O melhor pedaço da Maçã.

Novidades em fotos no iOS 8: iCloud Photo Library, buscas, edição e novo modo Time-lapse

Fotos em iGadgets no iOS 8

Aos poucos, vamos detalhando todas as novidades que virão nas grandes atualizações dos sistemas operacionais da Apple. Neste post, o foco são mudanças em fotos realizadas no iOS 8 — algumas já comentadas pela Apple, outras não.

Publicidade

Fotos em iGadgets no iOS 8

Com a nova iCloud Photo Library integrada ao app Fotos, usuários poderão ter suas bibliotecas inteiras sincronizadas entre iGadgets e futuramente também com Macs, por um novo app Fotos que está sendo desenvolvido para o OS X Yosemite e deverá ser lançado no início do ano que vem.

Não só as fotos em si ficam total e automaticamente sincronizadas, como as edições feitas nelas também.

Editando fotos no IOS 8 em iPhone

O iOS 8 trará um sistema de edição de imagens ainda mais poderoso, com ajustes básicos para usuários amadores e também com ajustes avançados para quem quiser ter total controle sobre os resultados finais. E isso inclui recortes, alinhamento de horizonte, luminosidade, cor, etc. além de filtros diversos.

O armazenamento das fotos no iCloud Photo Library contará no espaço disponível na conta do usuário. A Apple continua oferecendo “apenas” 5GB gratuitos, mas pelo menos os planos pagos passarão a ser bem mais acessíveis: US$1/mês por 20GB, US$4/mês por 200GB e ainda haverá outros chegando a até 1TB.

Publicidade

Como a quantidade de fotos e vídeos que usuários armazenam tende a aumentar bastante, o iOS 8 também virá com bons aprimoramentos em buscas — que exploram a localização de fotos, períodos e a sua própria organização feita em álbuns, oferecendo também sugestões inteligentes.

Buscas em Fotos do iOS 8 em iPhones

E ainda há mais novidades que a Apple não comentou, incluindo um temporizador para fotos (com opções de 3 ou 10 segundos), uma área de fotos deletadas e — vejam só! — um novo modo Time-lapse.

Novidades em fotos no iOS 8Novidades em fotos no iOS 8Novidades em fotos no iOS 8

Screenshots: Thiago Drummond. Clique/toque para ampliar.

Publicidade

Apps de terceiros já faziam isso antes, mas agora usuários poderão nativamente, no iOS 8, posicionar seus iGadgets e configurar para que tirem múltiplas fotos dentro de um intervalo pré-definido, que depois são unidas numa espécie de vídeo acelerado.

Modo Time-lapse no iPhone com o iOS 8

Os vídeos criados em modo Time-lapse ficarão numa área dedicada dentro dos álbuns do app Fotos, tal como já ocorre hoje, por exemplo, com panoramas.

No app Câmera, teremos ainda controles independentes de foco e exposição:

Ajuste de foco e exposição no iOS 8 para fotos

Imagem: Cult of Mac.

Com o iOS 8, desenvolvedores ainda irão dispor do PhotoKit (explorando a mesma framework robusta usada no app Fotos, para melhor performance, edições não-destrutivas e acesso direto à biblioteca local de fotos/vídeos) além de novas APIs para a Câmera, incluindo controle direto sobre foco, balanço de branco e exposição de fotografias.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ao final do primeiro dia de WWDC, Apple premia 12 aplicativos no Design Awards 2014

Próx. Post

Xcode 6 beta dá mais indícios de que vêm aí novos iGadgets com telas de tamanhos diferentes

Posts Relacionados