« O que um sistema operacional estável e funcional não faz por você Logólogos: uma brincadeira de como surgiram algumas logos »

XP versus Vista: a guerra dos Windows

Logo do WindowsLançado no final de 2006 para o mercado corporativo, e no início de 2007 para todos os outros tipos de usuários, o Windows Vista enfrenta, atualmente, um duro dilema: ser ou não ser?

A questão não é bem essa, no entanto. Depois de 6 anos acostumados a usar um sistema, com características — e vontades… — próprias, muitos usuários do sistema da Microsoft viram no lançamento um produto que nem sempre supre suas necessidades, além de criar algo que ninguém gosta, em nenhum ramo: problemas!

Tá certo… Quando a mudança foi do Windows 3.11 para o 95, muitos reclamaram, alguns relutaram, componentes e periféricos tiveram problemas para funcionar no novo sistema. Concordo. Entretanto, não é a mesma coisa. Naquela época, era preciso mudar toda a estrutura do sistema operacional, para que o progresso no campo do hardware não ficasse limitado pelo software. Hoje, uma mudança tão drástica na interface do Windows não mostra nada do que o Vista realmente traz de novo: mais segurança, ferramentas que melhoram a produtividade e versões avançadas de programas que são parte do seu funcionamento.

Splash do Windows 3.1

Simplesmente tentar copiar o Mac OS X, de uma maneira bem falsificada, não foi uma boa aposta por parte do time de Redmond. Desnecessário.

Apesar de tudo, a questão não é essa. Realmente, se queremos chegar à perfeição, temos que seguir o exemplo dos que quase lá estão — a rima saiu sem querer. Só que, para isso, não se pode minar a facilidade de uso de todo um sistema. Resultado disso? Milhões de usuários de computador estão cobrando dos fabricantes de computadores que não abandonem o Windows XP.

Talvez uma próxima versão do sistema operacional, com maior difusão no mundo, resolva esse problema. Desde que, claro, não traga novidades negativas para os “PCs”. Steve Ballmer já andou confirmando que o “Vista é um trabalho em andamento”, apesar de a Microsoft não demonstrar qualquer arrependimento na mudança.

Problema parecido existiu quando foi lançado o Windows ME (Millenium Edition), um passo intermediário entre a versão 98 e XP, utilizando características da sua versão corporativa, o Windows 2000. Naquela oportunidade, a Microsoft se viu com um sistema que tinha falhas notáveis, mas o esforço valeu a pena. Afinal, é de tirar o chapéu, em pleno século XXI, o fato de uma empresa de software manter viva uma mesma versão de programa por tanto tempo! Ainda mais um sistema operacional, e ainda mais… o Windows.

Dessa forma, poderíamos até pensar no Vista como uma “ponte” entre dois sistemas que terão importância histórica no mundo da Informática. Basta saber se o tal Windows 7, ainda sem nome comercial, será essa nova versão.

Rodrigo Veleda, um de nossos leitores, e que também está atento ao “conflito” entre Vista e XP, nos respondeu algumas perguntas sobre o assunto:

MacMagazine: Rodrigo, você acha que os usuários que estão protestando contra a imposição do Vista como padrão têm razão?
Rodrigo: Bom, como fui usuário — e infelizmente ainda sou, no trabalho — de Windows, posso afirmar que a grande maioria ainda prefere o XP. Acho que eles têm razão, pois quando a Microsoft lançou o tão esperado Vista, a imagem que me veio foi aquela: “Lançamos um sistema operacional atraente, bonito e com efeitos que os usuários gostarão. Não importa o quanto de memória ele precisa para funcionar legal, o que importa é que lançamos!”. Essa foi a impressão que o Vista me trouxe. :)

MM: Entre o XP e o Vista, com qual você fica? Não vale dizer Leopard!
R: Não tenho dúvidas para responder que fico com o XP, já que você limitou minha resposta (hehehe). Na minha opinião, o Windows XP foi o melhor sistema operacional desenvolvido pela Microsoft — após o lançamento de todos os seus services packs, é claro!

MM: Acredita que uma próxima versão de Windows possa reduzir essas reclamações?
R: Acredito que se a Microsoft conseguir unir o que tem de bom no Vista com a performance do XP, sairá um bom sistema operacional. Afinal, hoje em dia, quem está se dando bem é quem consegue juntar praticidade, interatividade e performance. Tudo nos seus minuciosos detalhes.

Enquanto isso, na floresta… Os usuários insatisfeitos vão aos pomares e à região da Antártida, buscar Maçãs e Pingüins. Outros, imploram para que a eXPeriência continue. Toda uma década de hegemonia, momentaneamente abalada.

Quem escreve?

Fernando Porteiro Jesus

Fernando Porteiro Jesus
Apaixonado por Apple, por Fórmula 1, e por otras cositas más. É professor de qualquer coisa que saiba, mas basicamente de inglês, espanhol e informática, seja qual for a plataforma. No momento, vive na Espanha, por força do destino. Mas é do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa.

72 Comentários


  • Jefferson Brito

    O pessoal esquece de comentar o quanto “leve” era o Windows XP quando foi lançado, em relação ao 98 SE. Inclusive muita gente não migrou para o XP de “imediato”… alguns ficaram muito tempo com o 98 SE, que na época rodava jogos e apps bem mais rápido, mais estável e tudo mais.

    E sobre as frescuras visuais entre o 98 e o XP todo mundo reclamou do mesmo jeito, que era pesado e tal, que desabilitavam os temas… mas no fundo ninguém enxergava que houve uma drástica mudança de arquitetura, de kernel e tudo mais.

    Putz… acho muita perda de tempo esta ladainha, tudo de novo, e de novo, e de novo. O Vista é superior, cacete, demanda hardware mais parrudo… o XP tb demandou isto em sua época! heheeh não entendo o público.

    Uso Leopard mas ainda dependo do Windows para algumas ferramentas que não existem no Mac… rodo Vista no Mac pelo Boot Camp e é muito estável para o que preciso, bonito e rápido. Tenho outro note, um HP tx1070BR e ele roda redondo também.

    Então, é só ter um bom hardware, boa configuração, tudo flui bunito.
    []’s

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Yuri Torres

    Eu estou usando o Vista desde fevereiro deste ano, e ele é um bom sistema operacional. Só que ele tem cada falha tosca! Travamentos do nada! Ontem mesmo estava assistindo um vídeo, e precisei minimizar a janela do WMP. Quando maximizei, congelou tudo! Ainda era um .wmv! Tenho um Core 2 Duo 2.2 GHz e 2 Gb de memória, e às vezes parece que uso um Celeron, principalmente quando uso o iTunes, mas aí já não é culpa do Windows. Fora esses “contra tempos”, é um sistema agradável de usar sim! Infelizmente ainda não tive a oportunidade de mexer em um Leopard. Quero realmente ver se ele é tudo isso que falam aqui :D

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Windows Windows Vista

  • Murilo78

    Minha transição parou do 98SE para 2K. Lembro muito bem qdo chegou o XP, a grande M**** que foi! Os mesmos problemas que este mundo mais conectado enfrenta hoje com o vista, eu enfrentei naquela época. Tanto é que no pc de casa parou no win 2K. Já o Mac OS é uma alegria atrás da outra a cada nova versão! Desde o Mac OS 8 até hoje, minha satisfação pela plataforma só aumenta. Assim como aumenta minha incompreensão por haver tanta gente sonâmbula neste mundo!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows Server 2003

  • Arimathéia

    O problema é que a grande maioria dos usuários de Windows não é ligado em atualização e mudanças na usabilidade. Eles não curtem interface e novidades e o Vista tornou-se um elefante branco. Eu vejo por alguns dos meus clientes que nem sabem que versão rodam. Para eles basta ligar, acessar a web, rodar o Office e receber emails.

    Eu acho que o número de usuários do Vista não deve ser muito superior ao do Leopard mesmo com o imenso mercado do Windows.

    Para mim a Microsoft está com um baita pepino nas mãos…

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • Jefferson Brito

    Yuri, já tive problemas assim também, e descobri depois de uma pesquisa ao oráculo (Google) que era o pack de codecs que estava usando que conflitava com alguns do WMP. Enfim, não era culpa do SO.

    E o Leopard é um SO muito bom, estável, boa pedida. Tirando alguns “Relaunch” chatos que ocorrem de vez em quando… ehehehe
    []’s

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Celso

    Eu tive varios problemas com o vista.

    Inumeras telas azuis, que fiquei preocupado achando que estava com problema de memoria, e terminei colocando o XP, e ta ótimo. “Problema de memoria” resolvido. =]

    E acho que muito dos recursos apresentados no vista são desnecessarios. Consumo de recurso computacional (bateria, processamento, memoria e etc) desnecessario, sem um motivo. Mesmo que pra facilitar entendimento de uma aplicacao. Do contrario do Leopard que possui fruticagens, mas úteis (tirando a minimizacao genium like) exemplo exposé, spaces, time machine…

    Acho que fade-in, fade-out o tempo todo é meio que desnecessario. Assim como o flip 3D. Eu só usei o flip 3D no vista pra mostrar pro amigos. Só.

    Usando o Safari Safari 525.17 no Mac OS Mac OS X

  • Victor Sardenberg

    eu acho que o leopard é superestimado.
    o tiger é tão bom quanto, e ele rodava mais redondo no meu c2d 2.0 com um 1gb de ram.

    mas temos que acompanhar.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Mac OS Mac OS X

  • Kawan

    Rodo o Tiger aqui e el roda mais q redondo, quse uma esfera!!! AHHahHAHhahAHha *TA ESSA FOI PODRE*

    Mas ja ja eu pretendo migrar pro Leopard, mas to qrendo uma versao 10.5.3, ai eu migro de vez!!

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • fernando

    Eu simplesmente amo o Windows vista e odeio o xp. Acho que eles deviam tirar o xp de linha. Porque é o Windows vista que ta fazendo muita gente muda pra outros sistemas e fazendo a Microsoft cair cada vez mais. :)

    Se não fosse as vendas do vista em pcs novos a Microsoft já tinha caido de corporação para empresa de grande porte. Mas um dia ela chega lá!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

  • Mattionix

    Arimathéia, o numero de usuarios do Vista deve ser extremamente maior sim, pois até os notebooks de R$1200 vendidos hoje em dia estão vindo com vista… não se compra mais maquinas novas com o XP… na minha faculdade mesmo andei observando (enquanto trabalhava no macbook :P) que de 10 notebooks só 2 rodavam o XP… o engraçado é que era um deles com aquele tema todo preto la da micro$oft.. hauahhaa Então nem sei o que pensar sobre isso ainda.

    Só para relatar, minha ex-namorada comprou um compaq core 2 duo 1.6ghz, 1gb de ram e talz.. com windows vista.. estava UMA CARROÇA, c eu comprasse um notebook novinho e tivesse lerdo daquele jeito eu ficaria muito decepcionado… ELA me trouxe pra voltar pro xp (digamos q n sabe nada de informatica..), fui voltar para o XP… não existia os drivers da maquina para Windows XP… tive que pesquisar genericos/compativeis e acabou tudo indo bem… mas se é alguem mais largado se sentiria obrigado a usar o vista…

    abraços ;)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Gabriel Couto

    Eu uso o Vista desde sua versão beta “Codename Longhorn”.
    E desde aquela época eu já via como ele era superior ao XP, mesmo tão “jovem e imaturo” o SO prometia.

    Acho que desempenho nunca foi muito inferior(a nao ser o beta que era lentinho), visando que até a pouco tempo eu tinha um Pentium 4 HT 3.0 Prescott(soquete 478) dos antigões, 1 GB DDR 400 genérica em dual-channel e uma geForce 5700LE. Mesmo com uma configuração fraca ele tinha um desempenho semelhante ao XP, alguns momentos eu via que era inferior devido a placa gráfica.
    Bastou colocar uma MB de soquete antigo com pci-express e uma geforce 8600GT e tudo mudou, o Vista ficou rapidinho… melhor que o XP.
    Hoje no Core 2…. ele é uma nave.(sem contar que o Vista trabalha com multi-core muito melhor que o XP)

    Quanto a periféricos, nunca tive NENHUM problema… pena a placa de captura não ser suportada pelo media center.
    —–
    Só que a maioria das pessoas não reclamam do Vista porque é lento ou os periféricos não funcionam, eles reclamam porque É DIFERENTE. A maioria das pessoas não querem passar o trabalho a se adaptar a um ambiente novo e resolvem permanecer no antigo. Até aí tudo bem, mas a maioria dessas pessoas acaba por concluir que o Vista é um sistema operacional RUIM… só porque ele não sabia usar algumas coisas e outras não estavam no mesmo lugares que no XP.

    Com todo respeito, acho burrice julgar um sistema sem nem tentar se adaptar a ele.

    Creio que todo usuário Mac passa por isso quando algum amigo usa o computador de vocês e acaba dizendo “como tu usa essa merda?”, “que computador ruim esse” ou “que windows podre esse” só porque não conhece.

    Antes que reclamem do Vista, tenham argumentos para isso. Como o Celso, que teve BSODs.
    (Já tive problemas constantes com isso, e o hardware estava perfeito…. era a midia de instalacao do Windows que estava danificada)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows Vista

  • Marco Prestes

    Gabriel, imagina as empresas, com milhares de PC, vão ter q colocar em todas as maquinas uma placa geforce 8600GT, apenas para rodar o Windows vista bem… fala sério, isso funciona na sua casa, vamos falar de volume grande, o windows vista é uma merda. O windows vista funciona com uma máquina de 4 mil pra cima. Fora isso, é dormir na frente dele.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • ramasi

    Já experimentei o Vista e nunca mais.
    O XP até é agradável…
    Mas desde que estou com um MAC (e são apenas 5 meses), não tenho do que reclamar.
    É tudo melhor num MAC.
    Não me imagino no mundo windows novamente… no Leopard é tudo tão mais divertido, fácil e estável que não há possibilidades de comparações com o Vista.
    Quem já provou da maça sabe do que estou falando.

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • Caio Ferrari

    Olha, o MacOS X também incorporou trocentas firulas visuais sobre o MacOs 9 que só serviu para comer processador e memória RAM. O Raphsody já havia provado que era possível incorporar o tão sonhado kernel multitask sem abandonar a interface do classic. Hoje a galera acha o MacOS 9 um sistema mega ultrapassado ao olhar para sua interface devido ao costume com o 10.x. Daqui a um tempo, a interface do XP será motivo para risos perto do Vista e será apenas um sistema para máquinas sucata que não conseguem rodar o sistema mais novo.
    Desculpem, mas essa discussão é ridicula e ao menos os usuários de Mac já deveriam saber qual é o fim de tudo isso depois de terem passado pela transição MacOS 9 -> 10. Aliás, todos são livres para continuar com o sistema antigo. Os PCzistas ainda reclamam de boca cheia pois é certo que o suporte ao XP vai continuar por muitos anos uma vez que a plataforma é essencialmente a mesma.
    Diferente dos usuários de Mac que 2/3 anos após o lançamento do MacOS X (aquele 10.0 que era um verdadeiro BETA) já tinham que se contentar com programas em versões descontinuadas em função das novas versões em Cocoa

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • andré

    sei lá, mas esse blog não é de mac? para que ficar gastando banda com post sobre ruindows??? ainda mais para quem como eu assina o rss acaba vendo todos os posts, mesmo os que não tem interesse. botem a mão aqui quem quer post de pc fora do macmagazine!!!!!!!!! já existem dezenas de blogs sobre ruindows por ai. eu sou usuário mac a cerca de 15 anos, nunca tive um computador nesse período que não rodasse mac os e acho que não é necessário ficar misturando as coisas só porque nas máquinas macintel o ruindows roda. eu por exemplo, não instalei em nenhum dos dois maccbooks pro que tenho em casa. e se tudo continuar como quero, nuca instalarei. sou 100% windows free!!! xô posts de ruindows do macmagazine!!!!!!!!!!!!!!! o lema do blog não é “o melhor pedaço da mação”? esse papo de rodar ruindows no mac é o pior lado, deveria ser deixado de lado! pelo menos quando for algo que só importa para usuários de pc, e não servem para nada para usuários mac!!!

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • Leno

    Esse negociu do XP, nao saber lidar com mult core nao existe mais, eu li no guia do hardware um tuto que fais o windowos xp gerencia os core…. Fiz isso no meu e em jogos ficou MUITO melhor…

    Usando o Safari Safari 525.17 no Mac OS Mac OS X

  • Marcelo Poppe

    Muito fraco esse post do Fernando Porteiro…
    Muito faco mesmo…
    Acho que ele tem uma quedinha pelo Tio Bill…
    Vamos falar de MAC!!!!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Windows Windows Vista

  • Robson Bittencourt

    Realmente, acho q o Vista eh bem mais bonito q XP e tudo mais, mas nao sei qnto aos usuários pro, mas acho necessario e muito um design avançado pro sistema, que coma memória e tudo. Ou será q seria agradável usar aqueles sistemas (nem faço ideia do nome) que são: fundo preto + letras verdes… ou entao, pq se investe tanto em jogos cada vez mais perfeitos graficamente falando… se dah pra se divertir com um grafico de SNES neh?! O design serve para tornar a experiencia mais agradável…

    Qnto ao Vista, realmente tem q dar um tempo pra um sistema se adaptar ao mercado, o problema é que está demandando muito tempo pro vista alcançar isso… uma coisa q eu sei é que, assim q saiu o leopard instalei no meu iMac, nem sinto a menor falta do tiger que, alias, jah eh passado… tem outra coisa eh mais facil produzir drivers pra mac afinal, grosso modo soh a apple faz macs. Os macs seriam como se fossem computadores “on board” afinal customização em macs eh muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito pequena comparado ao mercado dos pcs, onde em todos os lugares do mundo produzem diferentes placas, de video, mãe, memórias, drives de dvd/cd, webcams etc. Restando a apple quase que apenas se preocupar com perifericos externos!!!

    outra coisa, nao cosigo mais recomendar um pc pra ninguem, em qualquer uso, seja pra mulher (filmes + Orkut + musicas + Fotos) ou pra machos (todo o resto) webdesigners, designers, editores etc…

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • Marcos Paulo

    Uma coisa que não adianta negar, todo usuário Mac pelo menos uma vez por semana mexe no Windows.

    Eu mexo todo dia.

    Usando o Safari Safari 525.17 no Mac OS Mac OS X

  • Halex Pereira

    Espero poder mudar esta frase
    Toda uma década de hegemonia, momentaneamente abalada.
    para
    Toda uma década de hegemonia, para sempre abalada.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Renan Ogliari

    “(…) a maioria das pessoas (…) reclamam porque É DIFERENTE(…)” [2]

    “A maioria”. Essa é a mais pura verdade. E isso acrescido à falta de conhecimento de grande parte dos usuários de Windows, que nem sequer sabem o que é um “sistema operacional”.
    Vi isso em um cliente há poucos meses atrás. Comprou um desktop Dell que veio com o Vista, não se adaptou, e algumas semanas depois estava com o mesmo Windows 98 de seu micro antigo.

    “Muda a cor da grama e o burro morre de fome.”

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista

  • Fernando Porteiro Jesus

    Desculpem, mas eu não sei o que vocês têm na cabeça, os que disseram que Windows 98 e Windows Vista são tudo sistemas operacionais. Vão querer me dizer que uma Brasília, um BMW M3 CSL e um caminhão-carreta são tudo carros porque têm volante, motor e quatro rodas????

    Do Windows 98 para o XP já foi um grande salto, com mudanças em colocações de menus e opções de configuração, mas tudo ainda era intermediado por um Windows 2000. Quem passou por 98 e 2000, mexe num XP sem problemas. Agora… do XP pro Vista? Poxa companheiros, eu não preciso pegar orientações na internet pra mexer em configurações de segurança do Mac, quando ele muda de 10.3 pra .4, .5 e por aí vai.

    Pra que facilitar se podemos piorar né? O Leopard trouxe Time Machine, trouxe uma pasta pra Downloads direto no Dock. O Vista trouxe um Spotlight, trouxe um Dashboard, isso sim são melhoras! Só que pra saber usar outras ferramentas e opções do Vista, preciso de um curso, porque falta o fator “intuitivo” nos comandos do sistema!

    Faz 20 anos que o computador deixou de ser uma ferramenta para especialistas. Sou da época em que comprar um PC requeria um bom estudo de DOS pra saber dominá-lo sem medo. Hoje qualquer pessoa pode ter um computador! Se isso se popularizou, foi porque em dado momento a informática tornou-se FÁCIL de usar e manejar, não?

    Tudo bem, nós técnicos nos ferramos porque até 2001 qualquer usuário sabia mudar o fundo de tela do Windows, mas antes de 1995 poucos sabiam mudar a letra do prompt. Só que ainda prefiro o mundo todo usando computador, de forma fácil e divertida, que meia duzia de emburrados mega especialistas.

    Eu mexo em Mac e Windows todo dia ué. Computador é algo que nos soluciona a vida, não um clube. Tá, Apple às vezes é um clube, mas na verdade o fundo de isso tudo é que queremos uma ferramenta que nos dê resultados. Por enquanto, Vista pra mim é o que está por detrás dos meus óculos.

    Windows 6 no meu PC, nem tão cedo.

    Usando o Opera Opera 9.27 no Windows Windows XP

  • Fabio

    Mudança mesmo ocorreu só do 3.11 pro 95 e do 98 pro 2000. A nova era do 32-bits. O resto é tudo farinha do mesmo NT.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Mac OS Mac OS X

  • rmac

    Também uso o Vista desde beta, ganhei até da MS uma cópia válida por um ano.
    Acho o Vista superior ao XP embora mais lerdo. Usava os dois em dual boot, agora só uso o vista por escolha. Para mim XP é passado, não tenho mais nem disposição para instala-lo nem para ver seu funcionamento com o SP3..
    No meu macbook uso também o Vista (boot camp) felizmente pouco, noto que o Mac OS X é mais rápido mais estável e consome menos bateria.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows Vista

  • Rodrigo Veleda

    Esse assunto é que nem futebol..
    Uma eterna briga hehehee!!

    Belo post Fernando!

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • Victor Sardenberg

    eu nao me lembro a ultima vez que eu usei um pc

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Mac OS Mac OS X

  • Edu M.K.

    E o milleniun coitado, esqueceram dele!!! ha ha ha ha ha….

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • Jenner

    Acho toda essa discussao Mac x PC tão antiga e táo boba. São maquinas com arquitetura diferente e ouso dizer que para USOS diferentes. Sobre o XP x Vista - não vi nada na entrevista que não fosse algo que TODO MUNDO FALA desde o lançamento. Então para tentar acrescentar algum conteudo extra a esse post - digo que: Se vc eh um novo usuario de PC

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Jenner

    > cont > q usa para EMAIL, INTERNET, PACOTE OFFICE e PHOTOSHOP, um ou outro jogo ou notebook - MIGRE PRA VISTA !

    Se vc alem disso tudo ai usa softwares de criação de edicao de audio e video - em nivel amador, games etc permanecer no XP eh uma boa

    Sim, um mac faz tudo isso - e nem importa se eh uma maquina nova ou com 5-6 anos.. mas vc nao vai encontrar a mesma variedade de softwares dos pc… os macs nao travam nunca e sao extremamente eficientes em tudo — chegam a ser ridiculamente obvios em alguns procedimentos…… a bateria dos notebooks funcionam por espantosas 5 horas ! o

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Jenner

    tenho 2 macs e 2 pcs (XP)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Gabriel Couto

    @Marco Prestes… não viaja!
    Com até menos de 1.600 reais tu monta um pc dual-core(pentium dual-core), com 1 gb de ram dual channel, uma geforce 8600gt, 80gb de hd e gravador de dvd.(inclue gabinete preto, fonte generica, monitor lcd 15 pol).

    Roda o windows vista decentemente e é de baixo custo…. quase extremo.

    Volto a dizer: “cade os argumentos?”

    —-
    O tópico é entre versões do windows…. não coloquem o OS X no meio….
    São coisas diferentes.

    @Jenner, O Mac trava sim… menos que o windows, mas trava. E muitos programas são instáveis(relaunch neles!)…. alguns tanto quanto no windows.

    Edição de audio e video no Vista é bom tanto quanto no XP… Porque a maioria dos programas funcionam no vista, sem contar que o Ultimate tem o gravador de DVDs que é uma mão na roda para converter ;)
    E games chegam a rodar melhor no Vista, pelo menos em todos os hardwares que testei não houve perda de performance, e não tive problemas com quase nenhum jogo(não lembro se teve).

    Claro…. acima de tudo eu prefiro Mac!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows Vista

  • Welber - Linhares (ES)

    Realmente pode ate ser que os Macs não travem mais ja vi muito leopard e tiger dando Panic Karnel
    apesar do horor que fazem sobre a microsoft e legal lembrar que se nao fosse por ela provavelmente, os computadores nao teriam a capacidade que tem hoje o preço acessivel que tem hj e principalmente nao seriam tao populares, O windows nao e tao compativel, e pode ate ser, mais ele roda em qualquer maquina independente da onde sao as peças independente do computador ser um frankstain, fala-se muito sobre o quao pesado e o windows vista, prescisa de 1 GB de memoria para começar a rodar legal, hum… um mac rodando leopard legal prescisa de quanto mesmo??

    Realmente os computadores da apple (digo computadores mesmo, o hardwere e o mesmo) sao o top de linha, pena que nem todos temos 3500 para dar em um mac quando um computador equivalente custa menos que 1/3 legal

    falando assim parece ate que sou a fã da microsoft, nao e a verdade, mais que fique bem claro que roubar o sistema operacional da apple foi a melhor coisa que ela ja fez, para todos nos!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 no Windows Windows XP

  • fernando

    @Windows vista Sp1

    it’s could dos

    O vista é ruim sim. Eu me adapto facil as coisas e quando usei o vista odiei.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

  • Jenner

    @Gabriel

    eu uso meus pcs pra audio profissional e diga-se comecei em 1991 num Amiga500 e desde 93 nos PCs - a experiencia com Mac eh outra. Uma pena que a maioria dos softwares que estou habituado a usar nao tenham versoes para Mac. Realmente nem tentei no Vista ja que esse gosta muito de memoria ram e mesmo eu tendo 4GB de RAM no meu PC - ele ainda trava, ainda preciso reiniciar o software de audio etc..,

    entao depois de 15 anos trabalhando com audio profissional em pcs - sempre necessitando de placa profissional de audio (seja interna, seja externa) sem jamais conseguir a tal latencia zero… precisei de 2 minutos para migrar parte do meu trabalho pro Mac - LATENCIA ZERO ONBOARD.. isso impressiona muito. Significa q vc plugando um teclado controlador na usb.. o seu virtual synth - torna-se um synth REAL . (Nos PCs há um microatraso decimos de segundo ) parece pouco mas em se tratando de gravacao profissional faz toda a diferença.. o mesmo vale para gravacoes.

    sou usuario mac ha 7 meses, de lá pra cá comprei 3 (sendo que um dei pra minha mulher)

    considere que uma placa profissional razoavel custa em torno de 1 mil reais.

    voltando ao topico.. é como eu falei - depende muito do usuario. Conheço pessoas que dizem que o proprio XP nao trava que isso é sempre falha de usuario, falha de instalacao, driver de configuracao etc….

    Essa discussao de sistema operacional a cada dia que passa me parece mais boba.. certo esta o cara citado lá em cima que ao não conseguir mexer no Vista pediu para por o Win98 no notebook novinho dele..

    Já considero milagre não ter precisado formatar HD e reinstalar o meu XP nos ultimos 2 anos e meio.

    Devo dizer que acho indispensavel alguns ajustes extras - tenho usado o TuneUp Utilities 2007 e agora a versao 2008

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • fernando

    @Jenner

    pq vc mudou pro pc se o amiga e bem melhor que o windows pra audio e etc???

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

  • Jenner

    mudei do AMIGA pra PC na época (1992-3) pelo mesmo motivo que náo mudei pra Mac (fui usuario Mac em 92 qdo estudei nos EUA) >> falta de suporte e preços absurdamente caros no Brasil

    Lembro que em 93 foi quando saiu o Cakewalk que integrava midi e audio de forma bastante simples - e com uma Digital Labs ID CARD Plus permitia um workstation profissional / caseiro.

    Quando me perguntam que maquina comprar - hoje digo sem sombra duvida, COMPRE UM MAC. Os G4 usados estao com preço absolutamente acessiveis E mesmo sendo complicado fazer upgrades - sao maquinas que ainda por uns 3 anos baterão um bolão .

    Se quer um PC - sugiro experimentar uma maquina pronta tipo um Dell, um HP.. ai sim.

    90% dos computadores que existem no Brasil sao montados sabe-se la como (inclusive os meus) entao eh complicado culpar a gasolina se a sua BMW tem motor de fusca 64… o que eu vejo desde do lançamento do Win 95 são esses debates e teses terroristas…

    o fato é que um sistema operacional é só um sistema operacional - em tese ele não faz quase nada pelo usuario.. a menos que ele atrapalhe.. perdi hardwares do 98 pro XP isso sim é ruim.. até hoje tenho um Tablet da Genius pra Desenho tecnico sem suporte de driver.. perdi um Scanner tbm…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Gabriel Couto

    É difícil não perder algum periférico na troca de versões de SO. Infelizmente muitas empresas não se importam em fazer drivers novos para SOs novos, mesmo dentro do prazo de suporte. Tudo porque não estava nos requisitos mínimos. (e para nos fazer comprar um novo)

    Felizmente existem gambiarras.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows Vista

  • Caio Ferrari

    Impressionante como qualquer discussão numa comunidade Mac vira Mac x PC rapidinho. Ninguem está comparando Vista com MacOS X, ou pelo menos não deveria. A galera não entende que cada sistema atende a um publico e a um gosto diferente. Se tivesse O melhor sistema para tudo, só existiria um!
    O fato é que toda mudança grande de sistema acarreta problemas de costume com a nova plataforma. Eu usei o classic desde o system 7.1 em 1997 e detestei o MacOS X por muito tempo. Só migrei para valer no 10.3 depois de diversas tentativas fracassadas com o 10.0, 10.1 e 10.2. Este ultimo eu cheguei a usar por mais tempo, mas preferia o 9 pela funcionalidade equivalente e a expressiva melhoria de velocidade.
    A mudança XP -> Vista é muito mais parecida com a mudança MacOS 9 -> 10 do que para mudança MacOS 10.4 -> 10.5. Por mais que a Apple adicione funcionalidades, o sistema teve apenas uma leve mudança visual, na verdade uma sutil mudança na interface que sempre acontece de maneira gradual e também a adição de alguns utilitários. O vista já é completamente remodelado em relação ao XP. E para quem já esta plenamente satisfeito com o XP (como muitos estavam na epoca do 9), a mudança significa apenas trocar de máquina em troca de firulas visuais.

    Lembrando que no MacOS X muitos periféricos foram perdidos, a lentidão comparada com o MacOS 9 é gigantesca e mesmo assim hoje todo mundo tá de X.
    E tem mais, há uma vantagem do caso windows. A compatibilidade entre os apps de Windows e as duas versoes do sistema é muito grande e vai durar por bastante tempo. O mesmo não posso dizer do Mac que após 3 anos o 9 já tinha ficado MUITO obsoleto a ponto de não ter um mísero browser atualizado.

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Celso

    Caio tem tocou em um ponto certo.

    Usando o Safari Safari 525.17 no Mac OS Mac OS X

  • Gustavo

    É verdade Caio e Celso. A Microsoft, com o Windows Vista, passa a enfrentar a sua pior rival: ela mesma! Infelizmente, no segmento de SOs, no mercado atual, praticamente não há concorrentes…

    Quanto ao Vista ser o novo ME. Duvido muito! Quando o XP foi lançado a história era a mesma… todos preferiam o Windows 98 por questões de compatibilidade. Seja com os jogos, softwares ou hardware. Passado um certo tempo, ninguém queria saber do 98 mais!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows Vista

  • Jenner

    quando a gente pensa que ja viu de tudo.. ainda ve isso… achar que a microsoft vai perder os quase 80% de share mundial pq lançou o Vista que um punhadinho de nerd “ACHA” que é uma bosta apesar dos zilhões investidos e o staff que tem… que bobagem.. na falta de um argumento descente.. que tal o silencio ? nada contra os nerds, hein… mas esperava ver mais dados, estatisticas que opiniões e achismo travestidos de propaganda… totalmente improcedente esse post… baita trololó

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Jadson Almeida

    Jenner,
    Eu acredito que se a Microsoft não lançar algo melhor que o Vista vai perder uma boa faixa do mercado sim.
    Muita gente que eu conheço não usa o Vista, porque acham pesado, incompatibilidade com seus hardwares, etc, etc.
    Alguns que compraram comportador tiraram o Vista e colocaram o XP ou Linux. Fora isso a venda de Mac aqui em Salvador está impressionante. Mal os produtos Apple chegam nas lojas e somem das vitrines.
    A Microsoft domina o mercado, com uma larga vantagem sobre as outras marcas. Porém pode perder muitos clientes se não houver um lançamento que agrade o público.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Mac OS Mac OS X

  • Jadson Almeida

    Ahhh, e eu não vendo Mac e nem sou Nerd… rsrsrs… :)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Mac OS Mac OS X

  • Alex Almeida

    é , eu comprei um notebook AMD Turion X2 64, 2 gb ram, 120hd da HP .. veio com Vista original.
    “voltei” pro XP uma semana depois e ganhei quase 40% de performance.. impressionante.. o Vista é super bunitinho.. mas na hora do pau comer, pra uauário avançado, os “badulaques” bunitinhos do Vista só atrasam o meu trabalho !

    Vista nunca mais !

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • jenner

    Jadson,

    Não há nada a reparar no que vc disse - apenas, vale lembrar que a liderança da Microsoft é tão grande que eles podem errar por uns 4-5 anos seguidos que continuarão acima de 50% do Market Share. Vale lembrar tbm alguns detalhes importantes como todos os outros produtos da empresa e as empresas que hoje fazem parte do controle deles. Não tenho a menor dúvida que o Yahoo será a próxima.

    Lembro tbm que estamos falando da liderança hegemonica da empresa mais pirateada do mundo nos ultimos quase 20 anos.

    Essa pinimba de Mac x PC, Leopard x Windows é uma bobagem cara… achar que a Apple tem alguma chance de ameaçar a Microsoft tbm.

    A única empresa hoje que tem capacidade de colocar a M$ em risco é o Google - e quando o fizer, vai incomodar a Apple tbm e muito.

    Vejo todo esse falatório boboca em torno do trambolho Iphone.

    A Nokia e Sony Ericsson dormem tranquilas sem jamais se sentirem ameaçadas por esse trambolho-design, ambas anos luz a frente em tecnologia e desenvolvimento de produto - ah, óbvio - em market share tbm.

    Acreditar no marketing que uma maçã… vai trazer a mulher a amada 3 dias é o que faz ter uma besta alcoolatra sentada no palacio do planalto liderando uma quadrilha. Tem gente que compra embalagem.. mas tem gente que quer conteudo.

    A realidade do país (replicada mundo a fora) é que o consumidor quer maquinas baratas, facilidade dele proprio fazer a troca de peças e costumização pelo preço acessivel - poder ter a “experiencia” no uso compartilhada interagindo entre amigos, familia etc… assim poder tirar duvidas, dicas, troca de programas e aprender a usar melhor. E por que nao dizer ?.. acesso aos programas piratas.

    A comunidade apple é pequena no Brasil, o suporte é problematico - tirar duvidas (mesmo o Help da Apple sendo sensacional) é dificil - to aqui desde ontem com um problema e sõ consegui falar com 4 pessoas (tenho mais de 250 no msn) e nenhuma conseguiu me dar a menor pista. Os programas para Apple não só sâo poucos - são ainda dificeis de se conseguir - mesmo via web, via limewire, magesy, emule etc…

    Esse movimento para comprar os Macs está acontecendo em todo o Brasil. eu mesmo até 8 meses atrás não tinha nenhum - comprei 3 nesse periodo. E só ocorre porque o dolar caiu demasiadamente em relação a todas as moedas mundo a fora (não só o Real - como o nosso presidente fdp gosta de falar). Antes os preços eram proibitivos. Mas não apostaria numa migração definitiva. Estou há 8 meses ainda tentando me adaptar após mais de 15 anos de Microsoft - e tá dificil. E me considero um usuario pesado de conhecimento avançado - para arrebanhar mais gente (PC/Win), penso que a Apple só tem uma escolha - criar um OSX com uma experiencia de uso mais proxima dos Win.. o que deixaria os Mac Fanáticos irados…

    De mais a mais - isso nâo é futebol - quero só uma maquina que funcione de forma eficiente (e nisso os Macs sao superiores) e que me permita fazer as coisas com extrema facilidade e simplicidade (no momento por conta do meu background so tenho isso com PC - mas estou trabalhando).

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Celso Dantas

    8 meses com mac e não se habituou e acha mais facil no windows? Uhu. Deve mexer em mac nas horas vagas então. =P

    E sobre o iPhone, eu só concordo que a Nokia e Sony tem market-share, pq tecnologia não sei não.

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • jenner

    Celso,

    Eu nao uso cpu só pra abrir email, web, ouvir musica, editar foto e msn… pra isso precisei de 3 minutos para mexer.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • jenner

    acabei esquecendo…

    Celso.

    Pega os smartphone da Sony Ericsson de 4-5 anos atrás… e vê lá o touch screen funcionando otimo, memoria SD expansivel pra quanto vc quiser, navegacao web, camera de foto e filme.. uma porrada de aplicativos.. e isso ha 4-5 anos atras… mas ó a bateria durava MUUUUUUUUITO.. e nem era tao grande..

    fala serio cara ! ja tive um Iphone em maos (meus irmaos tem)… e tirando aquele troço de virar de lado e a tela mudar… que nem é desenvolvimento da Apple.. nao tem nada de inovador. Nada… é só design

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Alex Almeida

    Jener ,

    Há pouco minutos eu falava ao Mac no MSn justamente o motivo de eu, usuário avançado, amar Mac, desejar MAc, mas usar PC por todos os motivos que vc descreveu.

    É muito importante salientar que usuários Mac são USUÁRIOS. Toda a dificuldade do pessoal q usou PC desde os tempos do windows 3.1 teve enquanto os Mac maniacos riam da facilidade de uso do MAc ( eu era um usuário de Mac no trampo nessa época - lá por 1990 ) fizeram de nós escravos da MS excelentes entendedores de rede, de configurações, ajustes , etc..

    Por isso a sua dificuldade de, como usuário avançado no windows, não encontrar infos e pessoas habilitadas a te ajudar no Mac como teria no PC.

    A boa notícia é que sendo Mac, provavelmente a solução seja mais fácil q vc imagine, qualquer q seja a sua dificuldade.. é que nem falar ingles, é muito mais fácil falar inglês que português .. e pra falar em inglês vc precisa PENSAR em inglês !

    Uma coisa importante. Desde o Windows XP, sendo vc um usuário que saiba como e o que fazer na manutenção do seu S.O., não vejo muita vantagem, que não seja perfumaria, pra outros sistemas operacionais. Por isso descrevi que comprei o notebook com Vista e “voltei” pro XP Pro 64, e to feliz !

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Celso Dantas

    é. no mac eu programo, então tb não sou usuário comum.
    Programo inclusive com BD, Containers e criação de applicativos desktop e tenho mais facilidade de fazer isso no mac q no windows. Não que no windows não tenha IDEs q eu não goste (algumas funcionalidade são muito melhores q no mac), mas no geral, produzo mais no mac q no PC.

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • Jenner

    ate entrei aqui no meu mac… hehhehe.. pq eu so andei postando aqui com pc.. e tava comecando (SEM CEDILHA MESMO) a parecer lenda…

    pois eh.. (SEM ACENTO).. THINK DIFFERENT… nenhum problema em aceitar isso.. mas demanda tempo… mesmo qdo vc muda de um misero celular nokia pra um motorola.. eh complicado.. sao formas diferentes.. nomes diferentes para a mesma coisa

    nesse sentido, concordo muito com vc ALEX.. e fico pensando se fosse o contrario…
    no dia em que eu descobri como instalava e desinstalava as coisas eu ri muito…
    achei a coisa mais genial do mundo… mas algumas setagens de PROPRIETARIO E PERMISSOES nao sao tao simples… inclusive (tirando as mais obvias) algumas eu revirei todos os utilitarios, todos os menus e nao achei.

    Sem querer mudar o topico vou relatar o problema. Instalei aqui o Logic 8.01 baixado direto o http://www.magesy.com em 2 maquinas.. a instalacao foi perfeita em ambas..na hora de abrir o programa… ele pisca no dock e some - sem abrir. Em ambas as maquinas. Ta, poderia ser problema no programa. Baixei o Logic 8.02 la e deu a mesma coisa - em ambas as maquinas. Sendo que varios usuarios estao satisfeitos com o software. Nao cheguei nem a conseguir digitar o serial.

    A logica Windows - se nao eh o programa e nao eh o system requirements - pode ser alguma coisa ligada a permissoes. Andei instalando o 10.4.11 sobre o 10.3.9 do antigo dono. So tenho 1 admin e curiosamente qdo clico em obter informacoes no equivalente apple do MEU COMPUTADOR ele diz que minha permissao eh so de leitura. Ja virei tudo aqui. Criei usuarios ADMIN e deletei - e criei e outro e nada. Em 8 meses nenhuma das 3 maquinas travou… mas talvez fosse interessante formatar tudo heehhehehe… e sim, vou instalar o Leopard em breve

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Mac OS Mac OS X

  • Mac Porteiro

    O iPhone pode não ser inovador. Mas ele é bem mais rápido que o tal do Symbian, pra fazer muita coisa “alternativa” a falar no telefone. Tudo no iPhone é praticamente… press to play, apertar e bum, ou boom se preferir a versão original hehehe…

    Comprei um Nokia E65 por determinadas razões. Não que me arrependa, mas o iPod touch valia mais a pena, se eu queria ter conexão wi-fi e mapas dentro do bolso. Só é muito mais caro, mas enfim… segue a vida.

    Sem contar que é conectar um iPhone ao Mac e tudo funciona. No Windows vai por caminho muito parecido.

    Alguém já testou um HTC em um Mac? Eu tinha curiosidade de saber…. voluntários, si vous plaît!

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • fernando

    @celso

    to comecando a programar em cocoa. vc q mexe com programacao sabe me diseer aonde eu acho bons tutos?

    @jenner
    vc ja tentou dar o boot no dvd e alterar os usuarios??? e sobre programas piratas n e tao ruim de se achar . em sampa tem muito lugar q vende. eu moro no rio. todos os meus programas incluindo o meu tiger sao piratas… eu baixo tudo da internet. quem conhece os sites tem uma mao na roda. e sobre seu outro problema. sera que os que voce baixou n vieram corronpidos??? pq normalmente esse servidores de hospedagem de arquivos cancelam a conexao e o navegador acha que ja acabou. pode ter vindo corronpido. o q vc pode fazer e tentar arrumar uma copia com alguem

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0 no Windows Windows 98

  • Jenner

    obrigado fernando

    cogitei essa hipotese sim, acontece que estavam em RAR e na descompressao formou o PKG que ao ser executado criou um DMG e instalou completo - alem disso por 2 vezes ?
    nao tinha me ocorrido bootar pelo dvd - vou fazer isso.. obrigado..

    Estou ha 8 meses procurando um Logic ou um Cubase que funcione direito - ja baixei duzias pela web - a maioria corrompido - nem instala. Mas parece que segunda-feira conseguirei uma alma “caridosa” que tornará meus macs algo mais útil. Ate aqui - alem do basico só tinha conseguido instalar VSTs.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows XP

  • Celso Dantas

    Cocoa e Objective-C tutorial:

    http://developer.apple.com/doc.....63-CH3-SW2
    http://developer.apple.com/doc.....3-CH11-SW1

    Eu estudo pelo proprio site da apple.
    É bem bacana. Agora é bacana saber orientação a objeto se não o bixo vai pegar. =P

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • fernando

    @celso
    obrigado! ja tinha visto alguns tutoriais no adc mas nenhum que fosse o q eu tava procurando. vou dar uma olhada nesses q vc me mandou. e q pra quem ta comecando e um pouco chato ficar procurando coisas sem saber aonde.

    @jenner
    me passa um email q eu vejo se acho alguns links pra vc
    meu email e fernando.cam.valente@gmail.com

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • Celso Dantas

    @fernando:
    é isso mesmo. É meio chato mesmo. Aconselho comecar estudando Objective-C que é o basico. Depois cocoa que é a API/Framework do Mac. Bacana é que sabendo programar em Obj-C, já da pra fazer muita coisa com o iPhone. É só estudar o SDK dele e pronto. hoho.

    em programacao de mac. eu ainda tô estudando obj-c. =P ta faltando tempo pra brincar.

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • fernando

    celso

    vo comeca a aprende logo
    mas acho q naquele hack pro xcode pra faze coisa pra iphone vc prograMA EM cocoa. primeiro vo tenta o cocoa depois vo v c eu aprendo c++ e pq o problema e falta de tempo pra aprende 3 linguagens. valeu pela dica. a unica coisa q ja consegui faze e o famoso cocoa notepad q faz via interface buider q ja fis antes mesmo deste artigo do mm mas vo tenta quando chega em casa

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • Celso Dantas

    nego, cocoa é só uma API/Framework do mac, não é linguagem. É como directX/openGL. É na verdade equivalente ao Win32 do windows.
    Pra escrever codigo mesmo, e perere parara, o nativo na vera é Obj-C. Da pra fazer aplicativo cocoa usando java, ruby e etc.

    Acho que vale mais aprender obj-c (q não é C ou C++). =]

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • fernando

    @celso
    eu sei q object-c nao e cc e nem c++. vo tenta entao o object-c
    valeu!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

  • Celso

    =]
    de boa.
    qndo tiver alguma coisa encaminhada, compartilhe! hehe.
    tem eu e o rick com vontade de programar pra mac. Vamos compartilhar infos! =D
    eu ainda to na fase de aprender sintaxe de obj-c.
    engatinhando.

    vou te adicionar no gtalk!
    abracos!

    Usando o Safari Safari 525.17 no Mac OS Mac OS X

  • fernando

    celso
    n entendi c vc q me adiciona no gtalk. se for eu n tenho entao add ai no msn
    fernando.c.valente@hotmail.com

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X

  • Jefferson Vasconcelos

    Oi gente queria uma ajudinha!!!Eu tô com o navegador da internet “internet explorer 7″ Só que meu computador está lento e quando desligo o windows aparece uma mensagem d erro em um dos arquivos da internet explorer!!!
    Eu queria desinstalar a internet explorer mais gostaria de saber qual outro navegador (que seja muito bom e leve) eu posso baixar e usar sem nenhum problema??
    Agradeço JV

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • fernando

    @jerferson
    Use o Firefox ou o Netscape 9. É muito arriscado desinstalar o IE por isso aconselho vc a deixar. Mas se quizer desinstalar vai em adicionar e romever programas e depois vai em desistalar e instalar componentes do Windows. É só desmarcar o IE.
    Eu não me responsabilizo se der errado. Mas existe uma grande probabilidade de melhorar o computador na hora de desligar. O mais indicado é vc fazer uma limpeza no registro, o que seria muito arriscado para que não entende muito ou vc pode reinstalar o Windows…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X