Destaques
10 MacMagazine no Ar #110: MM Tour, novo Office, iGadgets no Brasil, polêmica do WhatsApp e mais! MacMagazine no Ar #110: MM Tour, novo Office, iGadgets no Brasil, polêmica do WhatsApp e mais!

Hoje é dia de MacMagazine no Ar! :-D Sim, estamos de volta — não só isso, mas inclusive com um episódio pré-gravado e editado. Participaram deste 110º episódio o núcleo completo do podcast, formado por Rafael Fischmann [@rfischmann], Breno Masi [@macmasi] e Eduardo Marques [@eduardomarques]. Eis os assuntos do dia: 03:27 – Como foi o MM […]

8 ↪ Web app Fotos do iCloud.com ganha opção de fazer upload de imagens ↪ Web app Fotos do iCloud.com ganha opção de fazer upload de imagens

Após ficar um tempo disponível no site beta do iCloud.com, o recurso de upload de imagens está agora liberado para todos no web app Fotos (que só aparece para quem ativou a função Biblioteca de Fotos do iCloud). Por enquanto, apenas uploads de imagens em JPG podem ser feitos — outras extensões populares como PNG, […]

21 ↪ Pages, Numbers e Keynote no iCloud.com ganham suporte ao nosso idioma [atualizado] ↪ Pages, Numbers e Keynote no iCloud.com ganham suporte ao nosso idioma [atualizado]

Os aplicativos Pages, Numbers e Keynote para OS X e iOS já oferecem suporte ao nosso idioma há bastante tempo. No iCloud.com, porém, a opção português do Brasil não era uma realidade. Agora, isso mudou. Hoje, os web apps da suíte de produtividade da Apple ganharam suporte a diversos novos idiomas. Curiosamente, o Pages fala […]

31 Mais produtos Beats by Dr. Dre são homologados pela Anatel: Studio Wireless, PowerBeats2 Wireless e (aparentemente) Solo2 Wireless [atualizado] Mais produtos Beats by Dr. Dre são homologados pela Anatel: Studio Wireless, PowerBeats2 Wireless e (aparentemente) Solo2 Wireless [atualizado]

Hoje pela manhã, noticiamos que a Agência Nacional de Telecomunicações havia homologado o alto-falante Pill XL — o primeiro produto Beats by Dr. Dre a ganhar um certificado da Anatel após a aquisição da Beats pela Apple ter sido concluída. Agora, mais três produtos sem fio dela — todos Bluetooth — pintaram nos sistemas da agência. […]

134 Como um upgrade de memória e HDD transformou o meu MacBook Pro de 13 polegadas Como um upgrade de memória e HDD transformou o meu MacBook Pro de 13 polegadas

por Alisson Paulinelli Rocha Possuo um MacBook Pro de 13 polegadas (começo de 2011), um computador até hoje excelente — mesmo com seus bem vividos três anos de idade —, que atende perfeitamente às minhas necessidades e, acredito, a de muitos (talvez com exceção da turma de produção profissional de vídeos, fotos, etc.). Como profissional de […]

Home » Apple, Dinheiro, Telefonia

O preço do “iPhone 5C”

em 5 de setembro de 2013 às 17:06 | - comentários por

Você provavelmente já tem muitas informações sobre o “iPhone 5C”, o iDevice low-end da Maçã. Que é (será?) de plástico. Que é colorido.

iPhone 5C verde

Mas, além dessas novidades “cosméticas”, o próximo dia 10 de setembro deve ser o dia em que o mundo vai conhecer a estreia da Apple num novo mercado. Um mercado que, em toda história da companhia, sempre foi evitado. A Apple finalmente vai lançar um produto popular.

Apesar de sabermos bastante sobre o “5C”, ninguém sabe o mais importante: o preço.

Pensando nisso, Benedict Evans fez um artigo no Seeking Alpha, um site de investimentos, que vale a pena ser lido com atenção. Nele, Evans faz um exercício para entender o impacto que supostas quatro faixas de preço podem ter no mercado. Um exercício de “what if” que pode ser muito importante para prever a reação do mercado nos dias que se sucederem ao lançamento.

Ajuda também a entender o que a Apple chama de low-end e se podemos esperar que ela entre realmente apostando pesado num segmento que não conhece e que representa um enorme potencial de lucratividade.

As quatro faixas de Evans e suas características são:

  1. US$100-150: esta é a faixa em que marcas chinesas baratas estão investido em lançamentos de fones Android dual-core.
  2. US$150-200: este é o limite máximo para pré-pagos sem subsídio das operadoras; ou seja, metade dos usuários do planeta.
  3. US$200-400: aqui o “5C” sem subsídio seria praticamente inviável; é a faixa de preço dos smartphones middle-end.
  4. Acima de US$400: esta faixa de preço é similar ao modelo tradicional do iPhone, com um contrato de dois anos. Na verdade, se a Apple apostar nela a margem de lucro será mais alta, mas o “5C” não será um produto popular. Apenas uma nova opção para o usuário de iPhone 3G[S] ou 4 trocarem seus aparelhos.

Estas faixas de preço vão ajudar a entender onde a Apple pretende se posicionar e se realmente o “5C” será um produto popular, ou apenas um produto mais barato. Por exemplo, qualquer preço acima de US$200 vai excluir o mercado de pré-pagos.

Outro ponto a se levar em conta é a crescente tensão entre Estados Unidos e China.

Os dois países, ambos de grande importância para a Apple, possuem estruturas de preço (das operadoras) muito diferentes. Enquanto nos EUA os aparelhos na faixa dos US$400 muitas vezes são subsidiados e custam pouco ou nada em troca de contratos de dois anos; na China os preços são muito mais baixos e sem contratos.

O resumo é: no dia 10, além de ficar de olho nos lançamentos, observe a faixa de preço do “5C”. Apenas um número, mas vai falar muito sobre o posicionamento da Apple.

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Mentor Muniz Neto
Mentor Muniz Neto
Sócio e VP Executivo de Planejamento e Criação da Bullet, tem 30 anos de experiência na Publicidade, com passagens pela Almap, JWT e McCann Eriksson. Na Bullet, coordenou projetos locais para clientes como Amex, Bacardi Martini, Bayer, Unilever Foods, Danone, Disney, Abril, Gillette, HP, Kaiser, Kraft, Microsoft, Nike, Nutrimental, Pepsico, Pernod Ricard, Philips, Quaker, Reckitt Benckiser, Samsung, Volkswagen, Warner Bros e, durante a última Copa do Mundo, dirigiu a criação das campanhas regionais (América Latina) de MasterCard e Gillette. Em Cannes, foi o jurado brasileiro na categoria Promo em 2008. Neste mesmo ano, conquistou os primeiros dois leões de Promo do Brasil. Escreve para o Update Or Die, faz parte do Conselho Editorial da revista ProXXIma e nas horas vagas, programa bugs e desmonta iPhones, mas na hora de montar de volta, sempre sobra alguma peça.
Comentários

Os comentários deste post estão fechados.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

Últimos Posts do Fórum

[Garantia iPhone 5S] Apple é obrigada a dar a Garantia ao modelo A1533
Último post de: Gustavo Jaccottet

Mac OS X x Linux x Windows
Último post de: yanferreirame

4G e wi-fi mais rápido no Iphone 6
Último post de: mrprieto

[iPad Air 2] Bateria e tela piores?
Último post de: mauricio.crotti

Como acabar com a pasta "apagado há pouco"?
Último post de: Lyncon Hyego de Gois

MacMagazine em Redes Sociais
follow us in feedly Notícias da INFO

Tecnologia pessoal
Facebook pode lançar app que permitirá interações anônimas

Ciência
Astronautas fazem caminhadas espaciais para fazer reparos na ISS

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

O que da Apple você mais quer que chegue ao Brasil?

MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine