« Vídeo-aula: configurando teclado, customizando botões e edição multiclip no FCP Exclusivo: duas novas lojas a2YOU em São Paulo »

Superinteressante questiona “o fim do iPhone”

Sensacionalismo é bom e o povão gosta. Não é à toa que a revista Superinteressante (ou SUPER, para os mais íntimos) escolheu o seguinte título para uma das suas matérias da edição 255, de agosto de 2008: “O Fim do iPhone”. A imagem de capa? Um iPhone estraçalhado (veja logo abaixo).

O enfoque da matéria é a chegada do Google Phone Android, já bastante comentado por nós aqui no MacMagazine, mas é uma pretensão um tanto exagerada achar que o que aconteceu na década de 80 se repetirá agora. A analogia feita pelo repórter Alexandre Versignassi foi justamente esta: a Apple criou o Macintosh e o fechou para o mercado, abrindo espaço para a dominação do Windows, que em pouco tempo já acompanhava PCs vendidos do outro lado do mundo. Será que a história pode se repetir?

Não é por nada não, mas acho um tanto precipitado todos acharem que qualquer iniciativa de código-aberto é válida e possui qualidade. Na maioria das vezes isso é verdade — e eu mais do que apoio o movimento open-source! —, mas existem muitos casos onde ofertas proprietárias (e, em sua grande maioria das vezes, pagas) superam bastante produtos/serviços abertos. Se quiserem um exemplo, cito o próprio Invision Power Board, sistema que adquirimos recentemente para a nova fase do FÓRUM.MACMAGAZINE. O phpBB é excelente, mas infelizmente deixou de atender às nossas necessidades já há algum tempo.

Uma questão que o autor não levou em consideração é conhecida por muitos como timing — algo que Bill Gates — voltando ao século passado — certamente teve quando criou o Windows. O Google está se esforçando, mas as últimas informações indicam que os primeiros celulares com o Android só chegarão ao mercado em 2009. Enquanto isso, a Apple já lançou a segunda geração de iPhones e atendeu a dois dos pedidos mais freqüentes dos seus consumidores: tecnologia 3G e GPS integrado. A App Store já oferece mais de 1.000 aplicativos/jogos para compra/download e registra números estrondosos.

É melhor esses caras correrem; mas, por outro lado, eles podem estar priorizando a idéia de lançar algo redondo e completo, já em sua versão 1.0 — o que não deixa de ser válido, mas é difícil dizer se seria mesmo a decisão correta. Fato é que eu já tive a oportunidade de conversar com desenvolvedores da plataforma iPhone que se aventuram também no embrionário ecossistema Android e, por enquanto, o feedback é péssimo. A qualidade do conjunto criado pela Apple, sua facilidade de uso e as possibilidades que o SDK do iPhone oferece aos programadores são simplesmente estupendas. Estamos falando de um concorrente muito mais sólido e poderoso do que outrora.

A SUPER comenta de algumas “falhas”/ausências no ecossistema iPhone que já foram todas sanadas: existe, sim, um software para iPhone que localiza os seus amigos mais próximos caso você queria convidar alguém para um almoço, por exemplo. Já existem mensageiros instantâneos de excelente qualidade para iPhones e iPods touch, independente do fato de não poderem rodar em background — algo que será sanado muito em breve, com a implementação do recurso de notificações push. E, querendo ou não, soluções para instalação de softwares de terceiros existem em paralelo à App Store, possibilitando a chegada de softwares VoIP (à la Skype) também para a plataforma iPhone — mesmo que a Apple não queira. Ou melhor, é claro que ela quer, as operadoras é que não gostariam nada de algo assim.

Estou louco para que o Android chegue logo no mercado. Nós precisamos disso e, por mais que a Apple sempre se imponha um alto nível de qualidade para os seus produtos e esteja sempre inovando, ter a ameaça de um gigante como o Google ao seu lado certamente deve dar um gás ainda maior nos executivos que controlam a companhia. Viva a competição!

[Dica e imagens enviadas pelo Joaquim de O. N. Júnior, obrigado!]

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express. Seu mais novo integrante é filho italiano adotado, um iPhone 3G preto.

82 Comentários


  • ze

    eu acho que faz sentido.

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • fernando

    Essa revista é uma merda… Uma vez eu comprei e tava na capa “Guia para curiosos” falando que tinha como faze isso isso e aquio… Fui ver os viados puzeram um monte de merda. Nada do que tava falando na capa…
    EX:
    Como parar um carro sem usar o freio: Bata numa arvore!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Luiz Augusto

    faz sentido sim e é um assunto pertinente, mas a matéria já perdeu a credibilidade para mim logo que li o título

    sensacionalismo barato

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Rodrigo

    A Super é uma revista mais de entretenimento do que de informação.
    O texto foi notadamente mal escrito pelo reporter que desconhece muito do mundo Apple. Ele deve usar PC e não fazer parte dos 14% de usuários de Mac… hehehehe
    Bom texto Rafael!

    Como faço pra minha foto aparecer aqui?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Gustavo Costa

    @Rodrigo Registre-se no site http://en.gravatar.com/ e faça o upload de sua foto, o mesmo e-mail no qual você se cadastrou no site, use-o aqui quando comentar e lá estaram a sua foto!! =)

    Essa Super…vou te falar SENSACIONALISMO PURO!!

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Vitor de Castro

    @fernando: Tem certeza que é a SUPER? Eu assino a Mundo Estranho, da Abril, e veio com essa mesma capa mas com um monte de asneiras. Uma delas é de “Como transferir musicas de um iPod para o outro”. Será que era mesmo a SUPER?
    Eu acho a SUPER muito boa, mas como qualquer revista no mundo, sempre pode trazer algo meio sem sentido. Completamente normal.
    E, já que foi comentado no post sobre faltas no iPhone e aplicativos, uma coisa que seria extremamente útil seria um leitor de QR codes. Eu iria amar.

    Usando o Safari Safari 525.17 no Mac OS Mac OS X

  • rwwr

    O iPhone passa e a cachorrada ladra como sempre desde o seu lançamento…

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Helena

    Ai, meu coração doeu ao ver essa oitava maravilha estraçalhada. Deveriam colocar um disclaimer: “Cuidado, imagens fortes”. Hehehe. :-D

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Matheus Rocha

    Essa matéria é pra dar uma rasteira no cara que escreveu e largar umas bicudas na cabeça =P

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • eduardo

    A apple de hj já aprendeu a lição, ou melhor o Jobs já aprendeu, depois de ter dado tantas voltas pela vida….Eles n estão dispostos a perder denovo….Por isso q o iphone praticamente foi reinventado em um ano. Boa parte do q ele n tinha, foi implentado atualmente, na maior parte do mundo onde ele n existia, ele está chegando p agora. Sem falar q o iphone está sozinho nesse novo genero e gadgets por enquanto e é o modelo de todos os outros q virão, inclusive daqueles com android. Sobre ele, li recentemente q os fabricantes de celulares demonstraram pouco interesse na plataforma, os q estavam apoiando abandonaram o barco….Não q ele seja ruim, mas as operadoras n querem perder o poder sobre o tráfego de conteúdo, n querem q celular vire computador, pois a coisa como está é muito mais lucrativa p eles. Nesse sentido o iphone consegue agradar muito bem, por isso é festejado e cobiçados p elas…é isso n podemos esqueçer das operadoras e se depender delas o iphone já é o favorito…

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Joaquim

    Eu li toda a metéria e acho um tanto difícil o Google implementar tudo o que propõe, em parte, porque a matéria sugere que há a intenção por parte do Google que estes serviços que rodem em background usem redes WiMax, e que a gigante dos buscadores e serviçoes online tenha a boa vontade de instalar bases WiMax… Em tempos de convergência, querer montar uma rede pelo mundo (como a reportagem sugere só para desfrutar dos serviços de um sistema não compreensível, PRA MIM!)

    Segundo, por mais que venha todas as funcionalidades que o Google propõe, ainda não será perfeito, e se o feedback oferecido aos desenvolvedores não parece ser lá grande coisa, segundo o que o Fischman disse, aos usuários não deve melhorar muito, e com toda certeza haverá erros… Hoje ninguém está passível de erros.

    Não me crucifixem de cabeça pra baixo, mas a Apple tem dados muitas mancadas… Vide mobile.me, e materiais de qualidade questionável de alguns iMac (Telas vagabundas) só pra ficar em dois exemplos.

    Mas a indústria é isso, tem que se reinventar, isso é bom pra nós, consumidores. Se alguém quer dominar o mercado terá que trabalhar muito pra reduzir custos e chegar num produto final de altissíma qualidade, ou fazer um dumpping básico… tsc tsc tsc

    Abraços!

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Joaquim

    @ eduardo, agora imagine que a reportagem afirma que o Android terá suporte a WiMax…

    Como diria o comentarista de futebol (que se acha craque) Neto: “É brincadeira!”

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Micael

    Observação off-topic: Essa fonte que a Super usa parece ser a mesma da identida do Channel 4 na Ingleterra…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • fernando

    @Vitor

    Fiz “cafuzão”…
    E a mundo estranho mesmo…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Joaquim

    @ fernando

    Eu assino a Super faz uns anos e não me recordo dessa sua informação (pelo menos não sem pensar em consultar na minha coleção).

    Aliás, desde que lançaram o iPhone, a maioria das revistas acha que pode escrever sobre qualquer coisa de tecnologia…

    A SUPER é uma revista muito boa, quando você se interessa por física, astronomia e outras coisas, mas fato que a qualidade caiu muito, verdade. Mas dizer que ela é uma merda eu discordo.

    Hoje é pior que ontem, tem umas mancadas feias vez por outra, mas ainda não dá pra chamar de merda ou mal-escrita…

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Rik

    a materia naum questiona o fim do iphone… ela afirma

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Leonardo Ribeiro

    A matéria é ruim, mas a analogia faz muito sentido sim. Por mais maravilhoso que seja o iPhone, ele é apenas UM telefone.
    A abordagem da Apple, prioritária, fechada, inovadora e revolucionária deixa de fora a Motorola, a Nokia, a SonyEricsson e todo mundo do mercado. Por mais dinheiro que Jobs possa fazer oferecendo um celular, é pouco comparado a quem consiga copiar o iphone numa tecnologia patenteável para outras empresas.
    É só questão de tempo até alguém oferecer alguma coisa à altura do iPhone e pode nem ser o Android, mas que um dia o iPhone vai ser obsoleto, vai. E quem conseguir fazer isso e vender a solução pra todo mundo, fica bilionário.
    É exatamente o que aconteceu com o windows, e vai continuar acontecendo. Ou vocês acham que dentro em breve todo mundo só vai usar iPhones por aí?
    É esse tipo de pensamento que carateriza a Apple, e que é ao mesmo tempo estúpido e genial.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • fernando

    @Joaquim
    Fiz confusão. Foi na Mundo Estranho.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Andre

    A Super não é mais “super” desde o século passado. É bom pra quem tem 14 anos ou tempo de sobra. Saudade das primeiras edições focadas em ciência, explicada de forma clara e objetiva.
    (eu era leitor em 1989… vocês já sabiam ler? heh)

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Joaquim

    @ Leonardo
    Pra massa, um bom telefone bom tem que ser algo como um “iPhone Killer”, tem que ter algo bem próximo ou melhor. O futuro? Não sabemos tudo o que as empresas fazem nos seus laboratórios de pesquisa. Mas hoje o iPhone é o conceito, representa o status quo dos celulares…

    @ fernando
    Ok, desculpa qualquer coisa mas quando vi que você já havia corrigido, era tarde demais…

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Licia

    Nunca leve a sério o que a Superinteressante fala. Desde a reportagem sobre como nós seríamos se enxergassemos tudo em preto e branco, essa revista perdeu qualquer credibilidade que poderia ter. Aqueles texto deve ter sido escrito por viciados. Eles disseram que se enxergassemos em preto e branco não reconheceriamos ninguém e que teríamos que usar roupas com formas geométricas e cabelos pontudos para sermos reconhecidos. Vocês conseguem acreditar numa revista diz isso?

    Usando o Safari Safari 525.20 no Mac OS Mac OS X

  • Dragão Silente

    É óbvio que o Android vai engolir o iPhone, basta pensar um pouco. O modelo de distribuição dos aplicativos pela Apple é burro toda vida.

    Usando o Safari Safari 525.20 no Mac OS Mac OS X


  • Concordo com o André. Hoje a Superinteressante emula a Veja de forma vergonhosa. Mesmo com erros era bom ter uma revista focada em ciência, lí muito a revista na adolescência e isso foi fundamental pra que eu escolhesse a carreira científica.

    Quanto ao iPhone: ZZZzzzZZzzzZZzzzzzzzZzzzzz…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.16 no Windows Windows XP

  • Joaquim

    A Super não é mais “super” desde o século passado.(2x)

    Com ressalvas, tiveram umas matérias que foram bem produzidas sim.

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Antônio José Carlos Campos

    Razões pelas quais o novo iPhone 3G vai tomar pau do Google Phone Android,: São 30 razões, e o pau vai ser feio….
    O iPhone é ….
    1. Muito caro para ter / +- 1.000 por ano: A Apple e a AT&T podem ter baixado em algumas centenas de dólares o preço do iPhone 3G mas eles com certeza irão ter um retorno rapidamente em taxas mensais. Se você contabilizar a taxa mensal regular, a taxa dos dados, a taxa das mensagens de texto (que antes era grátis) e a taxa anual de 99 dólares do mobileme, você vai acabar gastando uns mil dólares por ano simplesmente por ter um iPhone.
    2. Não pode usar GPS como GPS: sim, o SDK do iPhone deixa bem claro que não é permitido - “Applications may not be designed or marketed for real time guidance.” - você pode até colocar sua posição em um mapa do Google, mas e um guia em tempo real? Há rumores de que TomTom está desenvolvendo uma aplicação para isso, mas ninguém consegue imaginar o que ele fará para contornar essa política da Apple.
    3. Esqueça o 3G em seu laptop: Apesar de existirem vários celulares, mesmo da AT&T, que permitem que você use o 3G como um modem de alta velocidade para seu laptop, você não poderá usar o 3G do iPhone para isso.
    4. Sem copiar e colar: Preciso dizer alguma coisa? ¬¬
    5. Câmera de apenas 2 MegaPixels: Isso quando vários Smartphones já tem câmeras de 5 MP e 10 MP. A camera é um lixo.
    6. Sem Bluetooth stereo: Pelo menos eles consertaram o problema do fone de ouvido (e lançaram como novo feature).
    7. Não envia imagens por mensagens MMS,
    8. Sem discagem por voz nativa,
    9. Nenhuma televisão móvel.
    10. Sem cartão de memória flash
    11. Ele bloqueia softwares livres, e força os desenvolvedores a pagarem uma grana para a Apple.
    12. O iPhone endossa o uso do DRM.
    13. Com o iPhone, qualquer um pode te rastrear.
    14. O iPhone não toca formatos digitais livres como o Ogg e Theora.
    15. Você se torna refém da operadora de celular.
    16. Não tem compatibilidade Bluetooth.
    17. Não envia nem recebe mensagens multimídia.
    18. É 3G, mas não realiza vídeo-chamadas.
    19. Não tem flash para a câmara fotográfica.
    20. Não grava vídeos.
    21. A bateria não é substituível.
    22. A bateria tem uma duração reduzida.
    23. A bateria começa a perder qualidade após 300/400 cargas.
    24. As aplicações não correm 2º plano.
    25. As músicas não podem ser usadas como toques.
    26. O Sistema Operacional ocupa cerca de 700MB.
    27. O GPS é através de Google Maps.
    28. O mapas só se tornam disponíveis após download via Wifi/3G.
    29. Não tem Flash. Isso é essencial para uma boa navegação.
    30. Não permite trocar capas.

    Resumindo, pra que eu vou querer ter um m. dessa?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Edu

    Adoro a Super e ainda não li tal edição, mas acho que embora num primeiro momento a analogia possa fazer sentido numa análise mais apurada não. Vejamos:
    1 - Já existe o Symbian e o Windows Mobile.
    2 - À parte questões de interface, maior dificuldade destas plataformas é lidar com grande quantidade de hardware existente. Um desenvolvedor não sabe o que vai encontrar pela frente. O mesmo problema vai haver no Android. Já no iPhone e iTouch…
    3 - Anualmente ou semestralmente a Apple vai lançar novo hardware e pode cobrir eventuais falhas deste.
    4 - Ao que consta, programar para o iPhone para ser mais fácil do que para qualquer plataforma móvel existente hoje.
    5 - O usuário de iPhone guarda muita semelhança com o de Mac. A diferença é que o iPhone é mais barato e não existe o fator legado de software a se preocupar e isso faz muita diferença.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Diniz

    De fato, como disseram antes, a Super era muito, mas muito, melhor no final dos anos 1980. Lembro-me que comentavam até mesmo romances de ficção científica do leste europeu :-) E isso com bom humor, objetividade e isenção…

    Quanto ao iPhone, é difícil saber com vai ser o mercado daqui 2, 5 anos. Mas é preciso perceber que o iPhone criou um novo mercado para os celulares, coisa que as big players estilo Nokia ou Sony tentaram e nunca conseguiram: um dispositivo de entretenimento versátil e simples com algumas (ainda não todas) características de um smart phone. Enquanto a Apple ditar as regras nesse campo, o jogo estará garantido para ela.

    Usando o Safari Safari 525.20 no Mac OS Mac OS X

  • Rafael Peraza

    Sensacionalista sim.

    Mas que venha o Android…quando tem concorrência quem sai ganhando somos nós consumidores! :)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • rwwr

    Antônio, alguns milhões simplesmentes ignoraram as suas 30 razões, interessante…

    Usando o Safari Safari 525.20 no Mac OS Mac OS X

  • Bruno Daniele

    @Antônio José Carlos Campos: Cara, metade das coisas que você falou não afetam a apple.

    Ex:
    Número 23: Informe-se! A bateria do iPhone 3G “dá um pau na concorrência”
    Números 2, 27: Informe-se! A última release do firmware já permitem o uso de softwares de GPS com TomTom, NDrive o Garmin.
    Número 14: lol
    Número 19: Televisão digital móvel não é realidade em lugar nenhum do mundo a não ser no Japão.
    Número 11: Informe-se Software livre é diferente de software grátis! E pagar por qualidade não é um problema para a maioria das pessoas normais.
    Número 8: Quem precisa disso? Sério mesmo!
    Número 5, 19: Sério, é um celular, e funciona com o Qik, o que dá um pau no resto!

    Cara, vai se informar ou atenha-se ao mundo de usuários de Windows. Não sei quanto aos demais, mas prefiro um grupo de usuários reduzidos de Macs do que popularizar a plataforma e perder a essência.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Juliano Bezerra

    Concordo com você Bruno!

    A estratégia da apple abaixar o preço achei estranha e precipitada.
    Conheço muito mais pessoas que tem iPhone do que um V3 por exemplo.
    E tudo nego que pagou mais de 1.200 no aparelho. Ou seja, é coisa de paixão por tecnologia e não por necessidade. E TEM QUE SER ASSIM…. tomara! a qualidade agradecerá!!!

    Usando o Safari Safari 525.22 no Mac OS Mac OS X

  • igor

    o título (e apenas ele) é exagerado, mas o post também é carregado de boa dose de passionalidade, como todos os que defendem a Apple quando criticada por qualquer veículo.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • igor

    ei, meu avatar nunca aparece!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Michel L. Campi

    Aeee Bruno Daniele, se falou tudo agora velho, parabéns pelo post. Você foi simples e claro em suas palavras e esclareceu certas deturpações feitas por alguns colegas que parecem querer esmagar simplesmente a criatividade da Maçã.
    Eu sou um usuário Apple desde Março de 2008 ao adquirir meu MacBook MB403LL, estou super feliz com ele, sou formado em Ciência da Computação, faço a maior propaganda sobre os computadores da Apple e o seu sistema operacional quase perfeito. E digo mais, o pessoal que vive no mundo windows estão todos bitolados, não veêm outra coisa, e quando conseguem olhar para outra coisa, simplesmente o ignoram. O ser diferente para este mundo bitolado é simplesmente errado, num presta, é ruim, puro defeito, e por aí…, é foda literalmente falando, mas torço pela Apple, com seus conceitos que acredito que irão mudar o mundo se continuarem com este ritmo.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • House

    Queria responder ao amigo das 30 razoes que ele acha o Iphone uma mer…:
    Bem tenho o novo Iphone, e posso ver que vc nunca nem tocou em um Iphone, por isso nao tem o direito de dizer nada, nem duas razoes…nadinha. Quando vc passar uma semana com o Iphone, ai retorne a escreva o que pensa ate la compre um sony ericsson e seja feliz.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows Vista

  • Eduardo

    @Antônio José Carlos Campos:

    LOL!!!!!

    Da pra responder cada item que ele colocou.

    Ele nao vai ter essa m*** de iPhone simplesmente pq nao pode.

    Atenha-se ao mundo Windows [2]

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Arimathéia

    Isso se chama “não anunciar na editora 1º de Abril”.

    Vocês já viram a Globo fazer o teste do Inmetro nos produtos dos principais anunciantes?

    ;)

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Arimathéia

    @Antônio José Carlos Campos

    Que raivinha do iPhone heim? Batalhando todos conseguem comprar um.

    Pelo menos metade dos seus itens demonstram seu grau de desinformação sobre o iPhone - Installer - Cydia e mais outros sources. A outra metade resume-se a uma idolatria ao Google, empresa que é resposavel por sucessos reconhecidos mas de fracassos graves como o mico do Picasa, por exemplo.

    Android = Mico do Picasa
    Android = Pouco apoio dos grandes developers
    Android = Mico do Google Video
    Android = Lançamento em 2010

    Até o Android ser “usável” já teremos a terceira ou quarta geração do iPhone.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Arimathéia

    Vejam que coisinha meiga que é o Google Phone Android do Antônio José Carlos Campos:

    http://en.wikipedia.org/wiki/I.....device.jpg

    Problema sério que afeta o lançamento do Android:

    Android has been criticized for not being all open-source software despite what was announced by Google. Parts of the SDK are proprietary and closed source, and some believe this is so that Google can control the platform.[31][32][33][34] The Android Software Development Kit License Agreement[35] states that:
    3.2 You agree that Google (or Google’s licensors) own all legal right, title and interest in and to the SDK, including any intellectual property rights which subsist in the SDK. Use, reproduction and distribution of components of the SDK licensed under an open source software license are governed solely by the terms of that open source software license and not by this License Agreement. Until the SDK is released under an open source license, you may not extract the source code or create a derivative work of the SDK.
    However, Google has since announced that all parts of the OS will be released under the Apache License where applicable and under the GPL elsewhere. Google’s applications that interact with Google’s systems, such as their email service, are not open source.
    Also, at least for now, software installed by end-users must be written in Java, and will not have access to lower level device APIs.[36] This provides end-users with less control over their phone’s functionality than other free and open source phone platforms, such as OpenMoko.
    Another issue is related to Android’s disregard of established Java standards, i.e. Java SE and ME. This prevents compatibility between Java applications written for those platforms and those for the Android platform. Android only reuses the Java language syntax but does not provide the full class libraries and APIs bundled with Java SE or ME.

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Google_Android

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Bandeira

    Lembrei aqui de uma frase do Mad Dog, uma população com 6 bilhões de pessoas, apenas 1 bilhão ainda escolheu seu sistema operacional.

    Usando o Netscape Navigator Netscape Navigator 5.0 no Mac OS Mac OS X

  • Gleidson Gurgel

    Vocês já imaginaram se por um acaso a União Européia não esteja meio que sondando a Apple por causa do monopólio do sistema operacional do iPhone?? E se eles exigirem que ela permita o uso de outros sistemas no aparelho, por meio de pesadas multas? Se for assim, garanto que o iPhone irá durar muito ainda, apenas trocando o firmware, legalmente ou ilegalmente.

    Usando o Opera Opera 9.51 no Linux Linux

  • Gleidson Gurgel

    Completando: é bem capaz do google usar o iPhone usando Android no dia de lançamento =).

    Usando o Opera Opera 9.51 no Linux Linux

  • Wesley de Araújo

    Piada Mesmo,

    Esses caras não sabem o que falam, nem conhecem a história da Apple direito pra tomar essas conclusões.
    Vale lembrar que a Apple caiu depois que mandaram o Jobs embora, provavelmente se ele continuasse na Apple poderia ter feito alguma coisa pra impedir que o Windows dominasse o mercado. Esqueceu-se que o mesmo Jobs tirou a empresa do Anonimato no seu retorno.

    E Ainda esqueceu que o Google fez uma plataforma para celulares e que isto vai depender da qualidade dos celulares para que funcione bem e seja funcional, diferentemente da Apple que faz software e hardware, o que torna tudo mais específico para as qualidades e limitações do aparelho.

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Marcos Paulo

    Fiquei com medo dessa imagem da reportagem.

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Guilherme

    Celular é muito mais peculiar do que computador. É relativamente “fácil” fazer um sistema multiplataforma ou ainda desenvolver uma plataforma de aplicações que rode em múltiplas combinações de hardware + sistema operacional. Mas dispositivos feito celulares e smartphones, normalmente são projetados “na mão grande”, o fabricante escolhe os chips com os quais quer trabalhar e cada um funciona dum jeito diferente, uns usam um chip só para todas as funções, outros distribuem funções, etc etc etc.

    Porque diabos vocês acham que o Windows dá tanto problema de incompatibilidade?

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • [pbr]

    Adorei a foto da Materia!!!
    E ate que faz sentido o que foi levantado pela materia… E pode ser que seja ate outra proposta que se torne o novo Windows, nao necessariamente a proposta da Google.

    O que esse pessoal se esforca para achar de defeito no iPhone eh uma graca!
    “Recepcao de TV digital” A Apple tem a iTunes Store…
    “Nao da para trocar capa” Eh cada palhacada viu!!!
    Nem vou falar mais nada!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Demo Darko

    Povão gosta? Você tá falando da Superinteressante ou do notícias populares? Recomendo que dê uma olhadinha aqui http://publicidade.abril.com.br/homes.php?MARCA=44 antes de escrever bobagem.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 no Mac OS Mac OS X

  • Thiago

    Os caras ficam falando um monte de coisas que faltam no iPhone mas quando compram um celular usam ele apenas para falar, tirar fotos em frente o espelho e escutar música do 50 cent sem fone dentro do metrô. Vai cagar!

    Acha o aparelho um lixo? Não compre, é simples. Tô cansado de nego reclamando disso, daquilo. Que computadores apple são caros e que existem Pcs por metade do preço que dançam até break. Quer que seu computador dance break? Foda-se, eu não quero. Quero simplesmente chegar em casa, sentar a bunda na cadeira, ligar, mexer e desligar. Simples assim, sem dor de cabeça. E isso meu computador Apple faz maravilhosamente bem.

    Chega de tanta babaquice.

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

  • Fala sério!

    Não sei pq dão tão importância para uma empresa, cujo a unica receita é de anúncios, vejamos, a Microsoft arrecadou perto dos 6 bilhões em 3 meses, e a Google, 1 Bilhão de dólares, olha a grannnnnnnnnnnnnnnnnde vantagem da Microsoft em relação a receita. A IBM, quase 3 Bilhões. Agora, vamos ver, a Google algum dia já fez algum sistema Operacional, e pq agora ela iria fazer um sistema Google para celular e iria dominar o mundo?. O próprio presidente do Google, que faz parte da diretoria da Apple, disse que o Android é bem diferente do Iphone! iPhone é realidade, Android talvez um dia!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Ytalo

    Fiqueii triste agoraaa, em ver no sitee da apple que o iPhone não vai vir pro Brasil dia 22 de agosto. Pelo menos o androide não vai ter lançamento em ALGUNS países.

    http://www.apple.com/la/iphone/

    É só olhar quase o final da página.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Antônio José Carlos Campos

    Esse novo formato de celular vai ser comum daqui a 5 anos ou mais, com tela sensível ao toque, sistema operacional embarcado, e com múltiplas funcionalidades. A demanda mundial necessitara de centenas de fabricantes produzindo um bichinho desses. O celular da google entra ai, fazendo o que Bill fez com o windows. Abrindo as portas para quem quiser produzir. A Apple, vai ficar com seu nicho minúsculo “em parâmetros globais” e os outros 98% da população mundial que consumirão esses aparelhos estarão usando o telefone da Google. E é isso que vai acontecer, ou melhor já está acontecendo.

    Nos EUA a Apple tem uma parcela mínima, mais globalmente falando sua participação é pífia.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • DarkSide

    Quantas vezes agente não leu sobre o fim do iPod, sobre iPod Killers etc… é uma matéria feita para vender, eles precisam disso, mas o tempo vai mostrar que foi mais uma matéria errada e só

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • CursorCriativo

    Bom… nada melhor do que novos produtos, livre escolha e soluções para todo o perfil de consumidor.
    Mas se for pra comparar a trajetória do iphone com os macs, peraí? Os macs tiveram fim? Não… melhor dizer que continuaram caindo no agrado do consumidor consciente e fiel. Fora que desde sempre ditou as tendências na computação pessoal.
    É o que pode acontecer no mercado de smartphones: O iPhone virando uma opção para poucos entusiastas, porém dando as cartas no mercado (e com carta na manga, bem ao estilo Apple).

    O Pessoal subestima a inteligência mercadológica da Apple. Uma pena.

    Eu quero mais é um Sei-lá-o-que-phone no bolso do mainstream.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Antônio José Carlos Campos

    Falo em participação global. O iPhone tem várias amarras, é caro para comprar, manter a assinatura. Ele vai ficar nesse nicho, restrito de usuários hig-end. O grosso da população, principalmente em países de 3º mundo. China, Brasil, Índia, Rússia e México não vão poder pagar uma fortuna para ter um item de status que Jennifer Lopes e Gisele Bündchen desfilam em localidades paradisíacas, do qual tem uma assinatura com amarras que lhe cobra os tubos em um contrato anual.

    Um formato fechado é caro, como é até hoje. Os MACS tem o mesmo hardware da DELL, roda em placas e processadores intel. A unica diferença é a Bios. Meu PC aqui em casa é igual. Mais os PCS “digo pcs pois tem o mesmo hardware” da Apple, são mais caros. E tem participação global, mínima, inexpressiva.

    O mundo evolui, e para suprir o mundo, uma unica empresa não será capaz. A google vem para preencher essa lacuna mundial. Com um formato aberto, onde qualquer um pode programar, qualquer empresa pode fabricar um, as coisas vão para frente.

    O nicho vai se quebrar? Não.

    A Apple vai deixar de ganhar dinheiro com o iPhone? Não

    O resto do mundo que tem necessidade de um aparelho similar vai comprar o Iphone? Não

    O resto do mundo que tem necessidade de um aparelho similar vai comprar o que? Algum Google Phone, de algum fabricante mais próximo com as melhores ofertas.

    Quem vai ter o iPhone? 0,001% da população mundial. Principalemte o pessoal de 1ª mundo, e os ligados a publicidade e marketing dos países de 3º mundo. Sem contar os frustrados, que vão dividir o iPhone no cartão em 10 x e ficar pagando mês, sim e mês não a assinatura.

    E o restante da população mundial, vai se preocupar em ter um iPhone? Não, pois terão alguma empresa sanando essa lacuna em seu país.

    Resumindo. iPhone é status, e legal “cool”, tá na moda, o designe é maravilhoso.

    Mais e dai?????

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • [pbr]

    @ Ytalo
    Aquela pagina eh da Apple LA, ou seja para paises hispanicos.
    La nao iria aparecer o Brasil, pois nao nos nao somos hispanicos!

    Pode ate ser que o nosso nao venha no dia 22, mas me parece que a lista que vale para o todo mundo eh esta:
    http://www.apple.com/iphone/countries/
    Essa eh a que vale para nos!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Bandeira

    [pbr] Brasileiro também é latino.

    Talvez o link correto seja, http://www.apple.com/la/br/iphone/

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Bandeira

    Arrumando, http://www.apple.com/la/br/iphone/ é sugestivo ;)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • [pbr]

    @ Antônio José Carlos Campos
    O loco, mas tu queria que o mundo todo usasse apenas o iPhone?
    Em primeiro lugar ele eh um smartphone, nao um celular… So isso ja restringe o uso a uma pequena parcela…

    O iPhone sempre vai ser restrito como o Mac eh, ou mesmo o iPode, eh! Ninguem aqui acha que vai ser diferente disso…

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • [pbr]

    @ Bandeira,
    Sim somos latinos…
    Mas para americano, latino fala castelhano… Agente eh uma especie de latino ET para eles…
    Pode reparar! Varias multinacionais tem paginas LA em espanhol para toda a America Latina, e outra BR em portugues para o Brasil.
    Nao se pode esquecer que nosso pais tem, ele sozinho, dimencoes continentais.

    A pagina correta nao seria:
    http://www.apple.com/br/iphone/

    ou ate:
    http://www.apple.com/br/iphone/countries/

    hehehe

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Wisemen

    Galera, nao leve a materia do reporter ao XIITISMO da forma que voces estao levando!

    cada um tem a sua forma de expressão, portanto, quando o androide pintar na area, vamos ver qual eh o melhor CUSTO / BENEFICIO.

    diga nao ao xiitismo! a apple daqui uns anos vai colocar a maçanzinha em pcs tb!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Yves

    Cara,
    Sinceramente, não quero criticar mas já criticando…
    Open your mind!(não serve só pro Rafael).
    Eu, tanto quanto outros aqui, adoro os produtos da apple também, mas vocês fecham a mente, e pra vocês os produtos da apple são melhores que todos os outros, e não é bem assim.
    Os produtos da apple são ótimos e melhores que muitos?
    Com certeza são, se não fosse isso eu não teria mac, mas isso não quer dizer que são os melhores em todos os quisitos.
    O que o Antônio José Carlos Campos escreveu é verdade e eu concordo com ele.
    Também não pode se esquecer que o Google veio do nada e virou o maior buscador que tem hoje, lembrando que na época tinha o Cadê e o Yahoo que sempre foram fortes, o Cadê, cadê? HAUhauHua e o Yahoo ta fraquinho fraquinho, pouca gente usa.
    Pode ser que seja um lixo o Android, o que eu duvido, mas pra que tirar conclusões precipitadas?
    Vamos espererar né?!
    Abraços

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Ytalo

    @ [pbr] desculpaa, nem tinha observadooo que estava na página dos países hispânicos. mais esse assunto (Brasil fora da lista do dia 22 de agosto) tava sendo muito comentada hj pela manhã no blog do iPhone.

    http://www.blogdoiphone.com/20.....mment-1440

    Cruza os dedos pra que agente apareca lá; ;)

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Ytalo

    E em relação ao post, aqui mesmo no blog, já botaram screeshot do Android e era bem perceptivel, que ele não era um lixo. Melhor até do que a plataforma de muitos Smartphones. Resta saber se o aparelho que vai rodar a plataforma vai ser bom tb.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Joaquim

    Não confundam as coisas!

    Os produtos Apple não são destinados a grande massa, nunca foram, e quem sabe, infelizmente, nunca serão. Uma coisa é querer comprar um Mac Mini por R$1500 em 10X sem juros pelas americanas.com outra é ter aquele comercial típico das Casas Bahia na TV com um camarada que fala muito rápido anunciando um Mac por 21X de R$ 80,00!

    Mac é “cool”, Mac é tendência, mas não é popular, é um produto de nicho, ou será que ninguém acredita que a Apple tem um faturamento muito maior que empresas que vendem computadores baratos pra todo mundo? Com “apenas” 14% do mercado (ou algo assim, não me recordo da informação precisa) consegue um faturamento muito alto. Coisa digna de uma empresa de nicho.

    Quem lida com comunicação consegue distinguir bem o campo dos produtos, por exemplo:
    HP = Massa (fácil de adquirir)
    Apple= Nicho, (público específico de um segmento de mercado, o qual a HP e DELL também fazem parte).

    Confundi muito?

    Mas será assim, quem quiser o iPhone tem que poder comprar e manter os serviços, por mais que não os utilize. Quem compra Sony Ericsson, Nokia ou (finada) Motorola, pode comprar os seus produtos sem a necessidade de pagar por todos os serviços que o telefone oferece. A escolha é SÓ sua.

    Abraço!

    Usando o Safari Safari 525.22 no Mac OS Mac OS X

  • Wisemen

    Joaquim, voce tem um pensamento muito xiita considerando mac x pc,

    a minha sobrinha de 4 anos tem um mac-mini de 1.500 reais e usa para brincar!, a minha namorada tem um imac g5 de 17″ que usar pra tudo, eu tenho um g3, um g4 dual e um pc com o osx retail instalado.

    ou seja, mac eh para todos os tipos de pessoa e de uso sim! reveja o seu conceito sobre mac!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Marcelo P. Bortolin

    Que isso que matéria anarquista…
    O cara quer viver num mundo sem limites… Vai pro espaço, otario!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows Vista

  • Ana

    Caramba, não é SUPER INTERESSANTE, é MUNDO ESTRANHO! O autor devia consertar o título desse post né…

    Bom, tomara que venha esse Android, rs Não vou comprar Iphone ((não porque acho ele uma bosta, antes que venham me crucificar (e não me crucifixar, rs)). Mas sim porque já tenho o meu Nokia, (que comprei pelo Symbiam e pela filmadora excelente) e não vou comprar um celular só por modismo, se não vai me servir no momento. Quem sabe quando ele tiver uma filmadora… rs

    Ps. Filmo minhas aulas de laboratório, antes que pensem que tenho algum site babaca com vídeos caseiros.

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP