O melhor pedaço da Maçã.

Exclusivo: saiba o que rolou até agora no processo seletivo para a primeira Apple Retail Store do Brasil

Genius Bar

Ontem, 16 de julho, rolou no Rio de Janeiro um evento para selecionar alguns empregados que trabalharão na primeira Apple Retail Store da América Latina, a qual abrirá suas portas em algum momento de 2013 (assim esperamos), na Cidade Maravilhosa.

Publicidade

A evento aconteceu no hotel Windsor, na Barra da Tijuca — provavelmente o mesmo bairro onde a loja funcionará. O MacMagazine tomou conhecimento sobre um pouco do que rolou por lá.

O contato com as pessoas que se candidataram a essas vagas se iniciou em junho, feito por um estrangeiro. Depois de um bate-papo inicial, ocorreu a segunda fase da seleção (justamente esse evento de ontem). Foram três “turnos” ao longo do dia, e os candidatos poderiam escolher previamente o melhor horário de acordo com sua agenda.

Genius Bar

O processo seletivo da Apple não é muito diferente do de outras empresas e começou com uma “entrevista coletiva” (apresentação, dinâmica de grupo, etc.). A coisa parece ter sido um pouco confusa, já que todos queriam “aparecer” e o falatório tomou conta do espaço algumas vezes. No total foram 20 pessoas, de todas as idades/classes sociais — muitos sem condições de conseguirem a vaga enquanto outros bastante qualificados, mais até do que a vaga exigia. Para termos uma ideia da coisa, a vaga em disputa era a de Criativo, mas havia candidatos do mercado financeiro, alguns com mais de 40 anos, etc. Nada contra esses perfis, mas de fato eles não são o que a Apple procura, pelo menos não em suas lojas estrangeiras.

Publicidade

A reunião foi apresentada por um brasileiro responsável por uma das Apple Stores de Barcelona e, com ele, havia também outra brasileira, além de duas argentinas e dois americanos — todos se esforçando para falar tudo em português. Na entrada os candidatos foram até recebidos com aplausos, assim como nos lançamentos de produtos e em inaugurações de lojas.

Workshop em Apple Retail Store

O evento contou com muitos vídeos institucionais e, em alguns momentos, o apresentador “mais parecia um pastor” segundo fomos informados — a sala estava com um clima bem fanático —, o que deixou alguns candidatos um pouco preocupados com a questão do salário, já que, normalmente, nesse tipo de caso as empresas (não apenas a Apple) se aproveitam mesmo da própria paixão dos profissionais.

Publicidade

Em agosto eles devem fazer mais dois eventos desse com novos grupos e tanto os Criativos quanto os Gênios aprovados deverão ir para os Estados Unidos para receber treinamento (algo muito bem-vindo pelos candidatos, certamente). Nada sobre salário, data de inicio do trabalho ou onde a loja de fato será aberta foi comentado. A única coisa que deu para saber é que, aparentemente, a Apple Retail Store carioca não terá um setor nem uma equipe de negócios como as internacionais.

Tudo isso que rolou ontem (16) se repetirá no dia de hoje (17). Depois, os selecionados passarão por entrevistas individuais em português e/ou em inglês, muito provavelmente na semana que vem — e em agosto tudo rolará novamente, com novos grupos.

Publicidade

Fica a torcida para que a Apple consiga selecionar os melhores candidatos o mais rápido possível, para que essa inauguração aconteça o quanto antes! 😉 Por enquanto, a última informação que temos é que isso ocorrerá em dezembro.

[obrigado, F.!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Google Maps para iOS chega à versão 2.0 com várias novidades, incluindo compatibilidade com iPads [mini]

Próx. Post

MM na App $tore: Wave Cam, World Travelpedia, Aqua Moto Racing, Chopper Mike e mais!

Posts Relacionados