A semana que passou trouxe uma tsunami de informações. E de mudanças! A carinha bonita do iPhone foi parar até na capa da Veja. Como sempre, boa parte da nossa prensa — inclusive ou principalmente a que se acha “especializada” — ficou na nata. Explico: apegou-se no 1cm visível das novas e ignorou por completo os xKm de profundidade das propostas. Para uma melhor compreensão do que será escrito abaixo, receito o sonrisal que me ajudou: a última coluna do Roberto X e este artigo do Dana Gardner.
Aquele papo de 1% do mercado de celulares (cerca de 10 milhões de aparelhos) é balela. Melhor colocando: meia verdade. Só uma meta (modesta) para os 7 primeiros meses de vida do iPhone (jun-dez/2007). Aliás, o nome iPhone também é uma balela. Para que a Apple usaria uma marca registrada de outra empresa, no caso a Cisco? Publicidade grátis! O aparelho chegará ao mercado em junho com o nome Apple Phone. Do mesmo jeito que a antiga iTV virou Apple TV. Por causa de uma empresa que, segundo Roberto X, custaria para a Apple os lucros do iTunes em um final de semana. A tal empresa tem um produto chamado EyeTV. E a primeira balela?
Bem, a Apple tem um trauma histórico. Ela não aceita o fato de nunca ter possuído míseros 10% do market-share do mercado de micros. Esse trauma faz com que a Apple entre com ambição total (full-throttle) em cada novo mercado. A dupla iPod+iTunes é o melhor exemplo da blitzkrieg que a Apple implementa de uns tempos para cá. Já já nós veremos “grandes” livros de “célebres” gurus narrando a “Estratégia Apple no Século XXI”. Bem, o Apple Phone desafia/condena todo o mercado de comunicação móvel que conhecemos. Não se trata (apenas) de desafiar Nokia, Motorola e Sony Ericsson. Aliás, o aparelho em si mal deve representar 20% de toda a grana que o Apple Phone vai gerar. São as operadoras as maiores desafiadas. Particularmente aquelas que ainda não assimilaram o termo “convergência”.
.Mac, iTunes, Apple Phone. Serviços adicionais oferecidos por dois inimigos mortais (Google e Yahoo). Conteúdo fornecido por gente como Paramount, Disney e vários outros estúdios e gravadoras. Contratos de longo prazo e (aparente) exclusividade com operadoras. Aliás, contratos que são belos exemplos de relação “ganha-ganha”. Convergência é costura bem feita. O resto é colcha de retalhos.
Quando citamos a Apple como exemplo de criatividade e inovação sempre pensamos no design perfeito e na rica usabilidade de seus produtos. Quase nunca nos lembramos de que são a inovação e criatividade de seus modelos de negócios que garantem o que os letrados chamam de “crescimento sustentável”. O Apple Phone, assim como o iPod, mudará todo trimestre (ou mês). O modelo de negócios que o suporta, assim como as suas “costuras”, são coisas desenhadas para ter uma vida longa.




Eduardo Marques
15/01/2007 às 14:49
Poxa Paulo, eu comentei no seu blog mas não apareceu nada lá até agora… Acho que está acontecendo isso sempre. Quando eu posto no Graffiti eu acho que ele não aceita meu comentário.
Bem, vou comentar o que eu comentei lá. Eu não acredito que a Apple possa vir a mudar o nome do iPhone. Vocês acham mesmo que ela colocou o nome de iPhone somente para ganhar mais mídia?
Eu acho que o telefone por si só já chama bastante atenção da mídia por ser uma revolução, etc. Acho que eles não precisariam de mídia expontânea falando sobre um processo envolvendo o nome do aparelho.
O que eu acho que aconteceu foi que a Apple sabia que existia problemas no rigistro do nome iPhone por parte da Cisco (pois a mesma demorou muito para lançar um produto com o nome iPhone, podendo assim perder o direito sobre o nome). Acho que eles sabiam disso e trataram de lançar logo o iPhone.
Agora, sobre o Apple TV. Alguém sabe porque a Apple resolveu trocar o nome iTV por Apple TV? Por acaso iTV já estava registrado por alguma empresa? Na minha opinião, iTV era bem melhor que Apple TV. Por incrível que pareça, acho que iTV segue muito mais uma linha Apple do que Apple TV. Esse negócio de colocar o nome da empresa em seus produtos eu particularmente não gosto.
Usando oFelipe
15/01/2007 às 15:22
Se a M$ conseguiu comprar o nome XBOX, pq a Apple não conseguiria ficar com o nome iPhone?
Usando oPaulo Vasconcellos
15/01/2007 às 15:26
Poxa Eduardo. Peço desculpas, mas não tem nada a ver com o Graffiti. É o Blogger (Google) que anda meio lento ultimamente. Não sei se é só com meus blogs ou se é geral, hehe.
Mas vamos lá. Marca registrada é marca registrada. iPhone é uma marca da Cisco. E ela já tem não um, mas uma linha de produtos que utiliza essa marca. Fico com o Roberto X: a Apple não vai torrar uma bela grana pagando a Cisco. Vai deixar o caso ganhar a mídia (publicidade) e, na hora do lançamento, deve optar por Apple Phone.
Pq ela usou iPhone agora? Oras, tava todo mundo falando “iPhone”! Vide aqui mesmo quantas referências para ele. A migração do nome não exigirá muita verba de marketing, já que todo mundo comentará o caso… Concordo que é uma estratégia estranha, mas tem sua lógica.
Como eu disse no artigo, tem uma pequena empresa (com o terrível nome ELGATO SYSTEMS) com um produto similar chamado EyeTV (em inglês a confusão é óbvia). Ao invés de comprar a empresa (seria baratinho), a Apple optou por aposentar o nome iTV.
O uso de letras (há pouco tempo era a letra “E”) e de números (a Intel que o diga) em nomes e marcas é muito ruim. Você não consegue registrá-los. Por isso a Apple deve optar por usar seu próprio nome nos produtos. E olha que ela já teve que brigar com os Beatles para poder usar esse nome também. Ou seja, tá “escolada”.
[]’s
Usando oEduardo Marques
15/01/2007 às 15:34
Poxa, não é a primeira vez que eu comento lá e não aparece! Sei que não é culpa sua, mas é chato! Hehehe!
Usando oSobre o iPhone, está rolando muita coisa envolvendo esse registro. Da uma olhada nessa matéria falando que a Cisco perdeu os direitos sobre o iPhone no ano passado.
Paulo Vasconcellos
15/01/2007 às 16:21
Meu caro Eduardo: eles estão falando que a Cisco não usa a marca. Esqueceram-se de visitar a página da Linksys (subsidiária da Cisco). Saca só: linksys.com. Tudo indica que a Cisco mandou colocar negrito no iPhone e ainda colocar o símbolo de Marca Registrada (R). hehe..
Reclamações em torno de marcas e patentes são muito comuns. A Amazon, por exemplo, reclama que é dona da “compra com um click”. O MacDonalds reclama que é dono do processo que eles utilizam para fazer aqueles “sanduíches” (blergh!).
Não conheço caso de alguém perder uma marca assim. A própria Apple, como eu disse anteriormente (no caso Beatles), já correu esse risco. Sigo apostando: a Apple mudará o nome do aparelho.
Usando oNick
15/01/2007 às 17:21
Segundo o que tenho lido por aí, a Apple não mudará o nome do iPhone. Ele se chamará simplesmente Apple iPhone.
Usando oPaulo Vasconcellos
15/01/2007 às 18:41
“Apple iPhone” significaria que a Cisco perdeu ou licenciou a sua marca. Acho ambas alternativas muito pouco prováveis. Mas em junho a gente vê quem acertou.
Se virar “Apple Phone” apenas, lembre-se que vc leu isso primeiro (em língua portuguesa), por aqui, ok? hehe..
Abraços,
Usando oNelson Biagio Junior
15/01/2007 às 21:11
“It’s the end of the world as we know it…” (R.E.M)
É isso aí, Paulo, novamente surge — com absoluta propriedade — o termo convergência. Do mesmo modo que o SOOS fará com o Sistema Operacional que conhecemos, o Apple Phone (aposto que este será o nome definitivo…), traz (ou induz, melhor dizendo) uma profunda mudança no modo pelo qual as operadoras devem encarar o mercado de telefonia móvel.
Quem, teimosamente, insistir em viver de planos de tarifa de comunicação de voz, naufragará…
Usando oAndré Sugai
16/01/2007 às 00:17
Independente do nome escolhido acho que essa tem sido uma postura da Apple nos últimos lançamentos, ela tem se afastado aos poucos o i antes de qualquer lançamentos, hoje temos apenas o iPod, iMac, iTunes, iSight (se eu esqueci algum por favor me corrijam!!), e aumentado o número de serviços e produtos com nomes distintos tipo .Mac, MacBook, Mac Mini, Apple TV, Airport Extreme etc… Não aposto em nada mesmo porque no site da Apple até hoje está como iPhone, mas não me espantaria se o nome mudasse pra Apple Phone.
Usando oEduardo Marques
16/01/2007 às 00:56
Do mesmo jeito que alguns novos nomes estão vindo sem o famoso “i” na frente, alguns outros estão vindo com ele. Não podemos esquecer que a pouco tempo a Apple lançou o iWeb, por exemplo. Também, segundo o post, a Apple só batizou o iTV de Apple TV porque já existia um produto com o nome de EyeTV, correto?
Não estou querendo ir contra a maré nem nada. Só estou tentando entender…

Usando oSó não consegui entender até agora, porque a Apple batizou o produto de “Apple TV” e colocou marca no produto com letras minúsculas (tv). Na minha opinião, ficou muito ruim. Fcaria bem melhor com letras maiúsculas (TV). Mas, como eu não sou responsável pelo departamento de design da Apple, não posso fazer nada!
Nick Ellis
16/01/2007 às 09:25
Paulo, a Cisco não está com esta bola toda, pois perdeu o prazo de lançar um produto com a marca iPhone (eles lançaram no final do ano passado, mas o prazo já estava vencido), e além disso a patente é muito genérica, e não especifica que o produto seria um smartphone.
Mas eu também acho que Apple Phone seria uma ótima opção para o nome.
Coloquei o MacMagazine no blogroll do Digital Drops.
Abraços, Nick
Usando oPaulo Vasconcellos
16/01/2007 às 10:07
Tks Nick.
Mas vamos prestar atenção num detalhe: Patente é uma coisa e Marca Registrada é outra coisa. A briga, pelo que entendi, está em torno da marca. A Apple (segundo a Veja), registrou mais de 200 patentes do seu iPhone. Ao que tudo indica, nenhuma delas conflita com qualquer coisa que a Cisco tenha registrado. O problema é só o nome “iPhone”.
Outra coisa que eu não faria: desconsiderar a força da Cisco. A empresa não está mais no seu momento de ouro, mas ainda é líder absoluta em sua área (redes). Seu lucro é o dobro daquele apresentado pela Apple (US$1,99bi), seu volume de vendas é 30% maior que o da Apple (US$19bi) e seus ativos valem 3 vezes mais que os da Apple (US$17bi). Por isso que o Robert X escreveu em sua coluna (citada no artigo) que a Apple não tem interesse nenhum em entrar numa briga judicial com a Cisco. Seria “muito barulho por nada”. Barulho e uma grana absurda. A Apple deve preferir gastar seu dinheiro em outro lugar.
Usando oNick
16/01/2007 às 10:28
É verdade, você tem razão, e longe de mim duvidar da força da Cisco. Mas vamos ver o que acontece, pois os advogados da Apple são extremamente competentes, e ainda podem encontrar uma saída.
Usando oAle Salvatori
17/01/2007 às 04:42
A teoria de que a Apple vai adotar o nome de phone tem tudo a ver com ela.
Usando oGrande jogada, também aposto que é por aí.
Nick
17/01/2007 às 10:32
Apple Phone ou Apple iPhone, não importa como ele vai se chamar, eu quero muito ter um.
Abraços.
Usando oNelson Biagio Junior
17/01/2007 às 13:17
Concordo com você, Nick. Mas acredito, como o Ale, que em cima da hora do lançamento para valer, ele surja como Apple Phone.
E você, Rafael, o que acha?
Usando oFlavio
19/01/2007 às 16:32
Pelo seu comentário, você deve ser um daqueles caras que são a vida pela Microsoft, não é?
Para as pessoas que realmente compreendem a Apple estar a frente é mais importante do que ter maior participação no mercado, já que a maioria nunca está na frente da corrida tecnológica, e, quanto a este quesito a anos a Apple está na frente de todos os concorrentes.
O importante não é ter o produto que todos usam, mas ter os melhores e mais avançados produtos do mercado, que faz com que seus produtos sejam os mais desejados.
[]’s
Usando oPaulo Vasconcellos
19/01/2007 às 17:08
Oi Flávio,
não entendi seu comentário, mas será q vc entendeu os meus? Pq falar que dou a vida pela MS será, definitivamente, a piada do ano, hehe. É sério. Veja no meu Graffiti os posts com a tag “ms_mon_amour”.
Caro Flávio. Tô contigo. Adoro a Apple. Comecei minha vida de programador num Apple II, lá nos idos de 86!!
Usando oEduardo Marques
22/02/2007 às 10:30
Bem, pode até ser que a Apple mude o nome do iPhone para Apple Phone. Mas acho que as chances de isso acontecer caíram muito depois dessa notícia.
Como eu disse nos comentários acima, iPhone na cabeça! Nada de Apple Phone!
Usando oPaulo Vasconcellos
22/02/2007 às 12:22
Hehe.. ok Eduardo. Você venceu: o nome será iPhone. Talvez o pré-nome (Apple) seja utilizado nas embalagens. Mas o que importa, a letra “i” (com seu devido pingo), está garantido.
Te devo uma pinga.
Abraços,
Usando oEduardo Marques
22/02/2007 às 12:35
Hehehehehe!
Vou cobrar essa pinga hein Paulo?!
Usando oGrande abraço!
Rafael Fischmann
22/02/2007 às 12:51
Senti um clima…
Usando o(brincadeira!)
Nick Ellis
22/02/2007 às 13:09
Tem que ser pinga? Não dá pra ser outra bebida não?
Usando oRisos…
Eduardo Marques
22/02/2007 às 14:25
É que pinga é mais barato!
Assim, podemos “apostar” sempre sem se preocupar com o bolso! 

Usando oQue isso Rafael! Foi só uma divergência de opiniões. Nada mais!
Paulo Vasconcellos
23/02/2007 às 09:20
Mais barato?!?! Meu caro, estou falando de Minas. Por aqui vc encontra algumas pingas que valem mais que muito whisky 12 anos, hehe..
Mas só falei de pinga para combinar com o pingo do “i” do iPhone. Uma iPinga se vc preferir. Ops… acho que vou registrar o nome antes que a Apple pense em algo do tipo. Afinal, combustível e bebidas alternativas estão na moda!
Abraços,
Usando oEduardo Marques
23/02/2007 às 09:41
É porque pinga aqui no Rio de Janeiro não é caro não. Só tem coisa vagabunda aqui! Nada artesanal como em Minas. Só 51 mesmo.
Usando oEu já tomei umas boas de Penedo e Paty do Alferes. Mas acho que as de Minas deve ser de outro nível!
Dj_Juninho
20/09/2007 às 02:03
Pow, na minha opnião axo q iPhone seria o nome ideal;
Usando oFicaria ate mais façil e bonito de pronunciar. rsrsrsrs
Não sei quando poderei ter um, mas concerteza fiquei
apaixonado no primeiro instante que vi… Eh um produto
sensacional. Sem sombra de duvida o mais moderno do
mercado. aaaaaaaaaaa eu quero um. kkkkkkkkkkkkk
dario rossera
22/04/2008 às 17:01
como posso usar skype com i phone?
Usando o