O melhor pedaço da Maçã.

MacMagazine realiza testes intensivos para determinar problemas de lentidão no servidor

Pasta do MacMagazineA partir de hoje, realizaremos uma série de intensivos testes para que possamos, de uma vez por todas, determinar as causas dos problemas de instabilidade e lentidão em nosso servidor. Apesar de termos conseguido melhorar muita coisa recentemente, temos consciência de que o MacMagazine não é o site mais leve e rápido que vocês costumam acessar em sua navegação diária.

Publicidade

Esta fase evidentemente é temporária, mas devo dizer que não durará apenas algumas horas. O processo é um pouco lento e estimo que dure cerca de 2 semanas até que seja finalizado. O caminho será desativar todas as funcionalidades extras do site e, a partir daí, avaliar o quanto cada uma afeta o consumo de CPU e memória do nosso servidor, dia após dia.

Sim, isso significa que, infelizmente, alguns dos recursos e facilidades que costumamos oferecer no site não estarão disponíveis para vocês. É uma pena, mas temos que pensar que trata-se de algo temporário que visa ao estabelecimento de uma configuração tal para o nosso site que nos permita mantê-lo sempre no ar — estável, rápido e com baixo custo para nós, é claro.

Publicidade

Diversos mecanismos não aparentes para vocês foram desabilitados, mas o que realmente lhes importa saber são os seguintes:

  • Listagem dos últimos posts do FÓRUM na coluna lateral.
  • Listagem de posts recentes na coluna lateral.
  • Listagem de comentários recentes na coluna lateral.
  • Listagem de artigos mais comentados na coluna lateral.
  • Sistema de enquetes.
  • Identificação de sistema operacional e navegador nos comentários.
  • Identificação dos comentários realizados pela equipe do BLOG.
  • Sistema de paginação dos comentários.
  • Listagem de artigos relacionados após os artigos.
  • Listagem de artigos de um ano atrás após os artigos.
  • Sistema de notificação de novos comentários em artigos via email.

Imaginem que, atualmente, cada sistema desses gera um sem-número de conexões adicionais ao nosso banco de dados, a cada impressão de página do site. Isso tem sobrecarregado demais o nosso servidor, o que nos gerou uma necessidade urgente de um sistema de caching para as nossas páginas, algo que até hoje não conseguimos fazer funcionar, por alguma espécie de conflito ou algo do tipo, que pretendemos descobrir nesta fase de testes.

Nossos enormes e sinceros pedidos de desculpas a todos vocês, certos da compreensão de todos para os benefícios que isso nos trará futuramente. Este artigo será constantemente atualizado sempre que evoluirmos nos testes e, aos poucos, formos reativando todos os recursos.

Publicidade

Que tudo dê certo! 🙂

Atualização (13/05/2008 às 09:27): acabo de desabilitar, para testes, o nosso principal plugin anti-spam. Vamos ver o quanto isso afeta a chegada de comentários e trackbacks indesejados ao site. Muitos ainda reclamam do problema de cookies e JavaScript ao postar comentários.

Atualização 2 (14/05/2008 às 09:48): ontem à noite desligamos 100% dos plugins utilizados no MacMagazine e chegamos inclusive a voltar ao tema original do WordPress para testes. Ainda assim, não conseguimos fazer rodar o WP-Super Cache. Estamos no aguardo de uma resposta da DreamHost sobre o problema, já que está comprovado que não se trata de conflito com plugins utilizados por nós e nem um problema do nosso tema próprio.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joss Stone mostrando todo seu talento na Apple Store NY

Próx. Post

Próxima versão do Adium se comunicará com chat do Facebook

Posts Relacionados