« Apple libera updates para a suíte iWork ‘08 Steve Jobs e iPhone no MADtv »

Enquete MM mostra um certo equilíbrio no uso de softwares piratas entre os leitores do site

Um tanto surpreendente o resultado da nossa última enquete, na qual perguntamos “Qual a porcentagem de softwares originais você tem instalada no seu computador?” Confiram o gráfico:

Enquete MacMagazine

Como podem ver, considerando as respostas como um todo, tivemos um certo equilíbrio entre os que disseram usar mais softwares piratas e os que disseram optar por softwares originais — sejam eles comprados, gratuitos ou de código-aberto. O maior grupo (numericamente), porém, foi o que respondeu 0%, ou seja, onde a pirataria domina.

Curioso foi que menos de 5% das respostas foram de pessoas que preferiram não responder; é claro que, imagino eu, quem não quis responder mesmo nem sequer escolheu esta opção, simplesmente ignorou a enquete.

Por outro lado, é muito feliz ver que, combinados, mais de 1/3 dos participantes da enquete afirmaram ter mais de 75% dos softwares originais instalados em seus computadores. Esperamos que os números correspondam à realidade!

Iniciativas como o MacHeist, amplamente divulgadas em sites do mundo todo — incluindo o BLOG.MACMAGAZINE — são ótimas para combater a pirataria de softwares. Unindo isso à diversas alternativas gratuitas e de código-aberto que hoje estão disponíveis para todos, não há mais desculpa para continuar cometendo esse crime virtual.

Agora, queremos saber de vocês o que farão se a Apple decidir lançar o iPhone no Brasil. Participem votando na enquete na coluna lateral direita do BLOG, nós agradecemos!

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express.

13 Comentários


  • Salun Marvin

    Enquanto coisas como o MacHeist ajudam a combater a pirataria, juízes brasileiros fazem o contrário.

    Quanto às pessoas que votaram que não preferem dizer, estranho hahaha

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Bruno Casarini

    Algumas pessoas devem ter pensado “prefiro não dizer que são todos piratas”.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • Paulo Otavio

    Eu sou do “75% ou mais”.
    Apesar de que eu uso Linux, infelizmente, eu ainda tenho instalado o Ruindows Pirata no meu PC, apesar de não usá-lo quase nunca…
    No meu Mac, eu não sei: comprei usado e não vieram os CDs…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b2 no Linux Linux

  • Inside

    Eu uso alguns softwares piratas, porém com dó no coração, pois alguns eu gostaria mesmo de comprar, mas não tenho acesso por não ter cartão, ou paypal, ou algo assim…

    Meu notebook velho tem Windows original, e os demais 5 PCs aqui de casa também.

    AH! Meu Mac também é original ^^

    []’s

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • André Sugai

    Acho que a única razão para usar um software pirata seria a impossibilidade de pagar com cartão internacional o algo do tipo, todos os Mac OS que usei até hoje foram originais e digo, vale a pena comprar um sistema operacional da Apple original pois além de estar ajudando uma empresa que faz um produto bom você tem em sua casa os cd’s originais caso precise em alguma emergencia…. foi uma boa enquete!! :)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • edson

    1% ou 100% pra mim da no mesmo… a pessoa é safada.

    e sim… eu sou safado uso vista/osx piratex.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows Vista

  • Arimathéia

    Era de se esperar já que as empresas cobram preços absurdos em alguns softwares. Existe uma camada de softwares que devem possuir um indice bem mais favoravel como os da Panic e o Pixelmator. De qualquer maneira as empresas americanas vao aprender a vender com visão social agora em 2008 ou vão quebrar.

    A maquina do petroleo esta chegando ao fim pessoal.

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Arimathéia

    *deve

    Outro detalhe é que os softwares nacionais amplamente comercializados, e nem sempre de baixo investimento, possuem indices baixissimos de pirataria. A maioria deles no setor de automação comercial como os da Bematech. O problema é maior nos games e softwares de empresas internacionais. Acredito que quem deva procurar uma solucao sejam os desenvolvedores americanos que calculam sua base de preços baseada na economia conto-de-fadas deles.

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • RNT340

    Algumas pessoas “prefiram não dizer que são todos piratas”.

    Usando o Safari Safari 523.15 no Mac OS Mac OS X

  • Filipe

    Eu comecei a estagiar na área de desenvolvimento faz um tempo e tenho sentido na pele como eh difícil a criação de um programa, isso me fez repensar todos os meus conceitos sobre pirataria, na medida do possível vou usar softwares originais, mas vai da viabilidade tb, neh?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP

  • Esqualido

    Achei legal a Enquete.
    Na medida do possivel venho migrando do soft pirata para o Legal(registrado ou free).
    Vale citar o Site http://www.macZot.com que fornece desconto (de 30% a 70%) em um soft diferente a cada dia.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Mac OS Mac OS X

  • Ricardo H.

    É essa história de comprar programas no mercado é uim grande impercilho… Um “ara da informática” uma vez recomendou a uma prima a não comprar um Mac por faltas de programas, mas o fato é que aqui onde moro não software original nem para Macs, nem, para PCs, mas no mercado pirata você encontra muita coisa para o mundo Windows… mas se você tiver uma boa conexão dá para piratear programas de Mac… Na Americanas.com você ao menos encontra programas originais da Apple, Microsoft e Symantec para o Mac

    Usando o Safari Safari 523.15 no Mac OS Mac OS X

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2008/01/29/enquete-mm-mostra-um-certo-equilibrio-no-uso-de-softwares-piratas-entre-os-leitores-do-site/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Apple libera updates para a suíte iWork ‘08 Steve Jobs e iPhone no MADtv »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS