O melhor pedaço da Maçã.

Mercedes-Benz e Ferrari demostram o recurso CarPlay, da Apple [atualizado]

Greg Joswiak no Geneva Motor Show

O CarPlay foi apresentado oficialmente pela Apple ontem, dia 3/3. A Volvo, uma das fabricantes parceiras da Apple, divulgou um vídeo a fim de mostrar a integração do recurso com seus carros.

Publicidade

Hoje, porém, o iFun divulgou um vídeo bem mais completo da Mercedes-Benz, mostrando como o CarPlay funciona na prática:

YouTube video

No caso da Mercedes-Benz, como podemos ver, a interface do painel não é touchscreen — o controle necessariamente é feito por um alternador no console do carro ou, é claro, por voz (Siri).

Publicidade

Quem também mostrou o recurso na prática foi a Ferrari. Confira o vídeo feito pelo pessoal do Engadget:

Diferentemente da Mercedes-Benz, na Ferrari o controle é feito pela tela sensível ao toque — e por voz. A apresentação da Ferrari contou ainda com a participação de Greg Joswiak, vice-presidente de iPhone e marketing de produtos iOS, conforme destacou o 9to5Mac.

Greg Joswiak no Geneva Motor Show

O sistema parece muito bacana, não é mesmo? Mas engana-se quem acha que tudo foi 100% criado a partir do iOS. Pelo menos foi o que afirmou o site N4BB. De acordo com eles, o sistema automotivo da Apple tem como base o QNX (um SO para sistemas embarcados criado pela empresa homônima, a qual foi comprada pela BlackBerry em 2010).

Publicidade

O site conseguiu entrar em contato com Paul Leroux, assessor de imprensa da QNX, que confirmou tudo:

Publicidade

A conectividade com smartphones e outros dispositivos móveis é uma força fundamental da plataforma QNX Software Systems para os sistemas de informação e entretenimento de carros, e muitas fabricantes de automóveis e fornecedoras de automóveis utilizam a nossa plataforma para implementar integrações com smartphones em seus veículos. Nós temos uma parceria de longa data com a Apple para garantir a conectividade de alta qualidade com seus dispositivos, e esta parceria se estende ao CarPlay.

É isso aí: Apple e BlackBerry, juntas — ainda que não esteja claro qual é o nível da parceria entre as empresas para o recurso CarPlay.

[QNX via iDownloadBlog]

Atualização · 05/03/2014 às 12:47

Mais um vídeo do CarPlay em ação, agora num Volvo — este menos institucional e mais “hands-on” do que o primeiro. Confira:

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira as ofertas de hoje do Two Dollar Tuesday: Superstring Pro, Fuel for Pages e SnapMotion

Próx. Post

Appreendedor: “lepo lepo”

Posts Relacionados