Seguindo os exemplos do Banco Real; Natura e Caixa Econômica Federal, o UOL decidiu, também, excluir dos usuários das plataformas Apple; Linux e demais sistemas operacionais a possibilidade de acessar ao UOL News, pois exige, para isso, que o internauta tenha instalado em seu computador o Windows Media Player:
Percebi essa condição quando, após ser expulso da sala por minha mulher tentei, através deste serviço, assistir à sessão do Senado Federal que, neste momento, vota a Proposta de Emenda Constitucional que prorrogará — ou não — a vigência da CPMF.
Era de se esperar de quem se arvora na condição de grande portal da internet brasileira, a percepção de que não somente de usuários Windows é feita a sua audiência e, principalmente, respeitar a decisão de quem preferem não escolher o óbvio.






Frederico Cintra
12/12/2007 às 21:39
não funciona nem com o flip4mac?
Usando oNelson Biagio Junior
12/12/2007 às 21:46
Ainda não instalei o flip4mac por aqui, Frederico.
[]’s
Usando oArimathéia
12/12/2007 às 21:46
O negócio é responder com o mesmo respeito que eles nos prestam. Eu ignoro o site deles e procuro um que nos atenda.
Usando oNelson Biagio Junior
12/12/2007 às 21:49
@Arimathéia: Uma idéia interessante e que merece ser considerada…
[]’s
Usando oEduardo Marques
12/12/2007 às 21:54
@Arimathéia: realmente é uma opção (das boas), mas acredito que entrar em contato e solicitar uma solução que atenda todas as plataformas, mostra que eles não estão no caminho certo. Aliás, será que ninguém aprendeu nada com o YouTube?
Usando oRealista
12/12/2007 às 22:06
Só com Flip4Mac instalado e Firefox é que rola UOL News.
Usando oGiovanny
12/12/2007 às 22:07
Pois é. Parece que não aprenderam nada com o YouTube mesmo. Entretanto até o Globo VÃdeos é compatÃvel com o Safari 3 e o FF 2 do mac!
P.S.: eu tô acompanhando a sessão na TV Senado aqui. O PT/parte do PMDB me surpreende a cada dia. O PSDB/PFL não conseguiam mentir tão bem quanto eles!
Usando ojoao smart
12/12/2007 às 22:26
Bom, aqui no meu Ubuntu linux, funcionou na boa. De primeira.
Usando oArimathéia
12/12/2007 às 22:28
Parece que perceberam a falha e está funcionando no Safari do Leopard com Flip4Mac.
Usando oAlberto Beloni
12/12/2007 às 22:36
Com o flip4mac funciona normalmente!
Usando oJoão Carlos de Pinho
12/12/2007 às 22:54
Desculpe, Nelson, mas há pelo menos dois equÃvocos em seu post.
Primeiro, você diz que, seguindo outros exemplos, o UOL “também decidiu excluir usuários de Mac”. Na realidade, o que deve ter acontecido é o de sempre: pseudo-desenvolvedores que só conhecem Windows e Internet Explorer criaram um site ou serviço online que não funciona em outras plataformas ou navegadores. Claro que esse tipo de procedimento, embora comum, é absolutamente condenável. Mas isso não quer dizer que as empresas donas desses sites (Natura, Banco Real) “decidiram excluir os usuários de Mac”. Muito provavelmente, os diretores que representam essas empresas nem sabem o que é um Mac ou um Linux. Não dá pra acreditar que eles fizeram reuniões para decidir excluir alguém.
O segundo equÃvoco foi ter incluÃdo o site da Caixa Econômica na lista. Se você tivesse lido os comentários do post sobre o assunto, teria visto minha mensagem dizendo que o novo serviço é um recurso _adicional_ de segurança exclusivo para Windows, mas os usuários de outras plataformas podem continuar usando o site do mesmo jeito que sempre usaram. E você teria visto também outro comentário, em que um funcionário da Caixa avisa que estão criando uma versão desse recurso para outros sistemas operacionais. Portanto, o que a Caixa fez foi digno de elogios e não de propagação de informação errada.
Já foi errado o Rafael não colocar uma atualização naquele post explicando que a história não é bem como ele contou. Agora, para completar, aquela desinformação se multiplica em outros posts?
Usando oEduardo Marques
12/12/2007 às 23:36
@João Carlos de Pinho: as empresas possuem departamentos distintos, diretores distintos para justamente, cada um dos setores e diretores serem responsáveis pelo andamento da empresa. O fato do UOL não usar uma tecnologia multi plataforma é culpa sim de alguém, de algum setor da empresa, de algum diretor (ou outro nome - superintendente, gerente, etc.). O setor responsável pela escolha da tecnologia para a disponibilização dos vÃdeos do UOL deveria ter pensado nas diversas plataformas existentes no mercado, e não somente no Windows/Windows Media Player. Mais uma vez eu pergunto: qual é o serviço de vÃdeo de maior sucesso na internet? Por que o UOL não olhou para ele e aprendeu, usou o que o serviço tem de positivo?
Usando oRonaldo
13/12/2007 às 01:35
Legal, uma corrente! …e eles juram que funciona!! …ah! me poupe!! até aqui tem isso! …vamos manter a dignidade nos comentários.
Usando oNelson Biagio Junior
13/12/2007 às 01:57
@João Carlos de Pinho: Agradeço seu comentário, meu caro. É muito pertinente. Quanto às decisões sobre as tecnologias serem adotadas em um serviço como o UOL, os diretores e gerentes de TI possuem um critério muito simples: acata-se a que tiver o menor custo de implementação.
Como o Windows Server 2003 possui um serviço nativo de streaming de vÃdeo - que, obviamente, só funciona para o Windows Media Player - provavelmente optaram, apenas, em habilitar este serviço.
Quanto à Caixa Econômica, eu linkei diretamente o post do Rafael, o qual explica de forma clara a situação da empresa em relação aos usuários não-windows.
Abraços,
Usando oJoão Carlos de Pinho
13/12/2007 às 07:13
@Eduardo Marques e Nelson Biagio Junior: concordo que as organizações têm um departamento ou diretor responsável por essas decisões, mas eu não estava me referindo a empresas ligadas a tecnologia, como o UOL, e sim companhias de outras áreas, que costumam terceirizar seus serviços de Internet e são a maioria dos casos.
Para essas empresas, pouco importa se o site delas usa HTML puro ou Javascript ou Java ou ActiveX ou seja lá o que for; o que lhes interessa (além, é claro, da introdução inútil em Flash) é ver o site no ar. E, como a quase totalidade dos diretores e donos de empresa (e dos usuários em geral) usa Windows com Internet Explorer, eles nem ficam sabendo que seu site não roda sob outras condições.
A culpa, portanto, é das empresas terceirizadas, e não da empresa dona do site. Foi isso que tentei explicar em minha mensagem.
Mesmo assim, embora eu continue defendendo esta posição, reconheço que errei ao citar o Natura e o Banco Real entre esse tipo de empresa, já que nenhum dos dois terceiriza seus sites.
Usando oJoão Carlos de Pinho
13/12/2007 às 08:26
@Nelson Biagio Junior: Não concordo que o post de Rafael seja tão claro. Afinal, ele começa _perguntando_ se os novos recursos de segurança da Caixa serão exclusivos para usuários de Windows. E termina _perguntando_ se usuários de outras plataformas poderão continuar a usar o site.
Ora, se o autor só fez perguntas sobre o tema e ainda colocou fotos de tela que não permitem concluir nada, não há como dizer que o post “explica de forma clara a situação da empresa em relação aos usuários não-windows”.
E vale lembrar que ambas as perguntas foram respondidas por usuários na área de comentários.
Usando oRafael Fischmann
13/12/2007 às 09:15
@João: realmente me passei, vou editar o post agora mesmo. O site novo me deu trabalho demais nos últimos dias, aliás, continua dando. ;) Valeu! Abraços!
Usando oIgor
13/12/2007 às 10:14
Como assim a culpa não é da empresa dona do site? Ok, o serviço é terceirizado, mas é a imagem dela que está em jogo perante o público e deveria se preocupar com isso sim. Como trabalho no setor de serviços costumo ouvir frequentemente esse tipo de argumento, inclusive quanto à reclamações do site da empresa. Quando este apresenta problemas o cliente não quer saber quem fez, o site é da empresa a culpa é dela.
O site de uma empresa e seus serviços online fazem parte sim do patrimônio da mesma. Logo é pertinente atribuir-lhe culpa se os contratados para o serviço não o fazem como deveriam. Assim são as relações comerciais.
Usando oMarcelo Sales
13/12/2007 às 10:19
Seria tosco se não fosse cômico…
UOL - O melhor conteúdo (que alguns não conseguem ver)…
:-)
Usando oASF
13/12/2007 às 14:38
“Toda unanimidade é burra”
(Nelson Rodrigues)
Usando oFelipe
13/12/2007 às 14:44
Eu não intendo bem sobre isso mais, o windows media player for mac disponivel do site da microsoft sera que poderia ajudar ???
Usando oHiro
13/12/2007 às 14:45
O conteúdo de vÃdeo do portal Terra também não funciona, nem com o Flip4Mac. Antes eles ainda tinham a opção de escolha entre Windows Media Player ou Real Player (acho os dois muito ruins, mas querer Quicktime é sonhar demais), para que o usuário pudesse optar pelo menos horrÃvel. Mas agora nem isso. Acho que quiseram economizar e não queriam pagar pela licença do Real. Podiam pelo menos usar um Flash Server e postar os filmes em FLV, como o YouTube. Pelo menos todo mundo ia ver.
Usando oKitFisto21
13/12/2007 às 22:07
Mas você pode usar o serviço utilizando o Boot Camp né?
Usando oHiro
14/12/2007 às 12:58
Boot Camp só vai servir se a pessoa estiver disposta a comprar um Windows. Se o usuário não tem outra utilidade para o Ruindows além de poder ver estes conteúdos em Windows Media, acho que o crime não compensa.
Usando oMicael
14/12/2007 às 14:22
Acredito que isso vai mudar pra melhor daqui algum tempo… Na verdade o UOL está trabalhando muito em cima de centralizar todo o conteúdo dele em formato FLV no UOL VÃdeos ( http://videos.uol.com.br ) e pouco a pouco o conteúdo do UOL News está sendo migrado pra lá, como o Monkey News dessa semana foi disponibilizado lá, em formato FLV: http://noticias.uol.com.br/uol.....9u316.jhtm
Usando ofernando
02/03/2008 às 19:55
mas tem win media player pra mac. se isso fose nos eua o site seria boicotado
Usando oHotUnix
12/12/2008 às 06:31
Hehehehe!!!!!!!!!!
Usando oEssa foi de matar!!!!!!!
O Fernando pos fim a saga!!!!
Hehehehehe!!!!!!!!