O melhor pedaço da Maçã.

Como melhor conservar a bateria do seu laptop

BateriaO site português TeK publicou recentemente um artigo com uma série de dicas sobre conservação de baterias de laptops, que resumo abaixo em forma de recomendações para todos vocês.

Publicidade

As dicas abaixo — é bom observar — referem-se a aparelhos com baterias de íons de lítio (Li-ion), as mais comumente utilizadas em computadores portáteis, hoje em dia.

  • Dê um ciclo de carga completo na sua bateria pelo menos uma vez por mês, se tiver costume de usar o seu laptop conectado à força por muito tempo. Isso significa deixá-la drenar até o talo, aguardar a mensagem de bateria fraca, salvar tudo… ah! Eu já expliquei isso antes aqui no BLOG.
  • Se for armazenar a bateria por muito tempo, certifique-se de que ela esteja carregada em pelo menos 50% da sua capacidade, a fim de evitar a exaustão total da bateria, o que poderia levá-la a um estado de “descarga profunda, potencialmente irrecuperável”. Apesar de as baterias de hoje em dia possuírem recursos para evitar esse tipo de coisa, é sempre bom se prevenir.
  • É recomendado que qualquer bateria seja conservada em uma temperatura entre 20 e 25 graus centígrados, nunca expostas diretamente a luz solar ou fontes de calor. Altas temperaturas podem fazer com que a bateria perca a sua capacidade de reter carga; baixas temperaturas impedem que as baterias sejam carregadas por um determinado período de tempo, mas este caso, pelo menos, é reversível.
  • Se for trocar a sua bateria ou comprar uma extra, atente sempre para a sua data de fabricação. Quanto mais nova for a bateria, maior será a sua capacidade/autonomia. Esse é o segredo para uma boa longevidade.

Outra dúvida bastante constante entre usuários é sobre deixar ou não a bateria no laptop caso o computador seja utilizado por longos períodos conectado à força.

Publicidade

A matéria do TeK afirma que, nestes casos, o melhor é retirá-la, uma vez que as baterias podem ser afetadas pelo próprio calor gerado pelos notebooks — se pensarem em MacBooks Pro, então, nos quais dá quase pra fritar um ovo…

A questão é que já li por aí, também, que mesmos nesses casos as baterias não devem ser removidas das máquinas. As baterias de íons de lítio, hoje em dia, já possuem inclusive sistemas internos de controle de sobrecarga, por isso é muito comum que o indicador de carga da bateria na barra de menus do Mac OS X raramente indique 100% (veja imagem abaixo).

Bateria na barra de menus do Mac OS X

Publicidade

Eu levo em consideração, também, o simples fato de que ter a bateria conectada ao meu MacBook Pro já faz dela uma espécie de no-break, e isso já me salvou MUITAS vezes! Faltou energia? No mesmo segundo o laptop alterna para a bateria, e você continua trabalhando sem problemas. Melhor assim, não?

Espero que tenha gostado das dicas. Compartilhe quaisquer experiências interessantes sobre esse assunto nos comentários deste post!

[Dica do Edson Andrade, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

13.573ª paródia comercial do MacBook Air: desta vez, MacBook “thin enough”

Próx. Post

Mac é Pop: MacBook Pro is in da House!

Posts Relacionados