Todo mundo sabe que o design da Apple é muito bom e já foi várias vezes premiado. E que o responsável por todo design feito dentro da Apple é Jonathan Ive, o vice-presidente sênior de Design Industrial da Apple.
O mais curioso foi que o Diogo Werner descobriu e o pessoal do Gizmodo confirmou similaridades entre vários produtos da Apple e os da Braun feitos pelo designer Dieter Rams, lá nos idos de 1960.
Uma outra comparação que o pessoal da Wired fez foi entre a calculadora do iPhone e uma das calculadoras da Braun, como pode ser vista abaixo:

O que vocês acham: foi uma cópia descarada ou a apenas um referência de estilo? Por mais que eu goste do design da Apple, eu tenho minhas dúvidas…
Só para piorar um pouquinho, vejam os dez princípios de um bom design segundo o Dieter Rams:
- Good design is innovative.
- Good design makes a product useful.
- Good design is aesthetic.
- Good design helps us to understand a product.
- Good design is unobtrusive.
- Good design is honest.
- Good design is durable.
- Good design is consequent to the last detail.
- Good design is concerned with the environment.
- Good design is as little design as possible.
E aí? Conseguiram chegar a alguma conclusão? Será que mais algum produto da Braun servirá de “inspiração” para algum lançamento amanhã?
Atualização (15/01/08 às 09:25): O nosso leitor RicardoBrusd nos informou que a Apple teve uma calculadora em parceria com a Braun, a Braun Calculator #0427:

Sendo assim, a calculadora do iPhone seria realmente uma homenagem à da Braun. Mas e os outros produtos? Entram nessa homenagem também? ![]()







Gabriel
14/01/2008 às 16:34
Tudo bem alguns produtos serem parecidos… mas tem certas coisas que realmente é descarado: Botão “=” são amarelos tanto no iPhone quanto na calculadora, botões operacionais marrons em ambos.
Usando oalinghi
14/01/2008 às 16:48
hehe! muito bom!
referência de estilo, claro…
o problema é que, quando acontece o CONTRÁRIO, a cópia sempre é “descarada”.
vai ter gente se esperneando com esse post, sem dúvida!
Usando oFernando Alves
14/01/2008 às 16:50
Não existe no mundo dos negócios aquela máxima que diz que no mundo atual nada se cria e tudo se copia? Neste caso, as “cópias” foram bem feitas e o resultado foi muito bom. Os designers da Apple tiveram “inspiração” para criar ótimos produtos. Até para copiar algum produto, tem-se que mostrar competência.
Usando oJoão K. Paulo
14/01/2008 às 17:18
1. Um pouquinho mais de pesquisa e descobrirão o design do Macbook air baseando-se no design do Dieter Rams. Ou não!
2. O Gizmodo, em 2005, publicou um anúncio de um iPod nos anos 50, só que ele parece mais com o radinho da Braun ( http://www.guileite.com/2005/0.....s-anos-50/ ).
Usando oRafael -- Floripa
14/01/2008 às 17:25
Na verdade quem copiou foi a brAun hehehehehe
Pelo menos, se foi cópia, coisa que eu até acredito que tenha realmente sido, foi inovador na industria da informática ou vai dizer que vocês adoram aquela “caixa cheia de ar”, como eu ouvi um cara falando esses dias referindo-se a caixa quadrada, a vazia, do PC comum…
Por mais que tenha sido cópia ao menos foi uma cópia diferente hehehehehehehehehehe
Mas eu ainda acho que tem um ar de cópia aí…
Usando oGuilherme
14/01/2008 às 17:32
Parece mesmo cópia … mas a Apple pode … =D
Brincadeiras a parte, eu acho que alguns produtos são muito parecidos, inclusive na função, mas outros claramente houve uma “forçasãozinha” de barra … hehehehe …
Ainda bem que a Apple resolveu copiar um dos mestres do design, ao menos isso, agora temos computadores que não “enfeiam” o ambiente todo como o elfante bege de alguns anos atrás … =]
Usando oMarcus Roberto
14/01/2008 às 17:59
Ah, mas que têm alguns doentes que descem a lenha na Microsoft por copiarem a Apple, têm. Aí vêem uma matéria como essa, mostrando que a Apple claramente se inspirou em designs de outra empresa e dizem que com a Apple é diferente… ah, faça-me um favor!
Não me refiro a nenhum usuário em particular aqui do MM; ao contrário: acho que o MM faz um grande sucesso por todos exporem seus pontos de vista de forma muito respeitosa.
Abraços.
Usando oHector Moreno
14/01/2008 às 18:16
Acho que o ditado seria mais corretamento aplicado dessa maneira:
“Nada se cria, tudo se RECRIA!”
Pega uma idéia aqui, outra alí e outra acolá e voi là. Mais uma inovação!
Boa semana a todos!
Usando oMariano Pardo
14/01/2008 às 20:15
Pô já que copiaram descaradamente a calculadora, podiam ter copiado todas as funções também…
Usando oDiogo Werner
14/01/2008 às 20:18
Gente! Esse post do Gizmodo tá citando o meu blog!
Alguém me belisca!
Usando oMac Porteiro
14/01/2008 às 20:18
Chama o jurídico, Braun!!! hehehehe…
é, encontraram o “talento” premiado do Ive…
Usando oAndré Sugai
14/01/2008 às 20:56
A única diferença entre a Apple e a Microsoft é que a Apple copia do jeito certo hahahah
Usando oDouglas Carvalho
14/01/2008 às 21:21
Hahahaha é verdade André kkkkkk Quem aqui nunca se “inspirou” em algo?
Usando oFernando
14/01/2008 às 22:03
Pois é, não é só o Vista que copia as coisas por aí.
Usando oRicardoBrusd
14/01/2008 às 22:08
A Apple tinha uma calculadora “co-branded” com a Braun em meados dos anos 80, então é fair use, não?
http://www.theapplecollection......Braun.html
Usando oWesley
15/01/2008 às 07:51
Muito Interessante.
É Difícil dizer se ouve ou não cópia ou se houveram ou não influências, pois coincidências podem acontecer (Para quem não sabe, o telefone foi desenvolvido simultâneamente por 2 inventores que moravam na mesma cidade, mas não se conheciam, e por uma diferença de 2 horas uma patente foi registrada antes da outra, tirando todo o crédito do 2° inventor).
Se o IVE se inspirou nos prdutos da Braun, que mal há nisso? Todos nós temos referências, e se ele olhou um produto e se inspirou para fazer o Design de outro, sorte a dele de ter pensado nessa adaptação.
Mas de qualquer forma, a Apple é famosa por seu design associado ao desempenho de seus produtos. Não adiantaria nada fazer produtos lindos e que não funcionassem direito. Uma prova viva disso é o Windows Vista, pois copiou o Design do MAC.OSX, mas anda dando muita dor de cabeça aos usuários, a ponto de a Microsoft permitir que os mesmos retornem a utilizar o XP.
Usando oUsuárioCompulsivo
15/01/2008 às 08:46
Wesley, essa história do telefone está muito mal contada, ainda mais tratando-se dos envolvidos…
Usando oFilipe Alvarenga
15/01/2008 às 09:32
@Ricardo,
valeu pela dica!
Usando oHiro
15/01/2008 às 10:05
Dize que o Speaker é parecido com o iMac é querer encaixar o quadrado no redondo…
Usando oNick Ellis
15/01/2008 às 10:43
Excelente, só que isto já circula há um tempo nos blogs lá fora. Infelizmente o Globo não colocou o link para os blogs que postaram a notícia original.
http://www.flankenlauf.com/arbeiten/?bid=17
Usando ohttp://perpenduum.com/2007/11/.....eter-rams/
[pbr]
15/01/2008 às 14:06
Nao estou querendo defender a Apple. Mas ambas as empresas usam design MINIMALISTA. A Apple de alguns anos atraz nao tinha esse design tao minimalista, e eu achava mais criativa.
Usando oAgora um tijolo de aluminio todo furado para o ar (ou som) passar, nao eh algo tao diferente assim. Pode ser apenas parecidos, por serem todos minimalistas!!
Filipe N. G. de Oliveira
30/01/2008 às 02:51
Descobrir que o Ipod tem na verdade visual retrô é até prazeroso. O design da Apple segue os princípios de Rams por serem princípios válidos aos dias de hoje, e se o desing é bom em seu mínimo possível, Ive mostra-se o melhor designer dentro do ideário de Rams.
Usando oBruno Marques
01/06/2008 às 11:16
Esse artigo é um ótimo exemplo para aqueles que sempre dizem que todos os smart-phones que surgem por aí são “cópias descaradas” do iPhone. É realmente um tapa na cara e a prova de que “nada se cria, tudo se copia e aperfeiçoa-se“.
Como eu disse anteriormente, não acho cópia, acho apenas mais uma referência de estilo e alguns elementos parecidos que são úteis e deram certo, portanto foram continuados e aperfeiçoados pela Apple. A verdade é que a Braun tem bom gosto e o Steve Jobs tem um gosto tão apurado que consegue fazer tudo o que toca ficar melhor. S2 Jobs.
Usando oAlan
24/07/2008 às 13:07
Vão dizer que a Apple criou o Braun também
Usando oBreno
08/10/2008 às 18:12
Nessa fotos dá pra perceber que o que aconteceu foi um upgrade dos produtos da Braun
Usando o