« Fundação OpenID ganha apoio de grandes nomes tecnológicos Evento Apple na última semana de fevereiro »

BLOG.MACMAGAZINE está fora do Prêmio iBest 2008, considera o concurso uma fraude

Fora do Prêmio iBest 2008É com muito pesar que anunciamos que estamos retirando o BLOG.MACMAGAZINE do Prêmio iBest 2008 — representado pelo atendimento da Fernanda Santos e da Thais Amorim —, tendo solicitado a nossa remoção imediata do concurso neste momento.

Tomamos conhecimento nos últimos dias que alguns sites (tanto na nossa quanto em outras categorias do concurso) estão realizando sorteios e promoções “estimulando” votos. Peraí, quem quer enganar quem aqui? Estamos tratando com um bando de ingênuos ou um time de experts em eufemismos? Em outras palavras e alto e bom som, consideramos isso compra de votos. Aliás, pior do que compra; neste caso, todo mundo acabaria recebendo pelo voto.

Tivemos uma extensa discussão com a organização do Prêmio iBest para termos certeza de que o concurso está de acordo com este tipo de prática. A resposta oficial, me enviada pela Thais Amorim, é a seguinte:

O iBest está acompanhando todas as votações e juntamente com a empresa de auditoria independente Deloitte, observa o comportamento de cada candidato referente aos votos que entram para o mesmo. Você pode ter certeza que cada ação é analisada pela Deloitte e nenhuma fraude passará no resultado final, como tem sido ao longo dos anos. Lembrando que as promoções realizadas pelo site candidato, de forma alguma é proibida, já que é de total responsabilidade do mesmo a premiação.

Mesmo jogando honestamente, o BLOG.MACMAGAZINE encontra-se no momento desta postagem na 7ª colocação do concurso na categoria Blogs - Tecnologia. Por não concordamos com a forma com que outros sites se utilizam para ganhar votos, e muito menos não aceitarmos que a organização do iBest permita esse tipo de coisa, estamos nos retirando da premiação.

Para a equipe MacMagazine, esse tipo de atitude gera clara e indiscutível manipulação de resultados. Preferimos nos ausentar a participar de um concurso fraudado. É evidente que, se decidíssemos “sortear um iPhone” entre os leitores do BLOG muita gente iria até o site do concurso apenas para participar do sorteio — possivelmente até mesmo não-leitores, que ficariam sabendo do nosso sorteio por outros meios.

Não precisamos disso; o reconhecimento diário que obtemos de todos vocês via comentários, emails e posts no nosso FÓRUM são mais do que suficientes para termos certeza da qualidade do nosso trabalho.

Uma coisa é querer ser popular, outra é ser o melhor.

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express.

66 Comentários

Páginas: « 1 2 3 Mostrar Todos


  • Jonas Pacheco

    O iBest não é um concurso público ou algo parecido. É uma iniciativa privada com seus próprios interesses. Acho acertada a decisão de sair da premiação, já que o MM não concorda com os termos aqui citados pelos próprios organizadores. Tratando-se da natureza de empresas como o iBest, creio que o boicote é sempre uma boa opção. É justamente a falta de feedback, a falta de público, a falta lucro, a falta de publicidade, a falta de interesse, entre outras tantas faltas, que realmente toca qualquer tipo de empresa.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Nick Ellis

    Respondendo ao André Sugai: Quando começou este hype do iBest eu não estava nem aí, mas ao ver que meu blog estava com 1% de votos, e muitos blogs importantes estavam fazendo campanha, resolvi participar. Mesmo com o post e com o banner, a quantidade de votos não aumentou muito, justamente pela dificuldade que as pessoas tem de fazer o cadastro.

    Ao ver que muitos concorrentes estavam sorteando brindes para quem votasse neles, resolvi fazer o mesmo. Eu já estava com um wireless desktop para sortear entre os meus leitores e resolvi fazer uma brincadeira, mas de forma alguma foi um “jogo sujo”, afinal, consultei o regulamento do iBest e a empresa que tinha cedido o produto para sorteio, e ninguém se opôs. A promoção já está encerrada, de qualquer forma.

    Respeito a opinião de todos, mas faço questão de me defender. Quem quiser continuar a discussão é só me enviar um e-mail: nick@digitaldrops.com.br.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Nick Ellis

    Só para completar, não obriguei ninguém a votar no meu blog. 95% das pessoas que comentaram e votaram no meu blog disseram que votariam nele de qualquer maneira.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • André Sugai

    Nada pessoal Nick porém eu já andava meio chateado por saber que o Meio Bit vinha fazendo isso e depois vi que o Digital Drops (dois blogs que costumo visitar diariamente) estava no mesmo caminho, achei muito “injusto” para pequenos blogs que possuem sua parcela de leitores concorrer com blogs com “estrada” e prestígio suficiente para premiar os leitores que votam ou até mesmos oportunistas que querem apenas o prêmio, na realidade isto é um reflexo da brecha que existe no regulamento da premiação, porém faz com que muitos candidatos bons sintam-se desistimulados a continuar.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Zé Carlos

    Pois é, com este tipo de condução do “concurso” o resultado não convenceria mesmo. :(

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Nick

    André, meu objetivo era premiar os leitores fiéis do meu blog, e não os leitores ocasionais, que chegam pelo Google, por isto resolvi fazer o sorteio desta forma. Não acho que tenha feito qualquer tipo de “jogo sujo”. Como eu disse a promoção já está encerrada.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • André Sugai

    Oi Nick, é claro que você jogou limpo pois está dentro das regras do iBest, o erro está nas regras, caso este tipo de comportamento se torne padrão a premiação irá se tornar apenas um concurso de quem pode mais, ou seja, nada justo para quem está começando…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • deOuro

    O verdadeiro prêmio está na fidelidade dos leitores.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • Bruno

    Eu acompanhava esse prêmio muito no seu começo. E desde o segundo ano dele, essa festa de sorteios ficou escancarada. Achei ridículo e nunca mais nem entrei em nada que tinha a marca deles.
    No começo, no tal segundo ano, eles se mostravam contra essa prática, mas nunca fizeram nada pra coibir a prática.
    Já vi tantos produtos caríssimos sendo sorteados, vcs ficariam bobos,
    Ponto pro Blog.MacMagazine!

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Tiago Celestino

    Realmente é uma vergonha. Antes não participar de algo assim. Já ouvi falar por alto, que muita gente paga pra poder ganhar, isso assim dizem pela a Internet a fora.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • fernando

    engrassado la no ibest aida ta o mm como uma opcao

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Mac OS Mac OS X

  • Alessandro

    O Premio iBest tá parecendo mais um fiasco, longe de serum premio sério e competente…

    estou tentando cadastrar o meu site, desde 28/01/08 e até agora não obtive uma posição sobre a inscrição já feita.. mais de 30 dias para aprovar um site ?? e enquanto aos que já estão ganhando votos ?? como é que pode ser uma concorrencia leal ???

    Estamos decepcionados com a organização do iBest, está mais para piada que premiação.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Euzébio

    Um absurdo! vejam o maior exemplo de trapassa é o site http://www.gratis.com.br ganhar todo o ano o concurso. Esses caras estao levando todo ano prêmio em dinheiro (30, 40 mil reais)…

    Agora me fala o seguinte? isso vale alguma coisa?

    daqui a uns dias eles vao ganhar premio de melhor design pela academia ibest!

    que piada!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

Páginas: « 1 2 3 Mostrar Todos

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2008/02/07/blogmacmagazine-esta-fora-do-premio-ibest-2008-considera-o-concurso-uma-fraude/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Fundação OpenID ganha apoio de grandes nomes tecnológicos Evento Apple na última semana de fevereiro »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS