O melhor pedaço da Maçã.

Quando a esmola é muita… o produto é falsificado

Feliz com minha compra e preocupado em manter meu iPod 80GB nos trinques, fui atrás de um pacotinho de 6 iPod Socks — iria dividir com a minha namorada, 3 pra cada, até porque algumas cores ali não me agradam tanto.

Publicidade

A primeira dúvida que me veio à cabeça foi como que o mesmo produto seria “compatível” tanto com iPods video, como o meu, quanto com iPods nano, como o dela. Bom, é Apple; se eles dizem que é, é. Enfim, foi só algo que me deixou pensando por alguns instantes — ou ficaria muito apertada no meu, ou muito folgada com o nano.

Fui atrás do tal pack. Comprar no Brasil, como já falei no BLOG, é um absurdo. Elas custam US$29 lá fora, chegam aqui por R$220. Fora de cogitação.

Publicidade

Apelei para o Mercado Livre. Lá a variedade é gigantesca, tem muita coisa boa, algumas que só encontramos lá (ou no eBay, claro). O grande problema são os vendedores falsos, que criam perfis e os alimentam para dar, às vezes, grandes calotes em compradores desatentos. É preciso estar de olho no histórico do vendedor e nos comentários que compradores anteriores tenham feito.

Fiz a burrada de arriscar em um vendedor que tinha um cadastro relativamente novo no ML. Apesar disso, tinha 4 qualificações, as 4 positivas; ou seja, 100% de confiabilidade — proporcionalmente, claro.

O que me deixou tranqüilo foi o fato dele aceitar o Mercado Pago, que me garante de qualquer risco. Eu tinha quase certeza que havia algo de errado, por isso fiz todo o processo com um pé atrás.

Publicidade

Para quem não sabe, o MP coloca o ML como intermediador do processo de compra e venda. Assim que eu bato o martelo no leilão, pago direto ao ML, que então avisa ao vendedor que está com o dinheiro; este despacha o produto e, quando ele chega, eu dou o ok ao ML para liberar a grana pro vendedor. Pois bem. Como podem imaginar, depois que o produto chegou e foi “inspecionado”, eu disse “Não” ao ML. Muito cuidado com suas compras por lá, pessoal.

Cuidado com as iPod Socks falsificadas (1/5)

Até aqui, aparentemente, tudo bem. O que vocês ainda não viram é que a caixa veio toda presa por duréx; olhem com atenção. Sim, ela estava toda meio solta, cheio de duréx por todos os cantos. Alguém já viu algum produto Apple preso por duréx? Pois bem, continuemos.

Publicidade

Cuidado com as iPod Socks falsificadas (2/5)

A parte de cima da caixinha. Muito fácil de falsificar, vejam aqui uma original. É igualzinha. Achei também que a ordem das meias estaria errada, mas pesquisei por aí e vi que não há uma ordem “certa”; apenas as 6 cores que não mudam, estão sempre presentes, iguais, mas de forma aleatória.

Cuidado com as iPod Socks falsificadas (3/5)

Aqui a coisa fica interessante. Olhem esta foto, que mostra o inferior de uma caixa original. Ela contém informações típicas de todos os produtos Apple, com detalhes de onde foi produzido, selos, códigos de barra, part numbers… a que comprei veio lisa, ou praticamente lisa. Continha apenas duas linhas, em cinza, na parte inferior, com os dizeres “2004 © Apple Computer, Inc.” e mais alguma coisinha ou outra. Só.

Cuidado com as iPod Socks falsificadas (4/5)

Quando cheguei no produto em si, a coisa foi pior ainda. Os caras esqueceram da etiquetinha lateral com a maçã e “iPod” do outro lado! Como é que pode? A marca registrada dessas meinhas! O motivo pelo qual decidi pagar mais caro por algo que poderia, se quisesse, comprar genérico, se não fizesse questão de ter mais um ítem fashion e perfeito feito pela Apple.

Vejam aqui fotos dos dois lados de uma meia (na cor cinza) original: frente e verso.

Cuidado com as iPod Socks falsificadas (5/5)

O que fiz, portanto, foi imediatamente negativar a pessoa no ML e pedir meu dinheiro de volta. O indivíduo ainda teve a cara-de-pau de me negativar, poucos minutos depois, afirmando que eu queria o dinheiro de volta, mas não queria devolver o produto — sem ao menos me consultar! Ou ele achou mesmo que eu iria ficar com essa coisa? 😛

Bom, felizmente, já despachei o produto e ele inclusive liberou o produto para mim. O engraçado, também, foi que no mesmo dia em que fiz minha avaliação, outro comprador negativou-o pelo mesmo motivo, com um comentário, inclusive, bem parecido com o meu.

Aí, como imaginam, esse vendedor vai apagar o perfil que já está com uma má reputação, e começar tudo de novo por lá, pegando alguns desatentos como os 4 primeiros compradores que se mostraram satisfeitos com o que ele estava vendendo.

Tomem cuidado!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quero um volante novo, mas meu motor é roubado

Próx. Post

Google posta vídeo sobre Finance no YouTube

Posts Relacionados