O melhor pedaço da Maçã.

Apple construirá mais uma usina solar — desta vez em Reno, no Estado de Nevada

Data center da Apple em Maiden

Para que o ecossistema da Apple (iTunes Store, Apple Store, iBooks Store, iCloud, etc.) funcione, a empresa tem que investir bastante em data centers. Tais infraestruturas precisam de energia, e se antes empresas (incluindo a Apple) utilizavam carvão e outras fontes nada ecológicas, isso tudo vem mudando de uns tempos pra cá. E rápido.

Publicidade

Data center da Apple em Maiden

Desde março passado *todos* os data centers da empresa utilizam 100% de energia renovável. Contudo, a firma de Cupertino ainda está ampliando sua rede de centro de processamento de dados com a construção de mais uma unidade em Reno, no Estado de Nevada (Estados Unidos).

Eis o que a Apple fala dele em seu site:

Publicidade

Nossa experiência em Maiden, Prineville e Newark ajudarão a garantir que o nosso próximo data center, que será em Reno, no Estado de Nevada, entrará em operação com os mesmos padrões de responsabilidade ambiental elevados. Em Reno vamos aproveitar a excelente radiação solar natural e os recursos geotérmicos de Nevada para suprir totalmente as necessidades de energia do nosso data center.

Dito e feito. De acordo com o GigaOM, a Maçã está trabalhando com a NV Energy e a SunPower no planejamento de uma nova usina solar em Reno, a qual fornecerá algo entre 18-20MW de energia — o mesmo que a de Maiden. Só que a tecnologia utilizada pela Apple nessa será bem diferente: ela inclui espelhos os quais concentram até sete vezes mais os raios solares, aumentando a geração de energia.

Entretanto, a usina não ficará pronta de uma hora para outra. Por isso, a Apple planeja também usar energia geotérmica local, amplamente disponível na área — uma das razões para a escolha do local —, para abastecer o data center.

Bandeira de Reno (Nevada)

Eis a declaração da Apple:

Todos os data centers da Apple usam 100% de energia renovável​, e estamos bem encaminhados para atingir esse objetivo em nosso novo data center em Reno, usando a última tecnologia em concentração de alta eficiência em painéis solares. Este projeto não só irá fornecer energia renovável para o nosso data center, mas também fornecerá energia limpa para a rede elétrica local, através de uma parceria única com a NV Energy. Quando concluído, a usina solar de 137 acres gerará aproximadamente 43,5 milhões de kilowatts de energia limpa, o que é equivalente a tirar 6.400 veículos das estradas, por ano.

Taí a Apple mais uma vez ensinando outras empresas como é que se faz. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Leitor cria conceito para novo iPod shuffle

Próx. Post

↪ Navegador Opera 15 é oficialmente lançado para OS X e Windows

Posts Relacionados