O melhor pedaço da Maçã.

Safari 3.1 virá com suporte a download de fontes, CSS Transforms, CSS Animations

A futura versão 3.1 do Safari mais uma vez trará novos recursos revolucionários para a web, como a possibilidade de fazer o download automático de fontes não-padrão para visualização de sites com designs especiais, personalizados.

Publicidade
Fontes baixadas automaticamente pelo Safari 3.1

Fontes baixadas automaticamente pelo Safari 3.1: clique para ampliar

Além disso, ele trará suporte para CSS Transforms e CSS Animations, possibilitando usuários do Safari 3.1 (e iPhones, iPods touch…) renderizar páginas da web e WebApps com designs aprimorados e efeitos visuais executados em tempo real. Transforms permitirão redimensionamentos, rotações, skew, entre outros. Animations oferecerá recursos como os hoje possíveis via AJAX, como fades, crescimento de bordas quando o mouse estiver sobre elementos etc.

Integrações com as novas especificações do HTML5 são planejadas para esta versão, também. Ele aceitará, por exemplo, tags para vídeo e áudio, com suporte para inserção nativa de conteúdo multimídia em páginas da web, com customização total de controles de reprodução.

Publicidade

Para os desenvolvedores, possivelmente a melhor das novidades é o suporte à função JavaScript getElementsByClassName, que hoje em dia é mais ou menos atingida via uma série de “remendos” que pesam o carregamento de sites. Ela funcionará de forma bem parecida às já existentes funções getElementsByTagName e getElementById.

De acordo com a Apple, junto com as novidades citadas, o browser virá muito mais rápido. Confiram alguns benchmarks preliminares no artigo original do AppleInsider.

Quem quiser pode testar os nightly builds do WebKit aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Orkut se integra com ainda mais serviços de email

Próx. Post

caPhone: a invenção dos italianos ansiosos pelo iPhone

Posts Relacionados