Bastante impressionante o resultado da nossa última enquete, onde perguntamos o seguinte aos nossos leitores: “Você tem um computador desktop ou portátil?” Confira o gráfico:

Dos 664 participantes, mais de um terço afirmou ter tanto um desktop quanto um portátil. Logo em seguida, com 28,97%, veio o grupo dos que ainda estão presos às suas mesas, mas já pretendem adquirir um laptop. Dos que votaram, 20,51% afirmaram já possuir um portátil e que ele os satisfaz. Por fim, 10,7% disseram que usam um desktop sem qualquer problema e apenas 2,08% declararam ter um laptop, mas sem necessidade — isto é, poderiam muito bem ter um desktop.
Não deixe de participar da nossa nova enquete sobre o visual dos futuros MacBooks Pro. Participe votando na coluna lateral do site!







Tiago Cheregati
11/04/2008 às 13:04
Que eu saiba, “mais de um terço” não quer dizer “maioria”, como diz o título.
Vamos manter o nível do jornalismo, por favor.
Usando oRafael Fischmann
11/04/2008 às 13:09
@Tiago: que eu saiba 37,74% é o maior valor dos resultados apresentados acima. Isso é maioria. Você está confundindo com maioria ABSOLUTA, na qual é preciso de pelo menos metade dos votos.
E, desculpe, mas este site não é jornalístico.
Usando oLarissa Herbst
11/04/2008 às 13:54
Olha só… não esperava esse resultado!
Sempre pensei que precisava de ambos, mas hoje vejo que um portátil é suficiente pra mim… Meu PC em casa está totalmente parado, mas não que a possibilidade de um iMac por lá não seja tentadora
Usando oTiago Cheregati
11/04/2008 às 14:54
Concordo que esse site não é jornalístico.
Só faltou um pouco do capricho que você costuma ter nos seus textos.
Acho que, pra bolar títulos simples e inteligíveis, não precisa escrever coisa errada…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maioria
Maioria é um conceito matemático, ponto. Você é que está confundindo.
Maioria simples é 50% +1. A absoluta, sim, é relativa ao número de votantes possíveis.
A partir do momento em que, se você dissesse o contrário (maioria afirma não ter…), não estaria errado, apenas uma visão pode ser a correta.
Sugiro colocar a porcentagem no título. Ou “mais de um terço” ou ainda “maior dos grupos…” Qualquer coisa que, mesmo ambígua, não estivesse errada.
Se eu não fosse exigente, usaria PC.
Usando oTiago Cheregati
11/04/2008 às 14:55
Mas, claro, é um número surpreendentemente grande.
Usando oMárcio Doratiotto
11/04/2008 às 14:59
Hoje em dia acho uma necessidade de um desktop é somente para quem gosta de jogar ou mexe com edição pesada. Depois q comprei meu macbook eu vendi meu desktop para jogos, porque cansei de a cada 6 meses atualizar o hardware para rodar os jogos novos, e comprei um PS3. O Macbook supre com folga as necessidades e o PS3 é show de bola!
Usando oRafael Fischmann
11/04/2008 às 15:09
Tiago, desculpe, mas é Wikipédia contra Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:
MAIORIA
{verbete}
Datação
sXV cf. FichIVPM
Acepções
substantivo feminino
1 Diacronismo: obsoleto.
condição do que é melhor, superior; supremacia, primazia, excelência
Ex.: sua obra, pela inequívoca m. que manifestava sobre as demais, foi a premiada | a m. do desprendimento
2 a maior parte de; a maior quantidade
Ex.: a m. da população alimenta-se mal | a m. dos convidados faltou | a m. do terreno compõe-se de terra improdutiva
3 em pleito eleitoral ou em qualquer votação, o número de votos que dá vitória a uma pessoa ou grupo de pessoas
Ex.: ganhou por m. arrasadora | aprovado por m.
4 grupo que, numa assembléia, reúne o maior número de votos
Ex.: o governo não conta com a m. no Senado
5 grupo que se define por obter maior número de votos para um ou mais pontos de um programa
Ex.: a m. republicana | a m. petista
Locuções
m. absoluta
maioria que reúne no mínimo a metade dos votos mais um ou mais uma fração
m. relativa
maioria que reúne um número de votos superior àquele dos outros concorrentes, mas inferior à maioria absoluta
m. silenciosa
1 grupo de cidadãos numericamente majoritário que omite sua opinião ou se recusa a torná-la conhecida, esp. em matéria política, por desinteresse, apatia, preguiça, conservantismo ou motivos afins a estes
2 grande grupo de cidadãos cujos dirigentes agem a bel-prazer em razão de sua moderação [Empréstimo do ing. silent majority, de 1874, na acp. de 'os mortos', e da déc. de 1970, no sentido sociopolítico.]
m. relativa
maioria que reúne um número de votos superior àquele dos outros concorrentes, mas inferior à maioria absoluta
m. silenciosa
1 grupo de cidadãos numericamente majoritário que omite sua opinião ou se recusa a torná-la conhecida, esp. em matéria política, por desinteresse, apatia, preguiça, conservantismo ou motivos afins a estes
2 grande grupo de cidadãos cujos dirigentes agem a bel-prazer em razão de sua moderação [Empréstimo do ing. silent majority, de 1874, na acp. de 'os mortos', e da déc. de 1970, no sentido sociopolítico.]
m. silenciosa
1 grupo de cidadãos numericamente majoritário que omite sua opinião ou se recusa a torná-la conhecida, esp. em matéria política, por desinteresse, apatia, preguiça, conservantismo ou motivos afins a estes
2 grande grupo de cidadãos cujos dirigentes agem a bel-prazer em razão de sua moderação [Empréstimo do ing. silent majority, de 1874, na acp. de 'os mortos', e da déc. de 1970, no sentido sociopolítico.]
Etimologia
maior + -ia; ver mag-
Antônimos
Usando ominoria
Márcio Doratiotto
11/04/2008 às 15:49
Engraçado, não uso a wikipedia pra fundamento nenhum… qualquer um escreve, acho melhor a desciclopedia… pra dar risada um pouco.
Usando oFrederico Cintra
11/04/2008 às 16:25
a wikipedia pode ser uma fonte de informação mas nunca pode ser a principal fonte de informação, nem a única. ha inumeros erros na wikipedia
Usando oArimatheia
11/04/2008 às 16:43
Estes números vão mudar assim que o iPhone conquistar mais adeptos no Brasil já que muitos usuários de notebooks buscam a mobilidade apenas em termos de web, email e messengers.
Nas imagens da Apple parace que apostam na combinação do poder do novo iMac associado a mobilidade do iPhone com o OS 2.
Em muitos casos é meio ridiculo pagar mais por um notebook sendo que nao é tão portatil assim a ponto de ser confortavel ir a parques e shoppings.
O iPhone mudará este cenário, se é que não mudou pois basta acompanhar a curva de vendas de desktops após o lançamento do iPhone.
Usando oilo
11/04/2008 às 18:01
cara, notebooks sao tao bons, confortaveis, como diz o outro, a escolha entre note e desk eh soh o modo que vc usa, acabou, o meu note n sai daqui de ksa mais eu ando com ele pela ksa toda, acesso wireless e etc, meu pc mal é usado, eu n edito nada pesado e nem jogo mto entao, pra mim ta otimo o note, mais bonito, ocupa menos espaço e quando eu precisar eu levo pra onde quiser.
Usando oArimatheia
11/04/2008 às 18:21
Não sou contra notebooks. Apenas acho que o iPhone vai tirar vendas de notebooks nos casos dos usuários que apenas usam o Mac para web, email e messengers. Para este tipo de usuário, se ele tiver um iMac 24″, por exemplo, e um iPhone com 3G não precisará de notebook.
Usando oTiago Cheregati
11/04/2008 às 18:44
Sim. Também acesso o Houaiss e o Aurélio.
Aliás, fiz isso antes mesmo de escrever meu primeiro comentário. E, aposto, você não fez antes de bolar seu título.
Mais do que certo ou errado, acho que a sua preocupação deveria ser a de não bolar um título vago e impreciso.
Na era dos blogs acho complicado separar o que é ou não jornalístico.
Tem mais credibilidade quem informa com mais qualidade, seja um jornal, blog ou uma rádio. A audiência é quem escolhe quem vai deixar informá-la.
Considero muito suas notícias e esse blog. Por isso mesmo me incomodo ao ver algo publicado sem o esmero habitual.
Fato passageiro, espero.
Usando oRafael Fischmann
11/04/2008 às 18:58
@Tiago: não fiz porque sei o significado de “maioria”, não há nada de vago nisso, já publiquei diversos outros resultados de enquete nos quais também uso o termo. Eu não tenho culpa se você se baseou na Wikipédia pra interpretar a palavra. Não foi por falta de esmero, tenho o maior prazer em ouvir os leitores e fazer correções no minuto em que me alertam. Neste caso, porém, discordo totalmente de você. Abraços!
Usando oTiago Cheregati
11/04/2008 às 19:35
Não me baseei em nada inicialmente, a não ser no meu bom senso lingüístico.
Aposto que se você fizesse uma de suas enquetes, a maioria dos leitores do MM achariam que “maioria” remete à maior parte de um todo”.
Acompanho o blog há tempos, sempre de olho. Aposto, também, que a maioria dos títulos de enquete em que você usou a palavra “maioria” referiam-se, realmente, ao maior grupo.
Na real, acho que um estudante de comunicação social e que escreve em tantos lugares deveria se preocupar mais com a qualidade da informação que gera/transmite.
Só o que não ensinam no acadêmico é deixar o orgulho de lado de vez em quando.
Abraço!
Usando oRafael Fischmann
11/04/2008 às 20:36
É isso aí, você aprendeu, “maior parte de um todo”, tal como no gráfico acima.
Eu tenho certeza da qualidade de tudo o que se publica por aqui, é o que mais prezo, não se preocupe.
E não me fale de orgulho, por favor, porque eu não me lembro de ter tido outra discussão como esta sobre nenhuma sugestão/crítica de leitores do site, e estas chegam para mim diariamente. Só que, comigo, é preciso provar que estou errado.
Abraços!
Usando oTiago Cheregati
11/04/2008 às 21:13
Veja… Desculpe.
Peguei pesado. Você faz um grande trabalho em todos os lugares onde escreve.
O blog é seu, a bola é sua, você escreve o que quiser.
Mas, na boa, dessa vez o título ficou estranho, no mínimo. Eu achei mancada; eu não faria assim; eu evitaria.
Abraço,
Usando oLéo - Vitória (ES)
12/04/2008 às 10:50
Putz, que discussão sem sentido…
PARA MIM… Se é a maioria é pq é mais do que os outros e pronto.
Usando o