O melhor pedaço da Maçã.

Acabaram-se meus problemas com layouts de teclado [atualizada]

Menu de layouts de tecladoAté poucos dias atrás eu só conhecia 2 possibilidades de layouts de teclado para macusers brasileiros: o layout ABNT-2 criado pelo pessoal da UNICAMP (disponível para download aqui) e o U.S. – International, do Rainer Brockerhoff.

Publicidade

Qual foi minha surpresa ao descobrir hoje, por acaso, mais uma opção! O desenvolvedor, que não se identifica no site, montou um “bundle” com exatamente essas duas possibilidades — o modelo ABNT-2, para os que têm teclados com Ç, e o modelo internacional — e disponibiliza-o para download gratuito (atual versão 1.5, compatível com o Mac OS X 10.4 ou superior).

Mas qual a grande diferença em relação às outras duas opções? Bom, usando este eu finalmente pude selecioná-lo e então deselecionar qualquer outro layout do Mac OS X, mantendo apenas esse disponível. Isso elimina então qualquer possibilidade daquele velho problema do layout ser trocado subitamente pelo outro disponível — dependendo de que aplicativo está aberto — acontecer. Finalmente!

Publicidade

O processo de instalação é o mesmo dos outros: após descompactar o download, mova o arquivo Brasileiro.bundle para a pasta /Library/Keyboard Layouts (/Biblioteca/Keyboard Layouts) e dê logoff do seu usuário ou reinicie a máquina para que ele então fique disponível para seleção na aba Input Menu (Menu de Entrada) do painel International (Internacional) do System Preferences (Preferências do Sistema). E, que me desculpe o Rainer, essa bandeirinha do Brasil na minha barra de menus está muito mais elegante que aquela coisa feia bushniana do U.S. International. 😉

Atualização: Acho que me precipitei um tanto e pulei de alegria antes da hora, pessoal. Algumas horas de uso depois, notei que o layout é cheio de bugs, e na volta do sleep, por exemplo, as teclas voltam trocadas e sem acentos. Alguns aplicativos não trabalham bem com ele, também — podem fechar inesperadamente ou simplesmente não abrir. Pode ser que ele funcione para você, mas vai o toque de que a coisa não é perfeita, pelo menos ainda não. Não sei como que está o ritmo de atualizações do produto por parte do desenvolvedor.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Flash Player 9 com problemas na reprodução de áudio

Próx. Post

Seu Firefox está lento e/ou instável?

Posts Relacionados