto, agora é só esperar o backup ser feito — o que pode demorar bastante dependendo da quantidade de arquivos/aplicativos que você tem. Essa sem dúvida é a mais fácil e prática, recomendada inclusive para os mais iniciantes, já que tudo é feito automaticamente.

A outra opção é arrastar suas pastas (Documentos, Transferências, Filmes, Música, Imagens…), contatos, calendários, fotos, fontes e tudo mais que é importante para você manualmente para o HDD externo, mas essa opção é recomendada apenas para usuários um pouco mais avançados (e organizados, que sabem exatamente onde guardaram todas as coisas importantes em seu Mac).

Mais informações sobre backup e todas as possíveis formas de se fazer isso, neste artigo de suporte.

2. Finalize o iCloud

Depois de fazer o seu backup, está na hora de começar a limpar o computador.

Publicidade

Se você tem uma conta no iCloud, é importante saber que você *não* deve apagar manualmente os dados (sites favoritos do Safari, calendários, contatos, documentos, iTunes na Nuvem, emails, notas, fotos e lembretes) ou eles também serão excluídos dos servidores do iCloud! Depois disso, não tem mais volta! Se você é precavido e quer arquivar/fazer uma cópia dos armazenados no iCloud, este artigo de suporte explica exatamente como fazer isso.

Preferências do iCloud - OS X

Em vez de apagá-los, finalize a sessão e desative o Buscar Meu Mac, caso ele esteja ativado. Para isso, vá em Preferências do Sistema » iCloud, desmarque a opção Buscar Meu Mac e finalize a sessão. Assim, o sistema removerá automaticamente os dados do iCloud do Mac.

Publicidade

Mas só isso não basta, afinal, todos os aplicativos, documentos, músicas e filmes locais, armazenados no seu Mac, continuam no mesmo lugar. Chegou a hora de apagar o HDD de uma vez por todas.

3. Reformate seu disco rígido e reinstale o sistema

Se o seu sistema for o OS X Lion (10.7) ou o OS X Mountain Lion (10.8, o mais atual), siga os passos abaixo:

  1. Reinicie o computador, mantendo pressionadas as teclas Command + R durante a reinicialização.
  2. Caso não esteja conectado à internet, escolha uma rede do menu Wi-Fi (no canto superior direito da tela).
  3. Selecione o Utilitário de Disco e clique em Continuar.
  4. Selecione o disco de inicialização na lista à esquerda e clique na aba Excluir.
  5. No menu local Formatar, escolha Mac OS Expandido (Registro Cronológico), digite um nome para o seu disco e clique em Apagar.
  6. Depois que o disco for apagado, escolha Utilitário de Disco » Sair do Utilitário de Disco.
  7. Selecione Reinstalar o OS X, clique em Continuar e siga as instruções.

Fazendo isso, seu dados serão apagados e o sistema, reinstalado. Mas você pode ir além!

Sabe a primeira vez que você liga o Mac e ele mostra aquela tela de boas-vindas, para que você siga os passos e configure a máquina do jeito que você quer? Pois você pode deixar a máquina exatamente assim, como nova, para que o comprador ligue e configure tudo do jeito dele. 🙂

Depois de reformatar seu disco rígido e reinstalar o OS X, o Assistente de Configuração iniciará e exibirá automaticamente a tela de boas-vindas, que solicitará a escolha do país ou região. O pulo do gato está exatamente aqui: *não continue* configurando seu sistema! Em vez disso, mantenha pressionado o botão de liga/desliga do seu Mac até que ele desligue e o deixe assim.

Feito isso, quando você entregar o Mac para o novo proprietário e ele for ligar a máquina pela primeira vez, o Assistente de Configuração o orientará através do processo de configuração, deixando ele escolher país, região, nome da conta e tudo mais.

Atualização

Nos comentários, o leitor Bruno Botelho nos lembrou de uma coisa muito importante mas que acabou passando batida: desautorizar o iTunes. Ao autorizar um computador, você permite que ele sincronize ou use aplicativos, audiolivros, livros, músicas, filmes ou outros conteúdos comprados na iTunes Store com o seu ID Apple.

Para desautorizar abra o iTunes e, no menu Loja, selecione a opção Desautorizar Este Computador (em versões mais antigas do iTunes, acesse essa opção no menu Avançado). Quando solicitado, digite seu ID Apple e senha, e clique em Desautorizar.

Lembrando que você pode usar ou sincronizar compras na iTunes Store em até cinco computadores diferentes, sejam eles Macs ou PCs — mais informações sobre autorização/desautorização neste artigo de suporte.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Reeder, VS. Racing 2, Spiral Episode 1, Complete, Nihilumbra e mais!

Próx. Post

↪ Apple libera atualizações para impressoras e scanners da Canon, compatibilidade RAW de novas câmeras

Posts Relacionados