O melhor pedaço da Maçã.

Mais dança de cadeiras na Apple: vice-presidente de interfaces humanas deve sair da empresa, enquanto ela contrata especialistas da Amazon e da Broadcom [atualizado 2x]

Campus da Apple em Cupertino

Há pouco mais de duas semanas, cobrimos diversas contratações importantes que a Apple fez recentemente — mas parece que a dança de cadeiras em Cupertino continua à toda.

Publicidade

Campus da Apple em Cupertino

Campus da Apple em Cupertino, via Shutterstock.

Confira as últimas novidades:

Publicidade
  • De acordo com o 9to5Mac, o vice-presidente de interfaces humanas da Apple, Greg Christie (que recentemente concedeu entrevistas contando detalhes sobre a criação do iPhone), está deixando Cupertino após conflitos com o vice-presidente sênior de design, Jony Ive. Este assumirá de vez o controle visual de todo o departamento de software da Maçã, enquanto Craig Federighi ficará responsável pela engenharia deles. Conforme noticiamos, espera-se que o OS X 10.10 traga significativas mudanças visuais para o sistema operacional desktop da Apple, enquanto o iOS 8 virá apenas com aprimoramentos em cima do que já conhecemos no iOS 7.
  • O perfil de Benoit Dupin no LinkedIn comprova outra descoberta do 9to5Mac: o vice-presidente do grupo de tecnologias de buscas do A9, da Amazon, deixou a empresa para Cupertino. Ele estaria agora trabalhando para melhorar o sistema de busca dos Mapas da Apple, numa posição de diretoria inclusive. Ele possivelmente está assumindo o lugar de Cathy Edwards, cofundadora do Chomp que deixará o seu cargo na Apple nesta sexta-feira (11/4).
  • Por fim, o AppleInsider divulgou hoje que a Apple contratou Paul Chang, ex-chefe de engenharia da Broadcom (trabalhou lá por 11 anos) — especializa em chips de RF (radiofrequência). Em janeiro passado, a Apple teria levado também outro especialista da Broadcom, o engenheiro Xiping Wang. Ao que tudo indica, a Maçã pode estar buscando ter mais controle sobre o design das basebands que equipam iPhones e iPads.

É, a coisa está quente por lá…

Atualização · 09/04/2014 às 18:31

Tim Bradshaw, repórter do Financial Times, confirmou com a Apple a saída de Greg Christie:

Publicidade

Segundo ela, Christie já estaria planejando mesmo se aposentar após trabalhar por quase 20 anos na empresa.

Atualização II · 09/04/2014 às 21:00

Eis a declaração completa da Apple, segundo publicou o WSJ.com:

Publicidade

Greg tem planejado sua aposentadoria para mais tarde neste ano, após quase 20 anos na Apple. Ele realizou contribuições vitais a produtos da Apple em todos os segmentos, e criou uma equipe de interfaces humanas de primeira linha a qual trabalhou junto a [Jonathan Ive] por muitos anos.

Christie continuará trabalhando na Apple até por volta do final deste ano, quando sua equipe passará então a responder a Jony Ive.

De acordo com Brian X. Chen, repórter de tecnologia do New York Times, internamente a aposentadoria de Christie já era conhecida “há algumas semanas”:

https://twitter.com/bxchen/statuses/454012736381652992

John Gruber, do Daring Fireball, analisou a situação com base nessas informações e também obteve de fontes próprias que a aposentadoria não parece ter nada a ver com supostas desavenças com Ive, e sim com o fato de que ele trabalhou duro por 18 anos na Apple, fez muito dinheiro nesse período e agora quer descansar/aproveitar.

O simples fato de que Christie ainda continuará trabalhando na Apple por alguns meses corrobora essa questão. Se ele tivesse brigado com o chefão de design da Maçã e a saída dele tivesse sido forçada pelo próprio Ive, isso teria ocorrido de forma imediata.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Prepare-se para embarcar numa aventura épica no jogo North Wind: Trilo da Consciência para iOS

Próx. Post

↪ Facebook pretende retirar área de mensagens de todos os seus apps, concentrando o recurso apenas no Messenger

Posts Relacionados