O melhor pedaço da Maçã.

Teste seus projetos em PHP/MySQL localmente

Ícone do MAMPSempre me incomodei com o fato de ter que instalar, configurar, personalizar e testar os sites que desenvolvo em PHP/MySQL direto no servidor onde o site é hospedado. Além de ser um processo bem mais lento do que se você estivesse rodando-o localmente, não é a forma mais adequada para tal, uma vez que você precisa, de alguma forma, colocar uma página de “aguarde” no ar e “esconder” o resto do site — o oficial — até que ele esteja pronto para ir ao ar.

Publicidade

Há um tempo atrás, ainda na época do Panther, eu baixei uma série de pacotes que encontrei em um site — que não me lembro o nome — que instalavam, sobre o Mac OS X, o Apache com PHP e o banco de dados MySQL. Porém, eu mesmo precisava instalar o phpMyAdmin, por exemplo, para gerenciar minhas bases, e todo o processo, como disse, era feito em cima do sistema, ou seja, ele era realmente alterado pelo instalador para que possibilitasse a execução de sites com tais linguagens localmente.

Qual foi minha surpresa ao descobrir o MAMP, ou “Macintosh, Apache, Mysql and PHP”. O aplicativo (sim, é um programa!) não poderia ser mais Apple-like: é instalado arrastando sua pasta para Applications e pronto! Basta rodá-lo que ele mesmo ativa os servidores Apache e MySQL e voilá! Basta digitar “http://localhost:8888/” no navegador que você está trabalhando! Demais!!

E não pára por aí: ele já vem com as últimas versões do Apache, MySQL e PHP instaladas, mais uma série de complementares muito úteis para desenvolvedores de web, incluindo o próprio phpMyAdmin, que citei — tudo está documentado em seu site oficial. No painel de preferências do programa é possível ainda alterar a porta que ele irá trabalhar (a default é 8888) e a pasta onde ele irá rodar o conteúdo dinâmico, entre outras coisas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A evolução em vendas da Apple

Próx. Post

Macs Pro “Oct” até o final do ano?

Posts Relacionados