O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2014: App Store ganha novidades para usuários; desenvolvedores contam com 4.000 novas APIs para o iOS 8

A Apple anunciou na WWDC 2014 novidades para usuários e desenvolvedores na App Store. Com 1,2 milhão de aplicativos e mais de 75 bilhões de downloads, a loja se tornará ainda melhor para todos no próximo semestre.

Publicidade

WWDC 2014

Foto: The Verge.

Usuários poderão encontrar aplicativos em lotes para compra, buscar com base em tendências e escolher o que comprar com base em vídeos de prévia. Para desenvolvedores, o uso do TestFlight, adquirido no início do ano, permitirá a oferta de versões de testes de aplicativos para a avaliação de usuários.

Publicidade

Nas plataformas, a Apple oferecerá mais de 4.000 novas interfaces de programação (APIs). O iOS 8 traz recursos de extensibilidade, para que aplicativos possam se adaptar contratualmente aos painéis de compartilhamento de conteúdo, ao Safari, ao editor padrão de fotos e em muitas outras áreas já existentes do sistema.

WWDC 2014

Foto: Engadget.

Publicidade

Além disso, recursos como a Central de Notificações ganharam interfaces de extensibilidade, permitindo a escrita de widgets que adicionem informações contextuais da web de forma conveniente para leitura.

Finalmente, também podemos instalar teclados de terceiros.

WWDC 2014

Foto: Engadget.

Publicidade

Em iPhones 5s (e futuros aparelhos que tragam o sensor Touch ID), desenvolvedores podem acessar o sistema de autenticação via leitor de digitais que a Apple lançou no ano passado.

WWDC 2014

Foto: The Verge.

Para acessórios domésticos, a Apple expandiu as interfaces de desenvolvimento de soluções para produtos já existentes e criou o HomeKit, um conjunto de tecnologias ao redor de um protocolo único de comunicação criado com o apoio de empresas de automação domésticas. Com ele, aparelhos rodando o iOS podem controlar sistemas como fechaduras automáticas, termostatos e outros produtos que estão começando a ser usados em casas ao redor do mundo.

WWDC 2014

Foto: The Verge.

As tecnologias do iCloud para armazenamento de dados também foram aprimoradas e agora incluem autenticação, banco de dados, gerenciamento de conteúdo para uso gratuito por parte de desenvolvedores.

WWDC 2014

Foto: Engadget.

Para iPhones e iPads baseados no processador A7 (e futuros chips da Apple), a empresa desenvolveu um novo sistema gráfico 3D para jogos. Games para o iOS 8 agora podem ser desenvolvidos com acesso direto ao processador gráfico, resultando em maior facilidade de desenvolvimento e desempenho — até dez vezes mais rápido que as atuais implementações OpenGL em uso no Android e no próprio iOS 7.

Falando diretamente de código, a Apple também criou uma nova linguagem de programação, moderna e sem base em C. Chamada Swift, ela não depende de várias das complexidades comuns de desenvolvimento e, mesmo assim, permite acesso nativo aos recursos do iOS e do OS X.

Swift

Além de ser mais fácil de se dominar (ao menos na teoria, é claro), ela também é muito veloz e dinâmica, habilitando um novo fluxo de trabalho no Xcode em que os resultados de um desenvolvimento podem ser acompanhados em tempo real na interface. A Apple aceitará aplicativos para o iOS 8 e o OS X Yosemite escritos em Swift ainda neste ano, e partir de hoje qualquer desenvolvedor pode ter acesso aos recursos necessários para aprendizado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC 2014: iOS 8 é apresentado com muitas novidades!

Próx. Post

Primeiras versões beta do iOS 8 e do OS X Yosemite já estão disponíveis para desenvolvedores [atualizado]

Posts Relacionados