54% das empresas com Linux usam Ubuntu
[...] A pesquisa anual da Linux Foundation analisa o uso do sistema operacional aberto nas companhias. As informações prévias divulgadas mostram que a famÃlia Red Hat aparece em segundo lugar, com 50,2%, pouco atrás dos 54% do Ubuntu. A SUSE, da Novell, é a terceira distro mais adotada entre as empresas, presente em 35,2% das corporações. A conta fecha em mais de 100% porque boa parte das companhias utiliza mais de uma versão de Linux em seus desktops [...]
Um dado curioso desta pesquisa é a constatação de quanto maior a empresa, menor o número de desktops rodando Linux ela possui. Constatou-se, também, que o Sistema Operacional da Gigante de Redmond ainda reina soberano no mundo corporativo — ao menos por enquanto.
Eu não conheço o Ubuntu o suficiente para emitir uma opinião mais balizada, mas confesso que estou cada vez mais curioso… :D






Alexandre Mandl
27/11/2007 às 08:33
A pesquisa é interessante, mas compara maçã com banana. O Ubuntu é uma distribuição gratuita voltada ao usuário doméstico. Já o Red Hat é uma distribuição corporativa, “paga”, voltada totalmente a ser um produto estável e não um lançador de novos pacotes.
Usando oFelipe Mendonça Scheeren
27/11/2007 às 09:43
Bem, será que nesse “famÃlia Red Hat” eles não estariam incluindo o Fedora, visto que é a continuação do RH9 em sua versão livre?
Aqui onde estudo (Instituto de Informática - UFRGS) usávamos até há pouco tempo o Fedora, mas foi substituÃdo pelo Ubuntu.
Usando oASF
27/11/2007 às 14:03
Alexandre,
Acho que você está completamente equivocado com relação ao Ubuntu.
Todos nós sabemos que os sistemas da Red Hat poussem uma ótima reputação e com toda razão. Porém o Ubuntu apesar de seu curto tempo de existência vem construindo também uma sólida reputação como distribuição Linux de qualidade e confiável, para uso pessoal e corporativo.
A Canonical (empresa responsável pelo Ubuntu) vem trabalhando em colaboração com players da indústria do porte de Google, Sun Microsystems, Intel, Dell e VMware desenvolvendo projetos em diversas áreas. Para citar apenas algumas: virtualização (pesquise sobre Ubuntu JeOS), suporte de alta qualidade a Java, suporte a processadores highend de mútliplos núcleos (pesquise sobre a plataforma Himalaia da Sun), dispositivos embarcados (pesquise sobre MDI da Intel), etc. Um outro exemplo interessante do sólido crescimento do Ubuntu está no anúncio recente da Dell que hoje comercializa notebooks e desktops com o Ubuntu instalado e passará a oferecer suporte ofical ao sistema também em suas linhas de servidores.
Quanto a ser oferecido de forma gratúita isso não é demérito nenhumo, ao contrário, deveria ser encarado como uma vantagem sobre a concorrência. E afinal de contas nesse quesito o Ubuntu está muito bem acompanhado (Debian, Slackware, Gentoo, etc).
Abraço,
ASF
Usando oEduardo
27/11/2007 às 17:42
ASF:
Quando vc tiver uma empresa GRANDE e precisar de suporte para o servidor naquele mesmo instante, ai talvez você entenda a diferença entre um Red Hat PAGO de um Ubuntu free…
Realmente concordo com o Alexandre Mandi…uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa (o mesmo vale para empresas…cada uma tem sua necessidade).
Usando oASF
27/11/2007 às 19:54
Alexandre e Eduardo,
Vocês estão confundindo o fato do Ubuntu ser fornecido de graça com ausência de suporte e cobertura para uso no enterprise. Esse equÃvoco é comum e ocorre principalmente pela falta de conhecimento de algumas pessoas sobre o projeto Ubuntu. Mas vamos aproveitar a oportunidade para esclarecer esses pontos.
O Ubuntu é uma distribuição Linux fornecida de maneira livre. Livre como em software livre e também sem a cobrança de qualquer taxa pelo software.
O suporte técnico e a cobertura ao sistema é proporcionado de duas, ou três maneiras diferentes. Isso depende do perfil e das necessidades da empresa que vai utilizá-lo.
Empresa com pessoal técnico experiente pode optar por suportar o sistema internamente. Estamos geralmente falando de empresas do setor de TIC.
Existe também muita informação e documentação disponÃvel sobre o Ubuntu e a comunidade em torno do projeto é bastante grande, atuante e diversificada. Estão disponÃveis ótimos recursos de colaboração, facilmente acessÃveis a todos. Eles são disponibilizados e mantidos pela Canonical e proporcionam o acesso direto, de qualquer pessoa ou empresa, aos desenvolvedores, documentadores, tradutores, etc do Ubuntu (ex: Launchpad, wikis, etc). É dificil encontrar equivalências a isso em outras distribuições. Até mesmo entre as grandes e mais comercialmente direcionadas.
Para empresas que desejam contratar suporte está disponÃvel uma rede de prestadores de serviços credenciadas pela Canonical. A própria Canonical também oferece diversos tipos contratos cobrindo desde as necessidade de usuários individuais do Ubuntu, até uma grande corporação ou governo.
Eu concordo plenamente com vocês, as vezes é desejável a cobertura proporcionada por um bom SLA e isso está disponÃvel para o usuários do Ubuntu, de qualquer perfil. Lembre-se, cobrar pela subscrição não é a única forma de proporcionar suporte a uma distribuição Linux.
Abraço,
ASF
Usando osxistus
29/11/2007 às 13:37
uso o ubuntu aqui no trabalho e ele se mostra bem estável. das distros com as quais já trabalhei, foi a que mostrou a instalação mais amigável. é realmente voltada para o uso em desktops, e hoje aqui só utilizamos ela e mac os x.
Usando o