« Fotos do Apple shop de Brasília (DF) Apple atualiza drivers de impressoras Lexmark »

E o “Mojave Experiment”, da Microsoft, está no ar!

Há alguns dias, falei aqui no MacMagazine sobre uma das iniciativas que comporão a nova campanha publicitária da Microsoft sobre a Apple, o chamado Mojave Experiment. Seu site oficial está agora no ar e, em cima dele, gostaria de tecer alguns comentários.

É difícil acreditar, mas a Microsoft acertou em cheio na usabilidade do site, pelo menos no meu ponto de vista (sem trocadilhos). Ao contrário do que estamos acostumados, ele é bem simples, direto e o visual das telas de vídeos flutuando e se movimentando via um efeito tridimensional ficou, realmente, muito bacana.

Como já comentamos, a idéia da gigante de Redmond foi apresentar o Windows Vista (SP1) a usuários insatisfeitos com o sistema como “um novo sistema operacional”, chamado Mojave. Após o feedback positivo que receberam sobre os testes, aí sim revelaram que se tratava do próprio Vista. Isto, no mínimo, deve ter causado algumas reações nada agradáveis de alguns dos participantes, afinal, com outras palavras, ela os chamou de burros. Mas vamos ignorar esta questão.

Ocorre que não deixa de ser verdade o fato de que o Vista foi muito prejudicado pela sua péssima repercussão na mídia — e também pelo infalível boca-a-boca. Mas o problema da Microsoft não é a comunicação do seu produto, e sim o fato de que ele chegou ao mercado realmente bastante falho em sua primeira versão. Daí a lançar uma atualização de nome “Service Pack 1″ (o que isso realmente diz para os usuários?) e esperar que todo mundo “dê mais uma chance” ao Vista por livre e espontânea vontade, é pretensão demais.

Eu não nego que o sistema deva estar bem mais redondo hoje em dia, mas isso é o mínimo que poderia se esperar. O triste é ver que a campanha se baseia em testes de alguns minutos com máquinas e instalações feitas pela própria Microsoft. Isso não representa, nem de longe, a experiência que um usuário terá na vida real, instalando o sistema na sua máquina de 3 anos de uso, atualizando-o por cima do XP, instalando programas e jogos dos mais diversos e tentando conectar dispositivos talvez não tão “amigos” do Vista.

Os vídeos publicados no site demonstrando algumas das capacidades do OS são super bacanas e tudo aparenta ser muito lindo, mas e na hora do “vamo vê”, será que é realmente fácil? Os usuários conseguem fazer o que querem? O programa funciona como deveria, a máquina responde rapidamente? O sistema é estável? O usuário precisa de ajuda, não tem problemas de usabilidade?

Eu acho que grande parte das falhas de conceito da Microsoft vem desde antes mesmo de você instalar o sistema: pra que tantas versões, meu Deus? Com tanta pirataria por aí, será que a Microsoft ganha mesmo oferecendo tantos modelos com variados diferenciais de — no final das contas — um mesmo produto? Isso confunde demais as pessoas! É só olhar o vídeozinho lá no site do Mojave que fala sobre o DVD Maker: “…disponível no Windows Vista Home Premium e no Windows Vista Ultimate”. Será que ela tem alguma noção de quanto deve ser decepcionante para um usuário que paga caro por alguma das outras versões do sistema, quando descobre que não tem o “programinha de criar DVDs” que o seu amigo acabou de te mostrar em sua casa?

Numa página sobre “fatos” relacionados ao Windows Vista (ok, a Apple tem algo muuuito parecido no seu site há bastante tempo, desde a época da campanha Switch), acho que fica muito claro a tendenciosidade da Microsoft em publicar números a seu favor — nada mais justo, é claro. Mas ao invés de ficar listando quantidades e mais quantidades de aparelhos compatíveis com o sistema, por que não simplesmente se esforçar para tornar tudo o mais plug&play possível, sem dores de cabeça e necessidade de instalações de drivers e softwares adicionais para as coisas funcionarem?

E tudo isso com base em rápidos testes ou demonstrações assistidas por grupos de usuários selecionados por ela mesma para experimentarem o tal “Mojave”. Pra mim o conjunto todo é uma “capa bonita” para uma empresa que está se ajoelhando perante o mercado e pedindo pelo amor de Deus para “tentarem de novo”. É bom que a coisa esteja realmente redonda, caso contrário a mídia continuará fazendo o seu trabalho de comunicar ao mundo sobre a realidade do Vista. Ou, se ele está realmente sólido, ela também será responsável para contribuir, naturalmente, com a mensagem que a Microsoft está tentando passar.

Eu continuo no Leopard.

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express. Seu mais novo integrante é filho italiano adotado, um iPhone 3G preto.

98 Comentários


  • Yuri Torres

    Rafalel, quanto aos equipamentos que as pessoas utilizaram nos testes, foram máquinas HP, vendidas no varejo americano, porque a experiência não poderia ser a mesma em casa?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows Vista

  • whinston

    Eu acho que não é só marketing ruim não..
    Comprei o meu Dell AMDx2 64 bits e veio com o Vista… Só que uma máquina muita nova estava uma verdadeira porcaria… Foi colocar o XP que tinha jogado na gaveta e ficou uma maravilha… O Vista é um sistema muuuuuito lento, principalmente em máquinas mais modestas.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • jp3dro

    Provavelmente o que o Rafael quis dizer foi que, com o passar do tempo, o Vista vai ficando pesado e lento, depois de alguns anos de uso. Remédio: formatação.

    Suponho que seja isto.

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Camilo

    A bem da verdade é que o Vista, em uma máquina boa, roda muito bem! E uma máquina não muito boa, nem tanto…

    E é um pouco de ingenuidade querer comparar o Vista com o XP, uma vez que o XP foi lançado no final de 2001. Até o lançamento do Vista no início do ano passado, foi quase SEIS anos! É querer demais pegar uma máquina que foi comprada para mais ou menos rodar o XP (porque é isso que os pczistas fazem, comprar algo que mais ou menos rode para gastar menos) e esperar que o Vista vá “voar” nele.

    Porém, quando se pega uma máquina legalzinha, ele roda de forma muito satisfatória! Assim, como acontece com qualquer outro sistema operacional!

    E Rafael, três coisas:

    1. As versões confundem só os desavisados! Por que? Muito simples. As duas versões Home trazem as funcionalidades para se utilizar em casa. A versão Business traz algumas funcionalidades para uso profissional (até porque as empresas que não sao de TI, de um modo geral, não querem os usuários criando dvdzinhos no trabalho). A versão Ultimate traz tudo das outras versões e alguns extras (o que era o antifo Microsoft Plus).

    2. Ter necessidade de instalar softwares de terceiros é quase que necessário. Já imaginou o que seria um sistema operacional fazer todos os periféricos funcionar com qualquer porcaria de hardware que os pczistas ligam nele? Nisso o Windows é uma verdadeira utopia. Mal ou bem, roda em quase qualquer computador lixo que se compram nos “chinas” ;)

    3. E o SP1 é algo normal que tem em todos os produtos de todas as empresas. Muda apenas o nome. E no mundo Windows, principalmente o corporativo, sempre esperam sair um SP1 dos produtos para pensar em adotar. Foi o mesmo com o XP!

    E a Apple é uma que também utiliza isso. Em menos de um ano do Leopard já está no quarto “SP” para corrigir vááários bugzinhos ;)

    Mas tenho que tirar o chapéu para você, está quase conseguindo escrever um post imparcial sobre outra empresa, como todos deveriam ser :P

    Seu post foi igual a Bovespa ontém. Começou bem e terminou em queda. Você começou escrevendo bem, mas não resistiu. Teve que chorar as magoas no final :P

    Mas parabéns ;)

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Camilo

    Ps.: eu tb quero minha fotinho aparecendo quando eu posto algo aqui :(

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Rodrigo

    O mais estranho de tudo isso é que eles não mostram o “tema”que colocaram no vista, e nem o computador ligado… será que não é armação???

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Mac OS Mac OS X

  • Roberto Lima

    o vista soh eh lento em pc ruim, eu tive um amd64 3.2ghz com 1gb de ram e uma geforce 6800xt e soh dava umas lagadinhas, mas nada que fosse: Oh mais que merda eh essa (formata) obaaaaaa agora to no xp

    Nada disso… e olha que eu usei o vista x64

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.16 no Windows Windows XP

  • guilherme k.

    coitadas dessas pessoas, se elas usasem Mac OS nao perderiam esse tempo ai.
    ashuashuashu.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Adriano de Souza

    Acabei de ver o site do projeto Mojave…………….
    E na boa? Acho ridículo a Merdasoft ter que se sujeitar a isso para “tentar” provar para usuários que o Vista ainda vale alguma coisa…
    Continuo com minha opinião sólida feito rocha: Nw seria melhor a Merdasoft declarar publicamente que SIm..seu tããããão famoso SO Vista está bichado, que foi um erro e blablabla…e começar do zero para que seus usuários tenham uma experiência mais valiosa diante do pczinho?????
    Ah mas ela vai perder grana com isso!!! Sim com certeza…mas pelo menos teria meu respeito e de muitos outros assumindo o que é óbvio!!!!
    E outra: Ela nw perderria tanto assim…pois o XP tá aí, firme e forte….leve e funcional!!!
    Essa estratégia de suplicar aos usuários para tentarem de novo vai ser uma piada…um vewrdadeiro fiasco….mas…pelo jeito q Merdasoft gosta disso…pq de uns anos pra cá…..ela só sabe fazer isso: se enterrar mais e mais a cada dia com atitudes infantis e que deixam seus consumidores ainda mais insatisfeitos…
    Bom só para o Steve Jobs e para a Apple…que arrecada cada vez mais ex - pcezistas….

    Usando o Safari Safari 523.12 no Mac OS Mac OS X

  • Neto Lima

    Camilo, concordo com você.

    É armação Rodrigo, cuidado que a Microsoft pode está te rastreando agora que você descobriu o plano secreto dela!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Windows Windows Vista

  • Neto Lima

    Camilo, vai no http://gravatar.com

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Windows Windows Vista

  • guilherme k.

    Uma coisa é verdade, quando voce compra um mac, geralmente se compra o Computador novo (Hardware + software), por isso ele ja vem pronto e “testado” de forma a estar com o hardware “suficientemente” bom para rodar o OS, em um PC geralmente se compra apenas o Vista e ja se sai instalando em cima do seu velho XP.

    pensando assim, da na mesma rodar um Vista numa maquina de 2001, e rodar o Leopard em um iBook.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • brennp

    Eu acho ridículo eles fazerem os consumidores de idiotas neste teste e também mais ridículo ainda eles pegara gente que NÃO trabalha em computador, porque pode ver, NENHUM dos usuários do teste sequer pareceu entender a fundo de informática.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Gustavo Costa

    @Rafael Ah Rafael! Na citação “…disponível no Windows Vista Home Premium e no Windows Vista Premium”, o correto seria “…disponível no Windows Vista Home Premium e no Windows Vista Ultimate”, a única versão que leva Premium no nome é a Home Premium!! =)

    Ótimo post!!

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Rafael Fischmann

    @guilherme: não sei de onde tirou essa conclusão que pra trocar de sistema é preciso comprar um Mac novo, isso tá tão longe de ser uma verdade, perante à longevidade dos Macs. E pode ter certeza que o Leopard roda MUITO melhor em Macs de 3-4 anos atrás do que o Windows Vista em PCs de 2 anos atrás. Sem xiitismo.

    @Gustavo: isso! Valeu! ;)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • said

    todos os posts por aqui, que falam da microsoft são tendenciosos, gosto muito de ler as dicas do mundo apple, mas opinião extremista é deplorável… qndo houver microsoft ou windows no título, nem leio mais.

    []s

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Dante

    Notei que só gente feia utiliza Windows.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Rodrigo P. Ghedin

    Deixa eu defender o sistema que garante meu sustento :D .

    Rafael, não sei de onde você tirou essa história de “chamar o usuário de burro”. Trata-se de um teste de usabilidade, algo para desarmar as pessoas de preconceitos. Testaram o sistema usuários de Windows (versões anteriores), Linux e Mac, para ser mais exato, os que deram as notas mais baixas para o Vista SEM TER testado o sistema. Após o teste, feito sem o plus do preconceito, afinal, não se tratava do Vista, 90% deu o braço a torcer, e achou o sistema legal. Ciente disso, a pergunta que não quer calar é: aonde está o problema, no sistema, ou no (preconceito do) usuário?

    Infelizmente, as pessoas são facilmente influenciáveis. Bastou um ou dois sites de renome dizerem que o Vista era pesado (e isso na fase beta), para que o estigma se impregnasse nele. Testei o Vista Beta 1, e nessa época ele realmente era uma carroça. No RC2, outra versão preliminar que testei, o sistema já estava tão rápido quanto a versão RTM. A verdade é que o SP1 veio mais para acalmar os ânimos da indústria (cega e burra), do que para solucionar problemas, os quais, na realidade, em grande parte sempre foram inexistentes.

    Minha única crítica ferrenha ao Vista é na transferência de arquivos, que de fato é mais lenta em relação ao XP. Fora isso, não vejo nada de errado com ele, pelo contrário: usabilidade apurada, e pequenos ajustes que melhoraram a experiência do usuário.

    Por fim, e para quem quiser ler uma opinião diferente sobre a campanha “Experimento Mojave”, dê um clique aqui.

    []’s!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Neto Lima

    Chegou o grande Rodrigo, mais um que não sofre sob o campo de distorção da realidade.

    =D

    Quando li teu texto no WinAjuda sabia que ia sair um totalmente oposto aqui no MacMagazine.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Windows Windows Vista

  • @@@@

    aeee ghedin!!!!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Linux Linux

  • Rafael Marin

    Uma das grandes vantagens de possuir uma licença original do Microsoft Windows, além do excelentíssimo suporte técnico oferecido ao consumidor pela Microsoft (aqui no Brasil, inclusive), é ter acesso aos updates de software sem qualquer tipo de dor de cabeça.

    O Windows Vista é sempre muito criticado pelo pessoal e tachado como um sistema lerdo e instável. Acredito que posso dar minha opinião - e que ela é válida - pelo fato de eu usar o sistema diariamente há sete meses. Acontece que o preconceito com o Vista vem de gente que ou a) possui uma máquina antiga, b) não utiliza o Windows Vista, c) não faz os updates do sistema ou d) ouviu alguém dizer que o Windows Vista é ruim.

    Minha máquina aqui possui uma configuração razoável (Core 2 Duo 1.6GhZ com 2GB de RAM e 256MB de vídeo compartilhado), e com esta configuração o Windows Vista sempre se comportou de maneira excelente. Para quem não sabe, trabalho com design e desenvolvimento Web, o que demanda certo poder de processamento. Não tanto quanto aplicações gráficas pesadas, mas possuo uma diversidade de softwares que juntos são peso-pesado.

    Como eu disse no meu blog, quando fiz um review do meu notebook, eu estava 95% satisfeito com o Windows Vista, mas agora esse índice subiu para, hm…, 99%? Realmente, não posso mais me queixar de nada relacionado ao Windows. Não dou 100%, é claro, pois sempre há o que melhorar.

    A mensagem final é: acabem com o preconceito com o Windows Vista. Antes de fazer qualquer julgamento, utilizem-no por algum tempo, executando suas tarefas cotidianas em uma máquina legal e com o sistema sempre atualizado. E se alguém de vocês ganha a vida usando o computador e usando Windows, aqui vai a minha dica: compre um sistema original, você não vai se arrepender.

    Esse é um trecho do review que fiz para o TechZilla.com.br, e resume perfeitamente minha opinião sobre o Vista.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows Vista

  • Andre Prisco

    Não… O Windows é uma experiência extraordinária! Nunca vi igual! Acreditem na M$ e no Steve Ballmer, o cara é gênio!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Bruno Vieira

    Cara na boa, possuo um notebook HP com windows Vista Home Premium instalado rodando perfeitamente. Sempre usei windows desde o meu primeiro computador, acredito que essa raiva no windows venha apenas de Macmaníacos que resolveram parar de pensar um pouco.

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Leno

    uai? Rodrigo nao usava Vista? :S

    tbm visito seu blog viu! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    abraço.

    Usando o Flock Flock 1.2.4 no Windows Windows XP

  • Vitor de Castro

    Para mim o Vista continua o mesmo, com muitos problemas carregados doas outras versões. Fica muito, mas muito lento conforme o uso, enche o PC de tarefas desnecessárias, muito caro para se ter (incluindo a compra das versões mais caras e o investimento em hardware), e ainda, por maiores que sejam as atualizações de segurança, sempre precisa de um escudo muito mais forte para se proteger dos vírus.
    Quando eu pensava em comprar um PC com o Windows Vista tinha que ficar atento com os hardwares compativeis, placa de vídeo para rodar a interface, muita memória para aguentar a lerdeza, o sistema e o seu preço, o antivírus, softwares adicionais e outras coisas… Quando penso em comprar um Mac (e vou), é só decidir qual dos modelos e os softwares adicionais como o iWork, Office e o MobileMe. E só de pensar que com este vou poder voar com a máquina por um bom tempo, ao contrário da velocidade regressiva do Vista, fico muito feliz.

    Usando o Safari Safari 525.17 no Mac OS Mac OS X

  • Neto Lima

    Vi um comentário do Rodrigo, e ele estava usando o Windows 2k se não me engano :). Quando o Rodrigo comentou aqui lembrei do jogo Bill vs Jobs The Game. ^^

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Windows Windows Vista

  • Luiz Lavos

    Alguém que quer “imparcialidade” em se tratando de Windows não deveria estar num blog chamado MACmagazine…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Wesley Luso

    Uso XP no trabalho, tenho um notebook com Vista instalado, e tenho um macbook!
    Desde 1997 quando ganhei meu primeiro computador fui usuário de praticamente todas as versões do windows! Windows 95, Me, 98, XP e o Vista!
    Então acho que mesmo usando o Leopard atualmente como sistema preferencial ( E recomendando a todos que ainda não conhecem) consigo dar minha opinião sobre o Windows sem nenhum tipo de fanatismo e preconceito.
    A crítica não foi muito receptiva com o Vista, e acho que com razão, provavelmente o hardware atual dos computadores básicos com 1 GB de memória não rodem o Vista com uma boa performance!
    O visual do Vista é legal, mas como Rodrigo mesmo falou a transferência de arquivos é super lenta, se for para um disco externo, tipo pendrive é o dobro da lentidão, Fica praticamente impossível trabalhar com Photoshop, flash e Illustrator rodando ao mesmo tempo, os avisos de segurança que surgem na tela incomodam demais, sem contar que o que se espera de um novo sistema operacional é que ele seja no mínimo um pouco melhor do que sua versão anterior.
    Portanto eu também continuo no Leopard, sem essa de Mojave, e se por acaso tiver que usar Windows que seja XP.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.16 no Windows Windows XP

  • Rodrigo P. Ghedin

    @ Leno

    Uso o Vista no desktop. Agora estou no notebook, e aqui é XP Home :) .

    @ Vitor de Castro

    Você tem carro? O que aconteceria com ele se você nunca o levasse para a revisão? Então, a idéia é a mesma com o sistema. Faça uma manutenção mensal no Windows, e não reinstale-o nunca mais. Meu Vista está instalado há mais de um ano, sem problema algum; no desktop antigo, tenho um XP instalado há mais de três, rodando sem nenhum gargalo.

    @ Neto Lima

    Acho que alguma extensão do Firefox interferiu no log do Apache… Naquele comentário, estava no Vista. Faz uns cinco anos que não mexo no Windows 2000 :D .

    @ Luiz Lavos

    Desde quando o fato de eu usar Windows anula interesses por outras plataformas? Uso Windows, já usei Linux (por uma semana, mas já :D ), e simpatizo com Mac. Tirando o fanatismo, que as três plataformas possuem, não tenho nada contra elas; apenas gosto mais do Windows.

    []’s!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Guilherme

    Uma informação a ser pensada. Quantas pessoas aqui sabem o que é FSB de uma placa mãe, por exemplo?

    Digamos que 100%.
    Agora pense, nós somos os “excluídos”, a minoria, que “entende” da coisa.

    Pense mais longe, quantos brasileiros chega em uma loja e pergunta, ah quanto de o’clock tem esse PC, qual a frequência da ram, é DDR2 ou DDR3. Olha que são coisas bem simples. NInguém, é muito baixo esse teor de pessoa.

    Diferente da Apple, que muitas vezes acreditam que o seu usuário só deva usar coisas dela própria e do “jeito” que ela quer, a MS tem que lidar com um mercado muito maior e muitas vezes inculto, que como mesmo o post nos transmite vai no “boca-a-boca” dos outros, ou vai dizer que você não conhece ninguém que comprou um computador na loja X porque o vizinho falou que era ótimo e preço infalível?

    Não adianta chamar de MerdaSoft uma empresa desse tamanho, se 90% não consegue levantar as nádegas da cadeira e ajudar alguém, invés de ficar lambendo uma empresa que caso vocês não saibam ainda é muito monopolista, ou você já viu algum Mac na favela? PC eu já vi!

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Renan Ogliari

    Sou usuário do Vista há mais de um ano (dual boot com o Ubuntu).
    Reafirmo o que foi comentado pelo Ghedin. Seu comentário é um dos mais racionais e verídicos que já li aqui.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Linux Linux

  • Leno

    Rodrigo verdade, to usando XP a mais de 2 anos, haha, nunca formatei! ;)

    Usando o Flock Flock 1.2.4 no Windows Windows XP

  • Wesley Luso

    “ou você já viu algum Mac na favela? PC eu já vi!”
    Acho que não procede esse comentário de PC em favela!
    Se for em relação a preço, um notebook vaio da Sony tá saindo mais caro do que um macbook com as configurações semelhantes!
    E na favela assim como em qualquer outro lugar o número de PCs é sempre superior ao de Macs, devido a diferença númerica de usuários de windows e Mac OS!
    Outra coisa todos os computadores que são vendidos para pessoas de classe média baixa, são processadores tipo Celeron, AMD e outros processadores de apenas um núcleo!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.16 no Windows Windows XP

  • Emanuel Barbosa

    a música no final eh massinha….^^

    >-)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Carlos Vargas

    esse tipo de campanha é ridícula.

    se o problema do vista fosse propaganda ruim, não teríamos milhoes de pessoas pedindo pelo amor de deus para os fabricantes enviarem uma copia do Windows XP, pois as máquinas estão se arrastando.

    e eu falo por experiencia própria.

    meu pai, apesar de minhas insistentes tentativas de faze-lo adotar o Mac OSX, resolveu comprar um Notebook Positivo.

    Vinha com o Windows Vista mais simples de todos… Starter acho… e mesmo o computador sendo um Core 2 Duo, com 2 GB de RAM, 120 HD, e ele SE ARRASTA MISERAVELMENTE usando Internet ou Suite Office. O computador não tem NADA demais instalado. Nenhum jogo, nada.

    Ridículo.

    3 meses depois, minha mãe decidiu comprar um Notebook para ela, e dessa vez ela foi na minha e comprou um Macbook.

    Está feliz da vida, fazendo mil coisas que ela nunca soube fazer em um PC, e meu pai morrendo de inveja com o computador dele na assistencia técnica.

    Então, pegue duas pessoas comuns. Deem para um PC para uma delas e um Mac para a outra pessoa. Observem. Eu fiz isso.

    Isso para mim é a experiência da vida real.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Cesar Duarte

    Ghedin por aqui! esse cara é uma celebridade =D
    e realmente ele é a pessoa que fez o comentário mais racional desse post e parabéns ao criador do post tá começando a ficar imparcial ; ) (ps. isso nunca vai acontecer no macmania)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows Vista

  • Camilo

    Luiz Lavos:

    sempre tem que ter um viajante de maionese como vc :D

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • rc_pc

    Uso os 3 sistemas operacionais. No Windows, prefiro o Vista ao XP, mais moderno embora mais exigente com hardware.
    Falam mal do vista, mas ele vem ganhando preferencia ao XP mensalmente.
    Vejam este gráfico.
    http://marketshare.hitslink.co.....x?qprid=11

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Linux Linux

  • Alex

    Ai o resultado de falar do Windows….

    Bem o único problema do vista e a necessidade de um alto desempenho no pc…

    era usuario do vista…

    instavel devagar (no meu Pc intel Celeron D 3.3Ghz 512ram)

    veio o SP1 melhorou bastante e ate deu pra usar “normalmente”

    para uma boa experiencia no vista tem que ter no minimo um PC dual core com 1Gb de ram…

    (fiz downgrade para Xp-Sou louco para ter um MAC!!!)

    aah concerta esse identificador de OS e Browser qi quem usa o Safari no windows ele diz que usa mac…. (quem dera……..)

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • fernando

    Se eles fizessem algo leve, facil, bonito, funcional e com menos bugs poderia ter sucesso… Mas para mim foi gente que eles contratarão. Ou realmente foi outro sistema e eles falaram que era o Vista…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Jadson Almeida

    Só prefere windows (exclusivamente) quem nunca usou mac.
    Não sou fanático e uso os dois sistemas.
    No Leopard os prgramas demoram mais de abrir do que no windows. Mas depois de abertos, a velocidade é semelhante ao windows.
    O maior número de programas para windows é uma vantagem a favor da Microsoft.
    Agora, a diferença a favor do mac é não ter virus, não ter de ficar se preocupando com painel de controle, registro, etc. O mac é mais simples de usar. E muito estável.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • RssV

    Devo dizer que também discordo sobre a coisa do “chamar o usuário de burro”. É um lugar comum em diversos estudos da Psicologia que nossas opiniões e/ou percepções sobre coisas variadas podem se dar mais em função de afetos ou “imagens” anteriores do que de uma análise neutra dos estímulos que recebemos. É até fácil de perceber isso no dia-a-dia. Como já falaram muito bem acima, a idéia da Microsoft é só a de desarmar o usuário de preconceitos… E o resultado é um fenômeno comum, passa longe da burrice.

    Quanto ao Vista: de tempos em tempos tento dar uma nova chance a ele, já que o XP também era ruinzinho no início e deu uma guinada depois do Service Pack 2. Infelizmente o Vista ainda não roda rápido o bastante; é difícil de engolir a idéia de usar um SO mais pesado e cheio de incompatibilidades só porque ele é mais novo, mais bonito e tem uns widgets bacanudos. Mas já houve uma melhora…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Windows Windows XP

  • Hugo

    Sou usuário do Vista há 6 meses e não tenho nada para reclamar. Possuo um Core 2 Quad 2.40 GHz , 2,00GB de RAM , 250GB de HD.
    “Reafirmo o que foi comentado pelo Ghedin. Seu comentário é um dos mais racionais e verídicos que já li aqui.” [2]

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista

  • Idilberto

    Calma gente, em 2010 a Microsoft vai lançar o “Microsoft Ubuntu Home Premium Master Plus 2010 for PC and Mac”…
    Afinal de contas, temos de ser realistas.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Bruno Soares

    Microsoft, eu quero acreditar na sua campanha, mas…

    1 - Cadê a interface utilizada nesse “mojave”?
    2 - O que vocês apresentaram para os usuários?
    3 - Cadê um vídeo de pelo menos UM usuário do início ao fim?
    4 - Quem são essas pessoas? Têm MySpace ou algum blog para nos comprovar que não são atores?
    5 - Quem usava Mac aí? cadê a reação dela?
    6 - Cadê os números? Quantas pessoas, quantas aprovaram, quanto tempo de uso tiveram?
    7 - O que lhes foi apresentado para que ficassem impressionados?

    Sabe, se eu pegar um Sugar Linux, instalar um um programinha que aplica um efeito divertido nas fotos da pessoa, e mostrar pro usuário dizendo “olha o que o novo Windows vai conseguir fazer!”, já consigo arrancar um “UAU” de cara.

    E de programinhas que impressionam o Mac está cheio: Photobooth, Expose, Spaces, Efeito genius ao minimizar…

    Quero ver a Microsoft largar esse notebook uma semana na mão dessas pessoas para utilizarem como computador principal, e filmar a cara delas no final.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Rodrigo

    Usei o Vista enquanto não havia comprado o meu Mac.
    Não tenho o que reclamar dele.
    Agora se me pedirem para escolher… Sem sombra de dúvidas eu prefero o OS X 10.5. Porquê?
    Porque para mim é melhor. Muito melhor a todos os outros que usei até hoje (Windows 95, 98, XP, Vista e Linux).

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • gandralf

    Putz! Piada esse mojave. Mais ridículo do que eu imaginava.
    Em tempo: não tive experiências ruins com o vista. Bom… exceto no Dell que… deixa prá lá.
    Em suma: com um pouco de sorte, o vista é uma belezinha. Com um pouco de azar, é o cão.
    Já tive sorte e azar com ele. Sei onde ele pode funcionar, e aonde te leva à loucura.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Rodrigo

    Ah, fui no WinAjuda e olha o que encontrei:

    Já havia twitado sobre isso: como assim nenhuma pessoa percebeu que era o Vista? Eles pegaram pessoas realmente desinformadas.

    A iniciativa é válida, e embora eles digam que não é marketing, é sim. Quanto ao texto do MacMagazine, queria o quê? Aquele blog está habituado a tirar sarro do “mundo Windows” a qualquer custo”. - Thássius V’

    Bem, eu me perguntava sobre isso e me calava também. Quando se usa Windows Vista dá prá perceber que é um Windows… Será que ninguém sacou isso?
    Hahahaha… Quanto ao MacMagazine… Engraçado como a gente incomoda a alguns… to rindo aqui dessa bobagem de usuários Windows…rs

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Eduardo

    BRUNO: parabéns pelo seu post.

    Esse sim o mais racional até agora!!!! Você pensou o básico. E os Vistaxiitas (arrrggg) nao.

    [2] Microsoft, eu quero acreditar na sua campanha, mas…

    1 - Cadê a interface utilizada nesse “mojave”?
    2 - O que vocês apresentaram para os usuários?
    3 - Cadê um vídeo de pelo menos UM usuário do início ao fim?
    4 - Quem são essas pessoas? Têm MySpace ou algum blog para nos comprovar que não são atores?
    5 - Quem usava Mac aí? cadê a reação dela?
    6 - Cadê os números? Quantas pessoas, quantas aprovaram, quanto tempo de uso tiveram?
    7 - O que lhes foi apresentado para que ficassem impressionados? [2]

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Odigooogle™

    MacMagazine + Windows Vista ==> BOOOOMMMMMMM, mistura esplosiva!

    Aproveitando, uso o Vista há uns 8 meses e não tenho quase nada do que reclamar, só mesmo o de sempre em relação a Windows: programas que param de funcionar do nada. Mas é desta forma porque quando mandei montar meu PC escolhi cada peça a dedo pra que pudesse atender as necessidades do Vista, e também as possibilidades do meu bolso. Tenho uma opinião semelhante a do Guilherme (21:26), e quanto ao “Experimento Mojave” acho que a Microsoft está (certa) correndo atrás do prejuízo que ela mesma causou: quem mandou ser burrinha a ponto de obrigar os fabricantes a socarem Windows Vista em tudo quanto é PC de baixo custo? Isso é que é burrice oras! Ela deveria ter introduzido o Vista partindo dos PCs de alto desempenho, dando o prazo necessário para que os preços das configurações mínimas para rodar o Vista belezinha chegassem a valores populares. Até lá ela manteria o XP para os hardwares médios/básicos e, deste jeito, quem visse um PC rodando o Vista teria uma excelente impressão e com certeza desejaria o sistema. Mas não sei porque essa sangria desatada em aposentar o XP!!! Deu no que deu!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows Vista

  • Antonio

    Hugo com essa configuração até eu usaria o Vista, uso um Mini Core 2 Duo 1.83 com 1 GB Ram, e virtualizo o XP pelo Parallels, até dava para instalar o Vista no mini via
    BootCamp mais não queria dividir o meu HD, Máquina Virtual p/ Vista com um 1 Gb no sistema é inviável precisaria de 2 GB para dedicar 1 GB no Vista e mesmo assim não poderia ter o modo Aero pelo Parallels, o XP roda bem, e só dedico 256 MB de RAM para ele.

    É lógico que o Vista melhorou muito desdo seu lançamento, a minha maior crítica do Windows Vista é o modelo de licenciamento.

    Vista Starter (capado) um monte de recursos desabilitados um desperdício.
    Vista Home Basic : sem interface de mídia e Aero não passa de um XP pesadão
    Vista Home Premium: Agora que começa a ficar bom
    …….etc

    No meu entender a Microsoft deveria manter só 3 versões do Vista:
    Home Premium, Business Premium e Ultimate.

    O Vista fracassou na época de seu lançamento em converter há base de usuários do XP para ele, por problemas de incompatibilidade e exigências de Hardware e mesmo quem tem hoje um computador com XP a não ser que seja uma máquina Top não pensa em migrar para o Vista em sua máquinas atual.

    O Vista já ficou marcado com não sendo uma das melhores versões do Windows agora é seguir em frente.

    Veja:
    95: foi a inovação
    98 a evolução do 95
    2000: o fim do kernel do Dos e maior estabilidade
    Me: um fracasso total acho até maior que o do Vista que consegui se recuperar mesmo com a imagem manchada.
    XP: foi o laboratório onde a Microsoft aprendeu a trabalhar a segurança tem boa estabilidade mais é um buraco para vírus e invasões.
    Vista : Tentativa de corrigir os antigos eros e inovar, infelizmente não da para acertar na primeira fica para próxima.

    Windows 7 : Há esperança que a Microsoft tem evoluído com os erros dos passado,

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Filipe

    Po, eu usava o windows desde a versão 3 (aquela beeem antiga). Usei o XP desde que saiu, e sempre fui de fuçar o sistema todo e saber onde está cada coisa. Finalmente, comprei um mac há 2 anos atrás (logo antes de sair o Vista). Quando fui usar o Vista em um comp de um amigo meu, fiquei confuso!! Não é possível que os usuários de windows não achem isso… Há milhares de opções em cada lugar da tela, e cada uma se abre em várias outras. Fico imaginando: se eu, que era um hard user do windows, já fiquei confuso, imagino alguém como meus pais, ou alguém que seja um simples usuário.
    A microsoft, ao invés de facilitar a vida dos usuários, complicou mais ainda. Podem dizer “mas é um sistema novo, vc tem que se acostumar”. O problema é que é tudo muito confuso! Até pra abrir um programa que não aparece automaticamente no menu iniciar é complicado! Não há como negar isso.
    E isso pq nem estou falando de performance do sistema.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Roger Arruda

    Olha MS é ruim e sempre será, eu tinha o XP em uma maquina e resolvi colocar o vista SP1, deu pau em tudo a rede não funcionava, a net caia toda hora, não reconheceu os drives.
    Acabei voltando pro XP e tudo voltou ao normal.

    E olha que ainda me deu um trabalhão para formatar pois não se consegue instalar normalmente uma edição anterior do windows se a que estiver na maquina for a mais recente.

    Preciso comprar um MAC!

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Rodrigo

    Uma coisa que eu não entendo, se o mac sempre foi bom, e sempre foi melhor que o windows, porque o windows é ainda a maioria?

    @Luiz Lavos MacMagazine= Apple, Macs, TECH, WEB, LIFE.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Eduardo

    Aquela velha discussão do Gol x Ferrari (popular x melhor)

    Ok….vamos partir pra outra conversa.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Roger

    Volto a questionar, 10 minutos de utilização NUNCA dará a ninguém uma verdadeira experiência com um S.O. Por que eles não emprestaram estas máquinas aos usuários durante uma semana para que eles fizessem o que quisessem, instalassem o programa que quisessem, seria muito mais correto.

    Agora para uns pecezistas que reclamam de mac xiitas, mas que conseguem ser ainda mais xiitas, eu tenho Mac a mais de 15 anos. O meu primeiro Mac, um Performinha de 25Mhz, ainda funciona no escritório de advocacia de meu pai, sem dar nenhum problema, e ainda é uma ótima maquininha de escrever. O meu segundo mac, um DV 400MHZ (aquele iMac azulzinho) está com minha esposa, rodando o Mac OS 10.3 (Panther), e funciona perfeitamente com ele a mais de 4 anos, SEM PRECISAR FAZER NENHUM TIPO DE MANUTENÇÃO. Nunca precisei levá-lo a uma autorizada, nunca precisei reinstalar o sistema, eu mesmo troquei o HD de 10Gb por um de 80Gb, e funciona com 320 Mb de RAM (Tente instalar o XP num Pentium de 400 MHz). Hoje tenho um iMac G5 2.1, com 1.5Mb de RAM, rodando redondinho o Tiger, e esperando uma granhinha para migrar pro Leopard. Tem funcionado perfeitamente, sem um defeito se quer desde 2005, sem manutenção qualquer, sem reinstalação qualquer, sem engasgos. E olha que uso programas musicais pesados, instrumentos virtuais, como pianos de 3Gb, e não tenho do que reclamar.

    A realidade é que quem sempre teve preconceito foram os “profissionais de TI”, afinal, se um sistema é muito bom, ninguém consegue ganhar muito dinheiro com problemas misteriosos para se resolver. Ouvi de muitos deles inclusive que Mac era computador de brinquedo. E esta sim é uma situação que está mudando. Muitos deles, inclusive de revistas especializadas no universo Wintel, não só fizeram reviews elogiosos ao Mac, como mudaram de máquina e sistema. E é a quebra deste paradigma (desculpe-me por usar esta palavra tão banalizada hoje em dia) é que está deixando a Microsoft de cabelo em pé. O escudo protetor da percepção dos profissionais de tecnologia está se quebrando, eles estão percebendo um novo universo, e muito melhor que aquele que acharam ser o único. E agora com o iPhone invadindo o mundo corporativo isto tende a mudar. Não falo em números, pois números dizem apenas o que se quer dizer e são manipuláveis. Uma quase ditadura não cai da noite pro dia, mas aos poucos mais e mais pessoas estão tendo contato com Mac, e todos os que conheço que migraram não querem voltar pro Windows nunca mais.

    Usando o Safari Safari 525.22 no Mac OS Mac OS X

  • Antonio

    Olha nenhom sistema é perfeito eu uso os Leopard 6 meses eu tive muitos problemas com rede com windows e até o compartlhamento de pasta dava trabalho eu compartilhava uma pasta eu ele permitia o assesso total no sistema mostrando até as partição raiz, até corrigirrem esse bug eu tive que criar um usuário restrito eu compartilhar os dados por ele.

    Usando o Safari Safari 525.20 no Mac OS Mac OS X

  • @le

    Eu acho que o mundo seria um lugar melhor se cada falasse apenas daquilo que seja da sua conta.
    Mac-users-xiitas vão sempre falar mal do Windows. Seja aqui, seja em qualquer outro lugar. E sempre haverão os usuários de Windows para se defenderem das acusações contra eles faladas. Então, sempre haverá uma réplica, tréplica e fica na discussão política infinita.
    A mesma coisa seria se os lados fossem invertidos, um outro site, uma outra notícia e a Apple sendo colocada na parede. Tudo aconteceria da mesma forma. Pontos negativos são apresentados, os adopters iriam promover sua defesa e haveria réplicas, tréplicas, etc…

    Apenas um ponto em que não posso deixar de passar, e que mostra que realmente há um certo prazer em querer falar mal do seu concorrente, é, porque diabos não falaram sobre a ignorância do pessoal do KDE em não dar a mínima sobre o feedback dos usuários? Para quem não entendeu, Cardoso escreveu muito bem no MeioBit: http://www.meiobit.com/softwar.....-microsoft

    Enfim, passar bem.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows Vista

  • Murilo78

    Interessante é ver uma M$ posando de vítima! logo quem?

    Momento comédia é ver seu slogan: Decide for yourself! Será que entendi direito?
    Décadas de abuso de poder sobre todos os fabricantes de pc, inúmeros processos milhonários por práticas desleais de comércio e monopólio, entre outras coisas….
    Os consumidores praticamente não conseguem comprar um pc que não venha windows vista empurrado goela abaixo, e ela vem com este papinho furado de “Decide for yourself”?

    Apesar da graça…. triste é ver gente que ainda se ilude com isto!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Wesley de Araújo

    Trabalho em uma empresa que vende softwares, e o Vista é uma pedra em nosso sapato. Já perdemos as contas de a quantos clientes recomendamos que fizessem o Downgrade para o XP.

    O Diretor de Desenvolvimento comprou um notebook novinho, com 4 GB de RAM, Processador core 2 duo de 2.8 GHz, 250 GB de HD e placa aceleradora, não aguentou o Vista por mais de 2 meses (isso porque ele é programador), e ainda demorou 2 meses pq não encontrava os drivers para seu notebook na internet, mas assim que descobriu como fazer o Downgrade não pensou 2 vezes.

    O Vista esta fadado ao fracasso, e não há o que fazer para mudar isso, uma vez que os programadores não se interessam em programar visando ele.

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Filipe Arcanjo

    “Você tem carro? O que aconteceria com ele se você nunca o levasse para a revisão? Então, a idéia é a mesma com o sistema. Faça uma manutenção mensal no Windows, e não reinstale-o nunca mais. Meu Vista está instalado há mais de um ano, sem problema algum; no desktop antigo, tenho um XP instalado há mais de três, rodando sem nenhum gargalo.” (Rodrigo P. Ghedin)

    Um computador é totalmente diferente de um carro. As pessoas não esperam que ele precise de manutenção, assim como não esperam que sua TV ou geladeira precise ser reprogramada mensalmente ou que seu celular reinicie por travar (e da-lhe motorola!).

    Não sei quanto ao vista, mas os sistemas anteriores da microsoft possuem uma certa tendência ao caos. Bastam algumas semanas de uso “hard-core” para ver o desempenho da máquina cair, o tempo de boot ir aos céus e tal “manutenção”, que não costuma ajudar muito, se fazer necessária.

    No Leopard e no Linux não é assim. Eles aguentam anos sem a menor necessidade de formatação, mesmo para quem gosta de mecher em cada canto do sistema. O Mac daqui de casa é um exemplo: tem mais de 6 meses que o sistema foi instalado e o tempo de boot continua praticamente o mesmo. Tem vezes que a máquina inicia mais rápido que o meu modem! Também não verifico atrasos para lançar os aplicativos que mais uso, apenas para citar um exemplo, e não preciso desfragmentar o HD.

    A impressão que tenho do vista é que não se trata de um sistema ruim, mas de um sistema inacabado. Se a microsoft trabalhasse no sentido de polir a interface e otimizar o desempenho, teria tudo para dar certo. Afinal, a dupla .Net + WPF é um grande atrativo para os desenvolvedores. Mas já se foi UM ANO e nada foi feito quanto a isso.

    Não é uma propaganda que vai mudar essa realidade. A única forma de “salvar” o vista, a meu ver, é trabalhar em cima dele e resolver os problemas. Algo parecido com o que a Apple quer fazer no Snow Leopard. Ou alguém aqui acha que a intel desistiu do upgrade por nada?

    Existe preconceito dos usuários? É claro. Mas os problemas vão muito além disso.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Filipe Arcanjo

    “O Vista esta fadado ao fracasso, e não há o que fazer para mudar isso, uma vez que os programadores não se interessam em programar visando ele.” (Wesley de Araújo)

    A meu ver você está misturando causa e conseqüência. Os desenvolvedores estão submetidos ao mercado. Isso significa que a sua escolha de plataforma de desenvolvimento não depende apenas da qualidade da mesma (a da microsoft é ótima), mas também da adoção do sistema. E o vista não tem sido amplamente adotado. É por isso que existe essa “falta de interesse”. Otimize o vista para que fique mais leve, melhore a interface e os usuários virão. E trarão desenvolvedores…

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Murilo78

    Outra coisa que achei (no mínimo) estranho… o site Mojave Experiment foi feito em Flash!
    Cadê o silverlight? Será que a M$ não co