O melhor pedaço da Maçã.
Conteúdo em reprodução no Apple Vision Pro

Apple patenteia tecnologia para o Vision Pro que reduz fadiga ocular e enjoo

O Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos concedeu recentemente à Apple o registro uma nova tecnologia que visa diminuir a sensação de enjoo e cansaço dos olhos em aparelhos de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) ou realidade mista (AR/VR).

Publicidade

O registro, segundo o Patently Apple, faz uso do chip R1, cujo papel é processar todas as imagens do Vision Pro, diminuindo o atraso para apenas 12 milissegundos. Portanto, tudo aparentará acontecer exatamente à frente dos olhos dos usuários, reduzindo a sensação de enjoo de movimento.

Além do enjoo, a patente da Maçã aborda um outro problema que não é tão conhecido: o conflito de vergência-acomodação, também conhecido como VAC (vergence-accommodation conflict). De forma sucinta, ele pode causar cansaço nos olhos e ocorre quando o cérebro é enganado a acreditar que um objeto virtual está longe, quando, na verdade, a tela está perto dos olhos.

Para solucionar isso, a patente detalha um sistema sofisticado que combate o VAC e diminui o cansaço da visão ao combinar diferentes displays e lentes que mudam a forma como as imagens são vistas pelo olho humano.

A tecnologia utiliza, ainda, várias guias de ondas ópticas com grades holográficas ou difrativas que movem a luz das fontes, gerando feixes nos ângulos e posições necessárias para iluminar os espelhos de varredura.

Publicidade

A patente também apresenta várias versões de um sistema que projeta diretamente na retina e que pode solucionar o conflito de vergência-acomodação em dispositivos como o Apple Vision Pro, por exemplo.

Se todas essas novidades chegarão ao headset de realidade mista da Maçã, nós ainda não sabemos. Ainda assim, esse é um passo importante para que a experiência do usuário seja aprimorada, fazendo a diferença dentre os produtos disponíveis no mercado.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rússia multa Apple por não remover conteúdos sobre a guerra na Ucrânia

Próx. Post

Rumor: “iPhones 15” serão apresentados em 13 de setembro [atualizado: ou 12/9]

Posts Relacionados