O melhor pedaço da Maçã.

Saiba como funcionam as atualizações gratuitas do iLife e do iWork para o OS X Mavericks e o iOS 7

iWork (Pages) para iOS e OS X

Não tão diferente do que fizera no mês passado com as versões para iOS do iLife e do iWork, a Apple anunciou hoje que oferecerá seus aplicativos de criatividade e produtividade gratuitamente para todos que adquirirem novos Macs a partir deste mês. Embora as coisas pareçam simples apenas com base nesta sentença, existem alguns pontos a serem considerados — as famosas “letrinhas miúdas”, que inclusive estão estampadas nas páginas referentes às ofertas para o OS X Mavericks e o iOS 7 no site da empresa.

Publicidade

iWork (Pages) para iOS e OS X

Para novos compradores, a Macworld suspeita que os aplicativos são liberados de acordo com o aparelho que você ativar com o seu ID da Apple. Então mesmo que o seu Mac ou iGadget não venha com o Mavericks ou o iOS 7 pré-instalado (como é o caso de muitas unidades à venda em lojas do Brasil), você ainda poderá ter acesso a eles gratuitamente visitando a [Mac] App Store após ativá-lo pela primeira vez fora da caixa.

A seguir esclarecemos como fica a elegibilidade dos usuários às ofertas anunciadas hoje, segundo a Apple.

Para Macs

Quem comprou um novo Mac a partir 1º de outubro está elegível a atualizar seus aplicativos das suítes iLife e iWork para as novas versões, mediante a atualização para o OS X Mavericks. Isto é válido para todo mundo que já adquiriu os aplicativos através da Mac App Store anteriormente, visto que são atualizações como para qualquer outro app disponível na loja.

Publicidade

Entretanto, uma parcela considerável dos usuários também possui o iLife ’11 e o iWork ’09 adquiridos de fora da Mac App Store — ou receberam essas versões instaladas na compra de um novo Mac anteriormente. Nesses casos também é possível atualizar os aplicativos para novas versões lançadas ontem, desde que migrem as licenças deles para o formato da loja da Apple.

Migração de licenças do iLife no OS X Mavericks

O processo, segundo a Macworld, foi integrado ao sistema de atualizações e estará disponível após a atualização para o OS X, mediante o aceite do usuário. Como são consideradas licenças de legado, ele está sujeito a falhas — mas a Apple está ciente disso e providenciará correções a todas as instalações com o tempo. Basta ter paciência.

Publicidade

A migração de licenças não está disponível para quem possui o iLife ’09 ou versões anteriores instaladas nos seus computadores — algo factível para quem ainda está no Snow Leopard. Nesta última instância, os novos aplicativos deverão ser adquiridos a partir da loja após a atualização para o OS X Mavericks.

Para iGadgets

Nova suíte iLife para iOS

Mesmo quem não ativou um iGadget após 1º de setembro pode obter os aplicativos novos das suítes iLife e iWork de graça caso já os tenha adquirido na App Store. A política não é diferente em relação aos demais aplicativos da loja; no entanto, vale lembrar que as novas versões estão disponíveis apenas para usuários do iOS 7. Então você só as terá disponíveis para update gratuito quanto atualizar seus aparelhos.

GarageBand

Ícone - GarageBand para iOSÍcone - GarageBand para Mac

Por ter adotado o modelo “freemium”, o GarageBand pode ser obtido de graça por qualquer usuário rodando o Mavericks ou iOS 7 em Macs e/ou iGadgets. Porém, instrumentos e sons extras estão à venda via In-App Purchases, por US$5.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iMovie Theater, novo recurso do aplicativo iMovie, chega também a Apple TVs [atualizado 2x]

Próx. Post

★ Quaddro lança curso de Web Service

Posts Relacionados