Em outubro, muito provavelmente teremos um evento da Apple focado em iPads, no qual conheceremos a quinta geração do iPad de 9,7 polegadas e a segunda do iPad mini — rumores indicam que ele poderá acontecer no dia 15/10.
A concorrência sabe que a Apple lançará novos tablets em breve e já se mexeu. Na segunda-feira, a Microsoft apresentou ao mundo a segunda geração de seus tablets e novos acessórios, os quais chegarão a 22 países (nada de Brasil) no dia 22 de outubro — na China, no início de novembro.
As novidades foram poucas, aqui, então só passaremos rapidamente por elas. O Surface 2 vem com um processador NVIDIA Tegra 4, o qual ajuda na otimização geral, fazendo com que a bateria dure até dez horas para reprodução de vídeos (igual a iPads). A tela ClearType (de 10,1 polegadas) agora é Full HD (1920×1080 pixels), a porta USB foi atualizada para a versão 3.0 e as câmeras receberam um bom upgrade: a frontal agora tem 3,5 megapixels, enquanto a traseira tem 5 megapixels — ambas podem fazer vídeos em Full HD e trazem melhorias em baixas condições de luminosidade. Para completar, o Surface 2 é um pouco mais fino e leve, vem com o Windows RT 8.1, Office Home & Student 2013 RT, Outlook 2013 RT, com capacidades de 32GB e 64GB, e preços a partir de US$450.
Já o Surface Pro 2 traz um processador Intel da família Haswell (Core i5), o qual melhora a performance gráfica em até 50% e a bateria em até 75% — no geral, a performance está 20% melhor. O formato do tablet permanece o mesmo, mas agora são quatro versões disponíveis: 64GB e 128GB (com 4GB de RAM); 256GB e 512GB (com 8GB de RAM), ou seja, praticamente um notebook com tela sensível a toques. Tudo isso a partir de US$900.
Além de tablets, a Microsoft apresentou sete novos acessórios: Touch Cover 2 [US$120] e Type Cover 2 [US$130] (capinhas com teclados embutidos, agora com novos sensores e retroiluminação), Power Cover [US$200] (capa com teclado e bateria e retoiluminação), Docking Station para o Surface Pro [US$200], adaptador sem fio para as capinhas com teclado [US$60] (para conectar o Surface a TVs, por exemplo, e digitar do sofá), carregador veicular [US$50] e Arc Touch Mouse Surface Edition [US$70].
Quem comprar um Surface novo poderá fazer ligações ilimitadas através do Skype e receberá 200GB de armazenamento (por dois anos) no SkyDrive, serviço online da empresa. Resumindo: um update básico para a linha de tablets da Microsoft que até hoje não decolou — não é à toa que a empresa está oferecendo um belo desconto para quem quer trocar iPads por Surfaces.
A Amazon também atualizou a linha Kindle Fire, mas, diferentemente da Microsoft, trouxe algo distinto para esta nova geração.
Os Kindles Fire HDX vêm em duas opções, como os antigos Kindles Fire HD: 7″ e 8,9″. Eles trazem processadores quad-core Snapdragon 800 de 2,2GHz, telas de alta resolução (1920×1200 e 2560×1600 pixels respectivamente, com densidades de 323ppi e 339ppi), baterias mais duradouras, versões de 16GB, 32GB e 64GB com possibilidade de ter ou não conexão 4G (LTE), Fire OS 3.0 “Mojito”, câmera frontal HD e traseira de 8 megapixels (apenas no modelo de 8,9″), etc. Além disso, os tablets estão menores e mais leves que as antigas versões — veja o comparativo na tabela abaixo:
Apesar de muito parecidos, os tablets trazem novidades no design já que os botões físicos estão agora na parte traseira dos aparelhos.
Mas o bacana mesmo (para quem mora lá fora, é claro) é o botão virtual “Mayday”, localizado na tela dos Kindles e que serve para chamar o suporte 24/7 da Amazon.com. Basta tocar nele para entrar em contato com um técnico e tirar dúvidas sobre o hardware/software do dispositivo — o recurso permite ainda que o técnico desenhe na tela do aparelho ou que até mesmo tenha controle remoto para ajudar o consumidor a sanar dúvidas. Bem legal.
No mais, os Kindles Fire HDX continuam sendo tablets altamente voltados para os conteúdos da Amazon e custam a partir de US$230 (modelo de 7 polegadas) e US$380 (modelo de 8,9 polegadas) — disponíveis a partir do dia 18 de outubro.