Colaboração especial por Thiago Christof.
Como desenvolvedor recém-migrado para a plataforma Mac, caí no seguinte dilema: como testar meus projetos no Internet Explorer (IE) sem ter que instalar o Windows no meu MacBook?
Encontrei a resposta no ies4osx, projeto suíço inspirado no IEs4Linux, do brasileiro Sérgio Luís Lopes Júnior. Para instalar e rodar o IE no Mac e Linux, ambos os projetos fazem uso do Wine, uma implementação de código aberto da API do Windows.
Para instalar o ies4osx, siga as instruções no site oficial. Durante a instalação, você poderá escolher quais IEs deseja instalar em seu Mac. Estão disponíveis as versões: 5.0, 5.5, 6.0 e 7.0 (ainda em fase de testes). Mas só faça o download do pacote se você for dono de um Mac Intel. Caso contrário, o Wine não funcionará.
Depois de instalado, este é o resultado:
Aqui vale ressaltar: não use o ies4osx como seu navegador para o dia-a-dia! Seu uso é recomendado apenas para desenvolvedores que querem visualizar e testar seus projetos no IE. Para os demais, o mais seguro é continuar usando os navegadores projetados para a plataforma Mac, como o Safari, Firefox e Opera, entre outros.
Apesar de quebrar um galhão, o ies4osx não é perfeito: tem alguns bugs, não roda Flash nem Java, fica instalado no Desktop, é lento e pode fazer suas ventoinhas levantarem vôo. Ver o danado baixando arquivos .exe, .cab e .dll para seu Mac pode ser também uma experiência apavorante se você, assim como eu, guarda traumas do sistema operacional da Microsoft.
Por outro lado, a renderização das páginas costuma ser bastante fiel se comparada às versões nativas e este programa livra você de comprar uma licença do Windows (ou, ainda pior, instalar uma versão pirata no Mac) só pela necessidade de verificar se os seus arquivos HTML e CSS estão ok para os usuários do IE. Afinal de contas, usuários do IE ainda são maioria e qualquer desenvolvedor sério sabe que esta grande fatia não deve ser menosprezada!
[Thiago Christof faz questão de divulgar o que é bom! É desenvolvedor do mobbbi e escreve sobre mobilidade no mobbbi dev.]






Amanda M.
04/05/2008 às 23:53
Interessante saber disso…
Usando oEdu M.K.
04/05/2008 às 23:58
Bela dica aos interessados no assunto!
Usando oEdu
05/05/2008 às 00:27
Também é útil para acessar “aquele” site que só funciona com IEca
Usando oYgor Soares
05/05/2008 às 00:38
Postei isso no meu bloq ha algum tempo, ia ate postar aqui: http://ygorsoares.com/blog/200.....-mac-os-x/
Agora, depois que removi não consigo mais instalar
Usando oRoberto Lima
05/05/2008 às 00:41
Mas aquela opcao de emular IEca *by Edu* pela Opcao de desenvolvimento do Safari 3.1.1 deixa a desejar nessa questao? Pois com a emulacao o programador poderia verificar de forma aparente se a pagina esta funcionando normalmente, nao?
Usando ofernando
05/05/2008 às 00:48
Eu tenho medo do internet explorer…
Usando oEdu
05/05/2008 às 00:58
A opção de usar o modo desenvolvedor do Safari só funciona até certo ponto. Se vc pegar sites feitos em frontpage (ainda existe?) e sites dependentes de activex (outra praga) só no velho IEca mesmo.
Usando oAlexandre Lages
05/05/2008 às 01:14
Alguém usou ele de verdade? Está estável? Possui outras diferenças de comportamento relevantes alem das citadas?
Usando oYgor Soares
05/05/2008 às 01:31
Eu já uso ele algum tempo, uso para abrir alguns sites.
Tem um pequeno problema, o Darwine emula Windows 98, e as vezes da uns trancos e alguns sites com muito conteúdo novo não abre, porém 90% do que não abre no Safari ou em outros abre nele,
Abraços
Usando oGabriel
05/05/2008 às 07:23
Já uso esse aí faz um tempo! Muito bom mesmo. O que me mata é o Dreamweaver ser mais fiel ao visual do Internet Explorer do que outros navegadores(mais precisos).
Agora eu estou tendo que voltar ao Windows de vez em quando para testar o novo Expression Web da Microsoft porque ainda não tem para mac(programa que promete competir com o Dreamweaver na capacidades CSS).
Usando oFabio
05/05/2008 às 08:33
Uma coisa que notei é que, aparentemente, ele exigia mais processamento do que o Unity do Fusion com Vista. Alguém notou isso?
Usando oMarcelo Teixeira
05/05/2008 às 10:02
Pra mim não tem vantagem instalar mais um browser no computador só pra testar, o que eles deveriam fazer é um plugin do firefox compatível com OSX que possa emular todos os browsers, o que já existe para windows.
Usando oOnil
05/05/2008 às 10:50
tou de acordo fernando…eu tb tnho medo do IE! LOL coisa da windows no meu mac, so o msn ahah
Usando oMArco
05/05/2008 às 10:59
Alguém sabe, se tem algo parecido para o Microsoft Office 2007???
Usando oBruno Marques
05/05/2008 às 11:01
Mas própria Microsoft disponibiliza o IE:Mac, eu mesmo o tenho instalado em um dos Macs aqui de casa para testar interfaces em HTML / CSS no IE. Alguma diferença gritante entre o IE:Mac e a do ies4osx?
Usando oRafael Fischmann
05/05/2008 às 11:22
@Bruno: o IE para Mac foi abandonado. A última vez que ele foi atualizado foi em meados de 2003.
http://en.wikipedia.org/wiki/I.....er_for_Mac
Usando oInside
05/05/2008 às 12:29
Para os que querem apenas dar uma verificada se o CSS está ok no IE até pode usar o ies4osx. No entanto, para os profissionais webdevelopers/webdesigners/web_sei_lá_o_que recomendo instalarem o Windows no Parallels e testarem nativamente, pois o ies4osx tem uma porção de discrepâncias em relação ao “de verdade”.
É sempre bom pedir pro amigo PCzista dar uma olhadinha no PC dele pra garantir, caso você não tenha o Windows pra testar.
[]’s
Usando oWesley de Araújo
05/05/2008 às 13:24
Pra quem é desenvolvedor isso é bom, eu nem uso mais o IE, nem no meu trampo…
Só quando o site num funciona em oputra plataforma…
Depois que intalei a versão 3.1 do Safari estou usando somente ele, pra mim ele apresenta poucas falhas, entre elas são mais de incompatibilidade do Site com o Browser e o outro é que o Blog reconhece como se eu estivesse usando MAC, mas isso pra mim não é problema. o problema é ter que usar o Windows… Mas espero que esse sofrimento esteja acabando…
Usando oEduardo
05/05/2008 às 18:44
Uso ele pra acessar a conta online da Claro (que nao funciona com Safari e FF).
Pra isso ele funciona ok! Claro que a 100% de uso de CPU.
Usando oThiago Christof
05/05/2008 às 19:31
Valeu moçada pelo feedback!
Usando oThiago Christof
05/05/2008 às 20:08
Aliás, aproveitando, dá algum rolo mover o ies4osx pro Applications ao invés de deixar ele no Desktop? No Desktop é brabo hein… não costumo deixar nada lá senão arquivos temporários
Usando ofernando
05/05/2008 às 21:53
aconselho usar o crossover mac pra rodar essa merda de ie.
Usando ocubeman
09/05/2008 às 21:02
instalei com o IE 6. testei com uma página apenas. funciona bem. e nada de ventoinhas não.
Usando omas tentei importar os bookmarks do Safari e não rolou. alguém tem uma dica?
cubeman
09/05/2008 às 22:33
outra dúvida: como fechar o wine automaticamente, sem ter que derrubá-lo no Activity Monitor?
Usando oRenata
28/11/2008 às 10:00
Estou precisando instalar o I.Exporer por que no meu trabalho uso a intranet e só consigo alimenta-la atraves do i.explorer.Alguem sabe me dizer se essa versao arcaica alimenta a intranet?
Usando o