Semana passada estava tentando copiar uns arquivos para o meu iPod de 80GB, modelo “não-classic”, quando me deparei com uma carinhosa mensagem de erro do Mac, dizendo que havia ocorrido um erro de código 1309, e que a cópia teria que ser cancelada. Muito legal ver isso, ainda mais depois de esperar 27 minutos para tomar conhecimento do problema, e passar por ele duas vezes.

Sim, duas vezes, porque eu tentei novamente fazer a cópia. E se o erro fosse uma falha temporária ou algo que não se repetiria? Pois repetiu-se. Tive que investigar que raios era o erro 1309. Buscando no Google, rapidamente encontrei uma lista de códigos de erro do Mac, talvez um dos poucos temas em que a Apple faz questão de falhar, pois ao meu ver, meia-dúzia de palavras explicando a falha não custaria nem 10 kilobytes em um disco. Mesmo que eles pusessem 1000 códigos de erro em um documento, este dificilmente chegaria a 100MB, o que é um tamanho considerável para um PDF, mas ínfimo frente aos três gigas e meio da instalação do sistema operacional.
O código de erro 1309 significa:
error -1309 fileBoundsErr: file’s EOF offset mark or size is too big
Lindo, não? Garimpando um pouco mais, descobri que isso se dava porque o tamanho do arquivo copiado era maior que o limite suportado pelo formato de arquivos do disco de destino. Traduzindo: dentre os arquivos que eu tentava copiar, havia dois que passavam dos 4GB, e como o formato FAT32 do meu iPod, que estava formatado assim para garantir compatibilidade com Mac e Windows, não suporta nada que passe os 4GB, erro 1309!
O que achei mais incrível foi o Mac OS X não avisar isso antes. Ele primeiro copiava o arquivo, para depois, na hora de concluir a cópia, falhar. Bacanudo isso. As soluções, eu já sabia. Ou tentava quebrar o arquivo compactado de 7GB em pedaços (gastei uma hora tentando, consegui com um deles, mas com o outro era impossível concluir a tarefa sem gastar outra hora), ou formatava o iPod com um formato que agüentasse um arquivo único de tamanho maior que 4096MB, que são 4GB. Um desses formatos é o NTFS da Microsoft, incompatível com Mac OS X, e o outro, o HFS+ da Apple, incompatível com Windows. Ótimas soluções.
Além disso, formatar o iPod significava perder tudo no disco. Para minha sorte, nada do que estava ali era importante. Então, para acabar com o problema, passei ele ao formato HFS+ mesmo (mostra o formato do disco como Macintosh, no iTunes), e copiei os arquivos sem problemas. O próprio iTunes faz essa transformação, através de sua função de restauração do iPod. Dependendo do sistema operacional em que se dê a operação, ele vai ficar com formato Macintosh ou Windows - botão Restore na tela de sumário do iTunes, quando o aparelho está conectado ao computador. Só que agora meu iPod não é mais compatível com o sistema da Microsoft, exceto se eu instalar o programa MacDrive, que permite a visualização de discos formatados para Macintosh sem problemas.
Ou seja, um erro bizarro em um momento impróprio, que gerou um problema de outra categoria completamente diferente, solucionado por um software de míseros 3,41MB? Tanto o erro poderia ser alertado antes, como a tal solução poderia ser implementada no sistema operacional incompatível, e me refiro a NTFS e HFS+, em OS X e Windows. Sem contar essas mensagens de erro bisonhas do OS X. Para quê facilitar, se podemos dificultar?
Atualizado: 4 gigabytes são 4096 megabytes, me confundi. Obrigado Cabral pela observação!






Timóteo
15/10/2007 às 00:08
Ehh nem a poderosa apple é imune a erros bobos =P
Eu também ja me peguei perguntando isso, as vezes a solução é minuscula, mas os pcs e macs insistem em complicar o.o
dumal
Usando oMatheus R
15/10/2007 às 00:25
Vamos todos mudar para o linux então =D
Mas é foda mesmo, antes de terminar de ler eu já ia recomendar o Macdrive, mas vc foi mais rápido =D
Usando oCabral
15/10/2007 às 00:28
4 gigas não seriam 4096 ?
Têm como formatar o ipod em fat32 pelo OSX ?
Eu formatei em hfs pelo itunes do mac, agora preciso voltar para fat32 sendo que esse formato é o unico que é suportado pelo linux, no caso de escrita.
hfs: write access to a jounaled filesystem is not supported, use the force option at your own risk, mounting read-only.
Usando oMac Porteiro
15/10/2007 às 02:01
Cabral, estás certo: são 4096, somei mal. Sobre FAT32 no OS X, acho que não. Só em Windows. Agora, use the force option at your own risk foi forte hehehehe
Usando oDiego Marcell
15/10/2007 às 02:50
Pois é né, falo nda
aushauhsuah
Como o Matheus R disse “[b]Vamos todos mudar para o linux então =D[/b]“
Usando oEduardo
15/10/2007 às 11:36
Engraçado, a particao do Windows (bootcamp) no meu Mac é em NTFS e ele copia e le normalmente arquivos.
Fat32 é suportado sim.
Usando oWelber
15/10/2007 às 13:01
eu ja tinha descuberto esse erro no ipod, logo q comprei meu ipod pensei, huhull agora to com um belo pen-driver, qndo tentei colocar a primeira iso dentro dele deu erro… a soluçao q enconteri foi usar o winrar, para compactar o arquivo em 5 menores de 1GB nao sabia q 4GB ja dava certo…
Usando oricardo
15/10/2007 às 15:12
É Fernando ,eu também venho enfrentando um problema que achei que nunca mais fosse passar,desde que comprei meu primeiro iMac(20″ 2,0ghz )a algumas semanas…
Usando oQuando tento botar o protetor de tela do itunes artwork,a janela do preferências do sistema se fecha e pode tentar milhares de vezes que não há jeito de fazê-lo…O front row trava quando estou tentando ver algum video e alguns programas como iphoto travam também quando por exemplo tento girar uma foto e foto essa de celular mesmo, bem leve…Esse problema eu já até li a respeito e to sabendo q a apple prometeu resover ainda esse mês, e os outros ?
Já até reinstalei o mac os e nada foi resolvido e o suporte nem pode mais me ajudar…
Um novo mac usuário maravilhado com muitas coisas desse novo mundo e desanimado com outras também….
Maria Beatriz
15/10/2007 às 23:14
eu já passei por isso taaaaaaaaaaaaaaaaaaaantas vezes…….
inclusive comentei isso num post sobre o ipod classic, que falava que ele seria o maior pen drive existente =P
e eu concordo com você, fernando, a maior indignação não é a impossibilidade, é que ele só avisa isso depois de meia hora de transferência =P
Usando oMac Porteiro
20/10/2007 às 18:33
Pois é Beatriz… coisas da vida hehehe
Usando oPaulo
02/08/2008 às 00:07
Deixa de ser burro. E já que é professor de alguma coisa “que coisa”? Leia mais, aprenda um pouco mais sobre o Mac OSX e sobre o iPod. Se voce ler o manual de instruções, ou qualquer tutorial na internet por exemplo vai ver que o iPop não foi feito pra ser HD externo, nem como a maior pendrive que existe. E o pior… não use coisa de Mac nesse universo ridículo que se chama Ruwindows. Mac é coisa de profissional, não é coisa de gente que quer tranformar a plataforma em uma penteadeira, cheia de coisas inúteis.
Usando oJoaquim
02/08/2008 às 00:19
Pra que facilitar se pode complicar?
Aliás, sr. Paulo, seja mais educado com os o autor, ninguém é obrigado a viver fuçando na internet. Os profissional, que usam Mac, (nos termos que você propõe) tem muito mais o que fazer do que viver em função de pesquisar tutoriais, e viver no google, só pra antever um erro.
Hakunamatata pra você!
Abraços!
Usando oMac Porteiro
02/08/2008 às 09:35
Falta do que fazer é foda né? hehehehe…
E Joaquim, obrigado pelo apoio.
Usando o