« “Weblog” completa 10 anos Sonic The Hedgehog chega para o iPod »

CDs e DVDs: por que ainda são deste tamanho?

Ao acompanhar a evolução da tecnologia nos últimos anos, vi coisas que hoje são consideradas gigantes: disquetes de 5”1/4, discos rígidos Bigfoot da Quantum de 5,25” (veja um desmontado aqui), os gabinetes eram monstruosos, o primeiro celular pesava quase 1 quilo e por aí vai.

A miniaturização tornou possível, por exemplo, andarmos por aí com 160GB em um iPod classic. O primeiro, de 1956, era da IBM, possuía 50 pratos de 61 centímetros de diâmetro que giravam a 1200RPM e, pasmem, tinha a capacidade de 5MB. Só para se ter uma idéia, o primeiro HD a ter 1GB de capacidade foi o IBM 3380, de 1980: pesava 250 quilos e custava 40.000 dólares.

CD logoTudo diminuiu, tudo ficou mais leve, mas e o nosso amigo CD? Criado em 1982 pela Philips e Sony, este formato sofreu diversas mudanças para se adaptar à evolução da tecnologia (CD-ROM, CD-R, CD+R, CD+RW, CD-Text e muitos outros que podem ser vistos aqui), mas sempre com 120 milímetros de diâmetro — ou 80 na versão “baby”.

As trilhas muito próximas umas das outras na superfície de leitura do CD fazem a luz se refratar e mostar todo espectro de cor visível
As trilhas muito próximas umas das outras na superfície de leitura do CD fazem a luz se refratar e mostrar todo espectro de cor visível

Este tamanho foi continuado no DVD e, mais recentemente, no Blu-ray e HD DVD.

Deixando a briga desses novos formatos de lado, pergunto: por que os discos óticos ainda são deste tamanho? Entendo que se aproveite toda uma linha de produção já montada em torno deles. Mas padrões vêm e vão, e o mundo todo acaba se adaptando mais cedo ou mais tarde. Os próprios leitores de discos óticos já sofreram várias modificações para ficarem menores — do contrário não teríamos MacBooks tão finos.

Fico só imaginando como seria um notebook ou um gabinete de PC se esses discos se adaptassem ao formato de 3,5” (102mm) usado nos discos rígidos e em leitores de disquetes.

As vantagens não ficariam restritas ao mundo dos computadores: carros e sistemas de som poderiam ter múltiplos tocadores ou simplesmente diminuir de tamanho. Seria mais fácil de transportá-los, armazená-los e, infelizmente, perde-los. :D

Não acredito que eu seja o único a se incomodar com o tamanho desses discos.

O que vocês acham? É viagem minha?

Quem escreve?

Bruno Casarini

Bruno Casarini
Mineiro de Itajubá, Sul de Minas, é estudante de Letras na Universitas, técnico de informática (lida com esse bicho computador desde 92) e já estudou Design Gráfico no SENAC (SP) - não concluiu o curso, mas levou de lá a paixão por design e por Macs, pois foi onde teve o primeiro contato com produtos da Apple. Não possui iPod (ainda). É professor de inglês.

21 Comentários


  • KitFisto21

    Não acho muito necessária a diminuição dos DVDs/CDs; eles já são pequenos o suficiente! imagina a gente carregando uns discos minúsculos: vem uma brisa e lá se foram! ou ainda: eles seriam mais sensíveis à temperatura não? HDs com essa tecnologia seriam um pouco frágeis… como você disse, seria mais fácil perdê-los. Extremamente fácil.

    Usando o Safari Safari 523.12.9 no Mac OS Mac OS X

  • Gui Makul

    A uns bons 5 ou 7 anos atraz eu tive um MDplayer portatil que em cada disquinho gravava 4 Cds… A função se chamava lp4…
    Até hoje não entendi pq não pegou, em uma epoca aonde os mp3 players eram raros e tinha pouco capacidade…. pelo menos aqui no Brasil…

    Usando o Safari Safari 523.10 no Mac OS Mac OS X

  • Frederico Cintra

    o CD ja é uma miniaturização do LD, a tendencia hj do CD/DVD é: mais capacidade mesmo tamanho, assim podemos ter uma certa retrocompatibilidade ja que o tamanhop atual do CD/DVD não é um grande transtorno

    Usando o Mozilla Mozilla 1.9b3pre no Windows Windows XP

  • Bruno Casarini

    @Gui: acho que o problema com o MD foi a mania da Sony de querer popularizar o formato ATRAC, que foi o único aceito pelo dispositivo durante muito tempo. Era muito mais resistente que um CD, já que ficava dentro de um cartucho. Infelizmente não pegou.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • Yuri Torres

    Ontem mesmo estava pensando nisso… Acho que discos de 3,5″ não seria o ideal, mas sim a substituição total do disco de 12cm pelo de 8″. São menores, arranham menos (menos espaço, hehe). Pensava nisso enquanto colocava um dvd na bandeja… Já está na hora de o cd diminuir.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0 no Windows Windows XP

  • maicon

    Não acho que o CD / DVD deva diminuir, já é hora de se aposentar!!!
    Você olhar pra um cartão m2 minusculo com 4 gigas e pensar em DVD??

    Ja se foi o tempo dele, só vai permanecer em virtude da linha de produção. Como tecnologia já podia ser enterrado.

    Usando o Safari Safari 419.3 no Mac OS Mac OS X

  • Marcus Roberto

    Acho que os CDs, DVDs, BDs e HD-DVDs e têm um tamanho muito bom, nem grande demais e nem muito pequenos. Além de existir toda uma linha de produção, também temos alguns produtos que simplesmente nao aceitaria discos menores. Não tenho certeza, mas o iMac aceita aqueles miniCDs? Acho que não… Dispositivos menores? pois não, temos pen-drives, cartões de memória que chegam até seus 16 ou 32GBs. Mas eles nem se comparam ao CD e DVD em custos. Um pen-drive de 4GB é sempre será bem mais caro que um DVD, de 4,7GB.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP

  • Andre

    Concordo com o Maicon, o CD/DVD pode tranquilamente deixar de existir, pelo menos pra mim. Eu tenho um superdrive aqui há meses e ainda nem gravei nada com ele. Backups eu faço num hd externo. Músicas eu escuto no meu ipod. Transporte de arquivos eu uso ftp ou envio por email, que são acessíveis em qq parte. E por aí vai.

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Luis Evangelista

    Concordo com o Gui, ainda tenho algumas mídias virgens de MD no armário, não tínhamos problemas com arranhões nem dedos engordurados. Mas por outro lado o Maicon tem razão, os cartões de memória poderiam ser uma boa opção o meu medo em relação a eles é a possibilidade de queimar e perder os dados, o MD seria mais seguro neste sentido.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP

  • Rafael

    Concordo com maicon… acho que com a tecnologia de arquivamento em memória flash, as mídias óticas tendem a se extinguir.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP

  • Roger

    Existe um lado lúdico também em toda esta história. Quando compramos CDs (principalmente ) queremos ter a capinha do CD, muitas vezes com um arte maravilhosa, com as informações sobre as músicas, os músicos, letras, textos sobre os projetos. Tenho até hoje discões de vinil com suas capas lindas, feitas por verdadeiros artistas. Acho que a miniaturização, ou extinção destas mídias, apesar de facilitar em alguns aspecto, tiraria um pouco este tempero.

    Usando o Safari Safari 523.12 no Mac OS Mac OS X

  • Gabriel

    Sempre me pergunto a mesma coisa. Os discos ópticos já deviam ter tomado o tamanho utilizado no filme MIB faz um tempo.

    Mas fazer o que se as indústrias não tomam jeito?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • Diego Marcell²

    Poderia ser do tamando de um Mini-Disc.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP

  • Bernard

    Como designer digo veementemente: NÃO!! :)

    As capas dos CDs são um suplício para serem criadas com seu tamanho minúsculo, as de DVD já são bem melhores. Um tamanho pequeno envolveria uma embalagem pequena, o que tornaria o processo de criação de uma arte decente quase impossível!! Que se dirá então da divulgação nos pontos de venda.

    Acho que o formato um dia diminui sim… para o “nada” (vendas online)!!!! :)))

    Usando o Safari Safari 523.10 no Mac OS Mac OS X

  • Floravante

    imaginem um mac mini ainda menor =]
    tah na hora de reduzir o tamanho com ctza

    Usando o Safari Safari 419.3 no Mac OS Mac OS X

  • GBG

    l

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP

  • Léo - Vitória - ES

    Eu acho que do tamanho dos discos da psp estaria de bom tamanho, e ainda sim tem capas com um tamanho razoável para artes que defendem alguns.

    Alguém já viu uma caixa de jogo ou filme de psp? Para mim tava perfeito para filmes e afins.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows Vista

  • Bia

    Como todo mundo falou aí em cima, dá pra viver sem o CD perfeitamente…. Então não vejo porque mudar.

    E eu sou contra essa teoria de que as coisas tem que ser cada vez menores… Eu gosto de celular grandão, ipod grandão, por causa da tela ampla, botões melhores de usar.

    Existem uns pen drives por aí que são mínimos, já viram? Quase do tamanho de um SIM card. E por que as pessoas não deixaram de comprar pen drives grandes pra comprar só desses pequenos (ok, os pequenos são meio “de menina” hehe de plástico colorido e tal, mas mesmo assim…)?

    Eu acho que as pessoas não têm necessidade de coisas cujo tamanho tenda para o nada… A tecnologia criou esse frenesi por coisas cada vez menores, mas acho que isso já tá passando (é fácil ver pelo mercado de celulares, porque quase não se acha mais celulares do tamanho do neo, por exemplo, que foi um hit quando foi lançado por causa do tamanho mínimo).

    Chega uma hora que o tamanho fica bom, não precisa mais diminuir pra sempre.

    Usando o Safari Safari 523.12 no Mac OS Mac OS X

  • Renato Saraiva

    Acho mesmo que vc está viajando. Os discos permaneceram com o mesmo tamanho, mas e as capacidades de armazenamento?
    Nos mesmo 12cm começamos com 650/700 Mb depois fomos para 4/8 Gb e agora muuuuuitos Gb nos BR e HDDVD. Ora, se o tamanho persiste, mas o conteúdo aumenta, logo temos uma redução. Ou, por outro prisma, temos um aumento. Podemos inclusive ver por ESSE ângulo: o que é mais importante, reduzir o tamanho ou aumentar a capacidade? A redução dos discos existe,só que não é vista na primeira olhada. Mas também há pessoas que vêem um copo meio vazio, quando na verdade ele está é meio cheio.
    Um abraço a todos….

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • Renato Saraiva

    Acho mesmo que vc está viajando. Os discos permaneceram com o mesmo tamanho, mas e as capacidades de armazenamento?
    Nos mesmo 12cm começamos com 650/700 Mb depois fomos para 4/8 Gb e agora muuuuuitos Gb nos BR e HDDVD. Ora, se o tamanho persiste, mas o conteúdo aumenta, logo temos uma redução. Ou, por outro prisma, temos um aumento. Podemos inclusive ver por ESSE ângulo: o que é mais importante, reduzir o tamanho ou aumentar a capacidade? A redução dos discos existe,só que não é vista na primeira olhada. Mas também há pessoas que vêem um copo meio vazio, quando na verdade ele está é meio cheio.
    Um abraço a todos….

    PS.: hehehe….agora com minha latinha exposta….

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • Renato Saraiva

    Comentando o comentário do Bernard, o designer, que disse:
    “Como designer digo veementemente: NÃO!!
    As capas dos CDs são um suplício para serem criadas com seu tamanho minúsculo, as de DVD já são bem melhores. Um tamanho pequeno envolveria uma embalagem pequena, o que tornaria o processo de criação de uma arte decente quase impossível!! Que se dirá então da divulgação nos pontos de venda.

    Meu caro Bernard, acho que como designer vc esqueceu, e não poderia esquecer, que o conteúdo pode ser minúsculo, sem prejuízo para a caixa/invólucro/capa. Qual o problema de termos um disco de 2cm de raio, com 4 shows de duas horas cada, em uma capa do tamanho de uma capa de DVD atual? Guardaríamos nossa linda capa criada por vc na estante e deixaríamos esse disco e mais outros dez ou vinte nos compartimentos do dispositivo leitor de “mini-micro-nanoHD-DVD”.(MMN-HD-DVD, ou coisa assim)
    E que tal esta campanha? “COMPRE AGORA O MELHOR FOUR-PACK DO MERCADO. OITO SHOWS EM QUATRO MINI-MICRO-NANOHD-DVD”.
    E na hora de sair para aquela corrida no parque, “falamos” para o “MMN-HD-DVD player” que queremos que ele “cuspa” o show do Eric Clapton. O MMN-HD-DVD palyer transfere o disco diretamente para o player portátil que deixamos acoplado à ele carregando a bateria!!!! Isso é que eu chamo de viajar.
    Grande abraço meu caro Bernard.

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2007/12/18/cds-e-dvds-porque-ainda-sao-deste-tamanho/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« “Weblog” completa 10 anos Sonic The Hedgehog chega para o iPod »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS