O melhor pedaço da Maçã.

Appreendedor: na Copa do Mundo, Brasil demonstra o seu potencial mais uma vez

Final da Copa do Mundo 2014 do Brasil

A Copa do Mundo passou e nos deixou grandes aprendizados! De acordo com o dicionário, a palavra perder significa “deixar de ter alguma coisa útil, proveitosa ou necessária”, ou seja, nada vital. A perda é uma vitória pois nos mostra onde precisamos melhorar. Como em uma startup, devemos a cada passo analisar e aprender com a etapa, fazendo ajustes durante o processo – mesmo que profundos. Entretanto, é difícil conseguir enxergar as possíveis falhas quando se está imergido no “problema”. Pensando desta forma, convidei um amigo estrangeiro para compartilhar o seu ponto de vista com relação ao que ele encontrou no Brasil durante a Copa.

Publicidade

por Juan Camilo

Durante algumas semanas tive a maravilhosa oportunidade de aproveitar a Copa do Mundo em diferentes cidades de todo o Brasil. Uma vez de volta ao Vale do Silício, compartilho algumas impressões que tive desta Copa — deixando de lado o tema esportivo e focando no potencial que o Brasil tem para continuar evoluindo como o que consideramos os “melhores” países.

Final da Copa do Mundo 2014 do Brasil

Crédito da imagem: O Globo.

A Copa do Mundo foi precedida por dificuldades, controvérsias e escândalos, o que gerou uma expectativa de um fracasso anunciado. Na minha perspectiva, o Brasil e os brasileiros foram capazes de realizar uma das melhores Copas da história do futebol, numa atmosfera de festa e alegria típica do povo brasileiro — a altura de qualquer outro país em desenvolvimento.

Publicidade

Quero mostrar o enorme potencial que o Brasil tem para competir de forma igual com qualquer outro país, e este nível de competitividade pode ser desenvolvido em qualquer área — não somente no âmbito dos esportes. Hoje, o Brasil possui muitos aspectos fundamentais que o apoiam, como infraestrutura em suas cidades, boa malha rodoviária, portos marítimos, internet de alta velocidade nos principais centros, aeroportos que conectam todos os cantos do país e também com o exterior, etc.

Publicidade

O Brasil também vive uma explosão tecnológica que atinge todos os setores da sociedade – os brasileiros marcam presença nas redes sociais e o mundo móvel está transformando como acessam e utilizam os serviços a níveis local e global.

Não sou um especialista sobre os problemas subjacentes que o Brasil enfrenta, no entanto, encontro muitas semelhanças com relação ao meu país (Colômbia), assim como outros países da região. A cultura não está focada em inovar com qualidade, pelo contrário, sempre se espera que algo não funcione da forma que deveria funcionar — e isto é aceito. Acredita-se que o de “fora” é melhor e tem qualidade; acreditamos que, por estar na América do Sul, não temos as mesmas oportunidades.

As barreiras estão em nossas mentes e em nossa cultura — apostemos no trabalho de qualidade, precisamos aprender a inovar. Isto não é uma forma de cópia, mas sim de aproveitar as oportunidades que temos hoje — onde as fronteiras já não existem, estamos cercados de informações por todos os lados. Assim como os times que disputaram a Copa do Mundo, vamos trabalhar em equipe com objetivos comuns e não pensar unicamente em um ganho individual. Está em nós a responsabilidade de mudar o futuro do nosso país.

Publicidade

·   ·   ·

Quero agradecer a todos pela excelente receptividade aos cursos do Appreendedor. Cada etapa e material foi discutida minuciosamente por uma equipe de especialistas e estamos muito felizes em poder compartilhar esse conhecimento com vocês. O que lhe inspira? Venha fazer parte das turmas de Appreendedores que se reunirão no Vale do Silício.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mais uma história mostra por que a Apple é a empresa dos detalhes

Próx. Post

↪ Jogadores da seleção alemã ganharão fones Beats Pro em ouro 24 quilates

Posts Relacionados