O melhor pedaço da Maçã.

Mais alguns “novos recursos” que estarão presentes no Mac OS X Snow Leopard

Até o momento, uma das poucas informações que temos da próxima versão do Mac OS X é que ele será um sistema operacional “sem novos recursos”. Como já sabemos, podemos esperar muitos aprimoramentos internos do sistema, ou melhor dizendo, mudanças “embaixo do capô” que, apesar de não trazerem novidades diretas aos usuários, serão muito bem-vindas por todos.

Publicidade

Mac OS X 10.6 Snow Leopard

O site RoughlyDrafted fez hoje uma pequena preview de algumas das muitas inovações que estão por vir internamente no novo sistema. Algumas das mais importantes estão descritas a seguir:

Novo framework multi-touch

Publicidade

Como os atuais MacBook Pro e MacBook Air possuem trackpads multi-touch, a Apple está desenvolvendo um framework multi-touch que será fornecido como uma parte do Mac OS X Snow Leopard. É difícil analisar esse novo recurso interno que estará no novo Mac OS X sem pensar nas novidades que estão por vir em futuros Macs portáteis.

Ele consiste em uma série de bibliotecas de códigos e funções, que além de ampliar as capacidades dos gestos que podem ser utilizados nativamente no sistema, fornece recursos para desenvolvedores aprimorarem seus aplicativos, a fim de utilizá-los da forma que preferirem.

Publicidade

Aplicativos do sistema otimizados e com melhor desempenho

Outro objetivo do Snow Leopard é reduzir o consumo geral de memória, uso de CPU e acesso ao disco-rígido, com o objetivo de obter melhor desempenho geral do sistema e dos aplicativos em execução. Mais uma vez, uma vantagem para os Macs portáteis, pois o menor consumo dos recursos do hardware da máquina implica em melhor autonomia de bateria, bem como em melhor desempenho nos Macs mais “fraquinhos” da linha, como o Mac mini e o MacBook Air.

Por isso, podemos esperar para o Mac OS X 10.6 aplicativos do sistema otimizados, ocupando menor espaço em disco, com menor consumo de memória e menor consumo de CPU, resultando em melhor desempenho na sua execução e maior autonomia de energia. A tabela abaixo mostra a redução geral no espaço em disco gerada por essa otimização no desenvolvimento das novas versões dos aplicativos do Snow Leopard:

Comparativo de espaço em HD dos aplicativos do Snow Leopard

Comparativo de espaço em HD dos aplicativos do Snow Leopard: clique para ampliar

Na verdade, o que contribui para essa redução do tamanho dos aplicativos são duas tecnologias:

  • Resolution Independence, que substitui bitmaps rasterizados por gráficos vetoriais menores;
  • Localization, que permite extrair a multiplicidade de arquivos localizados de idiomas para cada aplicativo individual, instituindo-os em um único conteúdo centralizado disponível para todos os aplicativos a partir de um mesmo idioma.

Novos recursos universais para aplicativos processadores de texto

Publicidade

O Mac OS X 10.5 Leopard conta com alguns recursos universais para processadores de texto, como por exemplo o tracejado vermelho para erros de ortografia e o tracejado verde para erros gramaticais. Inclusive o recurso de correção ortográfica aparece em outros aplicativos, como o Mail e o Safari.

No Snow Leopard, esses recursos serão estendidos, com a adição do recurso de auto-correção. Presente nos aplicativos da suíte Office, da Microsoft, ele automaticamente corrige erros gramaticais simples ao digitar — como pontuação, por exemplo –, além de inserir automaticamente listas ordenadas ou datas no texto à medida que o usuário vai digitando.

Aprimoramentos na tecnologia de detecção de dados

É por meio dessa tecnologia de detecção de dados que o Mail do Mac OS X Leopard consegue detectar eventos ou informações de contatos em mensagens, por exemplo. No Snow Leopard, essa tecnologia será estendida para outros aplicativos e utilitários do sistema, como o Catálogo de Fontes e também para o Spotlight.

Sistema de arquivos ZFS

O Mac OS X 10.6 Snow Leopard será a primeira versão do sistema operacional da Apple que terá suporte total ao sistema de arquivos ZFS, que foi desenvolvido inicialmente pela Sun Microsystems para uso no seu sistema operacional Solaris.

Na verdade, o Mac OS X 10.5 Leopard possui o recurso de leitura de discos formatados em ZFS e também em NTFS — formato proprietário da Microsoft usado no Windows XP e Vista. Mas o sistema de arquivos ZFS será totalmente suportado pelo Snow Leopard e também pelo Snow Leopard Server, seja para leitura ou escrita.

O ZFS possui muitas vantagens, entre elas: armazenamento agrupado de arquivos, redundância de dados, correção automática de erros no disco, expansão dinâmica de volumes e configuração de instantâneos — recurso aplicado principalmente em servidores e em workstations para ajudar a gerenciar múltiplos discos rígidos.

Legal, hein? Imagina se houvesse novidades no Snow Leopard.. 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Domínios da internet poderão passar por maior revolução da história

Próx. Post

SoftBank anuncia preços do iPhone no Japão

Posts Relacionados