O melhor pedaço da Maçã.

Como compartilhar sua conexão de internet com outros computadores no Mac OS X

Ok, eu sei que todos vocês sabem que existem modems e roteadores que são aparelhos criados especialmente para possibilitar o compartilhamento de uma mesma conexão com vários computadores. Mas o que acontece se um desses não está disponível, e você só pode conectar um computador por vez na rede? Bom, saiba que o Mac OS X possibilita compartilhamento também de internet.

Publicidade

Um exemplo clássico é você estar viajando e, no quarto do hotel, só ter um único cabo de conexão à internet. Se houver mais alguém com você que queria se conectar ao mesmo tempo, o jeito é conectar o seu Mac via cabo e então compartilhar a rede, por exemplo, via Wi-Fi (AirPort) ou até mesmo via FireWire. Você escolhe. Isso, é claro, se você não levar consigo um roteador, o que seria mais adequado.

Para ativar o compartilhamento de internet no Mac OS X, vá ao System Preferences » Sharing. A tela que se abre é a seguinte (no Leopard), clique para ampliá-la:

Publicidade

Sharing no System Preferences

O processo é tão simples como qualquer outra coisa no sistema. Em “Share your connection from”, você escolhe qual a conexão que deseja compartilhar. Se estiver conectado via cabo, a opção “Ethernet” é a correta. Logo abaixo, em “To computers using”, você define como irá compartilhá-la. Como o seu Mac só deve ter uma única placa de rede, não é possível selecionar “Ethernet” novamente aqui. Então, opte por “AirPort” ou “FireWire”.

Se você selecionar “AirPort”, o seu Mac irá se transformar em uma espécie de base AirPort como qualquer outra. Note que, logo abaixo, você pode acessar algumas opções relacionadas com a conexão sem fio que irá criar e que o outro Mac (ou PC) acessará:

Publicidade

AirPort Sharing no Mac OS X

Aqui, você escolhe o nome do compartilhamento Wi-Fi, o canal que irá utilizar e pode restringir o acesso por senha — altamente recomendado —, tal como faz em uma base AirPort comum.

Uma outra utilidade para o recurso é de quando só há uma conexão sem fio disponível e você está com alguém que não tenha Wi-Fi no computador. O que você pode fazer é se conectar via AirPort e, tal como demonstrado acima, compartilhar a internet, então, via Ethernet, já que a porta de rede estará livre. Conecte ambos os computadores com um cabo comum e pronto, ambos navegam ao mesmo tempo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

2008 chegou! Feliz Ano Novo a todos!

Próx. Post

OnyX: software de manutenção ganha atualização para o Leopard

Posts Relacionados