O melhor pedaço da Maçã.

iOS 8: entenda como funcionará o novo recurso Compartilhamento Familiar

Ícone do Family Sharing

O recurso Compartilhamento Familiar (Family Sharing), do iOS 8, foi uma das muitas novidades apresentadas pela Apple na keynote de abertura da WWDC. Mas como é que funciona o recurso?

Publicidade

Compartilhamento Familiar


Num email enviado para desenvolvedores — para que eles habilitem o recurso em seus próprios apps —, a Apple explica bem seu funcionamento, veja só:

O que é Compartilhamento Familiar?

O Compartilhamento Familiar permite que até seis membros de uma família naveguem e façam downloads dos conteúdos adquiridos por cada um deles na iTunes, iBooks e App Store. O Compartilhamento Familiar também permite que os pais façam compras e aprovem as solicitações de downloads das crianças em sua família.

Como o Compartilhamento Familiar funciona?

Para configurar o Compartilhamento Familiar, um adulto da família organizador convida até cinco membros adicionais e se compromete a pagar por qualquer conteúdo adquirido por eles na iTunes, iBooks, e App Store — enquanto eles façam parte da família. O conteúdo comprado ou baixado será associado ao ID Apple do membro da família que inicia a transação. Depois de aceitar o convite, os membros da família podem acessar as compras anteriores de outros indivíduos da família, incluindo quaisquer aplicativos de desenvolvedores que permitem o Compartilhamento Familiar.

Se um membro da família sair, suas compras — incluindo todas as feitas durante o Compartilhamento Familiar — deixarão de estar disponíveis para os membros restantes da família, e vice-versa.

As compras dentro de aplicativos (In-App Purchases) são compartilháveis?

Não. As compras dentro de aplicativos não podem ser compartilhadas com os membros da família.

O Compartilhamento Familiar suporta controles parentais?

As crianças podem desfrutar dos mesmos recursos que outros membros da família e, por padrão, têm acesso às mesmas músicas, filmes, programas de TV, livros e apps. Você pode limitar o conteúdo que seus filhos têm acesso em seus dispositivos via “Restrições” em um dispositivo iOS ou via “Controle Parental” no OS X e no iTunes.

Compartilhamento Familiar

Mas não para por aí. Com o recurso, membros podem compartilhar facilmente fotos (um local para isso é criado automaticamente, onde membros da família podem publicar fotos, vídeos e comentários), calendários e lembretes (ótimo para aquelas datas e recados em comum).

Compartilhamento Familiar


Além disso, os integrantes podem compartilhar automaticamente suas localizações, algo muito útil para pais que querem saber onde seus filhos estão de forma simples e rápida — obviamente, por questões de privacidade, esse compartilhamento da localização pode ser desligado a qualquer momento.

Publicidade

Uma coisa, porém, deverá atrapalhar alguns brasileiros: se você por um exemplo tem uma conta americana (ou em qualquer outro país estrangeiro) e os outros membros de sua família têm contas brasileiras, muito provavelmente a coisa não vai rolar. Isso porque o organizador do Compartilhamento Familiar precisa necessariamente adicionar um único cartão de crédito para ser utilizado em todas as compras realizadas por todos os membros. Como a Apple não aceita cartões brasileiros (mesmo que internacionais) em contas estrangeiras, não há muito o que fazer para remediar a situação.

Independentemente dessa situação, sem dúvida esse era um recurso bastante aguardado e muito bem-vindo. Que venha o iOS 8 — e o OS X Yosemite! 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Philips já mostra conceito de como poderá ser um widget das lâmpadas hue para o iOS 8

Próx. Post

Confira mais um compilado de detalhes e screenshots do iOS 8 e do OS X Yosemite

Posts Relacionados