« Guia MacMagazine para iPod touch (parte 2): sincronizando e desconectando Apple libera, depois de muita espera, o Mac OS X 10.5.2 »

Produtividade com iPhone

Colaboração especial por Everaldo Coelho.

O iPhone sem dúvida é um sucesso. Vários motivos me levaram a comprar um aparelho de telefone celular. E, como sou usuário de Macs, passados alguns anos o modelo da Apple me pareceu a melhor escolha. E foi, sem dúvida, uma grande decisão! Em pouco tempo, o iPhone se tornou minha principal ferramenta de gerenciamento e produtividade.

Everaldo com o iPhoneAcordo todos os dias ao som do iPhone. Configuro o despertador para tocar o ringtone “harpa”. É suave. Eu sou um cara sensível pela manhã e despertar com algo que se confunde com o som do alarme de incêndio do prédio não é algo que me alegra o dia. Dou uma olhada rápida no Weather para checar a previsão do tempo.

Duas vezes por semana eu vou à academia pela manhã para assistir minha filha na aula de natação. Tenho uma conta de e-mail .Mac e três IMAP, configuradas no iPhone. Enquanto minha garotinha mergulha com algum bichinho de borracha esquisito fabricado na China, eu, entre um aceno e outro, aproveito a conexão Wi-Fi para dar uma olhada rápida nos meus emails, verificar minha agenda, calendário para o dia, e uso esse tempo também para checar minhas listas de próximas ações.

No dia-a-dia adotei a metodologia GTD (”Get Things Done”, publicado no Brasil com o criativo nome: “A Arte de Fazer Acontecer”), do escritor americano David Allen. No Mac, uso o TaskPaper para gerenciar minha lista de tarefas. Eu o prefiro, porque diferentemente dos outros softwares GTD, ele é desenvolvido de modo a simular o uso de listas em folhas de papel. Um método simples e eficiente. Para sincronizar com o Notes do iPhone, uso o aplicativo AFPd e alguns aplicativos que eu mesmo criei no Automator, baseado nos scripts desenvolvidos pelo Spatialviews.com.

Meu modelo de trabalho me permite trabalhar em qualquer lugar do planeta onde exista conexão com a internet. E tento não fazer isso dois dias no mesmo lugar. Nas últimas semanas tenho desenhado em cafés, onde o ambiente calmo e introspecto me inspiram. Como gosto de trabalhar sempre em lugares diferentes, o Google Maps seria bastante útil. “Seria”, se eu soubesse qualquer nome de rua. Sou daquele tipo de cara que sabe ir, mas não sabe dizer como chegou.

O MacBook Pro e a mesa gráfica Wacom são ótimas ferramentas e tem toda a mobilidade que eu aprecio. Quando estou fora do Studio desenho por cerca de 3 horas e meia, que é em média a duração da bateria. Depois, enquanto meu laptop recebe carga para um novo ciclo, converso via chat com meus colegas do Yellow. Para chat, no iPhone, uso normalmente dois programas: o s4iPhone, que se conecta a rede Skype, e o BeeJive, para as redes MSN e AIM.

Existem outras ótimas opções de messengers online, como por exemplo o Meebo, e também aplicativos nativos como o Móbile Chat e o Apollo. Prefiro o BeeJive porque me permite permanecer conectado a rede por até duas horas, mesmo quando desligo o Safari. Aproveito esse período de tempo também para fazer minhas ligações telefônicas do dia.

Perto do fim da tarde, vou ao Studio onde faço revisão, gerenciamento e direção dos projetos que estão sendo desenvolvidos pela equipe de arte. Mais uma vez, uso o aplicativo Notes — que mais tarde vou sincronizar com o TaskPaper do MacBook.

Em trânsito, costumo ouvir audiobooks. É um formato novo para mim. Tem sido muito útil, especialmente para aqueles livros para os quais eu não teria tempo para ler no formato tradicional. Terminei agora “O Caçador de Pipas”, best-seller do escritor afegão Khaled Hosseini, e começo a ouvir “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter.

Infelizmente ainda não existe um bom editor de textos para o iPhone, apesar dele já ser hoje a minha principal ferramenta de redação. Este artigo que você lê agora foi criado em dois tempos. Parte escrita no MacBook, parte no iPhone. Uso o Mail como editor. Crio uma nova mensagem e a salvo como rascunho. Graças às configurações das contas IMAP, qualquer alteração feita no texto — seja no Mail do MacBook, do iPhone ou via webmail — é sincronizada automaticamente em todos os dispositivos.

Além de ser uma ótima ferramenta de produtividade no trabalho, o iPhone também tem sido meu companheiro de academia. Eu devo dizer que não sou um atleta fantástico, e nem um grande fã de academias. De fato, gosto de me sentir bem com meu corpo. Mas não faço parte do grupo dos que tentam se assemelhar aos modelos das fotografias de propaganda (pessoas pagas para não comer e regiamente recompensadas por não se parecerem em nada com seres humanos).

Meus treinos diários duram de uma hora e meia à duas horas, divididas em exercícios aeróbicos e musculação. Começo com trinta minutos de esteira ou elíptico e aproveito esse tempo para responder os emails que ficaram pendentes durante o dia. Quando há poucas mensagens, assisto algum episódio das minhas séries preferidas de TV: Lost, Dexter ou Heroes. Enquanto faço exercícios de musculação costumo ouvir podcasts — prefiro sempre os relacionados à psicologia ou empreendedorismo. Termino meu treino com mais meia hora de aeróbicos, comumente bicicleta ou elíptico. Faço isso enquanto leio o ebook “O Ócio Criativo”, do italiano Domenico de Masi, usando o aplicativo Books.app.

Além dos aplicativos mencionados, uso também: o Lockbox, um ótimo gerenciador de senhas e números de cartão de créditos. PDF view, entendo que muitos ebooks são disponíveis apenas em arquivos PDF. O Books é um ótimo aplicativo, mas infelizmente não é compatível com esse formato. Voice Notes, de um modo geral, minha preferência são por notas de texto. Mas quando as idéias vêm em momentos em que escrever não é uma possibilidade, esse aplicativo é bastante útil.

Muitas novidades interessantes devem surgir com a liberação do kit oficial de desenvolvimento (SDK) para aplicativos para o iPhone, no final deste mês.

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express.

24 Comentários


  • Kevin KO - Vitor de Castro

    Haha, você devia escrever um livro. “iPhone e Eu”

    Usando o Safari Safari 523.15 no Mac OS Mac OS X

  • Gabriel Scapin

    Pelamor… taí o tipo de cara q naum imagino tirando férias de fato…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 no Windows Windows XP

  • Arimathéia

    Que nada! :D

    O Everaldo é meu parceirão de longa data. Gente e profissional da melhor qualidade.
    Ele leva o iPhone, portabilidade e produtividade a sério mesmo.

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • juju

    Parabéns, ficou muito bom o artigo”

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Hener

    Gostei da dica do BeeJive ;-)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Marcelo S

    Nossa, só de ler a rotina diária fiquei cansado rsssssss.

    Muito bom o artigo, simples, direto e o que é melhor sem firulas.
    Pena que não tenho um iPhone, mas o meu iPod Touch já me ajuda muito, para as viagens que faço é o melhor companheiro!!!

    Viajar pelo interior do Rio as vezes levo de 4 a 8 horas e meu iPod dá um grande suporte.
    Imagine se fosse i iPhone huhuuhuhuhuhhu

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Compulsivo

    Boa Kelvin!!! Pode crer Hener, valeu pelo BeeJive Guilherme, também não conhecia.

    []’s
    Compulsivo

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

  • Ernane

    muito bom
    bem produtivo ,gostei desse artigo
    era bom se os outros membros do macmagazine fizesse um artigo semelhante
    para vemos como eh a sua vida usado os produtos da apple e como eles mexeram na sua vida.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows Vista

  • Xico Pires

    Parabéns pelo texto e pelo estilo de vida! Nada como conseguir unir família, trabalho, produtividade e … saúde!

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Bruno (TaRuGo)

    Acho que fiquei fã desse cara!

    Alguem me arruma o contato dele pra trocar umas idéias!
    Meu sonho ser tão movel e pratico de tal maneira!

    Só uma pergunta.. esses audiobooks são em Ingles correto?

    =)

    Grande Abraço!

    Usando o Safari Safari 523.10.6 no Mac OS Mac OS X

  • Vladimir Cezar

    Esse foi provavelmente o MELHOR post que eu já li sobre iPhones. Valeu.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

  • Léo - Vitória (ES)

    Bruno, também gostaria de saber, tem vários livros que gostaria de ler, mas infelizmente me falta tempo e paciência para tal. Sempre quis ter audiobooks mas os mesmos em português são dificeis de achar.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows Vista

  • Salvador Camino

    Muito bom mesmo, bem melhor que um post técnico que dá sono!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

  • Renato Lacerda

    Já tinha visto esse artigo no blog próprio
    do Everaldo.

    Desde que descobri a Yellow Icon, eu fiquei
    fã do cara. Suas palavras são simples e diretas.
    O cara passa uma harmonia muito boa pra quem
    lê. Sou fã do pessoal que trabalha na Yellow, junto
    com ele, como é o caso do Arimathéia. Profissionalissimo
    o trabalho deles.

    É isso aê. Fui.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Joel Cipriano

    Onde agente pode encontrar esses audiobooks?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Carlos Vargas

    Cara… é eu acho que isso poderia virar uma série com algumas dicas para de produtividade com iPhone, pois eu fiquei bastante interessado em entender certos procedimentos em detalhes. Como a sincronia das notas por exemplo, até dicas de podcasts…

    Taí a sugestão…

    Usando o Safari Safari 523.15 no Mac OS Mac OS X

  • everaldo

    Links para audio books em português:

    http://www.audiolivro.com.br/ ( Pagos, mas com ótima qualidade )
    http://www.navegamp3.org/ ( Grátis, mas nem todos tem boa qualidade de som )

    Vc encontra Cds em formato mp3 em diversas livrarias e pode achar muita coisa boa procurando no google e nos torrents da vida.

    Obrigado pessoal!

    Usando o Safari Safari 523.15 no Mac OS Mac OS X

  • Joel Cipriano

    Obrigado Everaldo :)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Joel Cipriano

    Ah… acabei achando um muito legal tb: http://www.voolume.com

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Joel Cipriano

    Acabei de ver no iCali que a suite do Zoho tem uma versão especial para iPhone.

    Tá aí o editor de textos que você precisava :)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Clênio

    O Everaldo tem a rotina produtiva que eu sonho ter huauha
    Porem ainda tenho que escalar um pouco…
    Meu mp3 de 64mb e um bloquinho de notas assim como os 3 desktops que uso diariamente não são lá tão produtivos/úteis quanto um macbook e um iphone. Auhaua mas um dia eu chego lá.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • Eduardo

    Everaldo,
    na sua opinião, qual o melhor “kit” para aplicar o GTD para usuarios Mac que possuem iPhone?
    Poderia detalhar o processo que integra ical, address book com o automator?

    abs e obrigado!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

  • everaldo

    No caso de quem tem o iPhone ou iPod Touch o melhor kit é o taskpaper e os scripts q menciono no Post. Para quem tem iPod Classic ou Nano sugiro o Actiontastick q é ótimo e gratuíto.
    Para sincronizar suas tarefas com o Notes você encontrará um tutorial do Automator no Spatialviews.com. O iCal e o Address Book são sincronizados com o iPhone via iTunes.

    Grande abraço!

    Usando o Safari Safari 523.15 no Mac OS Mac OS X

  • Claudio Machado

    Everaldo, tenho um iphone e gostaria de inserir livros para leitura, só que no meu não tem o aplicativo e-books.app, como e onde baixo este aplicativo e como o instalo? Obrigado e agurdo.

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2008/02/11/produtividade-com-iphone/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Guia MacMagazine para iPod touch (parte 2): sincronizando e desconectando Apple libera, depois de muita espera, o Mac OS X 10.5.2 »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS