Nem tudo são flores no SDK do iPhone, é claro. O Michael Arrington, do TechCrunch, reuniu algumas informações sobre limitações já encontradas, que não necessariamente afastarão desenvolvedores, mas podem limitar algumas idéias e inviabilizar alguns projetos.
A primeira delas tem relação com serviços VoIP, por exemplo. Estes serão limitados via conexão EDGE (continuarão funcionando via Wi-Fi, porém) — evidentemente para não comprometer a relação da Apple com as operadoras do iPhone. Tal possibilidade acarretaria em prejuízo tanto para elas quanto para a própria Apple.
Programas de desbloqueio de SIMs, é claro, serão proibidos na App Store — junto com uma série de outros comentados por Steve Jobs durante a sua apresentação: pornográficos, que invadam a privacidade do usuário, que possam comprometer sua segurança ou qualquer coisa do tipo.
A dúvida da vez é sobre a neutralidade que a Apple terá caso determinado desenvolvedor (ou a própria empresa) decida criar um aplicativo que permita que usuários de iPhones comprem músicas na loja Amazon MP3 (uma das maiores concorrentes da iTunes Store), por exemplo. Esta pergunta permanece sem resposta, por enquanto.
Outras obrigatoriedades — mais técnicas — dizem que os desenvolvedores devem seguir as APIs públicas apenas da forma que a Apple os instruir para tal — garantindo, ao menos, estabilidade. Os aplicativos não poderão gravar dados em lugar nenhum além da sua área específica e particular — o que significa que programas não poderão modificar dados de outros programas.
Talvez um dos maiores problemas seja a limitação de apenas um aplicativo aberto por vez imposta pela Apple. Ela diz que, assim que o usuário volta para a tela inicial ou troca de aplicativo, o anterior é automaticamente fechado. Isso significa que não serão possíveis (ou, pelo menos, não da forma como estamos acostumados no desktop) programas de download de torrents, por exemplo, algo que usuários costumam fazer em background, enquanto realizam outras tarefas.
Imaginem que não será possível nem mesmo estar navegando em alguns sites e, enquanto eles são carregados, poder trocar para o Mail para ler algumas mensagens; sim, como podem imaginar, no momento em que o Mail é carregado o Safari fecha e a conexão é cortada. Aplicativos de mensagens instantâneas (como o AIM, já apresentado aqui) também serão comprometidos por isso.
Difícil é dizer se tal limitação trata-se de uma simples vontade da Apple ou se foi afetada pelos recursos de CPU e memória disponíveis nos iPhones de hoje em dia. Quem sabe, no futuro, com a evolução dos aparelhos, ela deixe de existir.
[Dica do Fabio Seixas.]






ilo
07/03/2008 às 21:47
a gente tem q lembrar que o iphone eh uma plataforma MTO MTO MTO recente, mta agua ainda vai rolar por essa ponte, muita coisa ainda vai ser mudada, e a apple quer conquistar a maior fatia possivel do mercado, portanto vai continuar aprimorando o aparelho. Provavelmente o que estamos listando como problemas agora, poderam em menos de 1 ano estar sanados. Para um produto tao jovem e tao bem sucedido isso é pouco.
Usando oFilipe
07/03/2008 às 23:06
A questão de se permitir um aplicativo por vez talvez esteja relacionada à arquitetura do software utilizado. É que permitir “multi-tarefa” traz complicações adicionais no desenvolvimento com relação ao gerenciamento de processos e à interface gráfica, com as quais a Apple possivelmente não quis se envolver.
Usando oCelso Dantas
07/03/2008 às 23:07
Isso que iLo falou é verdade.
Usando oJefferson Alexandrino
07/03/2008 às 23:09
Eu acredito nos meninos =)
Usando oAcho que tao logo sairá versões alternativas de firmware que permitão fazer mais do que os originais permitem.
Daniel
07/03/2008 às 23:11
Alguém conseguiu baixar o SDK? Só fala “Try your request again”…
Usando oAlguma solução?
Salvador Camino
08/03/2008 às 00:03
O sdk do iphone ta no mininova, é só olhar.
Rafael, por acaso vc se inspirou no meu título?
Usando oalexandre guzzardi-Londres
08/03/2008 às 10:18
Queria fazer algumas consideracoes: 1) Gostei muito de tudo o que foi falado na apresentacao, e acredito que a apple quando entra em um segmento, entra pra ser a melhor. Ate pouco tempo fabricava apenas computadores, entrou no segmento de musica com ipod e agora na telefonia. Creio que em um ano teremos o melhor e mais poderoso telefone que ja vimos. 2) Controlar cada programa para Iphone e a unica seguranca que a apple tem e nos tb…ninguem tem problema em pagar por um programa que realmente serve e nao vai colocar em perigo o Iphone, e isso so pode ser feito com rigico controle. 3) Descobrimos que Iphone e Ipod Touch sao um potencial incrivel em um segmento ate agora desconhecido: Segmento de jogos…aqui em Londres os rumores dizem que a microsoft fara um Office lite, pra rodar no Iphone, e o criador do jogo Doom ja disse que o potencial de Iphone e maior do que podemos imaginar. A sun anunciou sua plataforma Java pra rodar diretamente no Iphone…enfim…em um ano teremos no bolso o maior e menor computador ja inventado. Apple revolucionara o modo de usar um computador mais uma vez, ele vai estar dentro de seu bolso.
Usando o