Recentemente foi publicada mais uma lista de queixas sobre a linha de computadores e equipamentos da Apple. Será apenas mais lenha numa fogueira antiga ou há alguma razão por trás desta lista (que é mais uma para a pilha que já existe por aí)?
Eu tenho alguns pensamentos polêmicos sobre essas queixas recorrentes. Eles não passam de opiniões pessoais, mas acho que compartilhá-las pode valer a pena para mostrar o ponto de vista dum wannabe ousado e metido (esse sou eu!). Todos os argumentos abaixo mencionados nem tocam no tópico “eles fazem isso porque dá mais lucro”, que eu acho um tanto óbvio e batido: vou me dedicar às outras coisas, menores, mas que eu imagino serem responsáveis por muitas características “negativas” das iThings.
A falta de partes manejáveis pelos usuários (HDDs, memórias, placas de vídeo, aceleradores de partículas…) se justifica com a filosofia que penso haver por trás do Macintosh: ser um computador pronto pro uso e (quase) infalível em suas atribuições. Em outras palavras… Tire a mão daí, seu n00b, que você vai fazer minha máquina perfeita dar pau! está escrito em letras garrafais na couraça de todo Filho da Maçã.
Vamos e venhamos: nenhum Mac foi feito pra ser mexido (talvez o Mac Pro… talvez). Eles todos foram feitos para serem usados. Por conta disso, eu nem considero um ponto fraco a reclamação recorrente de que “Não há baias de expansão! Não dá pra trocar a tela! Não dá pra mexer nisto! Não dá pra mexer naquilo!”
Quem disse que isso é um defeito? É essa a idéia! Faz parte do mesmo princípio de que o Leopard foi feito para rodar exclusivamente em coisas desenhadas pelo povo de Cupertino, amém. Se houver um desvio muito grande em relação a esta trajetória, com certeza veremos a plataforma Apple virar um RWindows do século XXI. (Momento futurologia: Eu vejo um Open Computer!… eu vejo a tela azul da morte no Leopard!…)
Seguindo a linha de pensamento de que os Macs foram feitos para serem abusados, trocentas portas USB não seriam necessárias. Teclado, mouse, iPod1/iPhone, iPod2 e armazenamento externo/câmera. Já usei todas as portas disponíveis?… Se sim, eu digo: quer mais equipamentos? (simulo a cara-de-pau do homem de preto na apresentação do MacBook Air) Use conexões sem fio. Acredito que o raciocínio por trás disso seja, novamente, o fato de que Macs não foram feitos pensando em usuários que abusam, mas nos que usam. E usuários que apenas usam não têm uma horda de equipamentos USB pra conectar num computador pessoal.
Por fim, a imagem que faço dos produtos da Apple é de que são feitos pensando num usuário com conhecimento médio/baixo de computadores (Genius Bar te diz algo?) e que, justamente por isso, todos os equipamentos têm apenas o mínimo que precisa ser manejado para não darem defeito. Qualquer tentativa de alteração é desencorajada, justamente para fazer valer o It just works das propagandas. Mas faz parte da natureza humana querer mexer e customizar. A meu ver, a Apple murmura “Se você queria bulir nas partes internas, tivesse comprado um PC” sempre que alguém aparece com um mega-power-mod num Mac.
É chato, não poder abrir um iMac e meter seja lá qual for o hardware? É, mas só pra um power user. Poder trocar o HDD de um MacBook Pro é overkill para o usuário médio! Ele não é pequeno. Na minha opinião, um iMac não foi feito pros power users. Foi feito pros newbs. Pra quem não tem o menor tesão em ficar abrindo, desmontando, mexendo e fazendo experiências com os componentes internos só pra poder rodar Crysis no máximo de detalhes a 100fps (coisa que eu duvido os alienígenas que espionam nosso planeta terem conseguido até agora).
Por isso eu me apaixonei por ele, quando o vi. E por isso que eu não pretendo reclamar do fato de não poder mexer nas partes pudendas dele enquanto isso não for um fator impeditivo para eu, usuário médio, poder fazer com que meus aplicativos just work. (Photoshop, Firefox, iWorks/Microsoft Office, qualquer IM, iLife pra quando eu estiver com tempo livre, iTunes… esqueci de algo muito importante?) Ressalto o fato de que mencionei o iMac em meus exemplos porque ele é o computador dos meus sonhos (bonito, eficiente, compacto e quase sem fios), mas acredito que o mesmo é válido para qualquer computador com a bendita maçã brilhante no verso (menos pro Mac Pro). Por um instante eu achei que estava sozinho nesta linha de raciocínio, mas encontrei um artigo interessante que trata justamente da falta que faz na linha Macintosh um computador direcionado ao público prosumer (neologismo de professional consumers). Algo com a experiência de uso de um Mac, mas com a possibilidade de ser mexido e remexido, mas sem custar o preço de uma casa.
Quanto ao problema de sincronia mencionado na lista que citei no início do post, eu acho que é um tanto o quanto complexo desenvolver um sistema para manter “arquivinhos” (PSD de 20MB, anyone?) sincronizados assim, on the go… Não já dá pra fazer as coisas aparecerem magicamente no desktop só chegando em casa e sincronizando enquanto se toma um suco? Quando a conexão sem fios nas cidades for real e prática (hotspots? Poupe-me: ainda não entendi qual é o grande breakthrough deles, se só existem em microcosmos e são meio erráticos…), acho que o tipo de sincronia desejado pelo autor da lista pode esperar.
O problema do teclado e do mouse está aninhado bem no meio de uma das virtudes mais louvadas da Apple: design. Quando tive a doce experiência de desvirginar minhas mãos com um iPhone, a primeira coisa que pensei foi “Lindo, lindo, LINDO!… mas, pra um telefone, ele é tão horroroso quanto o NGage. Pelo menos a gente não fala com ele de lado, isto é” e na mesma hora decidi que ia querer um iPod touch prá minha vida. Vamos e venhamos: ele é muito largo, muito grande (Deus abençoe aquela tela!) e a idéia de ficar encostando o vidro dele na minha pele oleosa pra receber o ordens da minha chefe todo dia de manhã não dá nem um tantinho assim de animação… iTouch 4 LIFE.
Esse exemplo ilustra o quanto a praticidade máxima é sacrificada pelo bem do desenho exclusivo e sexy. O Apple Keyboard é lindo, mas não sou touch typist para poder falar da praticidade dele. A única dificuldade que tive ao usar um foi a falta do padrão ABNT. O mouse é mais lindo ainda! Se são ruins de usar, é o preço a se pagar. (Antes que digam qualquer coisa, uso um teclado da Microsoft que é horrível de feio, apesar de doce pros meus dedos, e eu não acho os mouses curvos, cheios de ondulações e detalhes coloridos bonitos: sempre fui fã do minimalismo da Fruit… digo, da Apple. Mas eu nunca usei um Mighty Mouse: I’m guilty as charged. Posso mudar de idéia sobre o sacrifício da praticidade em nome da beleza, depois de passar um bom tempo com um.)
Enfim, a meu ver, essas queixas são, essencialmente, coisas que ficam fora do escopo. Não são defeitos dos produtos da Apple, mas características deles. Ou a gente aprende a lidar com elas, ou deixa os produtos da Maçã pra lá. Tudo bem que as queixas podem ajudar os caras do Infinite Loop a ter idéias melhores e oferecer adições bem-vindas todo dia, mas eu acho que certas coisas (iMac com baias de expansão?…) não vão mudar nunca, pois fazem parte da essência de certos produtos.
And that, as they say, is that.







fernando
03/05/2008 às 19:54
Não entendi qual o problema do iphone. foi um dos menores e mais finos celulares que ja vi.
Usando oSergio Willian
03/05/2008 às 20:01
E é isso aí.
Usando oA coisa mais inteligente que ouvi hoje.
Celso
03/05/2008 às 20:01
heeh
Usando oconcordo com vc Halex.
Concordo que algumas coisa da maçã são em pro do sexy, da beleza e não tão pela praticidade. Assim como nossas namoradas em cima de um salto. Doi, incomoda. Mas o que vale, é o glamour. =]
Fausto
03/05/2008 às 20:59
Bem, peço uma revisão ortográfica do texto…
Usando oHalex Pereira
03/05/2008 às 21:26
@Fernando:
Usando oReferia-me à largura do iPhone. Se bem que as dimensões dele, em geral, o colocam na categoria de tamanho dos iPods classic: algo que eu acho muito pouco prático pro uso cotidiano, como um celular.
Bruno (TaRuGo)
03/05/2008 às 23:11
o iPhone pode sim ser menor..
Agora quem vai querer abrir mão da tela dele? =D
EU NÃO!
Usando oVitor de Castro
04/05/2008 às 00:14
Muito interessante esse assunto, principalmente quanto ao quesito prosumer. Sou um consumidor dos brabos, mas me considero exigente demais na escolha de produtos, e fico frustrado, não só com a Apple mas com o mundo inteiro quanto a isso. Acho que foi um desses motivos pelo qual o destino ainda não trouxe um iPhone às minhas mãos, ainda quero um pouco mais nele (9 de junho tá chegando…).
Usando oParabens por entrar na equipe do MacMagazine!
Vitor de Castro
04/05/2008 às 00:15
É o seu primeiro post, né?
Usando oGuilherme
04/05/2008 às 00:59
É clássico esse lance de customização.
Você fala que tem um Mac, e alguém logo solta: “Vixe, mas não da pra modificar nada nele não, num tem como por a placa de vídeo X, o HD Y, o processador Z…”
Mas eu comprei o computador pra usar, e não pra ficar fazendo testes de hardware =] kkkk
[]’s
Usando oLeonardo Gouveia
04/05/2008 às 01:29
@Halex: O iPhone é vendido como smartphone, vc jah viu o tamanho de um MotoQ ou de um BlackBerry convencional? O iPhone sai ganhando nesse quadro, e muito! rs
É engraçado, eu acho que pelo menos o Mac OS e os Software da Apple visam muito a interação com o usuário final. Acho as “iThings” mais intuitivas e práticas do que muitas coisas do windows (um exemplo: adoro a simplicidade do “Preferências do Sistema”).
Usando oDe tudo que já usei da Apple, senti mais facilidade e praticidade que das coisas “normais”, talvez eu mude de ideia usando um mighty mouse… Mas essa é uma visão de um fã, um tanto bobo pela Apple. rs
VJ Jedi
04/05/2008 às 01:49
Vamos lá:
Pelo meu nick da para ver que trabalho com vídeo, mas também sou produtor musical e óbvio uso um MacBook Pro para isso, aqui em casa tenho meu desktop PC from hell totalmente customizado, mexido, bolinado ou o que seja.
Quando tive chance de comprar um Mac porque escolhi um MacBook? Por que queria um Mac q fosse portátil e eficiente (DUH) e porque apesar de me considerar um prosumer nunca tive coragem de mexer em laptops.
Deixo meus desejos de modificações para meu PC.
Digamos que o Mac é o computador serio, de onde tiro meu sustendo e que o PC é meu divertimento.
Quanto a USBs compre um hub oras!!!
Sobre o Crysis, o Mané que gastar sei la quanto num PC só para jogar Crysis em alta resolução (Sim, isso e humanamente possível) e um babaca imbecil que está jogando dinheiro fora.
Agora ainda sou da velha opinião de que Macs são para profissionais de áudio, vídeo e imagem, dou graças por estarem se popularizando, mas não vejo sentindo em uma pessoa comprar um Mac para acessar a internet, bater textos, ver filmes e jogar, seria como comprar uma Ferrari para ir deixar as crianças na escola.
PS: Em uma festa ano passado estava me apresentando como VJ junto com outro camarada, no meio da festa um bêbado mandou os dois laptops, meu MacBook e o Sony Vaio do cara pro chão, meu amiguinho ficou ileso, já o coitado do vaio, bem digamos que o cara teve perda total.
Usando oLicio
04/05/2008 às 02:02
Pois é, é como o Tanenbaum fala, computadores deveriam ser como televisão, tirar da caixa e ligar e sem problemas de travamento e coisas do tipo, e o mais perto disso que temos hoje é a apple.
Usando ofernando
04/05/2008 às 02:20
@VJ Jedi
Cara, um pc já tá o preço de um Mac mini. E vale mais a pena um mac que um PC pra tudo. O custo do PC é alto. Cada vez que lançar um windows novo, tem que fazer um “Frankstein” pro PC aguentar. Já o mac não, é bem fácil. Imagina também o preço do técnico e o tempo que você vai perder resolvendo problemas do PC.
Usando oRodrigo Veleda
04/05/2008 às 03:09
“Larguei” o pc por busca de um mac..
Desenvolvo softwares e nao me arrependo nem um pouco de ter comprado um macbook.
Sempre procuro desenvolver no mac.
PS: Estou no pc e nao estou desenvolvendo hehe
Usando oMickey
04/05/2008 às 03:10
VJ Jedi: ” popularizando, mas não vejo sentindo em uma pessoa comprar um Mac para acessar a internet, bater textos, ver filmes e jogar, seria como comprar uma Ferrari para ir deixar as crianças na escola.”
Discordo TOTALMENTE, o que melhor que um mac estável, bonito, leve, pra bater textos, ver filmes (Front Row) e jogar (aí o PC ta um passo a frente). Vai dizer que prefere fazer isso no Windows XP do que no Leopard!!!
Usando oOnil
04/05/2008 às 05:56
Concordo em td…mx axo q voce Helex devia ter um mighty mouse! na minha opiniao td o q dizm sobr ele ser tosco n é bem verdad..eu uso na boa!! mx a verdad é q n uso pra ediçao d imagens q é ond o pessoal se qeixa..mx tb axo q é uma qestao d habito! aaah, e ele é SEXY !!!
Usando oParabens plo seu 1º post no macmagazine!
Onil
04/05/2008 às 06:01
@ VJ Jedi
tou completamente em DESACORDO ctg..Mac é seguro..qer mlhr q isso?! ond ha virus qe possam limpar todo o conteudo do HD ? nao ha, ja os pobres coitados q usam windows passam a vida em sobressalto por causa d Trohan horses e companhia!!
Usando oalem d qe qq Mac é lindooo, pratico, eficiente..etc (axo q s disese todos ia tar aqi imenso tmpo)
so em Jogos é q pc ganha, mas iso tem a ver c as marcas d jogos n fazerem pra mac, n é bem problema d mac nao!
ah, eu n trabalho c imagens, videos nem nada..sou apenas um utilizador comum qe preferi inovar enqt sou novo LOL
Zé
04/05/2008 às 07:40
É um fenômeno interessante. Todo mundo que vê um Mac passa a achar tudo o mais H-O-R-R-O-R-O-S-O, exagero né? Quanto ao que foi dito, concordo com o que você disse. Os Macs são produtos fechados (ou deveriam ser) o usuário não precisa saber abrir e trocar peças. É comprar, ligar na tomada e usar, ponto final.
Mas já tinha dito isso aqui e insisto, Macs são ótimos, eu estou adorando meu MacBook (acho que ele só precisa de um HD maior e mais 1Gb de RAM pra ficar no ponto). Porém o OS X não são essa maravilha toda que é vendida por aí. Macs travam SIM, e com mais frequência que eu esperava ver (ai catavento). Finalizando, mantenho meu PC desktop (para jogos, backups e etc), mas notebook, dificilmente trocarei o MacBook por outro, ele me atende plenamente.
Usando otonhão
04/05/2008 às 09:26
Halex,
O problema é que o Mighty Mouse tem um defeito na longevidade da “bolinha”, que é curtissima, portanto você não teria como “passar um bom tempo com um”.
Já passei por três mouses desses e no último, depois de troca-lo aproveitando-me da garantia, resolvi guardar o bichinho e estou aqui usando um MS Comfort 3000 há quase dois anos sem problemas. Realmente o Mighty Mouse é bonitinho e prático mas não deixa de ser ordinário e, dizem, a Apple estaria desenvolvendo algo melhor. Assim espero!
Usando otonhão
04/05/2008 às 09:38
Ah, aqueles que reclamam a falta de slots devem considerar um Mac Pro.
Usando oDanilo Cesar
04/05/2008 às 11:58
Zé, a melhor coisa que fiz em relação ao meu MAC foi colocar 2GB extra de RAM.
Usando oQuem usa o iStat sabe que com apenas 1GB, um pouco de uso já põe o OSX para usar swap. E uma vez alocado, a swap continua lá… Realmente recomendo.
Alexandre Lages
04/05/2008 às 16:02
Acabei de perder, pela segunda vez, um post que eu fiz. Disse que meu navegador esta’ com cookies e/ou javascript desabilitados.
Turma, arrumem isso, por favor.
Usando oPaulo
04/05/2008 às 17:50
Bem, peço uma revisão ortográfica do texto… [2]
Cara… O assunto é interessante, concordo com o seu ponto de vista, deu pra entender o que vc está dizendo, mas sua linguagem é rebuscada pra K-C-T!
Usando oUse menos intervenções (Essas do tipo: pára tudo pq eu vou fazer um comentário entre parênteses), use menos vocabulário geek e seja mais sucinto!
Filosofia da Apple: MENOS É MAIS!
Vitor de Castro
05/05/2008 às 13:14
É, concordo com o Paulo. O post ficaria mais limpinho com menos termos geeks e macmaníacos. Felizmente entendi pois tenho inglês fluente. Mas os parênteses encomodaram muito, interrompe o tempo todo o pensamento do artigo.
Usando oMalz pelo comment. =P
fernando
06/05/2008 às 21:58
Nao vi nenhum problema na sua linguagem… Eu achei normal. É só um pouco diferente da do rafael… Parabens bom post!
Usando o