Ontem informamos que alguns usuários australianos tiveram suas contas do iCloud invadidas. Mais tarde, porém, descobrimos que a coisa não se restringiu à Austrália, atingindo também usuários da Nova Zelândia, do Canadá e dos Estados Unidos.
Hoje, a Apple se pronunciou sobre o assunto. Abaixo, a declaração que a empresa deu ao ZDNet:
A Apple leva segurança muito a sério e o iCloud não foi comprometido durante este incidente. Usuários afetados devem alterar suas senhas do ID Apple o mais rápido possível e evitar de usar o mesmo nome de usuário e senha para vários serviços. Todos os usuários que precisarem de ajuda adicional podem contatar o AppleCare ou visitar uma Apple Retail Store.
Conforme nós mesmo especulamos ontem, o hacker identificado como Oleg Pliss muito provavelmente se aproveitou das brechas de segurança de outros serviços para obter a senha desses usuários do iCloud — afinal, muita gente simplesmente replica uma mesma senha em diversos serviços online.
Nossa dica continua a mesma de sempre — e não custa repetir: use senhas diferentes (misturando letras, números e caracteres especiais) para cada um dos serviços que você utiliza e, quando possível, ative a opção de verificação de duas etapas. Para completar, vale muito a pena investir em aplicativos como 1Passwords [OS X, iOS] da vida, que gerenciam essa infinidade de senhas de uma maneira simples, prática e segura.