Recentemente a Apple obteve o registro de patente do Multi-touch Gesture Dictionary (Dicionário de Gestos Multi-toque). O pedido da patente descreve uma tecnologia baseada em gestos/movimentos.
Cada gesto, feito com um único dedo, ou dois dedos arrastados em sucessão, ou uma combinação de diversos dedos aplicados à uma superfície de uma determinada maneira, representa uma tarefa pré-estabelecida, tal como abrir um aplicativo ou executar uma determinada função.
Esse dicionário não funcionará apenas como um guia. Ele será uma aplicativo que interpretará os gestos feitos pelo usuário. Mas também poderá trabalhar em background, fazendo parte do próprio sistema operacional da máquina.
Algumas dessas características já podem ser vistas hoje no iPhone. Os usuários podem navegar pelo sistema realizando movimentos com um dedo ou podem dar “zoom” em imagens utilizando o movimento em conjunto de dois dedos — conhecido como Pinch.
Como já foi divulgado anteriormente, a Apple estaria pronta para lançar um novo modelo de MacBook ultra-portátil, uma nova versão do iMac com tela multi-toque ou até mesmo uma versão widescreen do iPod.
Mas acredito que a Apple possa anunciar algo um pouco diferente no evento marcado para o próximo dia 7: a utilização dessa nova tecnologia multi-toque no trackpad de novos modelos dos MacBooks e MacBooks Pro.
Com isso, os usuários dos notebooks Apple poderiam navegar por arquivos, fazer scroll em documentos e páginas web e até mesmo dar zoom em imagens sem precisar utilizar o mouse.
O que vocês acham?






Gustavo Granemann
05/08/2007 às 18:34
chega logo dia 7!
Usando oRicardo H.
05/08/2007 às 19:26
a apple pode lançar isso ai, mas o que eu quero é:
Usando oiMac já!!!
Gsim
05/08/2007 às 20:28
Legal… vai facilitar a vida e muita gente… que venha o novo mac
Usando oGustavo Granemann
05/08/2007 às 20:33
po, mas nao atualizaram faz poco tempo os macbooks, mais uma atualizacao assim tao rapido?
Usando oacho mais provavel imac mesmo
Luciana Schmoeler
05/08/2007 às 21:43
Opaaa! É, hoje eu tava pensando bem nisso: a Apple não marcou um evento apenas para mostrar o design renovado dos novos Macs… aí tem coisa!

Usando oPoxa, tinha lido a respeito há um tempinho, mas não tinha visto as imagens nem a simulação, não tinha noção que era tão chique o negócio
Major
05/08/2007 às 22:23
O zoom já é possível pelo trackpad segurando a tecla ctrl e arrastando os dois dedos para cima.
Usando oLeandro Borges
05/08/2007 às 23:32
Eu acho que se eles anunciarem um novo MacBook, será para lançar no final do ano. Os iMacs eu acredito que serão disponibilizados após o evento. Isso porque a Apple já atualizou a linha de MacBooks e MacBooks Pro e seria um pouco diferente da sua estratégia. Essa é a minha opinião.
Usando oFilipe Alvarenga
06/08/2007 às 00:19
Ei Leandro,
Usando opode até ser. Mas se você parar para pensar que lá nos USA eles acabaram de voltar às aulas… É uma boa chance para vender muitos MacBooks…
Alexandre Santiago
06/08/2007 às 06:07
É interessante ter estes controles, ainda mais lembrando do novo jeito que o Finder vai mostrar a visualização dos arquivos, do jeito que o iTunes hoje mostra as capas de albuns. Esses movimentos vem bem a calhar.
Tudo se casando (software hardware) para receber o novo sistema operacional que chega em Outubro.
Usando onit
06/08/2007 às 15:03
Não soh o zoom como os ’scrools’ vertical e horizontal, tb estão disponiveis arrastando dois dedos.
Usando o