O melhor pedaço da Maçã.

De surpresa, famoso grupo evad3rs lança o primeiro jailbreak para iOS 7 [atualizado 4x]

evasi0n para o iOS 7 - novo jailbreak

“Feliz Natal!” — foi assim que o famoso grupo evad3rs agora há pouco anunciou a liberação do primeiro jailbreak para iOS 7, aparentemente untethered (isto é, “definitivo”). Para quem não sabe o que é jailbreak, sugerimos a leitura deste nosso artigo.

Publicidade

evasi0n para o iOS 7 - novo jailbreak

A ferramenta evasi0n7 é compatível com todos os iPads e iPhones/iPods touch rodando o iOS 7.0-7.0.4 (inclusive os mais novos, como o iPhone 5s e o iPad mini com tela Retina, e até mesmo as duas primeiras betas do iOS 7.1) e, assim como a sua primeira versão, leva cerca de 5 minutos para ser instalada.

Os hackers já disponibilizaram duas versões da evasi0n7, uma para Mac (requer o OS X 10.6 ou superior) e outra para Windows (requer o XP ou superior). O iTunes é necessário durante o processo, bem como um cabo USB para conectar o iGadget ao computador.

Publicidade

Aos ansiosos de plantão que forem mandar ver na instalação desde já, compartilhem suas experiências nos comentários abaixo e/ou no nosso Fórum. A todos os outros interessados pelo jailbreak, sugerimos aguardar alguns dias até os evad3rs polirem ainda mais a ferramenta — melhorias sempre são implementadas após a liberação geral.

Mas fica a dúvida: quantos ainda veem necessidade em fazer jailbreak no iOS? 😉

Atualização · 22/12/2013 às 13:30

Como esperado, os evad3rs já estão trabalhando em algumas correções:

Publicidade

Além disso, eles sugerem que quem costuma fazer atualizações pelo ar (over-the-air, ou OTA) primeiro faça um backup completo do iGadget pelo iTunes, restaure-o do zero e somente então aplique a evasi0n7.

Atualização II · 22/12/2013 às 13:53

Jay “saurik” Freeman, responsável pelo Cydia, aparentemente não sabia de nada sobre a evasi0n7 e indicou no Twitter que só agora começará a trabalhar em correções/adaptações para o iOS 7.

Publicidade

Tweets seguintes a este acima podem ser vistos aqui.

Atualização III · 22/12/2013 às 19:10

Avatar dos evad3rs no TwitterPouco tempo após a liberação da evasi0n7, um post publicado no Hacker News gerou um grande burburinho pois afirmava que uma companhia chinesa havia pago em torno de US$1 milhão pelo jailbreak para que a sua loja de aplicativos fosse embutida na solução.

De fato: iGadgets chineses nos quais a evasi0n7 foi instalada automaticamente ganharam um ícone dessa “App Store alternativa chinesa”, chamada TaiG — e não o Cydia, com o qual estamos todos bastante acostumados. Até aí a coisa estava estranha, mas nada muito drástico; porém logo foram encontrados na TaiG jogos e aplicativos pirateados, o que é inadmissível para um grupo de hackers que sempre se colocou contra esse tipo de coisa.

Agora há pouco, os evad3rs publicaram uma carta aberta em seu site contando a história toda. Resumidamente, eles confirmam que foram pagos pelo seu trabalho (o que, ao meu ver, é totalmente justo; a ferramenta em si é e sempre foi disponibilizada de graça para usuários) e que firmaram uma parceria com a empresa responsável pela TaiG, mas que esse acordo explicitamente a impedia de ter qualquer título pirateado na loja. A descoberta de alguns exemplos teria os pegado de surpresa e, segundo a carta, tudo o que foi achado até agora já foi prontamente removido da TaiG. Eles dizem inclusive que, se não conseguirem controlar essa situação, desistiriam do acordo e retirariam a TaiG da evasi0n7.

Quanto à “surpresa” de Freeman, a qual mostramos acima, eles dizem que fizeram um contato inicial com “saurik” e que este teria lhes dito que estava em negociações com empresas chinesas e que inclusive já estava trabalhando com outro grupo de hackers num jailbreak próprio. Desta maneira, resolveram seguir em frente imaginando que ambos Cydia e MobileSubstrate seriam inevitavelmente atualizados para o iOS 7.

Com relação a esse grupo paralelo, o nome de Geohot já veio à tona — inclusive com um suposto áudio dele negociando a venda de um jailbreak para o iOS 7, segundo publicou o iClarified. Se isso for verdade, deveremos ver uma nova ferramenta “ra1n” surgindo por aí em breve.

É inegável que há algo muito obscuro nisso tudo, e unindo os pontos listados acima com o fato de a evasi0n7 ter sido liberada totalmente de surpresa, o ideal neste momento é segurar a ansiedade e aguardar alguns dias antes de seguir em frente na instalação. No mínimo, mais esclarecimentos deverão surgir e a ferramenta em si deverá ser polida pelo grupo.

Atualização IV · 23/12/2013 às 00:17

Boa decisão dos evad3rs:

Até que a questão da pirataria seja resolvida por completo, eles estão agora desabilitando remotamente a instalação da loja TaiG em iGadgets chineses.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Site Translate.com lança app gratuito para iPhones/iPods touch

Próx. Post

Listen é um novo player de música para iPhone com uma interface toda baseada em gestos

Posts Relacionados