« Por dentro do HD [atualizada] iPods não são perfeitos »

Como usar o Party Shuffle do iTunes

Algumas pessoas me perguntam o que o recurso Party Shuffle do iTunes tem de tão especial. Bom, não é nada de revolucionário. Ela é uma playlist inteligente com um visual um pouco diferente e algumas facilidades que ajudam na seleção de músicas para você ouvir diariamente. Pode ser usado, inclusive, por DJ’s amadores: funciona muito bem para agitar uma festa dos amigos da faculdade, por exemplo.

iTunes Party Shuffle

O Party Shuffle é, basicamente, uma playlist em shuffle (modo de reprodução randômico) com uma uma interface que lhe permite ver a faixa que está sendo reproduzida (em destaque), as músicas que já tocaram e as que estão por vir — você mesmo seleciona quantas quer ver por vez.

Tendo isso em mente, basta trabalhar com a lista da forma que preferir, ela é totalmente flexível. Você pode reproduzir qualquer uma das músicas visíveis (já reproduzidas ou não) com um simples duplo-clique. Pode rearrumá-las como quiser, arrastando e soltando. Pode apagar músicas da lista que não queira ouvir no momento — o iTunes automaticamente adiciona uma substituta no final da lista. Pode, até mesmo, gerar uma lista completamente nova de músicas que ainda irão tocar: use o botão “Shuffle” no canto inferior direito da tela.

A barra de controles inferior (veja abaixo) permite que você selecione também a fonte das músicas que o sistema irá usar para gerar a lista. Pode, por exemplo, criar uma Smart Playlist só com músicas ainda não classificadas (0 estrelas) e deixar que ele crie a sua seleção para você então ir marcando-as como quiser. O legal de fazer isso com o Party Shuffle é que, ao contrário do que acontece quando você as reproduz direto pela lista inteligente, as músicas não somem da lista a partir do momento que ganham uma ou mais estrelas — o que teoricamente as tiraria da lista, já que não seriam mais desclassificadas.

Controles do Party Shuffle

A opção “Play higher rated songs more often”, para quem está se perguntando, aumenta a probabilidade de uma música com mais estrelas tocar em 4%. Uma música com 4 estrelas terá 4% mais chances de ser reproduzida que uma de 3, portanto. Com a opção selecionada, as músicas que você menos gosta provavelmente demorarão para aparecer na lista.

Outras facilidades do Party Shuffle: clicando com Ctrl (botão-direito) em qualquer música da sua biblioteca você tem duas opções relacionadas: “Play Next in Party Shuffle” e “Add to Party Shuffle”. A primeira adiciona a faixa para o primeiro lugar após a música que está tocando no Party Shuffle, sem interromper a reprodução da atual. A outra opção simplesmente a coloca no final da lista; é o mesmo que você arrastar uma faixa para o ítem Party Shuffle na barra lateral do iTunes.

Obrigado pela sugestão do post, Joel!

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express. Seu mais novo integrante é filho italiano adotado, um iPhone 3G preto.

7 Comentários


  • JoelOrbitt

    Valeu pela explicação Rafael ;)

    Usando o Opera Opera 9.02 no Windows Windows XP

  • Nelson Biagio Junior

    Também gostei bastante desse post, Rafael. Que venham outros semelhantes a ele…rs!!!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.7 no Mac OS Mac OS X

  • Tiago Celestino

    Muito massa. Pra falar a verdade, eu não sabia pra que servia o Party Shuffle, nunca tive interesse de usar, mas agora :p

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.7 no Windows Windows XP

  • Fredcintra

    Eu só uso o itunes em party shuffle, nunca coloco pra tocar da playlist, é a melhor coisa que tem, foi uma das melhores adições do iTunes ao meu ver

    Usando o Unbranded Firefox Unbranded Firefox 2.0 no Linux Linux

  • Daniel

    Pelo o que entendi, só é possível usar a ferramenta do Party Shuffle no Itunes.

    Seria possível executar essa ferramenta diretamento no IPOD? Ou seja, quando eu estiver ouvindo minhas musicas no carro, por exemplo, eu consegueria fazer essa seleção fina de minhas músicas?

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • Rafael Fischmann

    Daniel, o Party Shuffle é um recurso exclusivo do iTunes. No iPod você pode executar playlists como quiser, ou então qualquer coisa em modo shuffle, normal.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.1 no Mac OS Mac OS X

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2006/10/08/como-usar-o-party-shuffle-do-itunes/trackback/

  • Entenda a funcionalidade do campo ‘Grouping’ no iTunes

    [...] Respondendo à última dúvida do nosso leitor Joel Orbitt (saiba também sobre o Party Shuffle, o campo Album Artist e o que é BPM) sobre o iTunes, apresento-lhes um campo da janela “Get Info” de músicas que pode e provavelmente é ignorado por muitos de nós: Grouping. Este, de acordo com minhas pesquisas, é ignorado por um motivo bem simples: sua utilidade original é bem específica, pouco útil para a maioria dos usuários. [...]

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Por dentro do HD [atualizada] iPods não são perfeitos »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Liquid Web

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS