O melhor pedaço da Maçã.

Top 14 extensões do Firefox

Ok, ok, antes de mais nada, deixem que eu me explique: queria fazer um Top 5, Top 10, Top 15 ou até Top 20, mas na contagem das extensões que tenho instaladas aqui, ficou em 14 mesmo. Não vou descartar 4 porque se elas estão instaladas aqui é porque são as melhores, e nem vou adicionar mais uma para arrendondar porque o meu objetivo não é ter um número bonitinho para ilustrar o artigo. Agora, vamos lá.

Publicidade

No meu artigo sobre opções de browsers publicado aqui no BLOG há algumas semanas, comentei sobre a incrível funcionalidade do Firefox no que diz respeito à infinidade de recursos que podem ser “acoplados” à ele através das suas já famosíssimas extensões. Aliás, tópico este bastante discutido em sites e blogs do mundo todo, por isso não tenho por quê ficar de fora. Aliás, já na época do (por enquanto) extinto MacMagazine Podcast — me tomava muito tempo, não dá pra continuar por agora, acreditem — publiquei um artigo similar, mas já faz um tempinho e muita coisa mudou por aqui, então acho que é mais do que válido um update.

Para começar, que tal uma screen-shot da minha janela de extensões?

Extensões do Firefox

Falarei de cada uma delas na ordem em que estão na fotinho, não é meu objetivo aqui montar uma lista ordenada da melhor para a pior. Em cada uma delas, comentarei o que acho que tão legal na extensão, isto é, o porquê de eu ter ela instalada em minha máquina. Acho que isso é mais do que suficiente para convencê-los do quanto elas são boas — é claro que algumas têm utilidades específicas, mas é óbvio que este é um artigo extremamente pessoal.

Publicidade

Google Toolbar
http://www.google.com/tools/firefox/toolbar/index.html

O Firefox já vem com um campo de busca previamente definido para buscar no Google, por default. Porém, a toolbar é muito mais do que isso. Adoro o fato de poder escolher entre os vários botões de busca que ela oferece e abrir tabs independentes para cada uma delas: busca comum na web, busca apenas no site que estou navegando, em imagens, no Gmail etc. Outra coisa interessante é a possibilidade de você marcar as palavras-chave que usou na busca dentro da página que escolheu acessar, fica bem mais fácil achar o que estás procurando. Muito útil para mim também é saber o “PageRank” de cada site que visito, que é um indicador do tamanho da visibilidade daquele site nas buscas do Google. Por fim, um recurso que pode atrair muito mais usuários da extensão no mundo Windows é o “Safe Browsing”, que alerta os usuários sobre sites que ela possa visitar e que já foram classificados previamente em um banco de dados compartilhado como golpistas. O problema do recurso é que ele consome bastante recursos do Firefox e pode gerar mensagens como esta: “A script on this page is causing Firefox to run slowly. If it continues to run, your computer may become unresponsive. Do you want to abort the script?” A solução é simplesmente desmarcá-la nas preferências do Firefox — leiam este artigo para mais informações sobre extensões problemáticas do Firefox.

Fasterfox
http://fasterfox.mozdev.org/

Publicidade

Faz uma série de modificações nas “entranhas” do navegador para deixá-lo ainda mais rápido do que já é, originalmente. Um recurso bem polêmico da extensão se chama “prefetching”, que consiste em baixar links dentro das páginas que você está navegando por trás do seu trabalho, e quanto você decidir finalmente visitá-los a página é mostrada quase que instantâneamente, já que já havia sido carregada no background. Muitos servidores não gostam da idéia de usuários usando recursos como este, e podem inclusive banir o IP de quem o faz. Além disso, também é algo que pode causar problemas para usuários do Firefox, por isso recomendo deixá-lo desligado. A extensão bloqueia popups abertos via Flash e traz um útil recurso de limpar rapidamente o cache do navegador, que apresentei anteriormente neste post. O ícone dela na barra de status do Firefox pode (ou não) mostrar um timer de carregamento de páginas, bastante útil para webdesigners e webmasters.

Publicidade

del.icio.us
http://del.icio.us/help/firefox/extension

Quem usa o del.icio.us não pode deixar de ter essa extensão. Ela é perfeita para todos que usam o serviço constantemente, e adiciona 2 botões na barra de ferramentas do navegador para rápido acesso ao seu perfil no serviço e à adição de novos bookmarks. O mais legal da coisa é que a janela de adição é aberta na frente do site que você está visitando e já traz uma lista de tags que outros usuários relacionaram com a página, facilitando bastante o processo de categorização. Basta clicar nas tags e elas vão sendo adicionadas à sua entrada. Muito prático, vejam exemplo abaixo.

Tagging no del.icio.us

Aardvark
http://karmatics.com/aardvark/

Essa é especial para webdesigners. Como não trabalho o tempo todo com ela, vejam que a mantenho desabilitada, evitando consumir recursos do Firefox à toa. Sempre que preciso, habilito-a e reinicio rapidamente o browser. Passando o mouse pelos elementos de sites você obtém informações sobre cada um deles, como posicionamento, tamanho e nome de DIVs, por exemplo. Além disso, pode ir eliminando elementos da página, limpando-a para impressão, por exemplo. Da mesma maneira, pode colorir ítens na página para facilitar o entendimento de como ela foi construída. É ótimo para estudos.

Web Developer
http://chrispederick.com/work/webdeveloper/

Idem à anterior, mas com funcionalidades completamente diferentes. Instala uma nova barra de ferramentas no Firefox e, entre outras trocentas coisas, pode desabilitar os estilos CSS de sites temporariamente, desligar cookies para testes, trabalhar com imagens, ver códigos-fonte de sites em variadas formas, redimensionar a janela do navegador para testes em resoluções diferentes etc. O legal da extensão é que ela é localizada em diversos idiomas (incluindo português) e é compatível também com o Flock.

CSSViewer
https://addons.mozilla.org/firefox/2104/

Essa de tão simples nem tem um site próprio (pelo menos eu não achei), mas simplicidade não é sinônimo de falta de funcionalidade. Ela é tão leve que nem me preocupo em desabilitar, como as outras duas anteriores, e chega a ser tão útil quanto elas. Funciona de forma similar à Aardvark, mas serve especificamente para a inspeção de estilos CSS. Você pode passar o mouse sobre qualquer elemento de qualquer site e ver todas as propriedades associadas à ele, veja abaixo. Direto ao ponto.

Extensão CSSViewer

Tab Mix Plus
http://tmp.garyr.net/

Completamente indispensável, ela incrementa os recursos de navegação por abas do Firefox do jeito que deveriam ter sido criadas originalmente. É possível configurar tudo relacionado à abertura de links e tabs, escolher como deseja navegar, selecionar e fechá-las, mudar a aparência da lista de sites abertos, reabrir tabs fechadas por engano e até mesmo gerenciar sessões — você pode fechar o Firefox quando quiser e quando reabri-lo ela irá te perguntar se deseja continuar de onde parou ou não. Funciona até mesmo se o Firefox travar ou faltar luz na sua casa, por exemplo. Você nunca mais irá perder o endereço de nenhum site que havia deixado aberto para ver depois. E, sem dúvida, uma das coisas mais legais dela é a adição do botão de fechar em cada uma das tabs — e não apenas no extremo canto direito da janela, recurso este que já sabemos que será incorporado nativamente à versão 2.0 do Firefox.

Yet Another Window Resizer
https://addons.mozilla.org/firefox/2498/

Eu disse que a extensão Web Developer oferecia este recurso, mas disse também que na maior parte do tempo deixava ela desabilitada, o que não é o caso desta, que é bem mais leve e simples. A idéia é a mesma, ela redimensiona a janela do navegador para as resoluções padrão para você testar o site sem ter que alterar a resolução do seu monitor — entre elas, 640×480 pixels, 800×600 pixels, 1024×768 pixels e 1280×1024 pixels. É possível adicionar mais opções, como quiser, é claro.

Screen grab!
http://andy.5263.org/screengrab/

O nome já diz tudo, serve para capturar imagens dos sites que você visita. É possível escolher se quer a imagem apenas do site ou se quer incluir o navegador, também. O mais legal é que ela elimina a necessidade de termos que ir no Photoshop colar as partes que não couberam em uma foto só, porque o site é grande demais verticalmente e necessita de barra de rolagem. A extensão faz o trabalho duro para nós e já dá como resultado uma imagem pronta para divulgação, do topo ao rodapé.

TinyUrl Creator
http://mozmonkey.com/tinyurl/

Extensão TinyUrlQuem já usou o TinyUrl sabe bem para quê esta extensão serve. O serviço permite criar URLs de redirecionamento para aqueles sites que geram URLs super longas. É claro que hoje em dia podemos simplesmente copiar e colar textos com a maior facilidade, independente da sua extensão, mas o grande problema é que alguns clientes de email acabam cortando URLs ao meio caso elas ultrapassem mais de uma linha, e aí que este serviço entra em jogo e resolve todos esses problemas. Com essa extensão é possível criar TinyUrls a qualquer momento, de qualquer lugar, e ele já copia o endereço gerado automaticamente para a clipboard (área de transferência). Depois, é só colar no email.

SEO For Firefox
http://tools.seobook.com/firefox/seo-for-firefox.html

Extensão avançada e recomendada apenas para quem realmente trabalha com gerenciamento de sites e otimização em sistemas de busca, os famosos “search engine optimizers”, ou mais conhecidos como SEOs. Esta extensão, ao contrário das outras, deve ficar desabilitada a menos que você estiver realmente trabalhando com ela. O que ela faz é realizar uma série de processos que podem deixar sua navegação bastante lenta e pode sobrecarregar os sites de busca, por isso deve ser usada com cautela. Ela retorna uma série de informações de marketing que podem lhe ajudar a melhor entender o mercado que está trabalhando e melhor otimizar o site que estiver desenvolvendo para obter rankings maiores nas buscas — principalmente no Google e Yahoo!. Puxa também dados do del.icio.us, Technorati, Alexa, Bloglines, entre outros.

Google Browser Sync
http://www.google.com/tools/firefox/browsersync/

Essa já foi bastante comentada aqui no BLOG, pelas dificuldades de instalação da mesma aqui no Brasil. É uma extensão que ainda tem bastante o que evoluir, mas já no seu estágio inicial oferece recursos indispensáveis para quem trabalha constantemente com 2 ou mais computadores em localidades variadas. Associando suas informações com o banco de dados do Google, é possível sincronizar todos os seus bookmarks, histórico, cookies, senhas e até mesmo janelas e abas abertas entre os computadores. Um dos contratempos, porém, é o delay que você “ganha” ao usar a extensão no momento em que o Firefox é aberto e quando ele é fechado — justamente os momentos onde os dados são sincronizados, primeiro no recebimento de novidades, e no momento posterior para enviar todas as modificações de volta ao banco de dados.

Update Notifier
http://www.longfocus.com/firefox/updatenotifier/

Nada mais prático do que uma extensão como esta para quem tem bastante extensões instaladas no Firefox. O Update Notifier faz verificações períodicas na sua base de extensões procurando atualizações e, sempre que achar, instala-as automaticamente e já alerta-o sobre a novidade, possibilitando que você rapidamente reinicie o browser e continue seu trabalho. Seu menu de rápido acesso possibilita que você reinicie o Firefox manualmente sempre que quiser, substituindo a funcionalide de algumas extensões que já vi por aí que simplesmente ofereciam o recurso de reiniciar o navegador.

DownThemAll!
http://www.downthemall.net/

Essa poderia ser facilmente confundida com um programa à parte, porque até interface própria traz. Além de ser um gerenciador de downloads completo, ela permite que você baixe todos os links e imagens contidas em um determinado site, e mais: é possível filtrar os downloads por critérios que você especificar. O desenvolvedor diz que ela é capaz que aumentar a velocidade de downloads em até 400%, e permite que você a qualquer momento pause ou continue downloads de onde havia interrompido.

Aqui acaba a minha lista, espero que tenha dado boas dicas para vocês. Uma extensão que seria de altíssima utilidade para mim mas que infelizmente só está disponível para Windows é a Firefox Extension Backup Extension, que aproveito para comentar aqui em caso de alguns de vocês também terem interesse. O que ela faz é becapear todo o seu ambiente do Firefox, inclusive suas extensões, para compartilhamento entre diversos computadores. Ou seja, você pode com dois cliques criar um pacote do tipo “Meu Firefox” e rodá-lo em outra estação que é então automaticamente configurada do jeito que você bem entender. Li que o desenvolvedor está preparando o lançamento de uma versão para Linux, mas não vi nada para Mac OS X. Que triste.

E vocês? O que têm de dicas para compartilhar conosco?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Resenha: Wireless IntelliMouse Explorer 2.0

Próx. Post

TubeSock – vídeos do YouTube direto para o iPod

Posts Relacionados