« Ressurgem os rumores de um MacBook touch: outubro? Um dock para quem costuma usar o MacBook fechado, ligado a um monitor externo »

Conecte-se ao seu Mac ou PC via iPhone com o Mocha VNC Lite

Eu sempre achei a tecnologia VNC em computadores muito interessante; imagine, então, utilizá-la em um iPhone/iPod touch! Pois o Mocha VNC Lite possibilita exatamente isso.

Para os que não sabem, VNC é um protocolo que permite o compartilhamento e/ou controle de outros computadores via um cliente VNC — exatamente o que o Mocha VNC Lite é. Quando você está conectado, tudo o que vê na tela pode ser controlado.

No caso do iPhone, é possível usar o recurso de pinch para se aproximar ou se distanciar da área visível — algo mais do que necessário, visto que ele suporta até 1680×1200 pixels de resolução.

Uma das coisas chatas — pelo menos da sua versão atual — é que o Mocha VNC Lite é controlado via cliques na tela (o que, depois de alguns minutos de uso, pode ser bastante chato). A taxa de atualização também não é customizável, apesar do software oferecer uma opção manual no botão com o sinal de mais.

A versão paga do programa proporciona recursos mais úteis para usuários avançados, como teclas extras, teclas de cursor, uma tecla Ctrl + Alt + Del (necessária para uso no Windows 200x como servidor VNC), macros de texto e uma tecla para o botão direito do mouse.

O Mocha VNC Lite já pode ser baixado via iPhone App Store, gratuitamente.

[Dica do Dica do Nelson Biagio Jr., obrigado!]

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express. Seu mais novo integrante é filho italiano adotado, um iPhone 3G preto.

19 Comentários


  • tiago

    Rafa??..posta como configura :D!!!!!!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Elton Gruber

    No caso do Mac OS X não sei, no windows tu precisa de um servidor de VNC..

    dai soh por o IP e a senha no iPhone que vai embora..

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Marco César

    Eu toh querendo saber como configura, eu tenho um mac e um pc conectados a um airport extreme base station e um ipod touch, ae eu queria me conectar aos dois computadores.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Tiago Giusti

    Parece que o OS X tem suporte nativo a VNC, mas como configura isso, não faço a mínima idéia!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • mvsv

    eu já abaixei esse App

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • mvsv

    e falando de aplicativo para iPhone quem ai tem uma conta google tipo gmail abaixa esse App

    Google Mobile App

    digita esse nome no iTunes que ele vai aparecer
    eu já abaixei apesar de não ter iPhone nem iPod Touch

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Victor

    http://mochasoft.dk/iphone_vnc_support.htm aqui explica como configurar
    para mac

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Marco César

    É muito fácil, já to ate usando. Primeiro passo é baixar o aplicativo para iPhone/iPod Touch, para os que tem Mac basta ir em Preferencias do Sistema e depois em compartilhamento, logo em seguida clicar e marcar compartilhamento de tela, depois em configurações do computador e basta criar uma senha. Pronto, no aplicativo no iPod basta digitar o seu IP (é dado nessa tela em compartilhamento vem assim vnc:// 000000.00000), basta copiar os 000 com ponto, depois é só digitar a senha e conectar. Para os que tem windows tem que baixar o vnc (recomendo o que estou usando, pois tb tenho pc, o realvnc.com) quando instalado eh só seguir o passos e criar uma senha, depois é so digitar o ip no ipod e a senha, e pronto!!! facil neh?!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Felipe Pinho

    No Mac vc tem que ir em System Preferences / Sharing / Screen sharing e habilitar esse serviço. bem fácil.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.16 no Windows Windows XP

  • Tiago Giusti

    Consegui!!!

    bem fácil mesmo…um puquinho lento, mas bem útil!

    Valeu!!!!!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • rafa

    como faco pra ter um servidor vnc?

    Usando o Opera Opera 9.51 no Windows Windows XP

  • Gabriel Tadeu

    É bem provavel que alguem esteja na mesma situação que eu: mac ligado via airport (ou outro router) e o ip fornecido pelo screen sharing seja vnc://10.0.1.### e com isso se torna (eu até agora não consegui solucionar) meio punk de conseguir conectar =(

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows Vista

  • Gondo

    use somente o ip, sem o prefixo vnc://

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Marcelo

    @Gabriel, use somente os números…no meu foi sussa!!!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Fred Palmeira

    @Gabriel Tadeu
    Se você estiver dentro da sua rede, basta usar apenas o IP local, como já dito por alguns. Agora, se estiver tentando conectar de fora da sua rede, devido ao NAT dos roteadores, você precisará informar o IP de Internet válido, ou seja, o do roteador. Além disso, deverá configurar o roteador para encaminhar as requisições externas para o IP da máquina que você deseja acessar.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Deny Dias

    Uma dica: o Leopard já vem com um cliente VNC embutido. No finder, COMMAND+K (Conectar ao Servidor), no campo do endereço, digite:

    vnc://xxx.xxx.xxx.xxx:yyyyy

    Onde:
    xxx.xxx.xxx.xxx = IP
    yyyyy = Porta do VNC server de destino (default: 5900)

    Outra dica: pra quem quiser um cliente VNC ultra rápido, testem o JollysFastVNC.

    Mais uma: pra quer quiser um VNC-like que funciona em Mac, Windows, Linux e qq. outra coisa, ultra fácil, ultra rápido e muito, muito confiável, testem o LogMeIn. Esse eu “agarantcho”!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Mac OS Mac OS X

  • ruben Rosário

    Acabei de experimentar.

    Não acho nada funcional. Acho que é só uma app curiosa, mais nada.

    Usando o Safari Safari 525.22 no Mac OS Mac OS X

  • Gabriel Tadeu

    @Fred: Sim, estou fora da minha propria red e, agora como faço com que o airport redirecione as requisições externas para minha maquina? eis a questao :\

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows Vista

  • rickmat

    Se voce tem um roteador recebendo o ip yyy.yyy.yyy.yyy e quer acessar a maquina xxx.xxx.xxx.xxx da rede local primeiro voce configura o roteador para acessar atraves da porta 5900 (default) a maquina xxx.xxx.xxx.xxx (ver configuracao de NAT e virtual server do seu roteador) depois e so setar no vnc lite o endereço yyy.yyy.yyy.yyy . Se o ip recebido pelo roteador é dinamico voce pode usar sites como o http://www.dyndns.com/ para setar um host virtual e poder acessa-lo de qualquer lugar. Por exemplo, eu tenho configurado meu roteador com um host virtual e acesso meu macbook pro usando meu iphone 3G de qualquer lugar usando a conexao 3G ou wifi se tiver um host disponivel.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2008/07/22/conecte-se-ao-seu-mac-ou-pc-via-iphone-com-o-mocha-vnc-lite/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Ressurgem os rumores de um MacBook touch: outubro? Um dock para quem costuma usar o MacBook fechado, ligado a um monitor externo »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS