A Apple Brasil anunciou através da sua assessoria de imprensa que os iPods touch vendidos a partir de agora já acompanharão a nova versão da firmware anunciada por Steve Jobs durante a sua keynote de apresentação da Macworld Expo & Conference 2008.
Os aparelhos receberam uma redução de R$200 e custam agora R$1.099 e R$1.499 — 8GB e 16GB, respectivamente.
Aparentemente, a atualização de software simplesmente (que custa US$20 nos Estados Unidos) não será possível para os brasileiros, já que nada foi comentado sobre ela. Qualquer novidade, os informamos.
Mas, falando sobre isso, permitam-me colocar minha opinião sobre este custo adicional: a Apple decidiu não cobrar pela atualização para iPhones porque ele é subsidiado pela AT&T. Aliás, eles podem ser bem parecidos, mas iPods touch e iPhones são dois produtos bastante diferentes.
A Apple é uma empresa capitalista como qualquer outra. Quem comprou um iPod touch, comprou pelo que ele oferecia, não pelo o que pode oferecer. A Apple não está obrigando ninguém a pagar os US$20 pelos novos softwares, compra quem quer. E se muitos ficaram putos com a cobrança, é porque estes acham que o novo pacote é valioso — só que queriam mamar de graça. É claro, todos queremos, mas as coisas infelizmente não funcionam assim.




ALEXANDRE GUZZARDI - LONDRES
17/01/2008 às 17:28
Desculpe Rafael mas porque sempre defender a apple?? eles erram demais em cobrar por uma coisa dessas…de qualquer maneira nem pagando minha amiga esta conseguindo ja que diz que precisa ser OSX e ela tem apenas windows….
Usando oMarcos Paulo
17/01/2008 às 17:29
Daqui a alguns meses essa atualização chega ao Brasil por 45 reais.
Usando oEdu
17/01/2008 às 17:29
Tá, e quem subsida a Apple TV? A atualização de software deste aparelho também foi gratuita…
Usando oFilipe
17/01/2008 às 17:29
Vamos fazer uma analise bem fria da situacao (sem acentos porque eu ainda nao configurei o teclado deste mac xD).
Quando voce tem um pc/mac velho e quer obter funcionlidades novas, pode pagar por um novo sistema operacional (ou mesmo usar um gratuito). Ninguem reclama disso, uma vez que e melhor pagar por um OS do que comprar uma maquina inteira e deixar os ativistas do greenpeace com raiva. E quando voce tem um iPod 5G e quer novidades, o que fazer?
Ate entao a unica saidae comprar um novo, pois a Apple nao oferece o firmware do 6G para ele. E um ipod novo sai por mais de 1000 reais, quantia consideravelmente maior que os ~ 40 que querem pelo firmware.
Pra mim essa cobranca abre um precedente para que a logica do desktop possa chegar aos gadgets, levando a eles a nocao de que software e hardware nao precisam andar sempre juntos.
Pensem em todos os usuarios de produtos que sairam de linha (e nao sao poucos). Para eles compensa mais pagar alguns trocados (como forma de financiar o desenvolvimento do sofware) do que gastar uma fortuna em algo novo.
Ja era hora da coisa funcionar assim….
Usando oSergio
17/01/2008 às 17:30
Acho um abuso essa cobrança de atualização. Não o valor em si, mas o fato de ser uma tualização de software infima que praticamente obriga as pessoas a ou pagam o preço ou ficam com um produto sub utilizado.
A questão não é caridade, mas sim respeito pelo consumidor. Essa atualização tem um custo muito pequeno para a Apple.
Esse é um jeito de ganhar dinheiro às custas do consumidor.
Usando oFrancisco
17/01/2008 às 17:37
Podem me crucificar por defender um detalhe desses, mas assistindo de novo a keynote o Jobs nunca mencionou um update do touch. Ele menciona, sim, um update do iPhone e um *upgrade* do iPod touch.
Usando oEu concordo com o pessoal que diz que quando uma empresa decide te dar um upgrade sem cobrar, ótimo, mas se ela quiser cobrar, não tem nada de injusto aí.
Sem falar que ninguém disse que a Apple TV sairia de graça. Ela sai de graça pelo usuário e Apple vai arcar com esses gastos, obviamente esperando que as vendas/aluguéis compensem.
Gustavo Henrique
17/01/2008 às 17:38
Continuo não encontrando justificativas para isso.
Usando oCapitalismo.
Às vezes a Apple da nos nervos com essa política de preços.
ALEXANDRE GUZZARDI - LONDRES
17/01/2008 às 17:44
Bem…como este blog e sempre a favor da apple…e pior tedencioso, visto o CHAMA O JURIDICO que sempre aparece em questoes sem nexo, e melhor eu ficar quieto ainda mais que estou usando windows, e ate explicar que uso mac, mas estou trabalhando etc etc e perder tempo…amo a apple, ja estive no KEYNOTE por 2 anos seguidos tudo fantastico mas esta vez eles erraram…a pior inimiga da apple nao e a microsoft ou linux, e ela mesma…sempre foi assim e sempre sera….grandes lancamentos, mas outros fizeram no passado e farao no presente um estrago muito grande…Steve Jobs e um grande visionario e reputo um dos mais inteligentes hoje quando a questao e tecnologia, mas ele tambem e’ cabecadura e quando quer uma coisa ninguem barra….como foi com o CUBE, lembram?? e outros lancamentos errados…cobrar por atualizacao e voltar no tempo…na verdade a apple apesar de ter 15 bilhoes no banco quer fazer dinheiro e esta certa, mas existem modos e modos e o caminho escolhido esta errado…
Usando oSalvador Camino
17/01/2008 às 17:45
Se fosse a Microsoft o Rafael já estava crucificando, acho muito ridicula essa atitude de defender a Apple em qualquer circustância. O que menos o mundo precisa hoje é de gente xiíta. Um update no software e a empresa quer cobrar absurdos 20 dolares, se o caminho é esse por que não cobrar pelo upgrade no apple tv? Que sofreu mudanças muito maiores. Fora que este tipo de atitude abre precedentes para canalhices futuras.
Usando oÉ triste ver o maior site sobre Mac no Brasil ser tão cordeirinho, só falta você defender a Apple por deixar os consumidores de todos países que não tem iTunes Store de fora.
Eduardo Marques
17/01/2008 às 17:48
Não concordo com essa cobrança que a Apple está fazendo, mas para mim, ela está vendendo essa atualização como um teste para o início das vendas de aplicativos para o iPhone e para o iPod touch. Porém, acho que as pessoas devem entender, como o Rafael falou no artigo, que iPhone e iPod touch são produtos diferentes. Não é porque um possui tal recurso que o outro também deve ter. Não é porque um ganhou uma atualização gratuita que o outro também deve ganhar. Produtos diferentes. O iPod classic não é diferente do iPod shuffle? Para o iPhone e para o iPod touch é a mesma coisa.
@Marcos Paulo: chega como, se nós ainda não temos iTunes Store no Brasil?
@Edu: foi gratuita porque o Apple TV, até então, era um fracasso. Agora, com essa atualização, pode ser que o Apple TV ganhe mercado devido ao aluguel de filmes. Seria besteira a Apple vender essa atualização, já que ela veio para permitir os consumidores a comprar/alugar produtos diretamente do aparelho, o que faz a Apple ganhar muito dinheiro.
@Filipe: nunca tinha pensando dessa forma. Realmente é um caminho.
@Sergio: a Apple já passou por esse problema (respeito ao consumidor) com o corte no preço do iPhone e todo o problema que ele gerou. Ela provavelmente avaliou muito se deveria cobrar esse valor de US$20 por essa atualização ou não. Não querendo defender ela, até porque eu não concordo com essa cobrança, eu acho que ela deve ter os seus motivos para ter feito isso. Daqui a pouco o motivo aparece. Vamos esperar.
Usando oSalvador Camino
17/01/2008 às 17:57
Se o produto não vai bem então é justo sair de graça e se é um sucesso é justo cobrar dos otários que acreditaram na empresa e compraram logo de cara? Eu esperava mais do keynote como já comentei no meu blog, mas defender essa sacanagem da Apple não dá.
Usando oO pior é que eles não desenvolveram nada, é tudo igual ao do iPhone. Quero ver amanhã a apple resolve cobrar por uma atualização no iPhone e vocês defenderem.
ALEXANDRE GUZZARDI - LONDRES
17/01/2008 às 18:00
o motivo ja apareceu vc que nao viu…MONEY, MONEY, MONEY
Usando oAlexandre
17/01/2008 às 18:06
Olá! Trouxeram para mim um iPod touch dos EUA, e eu só pude instalá-lo ontem, ou seja, dia 16, após o Keynote com as novidades de aplicativos.
Gostaria de saber se o software é pré-instalado ou é uma atualização, que leva em dado o registro do iPod.
Agora mesmo estou vendo o iTunes e posso atualizar o software para 1.1.3, e por falar nisso já o estou baixando. Será que nessa atualização eu terei os novos aplicativos? Pergunto isso pois estava em negrito, e bem grande, uma pergunta “concorda com os seguintes termos: …. GOOGLE MAPS…”
Grato.
Usando oEduardo Marques
17/01/2008 às 18:24
@Salvador Camino: você acha que a Apple vai liberar atualizações para o iPhone de graça, para o resto da vida? Está muito enganado. Quando a Apple lançar o iPhone 2G, provavelmente o software do iPhone 1G será “congelado”, como acontece com os iPods. Eu possuo um iPod 5.5G. Quando a Apple lançou o iPod classic, ninguém ganhou atualização de software para o aplicativo do iPod - que mudou e ficou bem melhor. As milhões de pessoas que possuem iPod antigos não poderão transferir os filmes alugados para o iPod porque a Apple só liberou para os iPods novos. Isso é negócio, não tem jeito, não adianta.
Usando oSalvador Camino
17/01/2008 às 18:29
Eduardo Marques, acho que antes de defender seu amigo você deveria refletir mais sobre o que escreve. Em nenhum momento eu falei de iPhone 2G. Estou falando de atualizações e não de novos produtos, você deturpou totalmente a discussão para tentar ter alguma razão.
Se a apple lançar o iPhone 1.2 e cobrar 40 doláres por isso você vai achar justo?
Usando oRafael -- Floripa
17/01/2008 às 18:29
Só quero deixar umas perguntas no ar não justificando nem defendendo ou brigando com ninguém. Só quero uma resposta que tenha fundamento.
Alguém lembra do update do airport do Macbook Pro pra poder rodar 802.11n ?????
A Apple disse naquela época que era porque eles não podiam vender uma coisa e depois atualizar para outra sem ter que cobrar alguma coisa por causa de algum orgão do mercado americano.
Lembram? Era U$1,99 o preço do Update e semanas depois já tinha na internet para baixar… Nos locais de sempre muito conhecidos pelo pessoal que paga $0,00 por softwares.
Então, tem alguma ligação? Será que não conseguiremos achar estes programas por aí daqui a poco?
Usando oRafael -- Floripa
17/01/2008 às 18:33
Vocês postam muito rapido….
Deixa eu tentar o Salvador.
Vamos lá. A versão do ipod touch era 1.1.2 e agora é 1.1.3
DIGAMOS que a apple faça o mesmo com o iPhone na versão 1.1.4 (que atualmente é a versão 1.1.3)
Nesta situação seria justo?!
Alias, isso me abriu um poco a cabeça… preparem-se para a atualização 1.1.4 do iPhone… pode ser que venha cobrança (Se ela existir)
Usando oALEXANDRE GUZZARDI - LONDRES
17/01/2008 às 18:36
rAFAEL vc disse muito bem…a apple reclama que os hackers estao fazendo programas e desbloqueando o ipod exatamente por que a politica da apple mudou e agora estao fazendo que todos comecem a correr atras dos torrents da vida. Ninquem aqui e a contra a apple ganhar dinheiro, sou contra sim que a apple pense que somos idiotas
Usando oEduardo Marques
17/01/2008 às 18:37
@Salvador Camino: não estou defendendo ninguém. Estou apenas colocando o meu ponto de vista sobre o assunto, a minha opinião. Não precisamos brigar por isso, por favor. Realmente não usei o melhor exemplo. Porém, usarei outro agora. Você acha justo a Apple cobrar uma atualização do Mac OS X 10.4 para Mac OS X 10.5? Foi exatamente o que você disse.
Usando oAmanda
17/01/2008 às 18:40
Os iPods antigos são esquecidos pela Apple…


Usando oO meu nano da 1G não recebe atualização já faz um boooom tempo. :/
E eu duvido que vá ter alguma nova atualização.
E eu duvido que nos EUA tb existam muitos iPods Nano da 1G… Eles (americanos) sempre estão se atualizando… rsrsrs
Salvador Camino
17/01/2008 às 18:44
Oi Marques, perdão se eu me expressei de maneira rude, claro que não quero brigar e sim ter uma discussão interessante.
No caso do Mac 10.4 para o 10.5 existe uma pegadinha, pois essa nomenclarua não significa muita coisa, pois é um sistema que levou mais de dois anos para ser lançado e poderia muito bem se chamar OS 11. Acho o mais justo comparar com o 10.5.0 para o 10.5.1.
Amanhã se a Apple lançar novos aplicativos para o Leopard que já tivessem sido do Tiger você concordaria em pagar mais caro por isso? Lembro quando saiu o iLife 08 e todo mundo reclamou do iMovie, a Apple prontamente disponibilizou o iMovie HD (06) de graça para o iLife 08.
Usando oFelipe Cepriano
17/01/2008 às 18:56
Rafael, eu até entendo que o Touch é diferente do iPhone.
Mas eles rodam o mesmo sistema, e acho desde o começo que o Touch teveria ter Maps, Mail, Notes, Quotes e Weather.
Querer esses apps de graça não é querer “mamar de graça”, até porque são Apps do iPhone, que funcionam tranquilamente no Touch, bastaria a Apple colocar no aparelho.
E considerando que dá pra conseguir esses apps (e mais) via Jailbreak, fica dificil pra Apple fazer o pessoal comprar. O que vai deixar a transição firmware 1.1.1/1.1.2 pro 1.1.3 mais dificil. E o 1.1.3 é vantajoso pra Apple porque ele suporta o aluguel de filmes na iTunes Store.
Usando oEduardo Marques
17/01/2008 às 19:18
@Salvador Camino: que bom que estamos aqui para ter uma discussão saudável e interessante!
Essa nomenclatura significa que o sistema sofreu “grandes mudanças”, e não apenas correções de erros (os famosos bugs). Por ser uma grande atualização - normalmente acompanhada de novos aplicativos, novos recursos e tudo mais - ela é paga. Se for de interesse da Apple, acredito que ela possa trabalhar da mesma forma com o iPhone e com o iPod touch. Software independente de hardware.
Na minha visão, não é a forma correta. No meu ponto de vista, a Apple deveria sempre atualizar os softwares desses gadgets de graça, e ganhar dinheiro na venda do hardware. A pessoa poderia ter o iPod 5G que mesmo assim, teria a última versão do software para iPod - podendo assim, alugar filmes na iTunes Store e transferir para seu iPod. A Microsoft vez isso com o Zune e recebeu diversos elogios da mídia especializada.
Usando oSalvador Camino
17/01/2008 às 19:47
@Marcos
Usando oO caso da MS é praticamente o mesmo da AppleTV, elas precisavam chamar a atenção para o produto fazer mais sucesso. No fim das contas, se a Apple continuar com essa policitca futuramente ela vai perder diversas vendas com pessoas para os consumidores comuns que não ligam para a Apple e sim para os produtos.
Se eu tivesse um touch iria ficar extremamente chateado com a Apple, ainda mais sabendo que ela poderia ter lançado logo de cara mas não o fez para não esfriar as vendas do iPhone no natal.
Bom, fico por aqui por hoje. Um abraço a todos.
Fernando Alves
17/01/2008 às 23:15
Acho que esse valor de 20 dólares para a atualização é muito alto. Se não vejamos: se, como alguém falou acima, a Apple tem de cobrar por essa atualização como teve de cobrar na mudança da rede g para n (802.11 n) conforme as leis americanas apregoam, que se cobrasse 1,99 dólares como foi cobrado antes. Qual é o motivo do valor ter sido aumentado em 10 vezes? Para mim, a Apple quer ganhar uma graninha extra por essa mudança.
Pode parecer choro mas tenho a impressão que a Apple mudou bastante deste que começou a vender bem mais macs e ipods. Hoje, a empresa pensa muito mais em lucros abundantes e menos nos consumidores e produtos. Antigamente, o pensamento era outro.
Com relação a dizerem que o iPhone e o iPod Touch não serem os mesmos produtos, concordo plenamente. Mas, não é necessário ser ingênuo neste caso: se a Apple cobrasse pela atualização de todos os produtos, ainda que um valor menor do que os 20 dólares, ninguém chiaria tanto pela diferença de atitude, e ela ganharia muito mais dinheiro.
Usando oBruno
17/01/2008 às 23:19
Eu até concordo que pode ser cobrado, mas pra o que não faz sentido nenhum, é vender o ipod touch aqui no Brasil e os brasileiros não poderem atualizá-lo.
Usando oIsso pra mim, é f…
Luiz Augusto
18/01/2008 às 00:04
esclarecendo esse post, esses últimos dois paragráfos do texto foram tirados (e modificados) de um email de resposta que o rafael me deu sobre uma sugestão de post que eu, como um dono não mais orgulhoso de um iPod Touch, dei sobre esse derespeito (na minha opinião) com o consumidor
achei o rafael muito presunçoso de me dizer isso, pra começar.
fui na boa vontade mandar o email pois acreditava que o blog pudesse ter uma visão imparcial, visto que um dos colaboradores já havia postado falando sobre a cobrança. nada contra a visão do rafael, mas sim da forma como ele me respondeu. o blog, que era o meu favorito, caiu muito no meu conceito, pois vi que ele não era tão imparcial como eu pensava.
quando descobri que a cobrança não era só pelos aplicativos e sim por TODAS as novas funções, mandei o email, que foi respondido como vocês viram.
o que eu acho errado não é a apple visar o lucro e sim cobrar por atualizações que não têm a menor necessidade de serem cobradas. não é porque a apple tv tava dando prejuízo e a atualização vai ser de graça pra compensar que o ipod touch que ta dando lucro vai ter que pagar! o que me incomoda também é saber que essa atualização de firmware não adiciona NADA de novo, nenhuma função. quer dizer que a partir de agora, nunca mais vamos receber mais funções via atualização de firmware a nao ser que paguemos?
a apple sempre fez atualizações de firmware com novas funções grátis
eu acho errado os aplicativos serem pagos sim, visto que eles poderiam muito bem estar la faz MESES, desde o lançamento, já que o iPhone tem, mas o problema não é esse. o problema é as novas funções serem pagas.
as letras de música, legendas que o steve jobs disse não estão presentes no update de firmware e sim no pacote de aplicativos.
resumindo, quem fizer o update sem pagar os aplicativos fica sem os aplicativos e as novas funções, fazendo com que o update de firmware valha absolutamente nada!
tavam perguntando se era injusto cobrar a atualização do Tiger pro Leopard. creio que eu nem preciso responder tamanha pergunta descabida. não tem como comparar uma TROCA de SISTEMA OPERACIONAL inteiro com uma atualização de firmware. vocês achariam justo se saisse o 10.5.2 com novos programas embutidos e a apple disponibilizar a atualização sem nenhum dos programas, sem nada?
achariam?
pois é. essa atitude não dói em quem não é atingido.
o blog perdeu credibilidade comigo pela presunção do chefe no modo em que me respondeu e pela falta de imparcialidade.
abraços.
Usando oRafael Fischmann
18/01/2008 às 00:14
Luiz, me desculpe, mas você não sabe o que é um blog. Nossa maior VIRTUDE é a parcialidade. Se quiser ler textos imparciais, procure veículos jornalísticos; ainda assim, vai ter dificuldade de encontrar.
Esqueça essa história de “firmware”. O iPod touch (tanto quanto iPhone, mais uma vez você mistura as bolas, são dois produtos distintos, meu caro) utiliza um SISTEMA OPERACIONAL como qualquer outro.
Eu nunca ganhei nenhum recurso novo no meu iPod 5.5G. Updates de firmware apenas corrigem bugs, isso sim é obrigação da Apple, isso sim não deve ser cobrado e nem nunca será.
Novos softwares e recursos para aparelhos como iPods é algo sem precedentes na Apple, tanto quanto cobrar por eles. Acostume-se.
Usando oLuiz Augusto
18/01/2008 às 00:29
a maior virtude é a parcialidade? engraçado, achei que ser focado na apple não significava defendê-la.
veículos jornalísticos são muito imparciais também. a diferença é que geralmente eles não sabem do que estão falando, quando se trata da apple, ao contrário de vocês
eu sei que o ipod usa um sistema operacional, o que você disse não tem nada a ver com o o que eu disse. o que eu to falando é que o seu colega de blog estava comparando um update com uma troca de sistema operacional, o que é muito diferente, ou mudança do tiger pro leopard é a equivalente a troca do 10.4.8 pra 10.4.9?
por acaso o ipod está trocando de sistema operacional? não, só está integrando novas funções, como o ipod 5g ganhou a função de aparecerem as letras grandes na tela quando se passava rápido pelos ítens quando foi lançado o 5.5g que o fazia. não entendi qual o motivo de dizer que o ipod usa um sistema operacional.
não tenho problemas com você particularmente ter essa visão sobre o assunto, porém o modo como você me respondeu foi muito desnecessárioa e me desapontou muito. esperava mais de um blog que até esses tempos não ficava chupando as bolas do steve jobs a cada movimento que ele fazia, ao contrário dos outros. esperava que ao menos, me respondessem sem serem presunçosos, sem dizer que eu “queria me aproveitar”.
mas tudo bem, a escolha de como tratar o leitor é sua e ninguém faz a menor questão da minha presença aqui.
abraços.
Usando oRafael Fischmann
18/01/2008 às 00:39
Eu disse que somos parciais, não disse que defendemos a Apple em cada passo que ela dá. Se diz isso é porque também não acompanha o BLOG.MACMAGAZINE há tempo suficiente.
Somos uma equipe de formadores de opiniões, todos com especialidades nas mais diversas áreas e com pontos de vistas completamente diferenciados uns dos outros. Você verá (ou não) todo tipo de artigo por aqui. Alguns a favor, outros contra; inclusive sobre o mesmo assunto. Essa é a magia da coisa.
Se você acha que a Apple tem que trabalhar de graça e indefinidamente lançar novos softwares e recursos para o seu iPod touch, esperneie à vontade junto com outros milhares usuários no mundo todo (sim, tá cheio de gente decepcionada com isso por aí, é claro), mas a probabilidade de conseguirem algo é quase nula.
Não adianta você ficar usando termos como “firmware”, “sistema operacional” e comparando números de versões pra lá e pra cá. A obrigação da empresa é, como já falei, prestar suporte para o que vende; se algo tem algum problema, ela tem a obrigação de corrigi-lo sem cobrar nada por isso. O produto foi criado e concebido errôneamente. Ou não houve testes suficientes. Daí a achar que você tem direito à novos programas, são outros 500, rapaz.
A Apple decidiu liberar o software gratuitamente para o Apple TV porque o considerou um projeto falho. Para o iPhone, provavelmente pelo subsídio da AT&T. Independente disso, a Apple tem total autonomia para cobrar do que quiser, quanto quiser. Como já disse também, compra quem quer. Se acha isso um absurdo, não aprova ou sei lá o quê, venda seu iPod, compre um produto concorrente e seja feliz. A sua autonomia é esta.
Usando oAmanda
18/01/2008 às 01:03
Ai, ai… Gente, deu de reclamar desse pacote pago de softwares pro iPod Touch… Daqui a pouco vai ter eles disponibilizados de graça por outros meios como já foi feito anteriormente.
Não defendo o Rafael, mas concordo com a opinião dele apesar de não concordar muito com que a Apple fez. Acho que $20 é muito pra poucos aplicativos, poderiam cobrar bem menos ou até não cobrar nada (o que seria mais interessante - óbvio).
Olha, mesmo que eu tivesse o iPod Touch, eu não iria ficar indignada por causa que apareceu esses novos aplicativos. Pq sempre se acha, se arranja um jeito de conseguí-los e de graça ainda.
O meu a essas alturas estaria meio que hackeado!! kkkkkkkkkkkk
Gente, relaxaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Usando oLuiz Augusto
18/01/2008 às 01:22
usei estes termos antes de voce entrar na discussão e usei novamente visto que você falou que o ipod tinha um sistema operacional, o que não justifica nada. como você não me respondeu o porque de ter falado isso (como se eu não soubesse que ele tem um SO), insisti pra saber a razão de você estar falando isso.
eu sei que a apple pode fazer o que quiser, pode liberar milhoes de updates pra todos os produtos e pedir 10 mil dólares pra um aplicativo no ipod touch e eu posso continuar achando isso errado, oras, opinião é opinião. da mesma forma que você acha que não estão errados, eu acho que estão.
o que me incomodou foi a sua presunção de dizer que eu queria ficar me aproveitando. quando isso ta no blog e não tem alvo definido, não parece agressivo, mas quando é enviado por email como resposta, é muito ofensivo sim.
mas como já disse antes, a escolha do tratamento é sua.
vamos parar por aqui, isso não vai chegar a lugar algum.
abraços.
Usando oSalvador Camino
18/01/2008 às 09:12
Eu acho ridículo ficar destratando os leitores que comentam, com estes ultimos comentários do rafael só posso dizer que acho o cara um babaca muito grande. Essa é minha opinião e a partir de hoje os posts deste cara eu pretendo pular na leitura. Falo isso não pelo infeliz-post mas sim pelos comentários.
Usando oDespedida...
18/01/2008 às 10:17
Putz….
“Somos formadores de opinião” foi phoda…
Estou cada dia mais decepcionado com este blog… Hasta la vista…
Luiz Augusto, para ser bem tratado por aqui, só sendo puxa-saco…
[]’s
Usando oE Fui…. Não volto mais…
Salvador Camino
18/01/2008 às 10:55
Aproveitando quero deixar aqui um artigo que li agora pouco no MeioBit sobre o mesmo assunto:
http://www.meiobit.com/obrigad.....steve-jobs
Nele vemos a diferença entre um artigo de um consumidor (o Cardoso tem um iPod Touch) e este artigo de um puxa-saco da Apple.
E viva a liberdade de opinião.
Usando oFernando Alves
18/01/2008 às 12:26
Alguém saberia dizer quando o iPod Touch com o firmware novo chegará ao Brasil? Hoje entrei no site das Lojas Americanas e vi que o iPod Touch já possui uma redução de R$200,00. Será que este modelo já possui o firmware novo?
Usando oALEXANDRE GUZZARDI - LONDRES
18/01/2008 às 14:35
hahaha este site esta se tornando cada dia pior…quando liberdade de expressao se torna briga, ja era.
Usando oFernando Alves
20/01/2008 às 02:28
@Rafael Fishmann: Por acaso a Apple Brasil possui algum e-mail de contato? Na página deles não encontrei nenhum e-mail.
@Rafael Fishmann: Vocês do MacMagazine estão sabendo de algo a respeito de como a Apple Brasi vai liberar a atualização para os novos aplicativos do iPod Touch?
Usando oRafael Fischmann
20/01/2008 às 09:18
@Fernando: ligue para (11) 5503-0090 ou 0800-1-27753, se estiver fora de São Paulo.
Usando oLN
20/01/2008 às 17:56
Aqui está o abaixo-assinado pedindo que os novos aplicativos do ipod Touch sejam gratuitos. Mais de 11 mil assinaturas.
http://www.petitiononline.com/.....ition.html
Usando oAmanda M
20/01/2008 às 22:47
Eu não tenho iPod Touch mas assinei o abaixo-assinado! \o/
Vou repassar para os meus amigos! []’s!
Usando oJoão Carlos de Pinho
21/01/2008 às 10:20
Primeiro foi a história do MacBook Air a preços “compatíveis com o dólar”, que no fim se viu que não era bem isso.
Hoje é essa notícia de que os iPod Touch vendidos a partir de agora já vêm com a atualização de firmware. Liguei para a Apple Brasil e eles não estão sabendo nada sobre isso. A única coisa que confirmaram foi que os lotes que estão nas lojas brasileiras são os antigos, sem os novos programas (o que não era difícil de imaginar). Perguntei se as pessoas que comprarem um iPod Touch a partir de agora receberão gratuitamente a atualização de firmware. Não souberam responder. E também não souberam dizer como será a atualização para quem comprou o produto antes de 15 de janeiro.
Ou a assessoria de imprensa da Apple Brasil tem acesso a informações que nem os funcionários da Apple Brasil possuem ou as informações que ela divulga estão sendo mal redigidas (ou mal interpretadas).
Usando oJoão Carlos de Pinho
21/01/2008 às 10:24
Ups:
o link do MacBook Air a preços “compatíveis com o dólar” está errado. O certo é este aqui.
Usando oKlaus Bach
21/01/2008 às 17:36
Tenho o iPod Touch de 16GB. Não é pelo preço, mas não acho certo o produto vender no Brasil e não podermos ter direito à atualização, uma vez que os modelos a partir de hoje já sairão com ela… assim como está disponível nos US, deveria estar disponível para nós comprarmos… aliás, faz falta uma loja iTunes no Brasil….
Usando oThanatos
31/01/2008 às 21:50
Bom… Vamos lá…. TENHO um iPod Touch, devido a isso posso dizer com toda a certeza a respeito de algumas coisas como por exemplo:
Já existe há muito tempo esses softwares do iPhone para o iPod Touch. Eles foram hackeados do iPhone para funcionarem no iPod. Para instala-los bastava voce fazer um jailbreak no seu Ipod para colocar diversos aplicativos no seu iPod(so para ter uma ideia tenho um emulador de Playstation no meu iPod)…
@Klaus Bach.
As atualizações de Firmwares são gratuitas e quase que obrigatórias, pois sempre o iTunes verifica e avisa quando tem um novo firmware!! Então não importa em qual versão voce compre seu iPod Touch, voce podera chegar em casa e atualiza-lo tranquilamente atravez do seu iTunes.
Lembrando para alguns, que especificamente nesse caso, se fala firmware como uma atualização de “Sistema Operacional”, enquanto na verdade uma atualização de firmware seria uma mudança de como o Hardware deveria comportar!!(so lembrar da epoca que o pessoal atualizava o firmware do DVD-RW para que o mesmo pudesse gravar a segunda camada)
Realmente faltava uma loja do iTunes Store no Brasil….Hmmm acho que mellhor não… pois senão iria comprar muita musica devido a comodidade que o iTunes de dá para que voce compre musica nele….. Quem já andou pelo iTunes store sabe do que eu estou falando….
Acho mais que justo a Apple cobrar pelos Softwares, afinal de contas esses softwares não foram desenvolvidos para serem do iPod!! e quem quiser que compre!! eu por exemplo estou nesse exato momento procurando um lugar para que eu possa baixa-los de graça(essa pagina foi resultado da minha busca), pois quero que rode o software da Apple em vez de um hackeado xD..
O iPod Touch é basicamente um iPhone, não é assim “totalmente” diferente. O iPod so não tem as funções de Telefone Movel(não tem SMS e afins((nda que uma visita no site da operadora para enviar o SMS nun resolva))) pois para que todos tenham uma ideia certa vez vi um artigo que falava sobre o entrada de audio no iPod, (Isso mesmo uma porta que voce possa colocar um microfone) permitindo assim que voce instale o SKYPE e realize telefonemas (VOIP). Para quem acha que estou sendo um pouco exagerado e que isso não exista confira ai uma materia em portugues e com um video mostrando a coisa funcionando!!
http://tecnomancia.wordpress.c.....ipod-touch
E mais uma coisa sobre ao quanto eles são parecidos… Nos “Firmwares” antigos voce podia encontrar falando que voce possuia um iPhone e não um iPod!!(esse nun tenho um link para mostrar não procure ai http://www.google.com)
Acho que sobre o iPod já esclareci algumas coisas!!!
Agora, @Rafael
Realmente, acho que blogs tem o direito de mostrar a sua opnião sobre um assunto, MAS ainda assim seria muito mais interessante se antes de qualquer pessoa divulgar ou mostrar sua opnião sobre alguma coisa em um blog, ela deveria ter que como comprovar ou ter o conhecimento o bastante sobre o assunto(não falo que voce deveria ter um iPod touch na sua mão para poder falar algo, mas que pelo menos buscasse assuntos relacionados a ele) para que quando qualquer outra pessoa mostrasse uma opnião contraria, ela ter os argumentos e EDUCAÇÂO na hora de responder, afinal de contas não é porque voce esta falando com uma pessoa na NET que voce TERIA o direito de falar como falou, principalmente no seu caso, pois estamos falando de um colaborador da revista Mac+ onde a sua imagem passa ser tambem a imagem da Revista Mac+ (Qualquer coloborador de qualquer empresa sabe do que eu estou falando). Não se sinta mal pelo que estou falando, pois somente isso é minha opnião se eu estiver errado ou enganado em alguma parte por favor que mostre meu erro, pois uma critica para mim, revela onde eu devo melhorar!!
@João Carlos
Realmente, voce fez a coisa certa… foi buscar direto na fonte o que passava sobre um assunto, não escutou uma fonte duvidosa e foi buscar a certeza… xD
Bom, espero que para alguns meu comentario possa acrescentar em algo sobre esse assunto..
Até
Usando oLuciano
02/02/2008 às 14:37
o problema todo não são os 5 programas, mas o resto das atualizações que o acompanha: Porque quem compra os 5 programas tem direito a ler letras de musica e trocar os icones de lugar e os que nao compraram nao tem? AFINAL LER LETRAS DE MUSICAS seria um recurso elaborado para os usuarios do ipod, e nao do iphone, certo?
Usando oFelipe Cepriano
02/02/2008 às 15:31
Luciano, você pode atualizar pro 1.1.3 e obter todos esse recursos novos (letras, atalhos na home page, etc…) de graça.
O custo é para desbloquear os 5 programas. [Que já vem com o 1.1.3, você paga só pra desbloquear.]
Usando oJ
24/03/2008 às 22:22
Vai se fuder a Apple !!!
Usando oEu comprei 1 dia depois do anúncio dos novos programas nos EUA e o meu Touch veio sem atualização e nem direito a instalação. Isso é SAFADEZA !!! Porra, a Apple sabe quando uma pessoa adquiriu e instalou, afinal, o cadastro é obrigatório quando se liga pela primeira vez pq nem a droga do programa vem no pacote, vc tem que mofar 3h com banda larga na frente do PC pro Touch ser usável.
A Microsoft está liberando atualizações de software do Zune 2 pra geral. Se fosse ela cobrando pelo SP1, SP2 ou o futuro SP3 do Windows todo mundo ia estar malhando, mas como é a empresa da maça o usuário é que é o bandido da estória ? Ahhh, vai catar coquinho, tu é um comprado !!!
Lucas Cordeiro
29/07/2008 às 21:09
E agora agente ta no meio do ano..e ja conseguimos atualizar i Ipod touch pra 1.1.4 eu ja fiz isso no meu..de graça
Usando o