« Proteja seu sistema operacional Joy of Tech: alternativas à tortura por afogamento »

Flash e Java no iPhone: mais razões para isso não acontecer

iPhoneTodo mundo já sabe o que eu acho sobre o Flash no iPhone. Não é porque não funcione. É porque a Apple não quer! É a chance dela de tomar o lugar do Flash como padrão de vídeo na internet. Mas eu não tinha pensado muito em porque o Java não poderia vir para o iPhone, além dos motivos técnicos presentes nos termos do SDK.

Eu estava lendo esse artigo aqui, do Apple Matters, e descobri mais algumas informações sobre o Flash e o Java no iPhone. Além de ambos serem padrões bem estabelecidos, tratam-se de padrões proprietários que não pertencem à Apple. Vejamos por que a Apple não precisa/não quer nenhum dos dois:

O Java, da Sun, permite que inúmeros aplicativos e diversos jogos sejam instalados em celulares e smart-phones que suportam a tecnologia. E isso, com certeza, é algo que a Apple não quer. Pra ela, todo aplicativo ou jogo que for entrar no iPhone ou no iPod touch terá que ser feito com o seu SDK. É uma forma dela controlar o que entra em seus aparelhos e ainda ganhar um dinheirinho com a venda dos aplicativos e jogos — coisas que ela não poderá fazer se ela permitir que o Java chegue no iPhone/touch.

Quanto ao Flash, é verdade que a Microsoft licenciou a tecnologia para ser incorporada em futuras versões móveis do Internet Explorer e no Windows Mobile. Só que licenciar significa que a Microsoft teve que pagar a Adobe para ter o Flash em seu sistema operacional para gagdets. Já pensou que a Apple pode inverter esse jogo? Já parou para pensar que, com isso, a Apple possa fazer com que a Adobe pague para ter o Flash no iPhone?

Por que? O iPhone e o iPod touch não precisam do Flash e muito menos do Java. Mas ambos precisam do iPhone. Faz tempo que o Flash está sendo deixado de ser usado no desenvolvimento de sites, principalmente os profissionais e de grandes corporações. E não ter o iPhone e o iPod touch como aparelhos suportados não contribuirá em nada com isso…

Quem escreve?

Filipe Alvarenga

Filipe Alvarenga
Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte (MG). Trabalha como Diretor de Arte em uma agência de comunicação. Começou a trabalhar com Macs em 2000, no seu primeiro estágio, e nunca mais parou.

42 Comentários


  • Arimatheia

    Faz muito sentido. Eu senti falta do Flash apenas no primeiro dia de iPhone. Agora até prefiro evitar sites que usem Flash sem falar que os portais com muitos ads animados carregam bem mais rápido.

    Por mim o iPhone não precisa de Flash.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Edson Andrade

    Realmente, Flash no iPhone não tem nenhuma vantagem qnd utilizei. E tbm evito acessar site q utilizam bastante Flash como em intro, menus, navegação..um saco. Por isso utilizo no FF uma extensão que bloqueia qq conteudo em Flash e libero apenas as convenienes pra mim.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Windows Windows XP

  • Marcus Roberto

    Olha, não vou morrer se ficar sem Flash no iPod touch, mas faz uma falta danada. E acho que o iPhone/iPod touch não está com essa força toda em navegação para que a Adobe pague à Apple para incorporar o Flash no iPhone. É o melhor gadgert portátil para navegação disparado, mas nunca chegará aos pés da quantidade de acessos por desktops e notebooks.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Fabio

    Isso é uma atitude tão Microsoft.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Mac OS Mac OS X

  • Rodrigo

    eu tenho um iphone, mas usei ele umas 2 ou 3 vezes.

    achei que o flash no iphone seria questao de tempo, quando eu comprei. parece que errei.
    pra mim, por exemplo, que opera com compra e venda de ações, ter o flash no iphone é essencial, já que minha corretora tem o sistema de compra/venda todo baseado em flash. um dos melhores do mercado, diga-se de passagem.

    dessa forma, pra mim, o iphone tem menos serventia q um controle remoto usado e sem pilha.

    cuidado apple, estão se transformando na prima rica de redmond.

    isso me dá nojo.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Alexandre Santiago

    Tem iPhones 16Gb de sobra na Apple Store de San Francisco na Union Square.
    Comprei 2 esta semana.
    Em Emeryville também tem.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Gustavo

    Bem, eu comprei meu iPod touch em janeiro, e ele tá praticamente encostado ali na gaveta, porque não tem muita serventia pra mim. Os softwares do Installer.app não funcionam direito, muitas vezes, então acho que só vou tirá-lo das “trevas” (leia-se gaveta) quando começarem a pipocar as apps feitas no SDK, como aqueles jogos animais que vimos no Keynote.

    Abraço!

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Jayson P. Santos

    Não sinto qualquer falta do Flash em lugar algum.
    Também não sinto falta do iPhone. Acho o aparelho grande e desajeitado.
    A Apple vai ter que diminuir a bagaça um pouco para eu gastar uma grana nisso.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Mac OS Mac OS X

  • Gustavo

    Em tempo: MINHA MÃE COMPROU UM IPHONE!!

    Eu com essa bost* de Nokia E50, e ela com um iPhone ;(

    triste…

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Xico Pires

    Não tenho [ainda] um iPhone, mas acredito que faça falta sim. Outras plataformas já possuem o plugin há muito tempo e sites em flash é o que mais tem por aí. Acessar um Globo.com, Terra e outros que fazem uso intensivo do flash faz falta. Sem falar no .FLV que virou padrão. O Safari do iPhone vê .FLV?

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Tadeu

    Putz, apple ta virando nova MS forçando tudo ser somente deles, tudo deles.
    Uma tristeza
    Flash domina a web, vão fazer uma nova tecnologia para isso também ???
    Java ate que vai porque o SDK do iphone parece bastante interessante, mas ainda e coisa de MS forçar a barrar para somente uma coisa ou desejo tremendo de venda de software

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b4 no Linux Linux

  • paulo

    flash e java fazem falta sim,
    é uma opcao a menos de paginas q podemos acessar a partir de iPhone / iPod touch
    quem nao tem esses plug ins instalados nos seus browsers???
    todo mundo tem, e por que?? por que é uma opcao a mais de paginas q podemos acessar,
    e se tivessemos essa liberdade a mais nos aparelhos da apple, seria melhor sim
    nós usuários teriamos sim a ganhar se a apple liberasse java e flash no iphone / ipod touch
    mas… como a apple é uma empresa, ela guia suas acoes no sentido de beneficar a empresa, e nao aos usuários,,
    e se nao é uma boa jogada para a empresa liberar flash e java nos seus aparelhos… fazer o q!!!
    mesmo assim, adoro meu ipod touch e quero comprar um iphone!!!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP

  • João

    Pelo fanatismo dos últimos posts, isso aqui tá parecendo o Apple Mania.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Windows Windows Vista

  • Eduardo Marques

    @Tadeu: na boa, a Apple sempre foi assim. Sempre foi uma empresa fechada, com soluções fechadas, para ter maior controle da experiência do usuário/usabilidade. Só porque a agora ela está crescendo, está ficando maior, as pessoas estão conhecendo mais ela e metendo o pau. Pra mim, ela sempre foi assim.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • gandralf

    @Eduardo Marques: Hehe. Você escreveu exatamente o que eu iria dizer. A apple é fechadona, mesmo. Sempre foi. Mas até aí, tudo bem. Às vezes me irrita, mas tudo bem.

    Mas, o lance de não liberar o flash no iPhone porque ela não quer é mais do que ser fechadão: é babaquice.

    O flash não faz falta? Faz sim, e para MUITA gente. Tem um montão de sites que precisam do flash para funcionar, e não estou falando de animações simples, não. Resultado: usuários são, simplesmente, prejudicados nesta história.

    E, para piorar, tirar o flash para favorecer o quicktime, se for verdade, é A MAIOR BABAQUICE que ela poderia fazer. Sempre agradeço quando vejo um site portar seus videos de Windows Media para Flash. Quicktime então? Aaaarrgh!

    Se isso for verdade, é motivo suficiente para eu boicotar o iPhone. Por atitude babaca da Apple.

    Que venha a concorrência! Android, é com você, filho!

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Diniz

    Nossa, a Apple até está aberta nos últimos tempos… Existiu uma época que TUDO que um Mac tinha, de saída para impressora a conexão de teclado (ADB) era proprietário e fechado, fabricado pela Apple e exigia um conversor (que não era muito barato) para funcionar em qualquer coisa “não autorizada” pela Apple. Até as saídas VGA das máquinas Apple eram patenteadas e para conectar um bom e velho samsungão num Quadra ou num Performa, você tinha de comprar adaptador.

    Mas a erdade é que a Apple abriu um pouco as coisas no mercado de Mac, com USB, Intel, etc. Se for pela lógica, o mesmo só deve ocorrer em iPhones daqui a alguns anos…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Windows Windows Vista

  • Soulfeeder

    Eh, a cada dia q passa minha vontade de ter iphone diminui. Eles querem monopolizar o mercado de celulares e agora ainda querem ditar as regras, dentro do desenvolvimento web e de softwares, sem quem ninguem perceba. Um jogo as escuras.

    Eu acho que os macs se popularizaram depois de migrar p processadores intel, abrindo novos horizontes e se equiparando aos pcs, no que diz respeito a qtidade de softwares; e agora eles fazem o contrario com o iphone?

    Sou apaixonado pela apple, mas p gamar no iphone so depois dele pintar o cabelo, fazer as unhas e rever sua postura. Rs rs

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Mac OS Mac OS X

  • Marcus Roberto

    Tenho muita vontade de comprar um iPhone e dar meu iPod touch para meu irmão, estou esperando a segunda versão, com 3G, para ver como será. Mas além disso, vou continuar acompanhando as decisões da senhora Apple e também ver como se sairá o sistema Android. Gosto muito do Google e sei que eles são completamente abertos à modificações e customizações. Se a Apple continuar dessa forma, bye-bye iPhone pra mim.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Filipe Alvarenga

    E eu ainda esqueci de falar outra coisa.

    Não adotar o flash também está favorecendo outro produto da própria Apple: o Apple TV.

    Por enquanto, apenas o YouTube está liberado no Apple TV. Mas já imaginou se outros sites converterem seus vídeo para o formato H.264? Mais vídeos poderão ser vistos tanto no iPhone quanto no iPod touch e no Apple Tv!

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Marcus Roberto

    Filipe, acho muito difícil outros sites converterem seus vídeos somente por causa do iPhone e Apple TV. Mais fácil ignorar alguns poucos porcentos de acessos que não leiam Flash do que ter o trabalho de converter toda uma videoteca.

    Usando o Safari Safari 419.3 no Mac OS Mac OS X

  • Filipe Alvarenga

    Não sei não. O YouTube fez isso. A FoxNews fez isso. A CNET fez isso. E até a BBC tá fazendo isso…

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Igor Musardo

    Filipe, quero descordar de você netas palavras “Faz tempo que o Flash está sendo deixado de ser usado no desenvolvimento de sites, principalmente os profissionais e de grandes corporações.”. Ele até pode estar deixando de ser utilizado da maneira errada que muito “webdesigner” utilizou, com aquelas animações exageradas ao melhor estilo “árvore de natal”. Tudo no site era Flash. Com ActionScript a Adobe deu um poder aos desenvolvedores, não aos webdesigners para criar sistemas em flash.

    E recentemente a Adobe liberou a versão 3.0 do Adobe Flex, um aplicativo específico para desenvolvimento front-end para sistemas WEB e também desktop com o Adobe AIR. E na minha opinião desenvolver o front-end de uma aplicação em Flex (Flash) resolve o problema de renderização das páginas HTML entre os browsers. E como o foco é desenvolvimento de sistemas, e não sites, eu acho muito interessante o IPhone possuir o plugin do Flex.

    E de fato, acho que travar o IPhone do Flash e do Java, que rodam no MAC OS uma grande besteira da Apple, pois com certeza os concorrentes que estão preparando para o IPhone terão esse suporte!

    Abraços,

    Igor Musardo

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista

  • Arimatheia

    A Apple pode simplesmente fazer com que o QuickTime renderize Flash no iPhone, assim como já aconteceu no passado enquanto não havia versão oficial para OSX.

    Alguém se lembra dessa época? Tempos de Cheetah…

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Arimatheia

    @Filipe Alvarenga

    Concordo 100% com você.

    E quando outros por ai dizem que os usuarios do Safari do iPhone representam apenas uma pequena fatia, lembrem-se que só no Brasil já somos responsáveis por 8% do tráfego web via mobile. 8% é diferença pacas de resultado para empresas sérias.

    Notem que a nata dos grandes centros de informação dos EUA e até mesmo aqui do Brasil usa Mac e tem percepção do poder de mercado da Apple.

    O Steve não dá ponto sem nó.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Celso Schneider

    Tudo isto é uma questão de tempo, ter Java ou Flash no IPhone, o produto está ocupando a sua parcela de mercado e a Apple quer que ele se solidifique no seu segmento para começar a fazer concessões a outras empresas proprietárias de tecnologias. Bem compreensível nesta área de negócios.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • ispic

    O que eu acho estranho é ser a favor da apple continuar assim “fechada”, mas gostarem do jailbreak (sera por causa do nome? rs ) concordo com a parte do Java, mas o flash não é só para video, perdemos experiência em muitos sites na internet, penso que apple teve que fazer acordo com o google (pagar) para ter os vídeos convertidos em seu formato e tem receio de ter o flash na plataforma e isso acabar se perdendo…

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Silas

    Salve,

    o “não precisa” acho meio imaturo.

    Apesar da diminuição de sites/aplicativos web em flash ainda existe zilhões de flash usado, sites usados, hot sites( o melhor uso do flash ) além de vários sites de videos, que se não fosse o flash o cosumo de vídeo na web seria muito baixo. Imagine ver filmes quicktime, wmv ou avi, ter que esperar download de arquivos grandes, pois até hoje não vi arquivos desses formatos com a qualidade de flvs com o tamanho “acessivel” dos flvs.

    Já viu o site da VW em londres, se não me engano? É flex/flash, super legal, acha que ninguém vair querer ver ele num dipositivo móvel?

    Sobre java, ela corre o risco se deixar java e se não deixar o java entrar. Acesso a banco aqui no Brasil a maioria usa java, e tenha certeza que tem gente que acessa por dispositivo móvel.

    só isso!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux

  • Filipe Alvarenga

    @Silas, já tem banco desenvolvendo aplicativo próprio para celulares. O Banco Real é um deles. Seguindo essa idéia, nada impede que os bancos lancem seus próprio aplicativos para acesso pelo SDK…

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • gandralf

    @ Filipe Alvarenga: “Mas já imaginou se outros sites converterem seus vídeo para o formato H.264″

    H.264 é o formato do vídeo, não do arquivo. Um FLV, assim como um AVI ou MOV podem conter, dentro deles, um video H.264. A diferença é que, se um site disponibiliza um vídeo em um arquivo AVI ou MOV vou ter que usar os plug-ins fedorentos da Apple ou Microsoft, que causam dores de cabeça infinitamente maiores do que o Flash.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • gandralf

    O ideal seria que o video estivesse num formato padrão aberto, e um abraço. Até mesmo um MKV cocozento é melhor que MOV, neste aspecto. Mas dia de são nunca à tarde isso vai acontecer.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Alcebiades

    Mas será que os bancos vão usar o SDK para desenvolver seus aplicativos, seguindo as (até onde eu vi) hiper-restritivas medidas de distribuição e mesmo de execução ditadas pela Apple? E fazendo seus programas no SDK, não vão fazer para os Nokia ou Sony da vida? (Me corrijam se eu estiver errado: para fazer um programa no SDK do iPhone, você precisa de um Mac e o programinha resultante SÓ VAI rodar em iPhones, certo?).

    Acho que nenhum banco, ainda mais no Brasil, vai negligenciar a base instalada de fabricantes tradicionais como Nokia ou Sony.

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Silas

    Salve,

    Filipe pra celulares pode ter mas desenvolver uma versão pra iPhone usando o SDK e ainda está obrigado a colocar no iTunes pra ser baixado e ainda ter que pagar a Apple. Acho que isso não vai acontecer não viu. E mais fácil, seguro e acessivel a todos versões pra dispositivos móveis, não só celular.

    Além da segurança, por que uma coisa é usar o SDK, outra coisa é saber o que o SDK pode fazer com as informações e pior ainda informações bancárias, por que quando der merda a Apple sai de baixo e deixa o problema pra o banco.

    E dúvido isso acontecer.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux

  • Dark Side

    Muito bom o texto, e concordo em gênero número e grau e eu acho que a Adobe vai precisar portar o Flash pro iPhone sim.. lembra a historia da Microsoft desenvolver pro iPhone ? eu não dúvido que eles portem o Silverlight pro iPhone, já que a Adobe não faz a M$ poderia aproveitar esse terrêno e ter o Silverlight em praticamente 100% dos novos ambientes de devices portateis, com o Windows Mobile e o iPhone/ iPod Touch

    Usando o Mozilla Mozilla 1.9pre no Mac OS Mac OS X

  • Paulo

    Sou leigo no assunto do Flash por isso faço a pergunta:
    Por que e qual o motivo de o Flash não está sendo mais usado para Websites ?
    O que há de melhor para substituir o Flash no mercado atualmente ?

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Silas

    Salve,

    Creio que o principal motivo da diminuição de sites com flash seja a preocupação por parte dos desenvolvedores, clientes e tal com a acessibilidade e usabilidade dos sites. Pra rodar flash você precisa de plugin, pessoas que tem deficiência e usam outros meios sem ser navegadores comuns ( firefox, opera, ie … ) não tem acesso pois além de precisa do plugin sites flash tem pouca acessibilidade, geralmente leitores de tela faz o que ja diz, ler os textos, e flash não é texto.

    Mas a Adobe está se preocupando e já vi algo sobre está mais acessivel, mas acho muito dificil eles chegarem perto do velho html, e o uso de ajax também pode prejudicar, pois existem meios de acesso que não suportam javascript e tal, ai se o site for todo ajax, já era.

    Como site/sistema é focado no visitante/usuário e jamais querer expulsa-lo as pessoas estão repensando.

    Mas um ótimo uso do flash/flex é em hotsites ou aplicações tipo a loja da VW de londres.

    A tal web 2.0 também é um dos motivos.
    Acho que é isso.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Windows Windows XP

  • Tiago Celestino

    Realmente o Flash hoje em dia não é tão utilizado como antigamente. Basicamente é usado para aplicações “Rich Media”, ou melhor, a Adobe está investindo para esse lado.

    Acredito que se o iPhone rodar o Flash é óbvio que existirá sites especialmente desenvolvidos para o gadget e até msm pode se formar um mercado. O maior problema é que eu acho, é que a Apple está muito restrita, ou seja, ninguem pode fazer muita coisa com os produtos da empresa, tudo tem que ser apartir dela. Nos dias de hoje, atitudes como essas não são bem vindas no mercado, eu pelo menos penso assim.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Windows Windows XP

  • marcelo

    Sun: We’ll put Java on the iPhone
    http://www.infoworld.com/artic.....ava_1.html

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Widson

    Bom acho que o safari não tera futuro nem como brawser em desktop nem no iphone caso não incorpore a tecnologia flash e o java… ambos são muito usados quem consegue navegar no site da globo.com sem o flash video ou em um dos sites de compra e venda de ações como o itau trade e outros e logico que as corretoras correram atraz e lançaram uma mini page para cellulares como iphone e outros pda mas nem sempre eh o que a gente espera ja é possivel encontrar tecnologia igual ou até melhor que o iphone mas tudo terá suas limitações…

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Orlando Leite

    Sem querer ser chato, isto é coisa da apple, depois quebra a cara e volta atrás. Se você for parar para pensar, se a apple tivesse dominado o mundo no lugar da microsoft, seria uma coisa muito pior… Estes lances de restrições, só usar da forma que foi feito para ser. Tá, isto agrada alguns, mas muitos outros não. Para quem idolátra Steve Jobs, isto é “não dar um ponto sem nó”. Para quem trabalha com tecnologia, sabe o quanto é importante um padrão, e convenhamos, o safari só presta, hoje em dia, por isto.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Alex Deivid

    Embora alguns digam que nao precisam de flash/java, eu sinto bastante falta de ambos tanto no iPhone quanto no firefox do ps3 (do ubuntu). Quanto aos bancos, diversos deles ja otimizaram seus sites mobiles para iPhone, pelo menos o itau e banco do brasil fizeram isso.

    Usando o Safari Safari 525.20 no Mac OS Mac OS X

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2008/03/30/flash-e-java-no-iphone-mais-razoes-para-isso-nao-acontecer/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Proteja seu sistema operacional Joy of Tech: alternativas à tortura por afogamento »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS