« Personal Finance 2: gerenciamento financeiro no Mac desenvolvido por brasileiros Telefone Bluetooth ajuda a evitar assalto »

Vírus para Windows (MS-DOS) se disfarça de vídeo do YouTube no Orkut

Essa é a nova pra mim. Estava navegando pelo Orkut agora há pouco quando acesso a página de recados de uma amiga minha e logo me deparo com um preview de vídeo do YouTube que, de cara, saquei que não era verdadeiro.

Notei que ele carregou como uma imagem (de cima para baixo) e não como um vídeo de Flash e percebi que as fontes do player dele não batem com a forma como visualizo-os nativamente na minha máquina. Para a infelicidade de muitos usuários leigos por aí, esse tipo de coisa passa — de longe — completamente despercebida, e torna-os fortes vítimas de mais um vírus no mundo Windows.

Basta passar o mouse sobre o suposto “vídeo do YouTube” para comprovar o fato:

Vírus no Orkut via YouTube

Observem a URL. Aliás, só pelo teor da própria mensagem que deixaram pra ela já dá pra sacar que tem algo de errado.

Clicando na imagem, evidentemente, o arquivo seria baixado:

Baixando Vírus

Em algumas máquinas com Windows, a depender da configuração do usuário, provavelmente o download já seria feito em segundo plano e seria executado automaticamente. Em outros, o próprio usuário leigo não saberia do que se trata e, ele mesmo, manualmente, se infectaria, dando na mesma.

É bom poder navegar sem medo.

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express.

22 Comentários


  • André

    Mais um vírus para Windows e que tb parece afectar o já velhinho MS-DOS (há alguém q ainda o utilize?). A melhor maneira de prevenir, para além de usar um bom software de protecção, é prestar atenção aos “pequenos” (grandes) detalhes, q podem ajudar a evitar a propagação de malware.

    Usando o Opera Opera 9.25 no Windows Windows XP

  • Paulo Otavio

    Ihhh, agora q cês tão sabendo? Há umas duas semanas, um tal de Fábio, fez algo igual a esse, só que era um tal de “Os bichinhos mais desastrados que eu já vi”, que no caso, era um print de um cap. do seriado infantil “Happy Tree Friends”. O pior era o link: YOUTTUBI.COM! isso mesmo, YOUTTUBI! muita gente caiu.
    E quanto ao fato dele ser de MS-DOS, é porque os arquivos .COM e .BAT, no Windows, podem executar ações escondidas com alguns progamas do Windows, como o Internet Explorer, por exemplo. Por isso os hackers escolhem esses tipos de arquivos. Ainda bem que uso Linux e Mac!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b2 no Linux Linux

  • Bruno Casarini

    É nessas horas que amo ainda mais meu Mac! ;)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • MaRx

    Sempre que encontro essas coisas por aí baixo logo e examino no Virustotal. Qualquer problema pode ser evitado com o Dr Web ou resolvido com o ClanWIn.

    http://www.ajudanet.com/module.....storyid=71

    Fazer o que esse link mostra pode ajudar muita gente que clica adoidado no Orkut.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux

  • Calefacto

    Realmente é muito bom navegar sem ter medo.

    E é claro, mesmo um FF no Windows já resolve muita coisa. Também, como dizem, o melhor antivírus é o cérebro.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux

  • Carlos Vargas

    Tem horas que eu penso que o Windows deveria ser considerado caso de polícia.

    Eu não gosto muito de comparar Windows com Mac por que é covardia, até porque a Apple tem total controle sobre tudo… de software a hardware, o que faz os Mac serem mais estáveis, rápidos, etc…

    Mas esse é o tipo de coisa que não tem desculpa.

    Eu não consigo acreditar na incompetência de dezenas de milhares de empregados da Microsoft em fazer um sistema operacional com o MÍNIMO de segurança para o usuário comum (leigo).

    É de se desconfiar seriamente da honestidade da empresa de Redmond, já que o que as empresas investem em segurança na plataforma Windows e Windows Server não está no gibi…

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Marcos Paulo

    Gostei do que o Rafael falou:

    ” É bom poder navegar sem medo. “

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP

  • Bruno Casarini

    @Carlos: a Microsoft tem 500 milhões de clientes no mundo todo. Para mim, ela tá mais preocupada em arrancar dinheiro desse pessoal do que em fazer software que preste.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • Junior Casemiro

    Gente, isso é totalmente off-topic e random mas enfim…
    Eu comprei uns clipes na ITMS e eu queria muito gravar eles em DVD pra assistir na tv, já que só o iTunes tem esses clipes disponíveis em uma qualidade razoável.
    Eu já tentei o AutoScreenRecorder mas não rola, o vídeo fica dando soquinhos e olha que eu já tentei num Macbook Pro, já tentei o Tunebit mas só Deus sabe o porque de não capturar o vídeo, só o áudio…
    ALGUÉM ME DÁ UMA LUZZZ! Eu não creio que eu gastei 20 reais em clipes pra ficar preso assistindo no iTunes ou no meu iPod.

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Filipe

    Acho que “MS-DOS Executable” é apenas uma classificação genérica que o mac OS X dá aos binários de windows. Portanto NÃO NECESSARIAMENTE esse vírus ou spyware rodará no DOS (que por sinal não existe em nenhum sistema da microsoft desde o XP).

    Na minha opinião o vista até que pode ser considerado seguro. Não tão seguro quanto um unix da vida, mas seguro. O problema são os meios que a microsoft usou para obter essa segurança, que acabam sendo bem incômodos para o usuário (leia-se UAC).

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • William

    huahauhauhauhauhauahuhauhauhauahua

    eu vendo o meu Orkut…

    a mesma imagem
    hauhahuahauhau

    Aff.
    como eu quero um Mac.
    mas falta tempo (leia-se dinheiro)
    huahuahauhua
    eu quero um MacBook
    se alguém quiser me ajudar
    hehe
    minha poupança é:
    Agencia: 35645…

    hsuhsuhsshuhsushu

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Jaderson

    ahusihaui melhor foi o final…e eh verdade, nada como navegar sem medo ahhahaha

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Tiago Celestino

    O problema é ter aturar isso milhares de vezes.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP

  • Paulo Otavio

    Tiago,
    no Windows XP e no Windows Vista o DOS está presente.
    Está em Iniciar>Progamas>Acessórios>Prompt de Comando.
    Só que ele é um pouco diferente do DOS que tem no Windows 95, 98, e Me.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b2 no Linux Linux

  • Filipe

    Um pouco diferente? Pelo que seu, no 98 o DOS é um subsistema e o que você chama de DOS no xp é apenas uma interface por linha de comando que roda sobre o sistema.

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Paulo Otavio

    ERREI O NOME NO POST EM CIMA, hehe!
    É FELIPE e não TIAGO.
    Desculpe Tiago.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b2 no Linux Linux

  • Paulo Otavio

    Eu sei…Mas ele roda arquivos de DOS sem problemas.
    Eu própio já fiz, já vi amigos que rodaram esse tipo de vírus no Windows XP, e sei o que ele é capaz d fazer.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b2 no Linux Linux

  • Ricardo H.

    Pois é já me mandaram duas menssagens iguais a essa, elas são automáticas(criadas pelo virus)… Acho que não afeta o MS-DOS, o Mac OS X é que considera um exceutavel Windows como “Executável MS-DOS”

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Planta

    Detalhe que geralmente, tem um Banker/Carder por traz desses spams..

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows Vista

  • Rui

    P/ mim essa falta de segurança no ruindows com certeza eh p/ roubar mais grana do povo, afinal, eh mais facil a Microsoft fazer parcerias com as Symantecs da vida do que fazer um ruindows seguro!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • Andrey

    Ultimamente,n@ao da pra ter seurança na web,,,bando de corno

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • andreia

    Uns amigos meus cairam e toda vida que abre o orkut,manda esses videos para seu amigos…como faço pra retirar esse virus do orkut deles??

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows Vista

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2007/12/29/virus-para-windows-ms-dos-se-disfarca-de-video-do-youtube-no-orkut/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Personal Finance 2: gerenciamento financeiro no Mac desenvolvido por brasileiros Telefone Bluetooth ajuda a evitar assalto »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS