O melhor pedaço da Maçã.

Dica: como configurar serviços adicionais no aplicativo Mensagens do OS X

Ícone - Messages

Ícone - MessagesDesde o Mountain Lion, a Apple inclui no OS X o Mensagens (Messages), bem focado em interoperabilidade com o iMessage, serviço de mensagens instantâneas mantido pela empresa. Muitos de nós o utilizam para manter longas conversas entre usuários de iPads e iPhones/iPods touch, mas as facilidades oferecidas atualmente acabam escondendo um pouco do que o aplicativo herdou do iChat, seu antecessor.

Publicidade

O que dificulta o uso do Messages por usuários mais experientes se resume a uma palavra: compatibilidade. Não dá para contar apenas com o iMessage no dia-a-dia. Seja porque a Apple não o abre para outras plataformas ou pelo fato de que não faltam opções no setor — fazendo a gente armazenar vários programas de chat nos nossos dispositivos móveis —, a configuração básica do Mensagens limita a sua utilização no OS X.

A boa notícia é que há meios de expandir suas capacidades. Assim como o seu antecessor iChat (que esteve conosco até o OS X Lion), o Mensagens trabalha com qualquer serviço baseado no protocolo Jabber (XMPP).

Três dos exemplos mais populares estão hoje integrados à configuração de contas de internet no OS X: Aol (AIM), Yahoo Messenger e Google Hangouts — este último sem contar com todos os recursos de voz, vídeo e imagem integrados ao Android, ao iOS e à web (ou seja, apenas para conversas por texto). Basta abrir as Preferências do Sistema (System Preferences) e ir em Contas de Internet (Internet Accounts); você pode adicioná-los ao Mensagens por lá.

Configurações de contas de internet no OS X

Outro serviço baseado em Jabber que é muito popular (até maior que os demais citados acima na atualidade) é o Facebook Chat. Sustentado por mais de 1 bilhão de pessoas conectadas à rede social em todo o mundo, o serviço também pode ser adicionado ao Mensagens — neste caso, diretamente pelo aplicativo da Apple. Em 2010 explicamos como fazê-lo, mas para os que não se lembram, abaixo descrevemos como proceder:

  1. Vá ao menu Mensagens e escolha a opção “Adicionar Conta” (“Add Account”).

Configuração de conta Jabber no Messages

  1. No painel auxiliar que se abre, escolha a última opção para adicionar uma conta Jabber.

Configuração de conta Jabber no Messages

  1. Em seguida, no formulário de cadastro, mantenha o tipo de conta como Jabber e digite o seu nome de usuário do Facebook (aquele que aponta para o seu perfil digitado na URL http://www.facebook.com/) seguido por @chat.facebook.com.
  2. Depois digite a sua senha, use o endereço chat.facebook.com como servidor. Forneça como porta o valor 5222, conforme abaixo.

Configuração de conta Jabber no Messages

  1. Feito isso, clique em “Criar” (“Create”). Se as configurações estiverem corretas, você verá os serviços extras conectados ao Mensagens na janela principal e poderá definir o seu status por lá. Além disso, seus contatos ficarão listados no menu Janela (Window) » Contatos (Buddies).

É claro que isso não cobre o advento que vivemos hoje em serviços como WhatsApp, Viber, Snapchat e tantos outros na categoria. Mas com essas dicas podemos aproveitar um pouco melhor o aplicativo integrado pela Apple no OS X ao lado do iMessage, enquanto ainda sobra espaço para melhorias. O quão drásticas elas devem acontecer varia na opinião de cada um.

Por falar nisso, se você respondeu nossa pesquisa sobre aplicativos na categoria de chat, não deixe de nos acompanhar hoje à tarde, quando faremos o sorteio de um iTunes Gift Card de US$100 entre todos que participaram. Boa sorte! 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos conceitos mostram como poderá ser um “iPhone 6” com tela curva e um “iPhone 6c”

Próx. Post

↪ Gráficos: concorrentes começam a acordar, mas iPad ainda domina no uso de tablets

Posts Relacionados